O rico não quer mais e o pobre não pode manter

BMW 325i  Existem alguns carros que marcam época e se tornam objetos de desejo de crianças, jovens e adultos das mais variadas faixas etárias. São modelos caros e pouco acessíveis a maioria da população do nosso país, mas também não são tão caros ao ponto de ser impossível comprar um usado depois de bons anos de uso.

Um ditado popular fala o seguinte sobre esses carros: “Rico não quer mais e pobre não aguenta manter”. Esses modelos são encontrados aos montes nos ferros velhos antes de 10, 15 anos de idade.

Vectra CD Muitos desses carros tem peças caras, as vezes mais onerosas do que o custo de aquisição do mesmo. Podemos citar modelos importados, modelos nacionais com altos índices de peças importadas, modelos que saíram de linha rapidamente e versões exclusivas de modelos populares que utilizavam motores importados de alto desempenho.

Corsa GSi É comum encontrar pela cidade carros como Vectra CD 2.0 16v 1997, Omega CD 3.0 1993, BMW 325i 1994, Tipo Sediciovalve, Corsa GSi, Peugeot 306 Rallye, Golf GLX 1995, Tempra 16v, Peugeot 406, Marea 2.0 20v, entre outros, detonados por falta de manutenção e cuidado.

Omega Aí, os donos (lisos) desses carros os compram por um precinho bem camarada, e geralmente esquecem de fazer a manutenção básica para pagar o som com DVD, as rodas de liga-leve de aro 17, a suspensão regulável e outros acessórios comprados a mil prestações. Quando o veículo quebra é um “Deus nos acuda”.

Tipo  Junta-se de uma vez só, o valor da prestação do veículo (geralmente comprado sem entrada em 60x, em feirões que vendem carros já “sambados” pelos antigos donos) a prestação dos acessórios, e o valor da manutenção.

Peugeot 406  Itens como amortecedores, baratos em modelos comuns, podem custar muito caro em carros como um BMW 325i ou em um Peugeot 406. Imagine o custo para fazer uma retífica completa no motor? É praticamente garantida a chance de mandar o carro para ferro velho, pois gastar R$ 15.000 em um carro que vale R$ 20.000 é impossível.

Marea Ainda existem carros como o Fiat Marea, que o motor é extremamente frágil, e que custam o mesmo que um carro popular. Ele se torna uma opção super interessante na “lojinha” de usados da esquina. Completo, com motor 5 cilindros, potência entre 142 e 182 cv a depender da versão, o mesmo é alvo dos “boys de bairro”.

A questão é que não sabem que o motor dura apenas 40 mil KM antes de ser reaberto, e a conta sempre é maior do que R$ 7.000. O carro custa em média R$ 14.000. Mais um candidato a sucata…

Vectra Elite 2.4 16v Quais modelos atuais se candidatariam a esse posto daqui há alguns anos? Aposto no Vectra Elite 2.4 16v, Peugeot 307, Stilo, Linea…

by Motorpasion

22 comentários:

  1. às vezes ao abrir o capô de um importado ou algum modelo nacional antigo mais sofisticado, é possível se deparar com tudo quanto é gambiarra, desde um filtro de ar "esportivo" passando pela troca do motor... às vezes sai mais barato adaptar um motor ap que retificar o original...

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  2. acho que todos o que vc citou no último quadro o que vai acabar sendo primeiro carro de jogador de bola iniciante,depois vira caaro de pedreiro é o LINEA ,imagina só esse tal cambio Dualogic funcina mal com o carro novo imagina cma 100 mil kms.
    só por curiosidade consultem uma concessionaria FIAT e veja quanto custa a troca de oleo deste cambio.
    não vou dizer consultem e vejam,duvido que todos vão fazer a troca,aí já viu no vai dar!!!

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  3. Motor do marea fragil? ta d sacanagem...

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  4. É, da dó de muitos desses carros, olhando na webmotors você vê umas bmws por exemplo mais barato que gol...
    Aí é como o colega aí falou: dá-lhe gambiarra e destruição de uma bela máquina.

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  5. Infelizmente é assim :(

    Basta procurar no Mercado Livre. Digite "sucata" e logo de cara vai aparecer uns 3 BMW Serie 3 inteiros, mas baixados no detran por serem caros de leilão, que por sua vez foram apreendidos ou por falta de pagamento das prestações ou por multas.

    Por um lado ainda é bom pois quem tem um desses sabe que pode-se encontrar peças originais, mas usadas, em bom estado e muito mais em conta, mas por outro é ruim pois é um carro "de sonho", muitas vezes inteiro, sendo depenado até desaparecer ! O.o*

    Tem gente que ainda não sabe o valor de certos carros e acabam detonando eles antes disso ¬¬*

    Já a mecanica do Marea não é tão sensível assim, mas sim de "dificil acesso". Explica-se : o cofre do motor do Marea é muito pequeno o que impossibilita uma simples troca de correia dentada ou um filtro de oleo (pra trocar a correia dentada tem que descer o motor do carro, colocar a correia nova e reinstalar o motor, e uma brincadeira dessas sai por uns R$ 2.000,00 ! O.o*). Esse motor é bem durável e assim como o AP pode-se conseguir muita cavalaria dele "brincando", mas o que fode ele é a manutanção mal feita em muitos casos, e ai não há motor que aguente !!!

