Mais um da série “O rico não quer mais, o pobre não consegue manter”

Batidos 1 1 Retornando com a série “O rico não quer mais, o pobre não consegue manter” mais dois carros que vão pro ferro-velho mais cedo: Fiat Stilo e Renault Clio. Mais ao fundo tem um Peugeot 405, Fiat Siena e Volkswagen Parati. Infelizmente são carros que foram “dado baixa”, ou seja, não poderá ter novos documentos para poder rodar (se bem que o brasileiro dá aquele jeitinho pra tudo né…). Mas segundo os donos do desmanches carros desse tipo dão mais lucro desmontados do que inteiros. Veja uma comparação de preços da peça nova e uma usada do Fiat Stilo (em reais na média):

Amortecedor dianteiro (cada): 196/136 Farol dianteiro: 392/250 Pára-choque dianteiro: 395/350 Retrovisor: 250/200 Lanterna traseira esquerda: 295/230

Só que curiosamente uma peça usada pode chegar a ser mais cara do que uma nova como, por exemplo, um unico farol que pode custar o mesmo valor de um para-choque dianteiro!

Antes de comprar seu carro procure saber mais sobre o modelo que procura, pois um modelo que pode ser uma “mosca branca” pode se tornar um “mico preto” na hora da revenda ou do conserto!

8 comentários:

  1. Pelo preço que meu xsara ta custando hoje na tabela, logo logo vai ta infestado de mano destruindo ele pole brsil a fora. =/

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo entender essa lógica. Se todas as peças do carro são mais caras do que o carro inteiro alguém tá querendo lucrar muito mais do que devia com reposição. Pensa só: (Custo de 348.000 peças) + (montagem/teste) + (logística de transportar um carro inteiro) + (lucro sobre isso tudo) + (impostos)= X; (Custo de 348.000 peças) + (logística de transportar tudo encaixotado de qualquer jeito) + (lucro sobre isso tudo) + (impostos)= 2X. Como é possível? Montar/testar o carro é de graça? Transportar de qualquer jeito é mais caro do que transportar o carro montadinho numa cegonha? Ou será que o lucro nas peças é exorbitantemente mais alto do que o lucro no carro pronto? Ah tá então... parece até Telemar, te dá o aparelho de graça sabendo que vai te currar no preço da ligação (em nosso caso peças). Só que nesse caso te curram também no preço da compra, pois carro aqui é uma fortuna descabida!

    ResponderExcluir
  3. Rafael Ruivo: Qundo ele diz que o carro custa mais desmontado do que montado, é quando o carro já é usado e meio velho. Esses carros desvalorizam muito quando usados. Se você tentar vendê-lo inteiro, vai ter menos lucro do que vender as peças separadamente, pois você pode cobrar um valor alto pelas peças, pois são raras no mercado. As peças vão ter procura pelos donos do mesmo modelo, que sendo manos, não terão grana para comprar as peças no concessionária.

    ResponderExcluir
  4. Um carro que está neste estado é o Marea, pra vender tem que ser muito barato.

    ResponderExcluir
  5. O Bruno Oliveira tá certo: vender em peças é mais vantajoso em muitos casos pois carros "baixados" são comprados poe um valor "X" e esse valor geralmente "se paga" ou dá lucro quando desmontado e vendido em partes.

    Em tempo: Aquela Marea Weekend que postei um tempo atras já ficou sem as rodas. Em breve coloco fotos dela atualizadas.

    Abraços

    ass
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  6. pior é ver alguns carros bons serem relegados aos desmanches por desconhecimento dos donos com relação a peças equivalentes... a propósito: gambiarra por gambiarra, no youtube tem uns videos de marea com motor ap...

    ResponderExcluir
  7. Aposto como até os carros novos saem mais caros peça-por-peça, do que montados. vai numa auto peça e compra um módulo de injeção + compressor de ar + cabeçote = preço do carro 0KM, Rafael Ruivo tem toda razão!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.