Novo Fusca

Fusca008 fusca001

Este é o projeto do Novo Fusca nacional (isso mesmo, chama-se Fusca mesmo!), feito pelo Eduardo Oliveira, mais conhecido como “Irmão do Decio”. Ele tentou ser fiel ao modelo clássico e com toques da versão brasileira, diferente do New Beetle que tem motor dianteiro pertence a um segmento superior, portanto, desnecessária a comparação entre os dois modelos. O Novo Fusca traz um outro conceito, seria um carro da categoria dos compactos com menos de 4 metros e motor traseiro refrigerado a água (1.4 da Kombi, e talvez uma opção com motor elétrico, mas fica um projeto mais adiante) na faixa de preço de um Gol, inicialmente seria destinado ao mercado brasileiro.

fusca006Fusca007

Para melhor praticidade, a tampa traseira abre por inteiro como em um hatch, uma abertura mais larga, mas um vinco oval lembra as linhas do Fusca, os leds da lanterna tem um desenho de um besouro (claro que por ser um conceito dá pra brincar um pouco) o motor fica embaixo e acima um pequeno porta-malas, não muito grande mas é razoável, que complementa com um espaço extra no capô que compartilha o estepe. A entrada de ar atrás da janela é estética e lembra as que existiam nos modelos brasileiros dos anos 70, a utilizada para refrigeração do motor fica escondida no estribo. A lanterna, com formato oval, lembra a dos Fuscas dos anos 60.

fusca004farol

A lente de vidro sobre os faróis não é circular, é levemente retangular, seguindo o padrão atual da marca, mas abriga um canhão de formato cônico deixando a identidade mantida, o pisca também fica dentro deste domo, a grade inferior abriga um discreto radiador para auxiliar a refrigeração do motor traseiro, método utilizado pela Kombi (de radiador não tão discreto) de motor refrigerado a água.

Fusca002 Painel03Painel02

Quanto ao painel, ele tentou algo simples, mas ao mesmo tempo diferente, um cone abriga um grande velocímetro, e nas saliências laterais o medidor de combustível e temperatura, a esquerda para versões mais equipadas o conta-giros, ao centro do painel mais ao fundo um relógio analógico. As saídas de ar são como em um periscópio de submarino (viajou nessa… rs) e a parte de trás do painel pode ser usada como um guarda volumes.

fusca011

Para atender certas tendências atuais, a versão 4 portas teria portas suicidas.

pedeboi

A versão pé-de-boi (claro que não sairia com esse nome, mas é só uma referência, rs) teria motor 1.0 e um preço mais acessível.

Fusca009b Fusca010

Na versão GTI Bizorrão o motor poderia ser o 1.6 ou algum importado da marca.

Fusca012 Fusca013

Pra ira dos tradicionalistas, eis o CrossFusca, mas pensando bem é uma opção interessante para quem ainda guardava o Fusquinha só para ir ao sítio. Os detalhes off-road são inspirados em modelos atuais como a grade dianteira do CrossFox e o vinco lateral da Saveiro Cross. O estepe na traseira foi abolido do projeto.

herbie01 herbie02

Seria inevitável a associação do Fusca novo com o Herbie, e aí está, dispensando até o motorista para suas acrobacias...

cabrio01

A variação conversível, claro que a VW nunca o produziu no Brasil, mas foi por curiosidade mesmo. O detalhe diferente fica por conta da lanterna, pois foi umas das várias traseiras descartadas para o projeto do Fusca, esta lembra um pouco o formato Capelinha, comum no Fusca dos anos 70.  E dá uma exclusividade maior ao carro em relação ao modelo convencional.

Fusca003B

Excluindo versões especiais, como GTI, Cross e Conversível (além do Herbie, que jamais seria comercializado), os demais modelos custariam entre R$ 24.000 e R$ 32.000. A idéia sobre o Fusca é que ele tem que ser um carro de entrada, como o próprio nome da marca significa: Carro do Povo.

Enviado por Anderson Assumpção - Fonte: Irmão do Decio

44 comentários:

Bruno Brasil disse...

Ja imaginei os xuneiros usando os farois, lanternas e retrovisores desse novo fusca, se ele fosse realmente produzido, em seus fuscas antigos...rsrsrs

B.A blogger disse...

ficou bom,agora vem a pegunta,comprava ou não comprava?

walther disse...

PUTA QUE PARIU !!!