    Abraços

    ass
    Kiko Molinari

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  6. completando o coentário acima:

    o motor do marea é bom, e cheio de tecnologia. ai uma pessoa que dá 15000 num carro desse, não tem dinheiro para concertar na concessionária, ou oficina especializada, e acaba levando no joaquin da esquina que só concerta chevette, escort e fusca!

    é como se fosse a fiat quando chegou aqui. era diferente de fusca e brasilia e ninguem sabia mexer.

    peças de motor da fiat, são dificeis de trocar. as velas do fire precisam de uma ferramenta dificil de achar! E ficam em uma posição horivel

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  7. Parabéns pelo blog e pela matéria!
    Nunca li algo tão real!!!
    Eu sou proprietário de um GSi, e, até um fórum sobre ele fundei com alguns amigos que também tem o carro. (http://www.clubedocorsagsi.com/forum). Basta acessar o Orkut nas comunidades do Corsa GSi que tem um monte de gente que achava que o GSi podia ser mantido "a culhão".

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  8. O motor do Marea não é tão frágil assim. O problema é que a maioria dos mecanicos não sabem mexer corretamente.

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  9. esse corsinha GSI era bem nervoso, bom carro

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  10. em primeiro lugar gostaria de elogiar o excelente e divertidissimo blog! fazia tempos q eu não ria d quase vomitar com as coisas aki vistas pelos meus olhos q nem em meus sonhos mais bizarros teriam se materializado!!


    sobre o post: ja tive alguns dos carros citados acima!!! 2 omegas 3.0 e um XR3 2.0(q faltou no descritivo! carro extremamente problematico e fragil! o meu quebrou no meio literalmente!). todos otimos carros, até começarem a dar problema! rs!! e eu nao sou TAO liso assim, mas sou classe media baixa, entao quando começei a ter dor de cabeça demais com os meninos, os passei a preços bem camaradas a outros sonhadores tolos como eu... como eu disse, nao sao carros ruins, mas deu pepino, sai d baixo!!


    embora eu ainda alimente paixao por eles, desisti de carros assim, e hj tenho um palio!! rs! é fiat, mas por incrivel q pareça é oq menos me deu problemas até agora... o modelo é o 1.8R 2006!



    pretendo em breve contribuir com algumas bizarrices aki do ES!

    abraços a todos

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  11. e aí galera blz ?!!
    concordo em partes com vocês em relação a estes carros, claro que vc tem q garimpar bem se não quiser pegar uma bomba, mas dá para achar bons carros, que não foram estourados por aí !
    na questão de manutenção, basta ter um mecânico bom, pois a peças similares que podem ser utilizadas, não gambiarra !
    mas realmente, quer ter um carro destes, tem que ter em mente que um dia vc vai gastar uma grana pelo status!
    abraços

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  12. na 4 rodas de setembro de 96 saiu uma nota sobre o problema do revestimento do cilindro das bmw, que deve ter sido a causa da substituição do motor original de uma série 3 que eu vi por um ap 1.8...

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  13. Prezado vou ater meu comentário no que diz respeito ao Fiat Marea, segue minhas considerações:

    1) O Italiano Fiat Marea tem cinco motorizações, 1.6 16V, 1.8 16V, 2.0 Aspro, 2.4 Aspro e 2.0 Turbo, para as versões Sedan, e Weekend, fabricados de 98 a 2007 ambas com no mínimo ar condicionado, direção hidraulica com regulagem de altura, trava eletrica, vidros eletricos. Houve uma versão city, mas de teste.

    2) Marea é um maravilhoso carro não importando sua motorização, porém é carro que precisa ter seus cuidados básicos seguidos a risca como troca de oléo a cada cinco mil kilometros por óleo semi sintético ou mineral com troca a cada três mil, substituição de correia dentada juntos com o tensionador e rolamento esticador, bem como aproveitar a mão de obra e trocar os rolamentos da correia poly V de preferencias por peças originais, mas as paralelas da SKF, INA, DAYCO são de ótima qualidade e custam no conjunto R$ 600,00.

    3) Manutenção de motor, as peças não são baratas mas tenha certeza que tirando o bloco de motor e o cabeçote que na Fiat custam caro os mesmos podem ser encontrados em retíficas muito baratos com custos iguais ou próximos dos populares basicões, demais peças de reposição em sua maioria tem valores similares aos dos novos carros populares, basta pesquisar.

    4) Mão de obra para se trabalhar no Marea tem que ser em oficina de qualidade, que o mecanico tenha ferramentas adequadas para se trabalhar com marea, se não… o “sivissu” vai ser uma porcaria mesmo e isto é para qualquer marca de automovel, no CDM existem um farto material sobre mecânica e manutenção do Marea.

    5) No sul e sudeste do país não se ve Marea com Orbital e nem mofando pra vender em loja de carro, No norte e nordeste pelo que acompanhamos no CDM os membros também não reclamam da comercialização quando fui para Salvador ano passado também não vi nada de abusurdo no que diz respeito a conservação deste bólido e vi até engravatados e um razoavel numero de mulheres se utilizando deste veiculo.

    6) Marea não pode ser comparado com carro popular ou AP, carros sem conforto, sem acabamento, sem luxo, sem tecnologia embarcada que em três anos de uso parecem escolas de samba de tanto barulho que fazem, principamente os WV.

    7) Marea fabricado em 98,99 e 2000 tem valor de mercado em torno de 20K e estão caindo infelizmente na mão de vileiros que sabem como ninguém detonar carro e como não fazer manutenção e sim “sivissus” em bocas de porco usando peças usadas e sem garantia.

    Sugiro que leiam a revista (no site) 4 Rodas de se não me engano Maio ou Junho que falou muito bem do Marea e de sua comercialização, aliás sugerindo a compra do mesmo, como sendo uma ótima aquisição.

    9) Consumo de combustível é razoavel mesmo porém problema solucionado a anos com simples conversão de combustivel para alcool e de quebra ganhando muito em potencia, na Aspro 2.4 de 160 cv´s pode-se chegar a 180 cv´s com uma boa reprogramação.

    10) Respeito sua opinião e acho que o blogueiro e todas as pessoas tem direito de expressar opiniões ou sentimentos, porém acredito que deva ser feito no mínimo uma pesquisa mais aprofundada sobre todo e qualquer tema antes de falar sobre o mesmo, no carro o Fiat Marea.

    11) Obrigado pelo espaço para expressar minha opinião.

    Só mais um comentário importante, o motor do Marea duro muito mais do que vc falou da minha 1.8 foi quebrar com 170 mil Kms pois estorou a correia dentada.

    Da Minha Atual turbo já to com 90 mil sem nunca ter aberto o motor.

    De onde tirou a informação que motor de Marea dura 40 Mil Kilometros???

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  14. Amigos, esse post deu um pega pra capar lá em nosso blog o www.motorpasion.com.br rsrsrs

    Creio que arrumei um monte de inimigos virtuais quando citei o problema do motor do Marea, porém resolvi me retratar em relação a informação que o motor dura apenas 40 mil km. Na verdade o motor pode durar mais apenas alguns quilometros depois que o dono sai da lojinha de usados.

    Um leitor chegou a declarar que comprou o Marea e ele utilizava peças de Santana...

    Grande abraço!

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  15. marea com com motor mau cuidado naum dura mesmo...

    o meu sempre foi levado em oficinas decentes e feita a manutenção correta, e essa semana virou 140000km com o motor funcionando lisinho...

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  16. Rosalvo aqui no no seu blog vc se mostra um grande cínico e um verdadeiro desconhecedor de carros.

    Nenhuma peça de Santana cabe em Marea não importando a motorização, o que o cara diz lá é irrelevante pois também é um desconhecedor do assunto.

    Já falei se quiser aprender sobre marea se cadastre em: www.clubedomarea.com.br/forum aguarde a aprovação e pesquise com quem entende do assunto, abraços.

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  17. Tenho um MAREA 1.6 16v 2006, com 52,000 e nunca me deu problema, sou primeiro dono, a unica coisa que fiz nele até hoje foi manuntenção preventiva, aconselho meu caro, estude mais antes de encher nossa internet de porcarias sem nexo, sem uma fonte de informação confiavel,

    Grato.

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  18. Olá,Tenho um vectra cd 2.0 e não me arrependo da compra, pois é um carro que posso contar na hora que eu quiser, já viajei muito com ele e vi muito carro novo parado no acostamento só esperando a seguradora vir socorrer, pois não aguentou subir uma serra ou um transito lento por horas. Por isso se quero conforto e tudo que desejo num carro eu opito por um usado do que pagar 72x num carro seco sem nada de conforto ou iten de série. Abraços.....

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  19. Eu poderia dizer que "bizarrices" é pagar 25 á 35 mil num carro que não aguenta subir a imigrantes a 90 km\h com 3 pessoas, fiesta sedã 2008 de um amigo que faz 14km\l o meu santana 92 2.0 carburado faz 11.6 á 12.3 mas é pau p\ toda obra e custou 10 mil mais todas revisões para deixa-lo em cima, visual dele tá show. que bom ter um carro que não se ve a cada esquina.

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  20. Só para reforçar para os desavisados que só curtem a carrinhos como: corsinhas, golzinhos, uninhos, e todas as outras porcarias nacionais que tem por ai; Tenho uma MAREA 98 legitima italiana, único dono com 280.000km rodados, motor ainda "STANDER", tenho outra 99/00, que foi feita o motor a pouco tempo, e gastei apenas 3800R$!!! E por causa de pessoas como voce, que não conhe ce realmente de carro que essas verdadeiras MAQUINAS sairam de linha.
    isso é cultural, o brasileiro e acostumado mesmo com porqueiras, acho que é por isso que o gol vende muito até hoje!!!KKK.

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  21. vc nao tem nocao tenho um marea 1.6 2007 e nunca me deu dor de cabeca. va estudar mais sobre carros antes de falar besteira

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