PARABENS, FICOU MTO LEGAL!!!

MANDA ISSO PRA VW, ADORARIA QUE VIRASSE REALIDADE!!!






TEJOLO!

camillo disse...

ficou mais bonito que o novo Uno.

Cássio disse...

Eu curti! Desbancaria o feioso Uno!
Seria um sucesso tbm nas auto-escolas hahhahaa

Luiz Carlos disse...

esse cara já mando mando isso como sugestão pra VW? se não mando, que trate de mandar. Ficou clássico e ao mesmo tempo não ficou aquele carro ultrapassado, seguindo a tendência dos faróis da marca... o cara ta de parabéns

Henrique disse...

é uma grande ideia, basear um carro no velho fusca e conseguir conciliar o "dezainnnnner" com funcionalidade desenpenho e espaço, é uma tarefa muito complicada, o projeto teria de se encaixar em uma das plataformas da volkissiwagen (é claro pois a volks não iria desenvolver uma plataforma pra fazer uma aposta no escuro) o projeto teria de ser muito estudado, pois com o preço a partir de 24000 o new fusca entraria junto com o old uno, esse que é usado como carro de trabalho por possuir porta malas (kkkkkk!) coisa que como em um carro de motor traseiro viria pra a frente do carro, onde teria de ser projetada uma suspenção e caixa de direção mais compactas pra essa mala acomodar mais coisa do trampo kkk
a opção 4 portas parece um pouco imatura ainda...

mais sem duvida é uma otima ideia e que enterraria o uno(velho e novo) celta e ford ka! kkkk

mais eu duvido muito que a volkissi va dar a cara pra bater fazendo um veiculo baseado no fusca pra ser seu carro de entrada

Henrique disse...

a e o cara que fez ta de parabens tb mto boa a ideia

Gabriel Coelho disse...

achei SHOW de bola o concept! bonito, moderno, charmoso, retrô!

se existisse esse carro e eu precisasse de um compacto, com certeza optaria por ele!

uma versão agressive deluxe teria que existir, basicamente com os opcionais do 500, com ABS, controle de tração, motor com pelo menos 120hp, todos os opcionais de conforto, tecnologia embutida etc... seria genial!

smart disse...

Eu achei parecido com xunagens de fusca. Aquele estilo com farol de palio g3 socado, lanterna de celta e por aí seguem as atrocidades. A idéia é bacana, mas acho que dá pra melhorar bastante.

Essa é a minha opinião!

R α f α α' α disse...

[i]caraaaaaaaaaaaalhooo..
muito bom.. fico muito bom mesmo.. painel.. perfeito..

só achei que ficou meu parecido com o ford KA né.. mais é só descer um pouco a janela trazeira apontando a "bunda" dela mais pra baixo que fica lindo ! ;)

parabééns irmão do décio ![/i]

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

se usasse o motor 1.2 de 3 cilindros do fox euro-spec convertido para flex ficaria até interessante ao invés de uma versão 1.0 no caso do pé-de-boi...

Opaleiro SC ® disse...

Mas o Bizorrão ficou 10 parabéns.

ƒlávio griŋdcore disse...

O cara mandou bem! Tem futuro como projetista de "designers" de carros, parabéns pelo trabalho!

Esse Fusca desbancaria o Gol facinho.

Vinícius Veríssimo disse...

Muito bonito!
Excelente trabalho!

Parabéns ao Irmão do Decio!

Muito mais bonito que o Unodunitê!

Pardo disse...

Eu como admirador de Fuscas digo que não gostei, aliás no forum de fuscas que participo tem várias postagens com essa tentativa FAIL de se fazer um "novo" Fusca, pois clássico é clássico e não tem como fazer igual com o mesmo carisma que tinha o antigo, além do mais a reedição do Fusca já existe e se chama New Beetle que por sinal foi a única tentativa de reeditar um clássico que tem o mesmo carisma que o original (só é uma pena que não tenha o mesmo preço, mas ai é outra história)

Os farois dessa reedição FAIL parece aqueles Fuscas xunados que os caras usam farois de Ford Ka.

Fabio2reis disse...

nota 10 cara.
sou teu fâ!

Wolly disse...

Ola! Eu estava "fuçando na net e cai no seu blog, ele é muito rico em informações relacionadas a carros...Putz! em relação a esse fusca seria muito legal se ele fosse produzido. Eu tenho um blog check-matte.blogspot.com..Passa lá! Me siga! deixeu seu cometário! e a sua dica já que eu sou novo nesssa brincadeira rs abração!!!!!

Filipe A. disse...

Não curti não.
pois clássico é clássico e não tem como fazer igual com o mesmo carisma que tinha o antigo[2]
e esse cara já teve umas Treta Loka com a VW a um tempo atras.

Ingo R disse...

nao cara eu acho q tbm não dexa o fusquinha com a sua fama lá,se relançasse ia ser a mesma m***** do new bettle traçao dianteira motor dianteiro e etc

Fernando disse...

Esse designer faz excelentes projeções.
A VW já ameaçou processá-lo por utilizar suas marcas, mas voltou atrás depois de sofrer várias reclamações.

Fico me perguntando porque as montadoras não contratam pessoas como ele, evitaria passarmos vergonha mundial com Ka, Agile, Uno...

Thiago Barbosa disse...

Fico me perguntando porque as montadoras não contratam pessoas como ele, evitaria passarmos vergonha mundial com Ka, Agile, Uno... [2]

smart disse...

Acho que é pelo fato de elas terem que aliar projetos de baixo custo(lixos do nosso mercado) a desenhos que se adequem a essa regra. Sei lá... uma hipótese...

Espaço CWagner disse...

O engraçado é que parece que no Planeta Terra tem Fiesta, Corsa, Ka, etc. e eles não se parecem nada com as joças que rodam do lado de cá do Atlântico.

Fora que os motores de lá são mais econômicos e potentes que os nossos.

Os desenhos ficaram ótimos. Fica como sugestão, mas é claro que a VW não vai pagar pau pro irmão (brasileiro) do Décio, já que pagam milhões pros designers europeus.

Flavio disse...

FICOU BOM PRA CARALHO!!!!

Não gostei dos faróis ele deveria ter tirado a moldura e a lanterna traseira que parece que foi "adaptada".

O interior é perfeito! É o interior antigo atualizado! Muito bom.

A versão 4 portas não teria portas traseiras suicidas, pois o proprio desenho delas indica que isso não é possivel. Mesmo com 2 portas, seria um belo concorrente para o Ka (mesmo que fosse o europeu).

O desafio dos dsigners ou dos engenheiros seria fazer um carro assim extremamente barato justamente para qq um compra-lo (como era o Fusca original). Jogar um carro assim na categoria do Fiat 500 à mais de 50 paus não dá.

smart disse...

Ainda nesse tema.

Por mais que amemos o fusca, acho que ele nunca mais será colocado novamente como um carro popular com o nome de Fusca, o saudosismo é tão grande que dá pra cobrar mais caro por isso, entendem? Então, mesmo que a VW usasse um desenho como esse do post ele seria, necessariamente, jogado para um segmento mais premium. O négocio é tilitar a caixa registradora e uma montadora jamais perderia a chance de, burramente, explorar o poder do nome Fusca.

Eu acho bobagem, acho que usar o nome do carro como "instituição" é bacana, mas no Brasil não funciona muito bem. Venderia com certeza, mas não a volumes de veículos populares(menos volume = menos lucro). Nossos carros estão longe dos preços competitivos e atrativos de outros mercados e acredito que deveriam sim se valer do FUSCA no mercado nacional para conocorrer com o MARCA TEXTO E O KA modelo KO(KAKO).

Resumindo a história, o carro seria campeão de vendas, mas não no Braçil.

É a história do New Beetle se repetindo?

Rafael disse...

Lancem esse carro a um preço decente e vejam o enorme sucesso que faria. Além de interessante pelo design retrô mais fiel às origens que o New Beetle, seria fácil para uma engenharia de hoje usar os componentes de linha (especialmente a mecânica) para esse modelo. Se colocaram o bom motor EA 1.4 do Fox exportado na traseira da velha Kombi, nada demais para este novo projeto. A VW poderia utilizar esta belaa sugestão de um Brasileiro criativo e voltar a ser a marca "queridinha" do Brasil.

akira593 disse...

Muito bom o trabalho de reestilização do Eduardo. Em se tratando do Fusca eu descartaria o modelo 4 portas e pensaria seu motor na frente, para herdar partes de modelos já existentes e melhorar seu preço final. O banco traseiro seria inclinável para se ganhar espaço de carga, sobretudo em altura, item impensável no modelo frontal. De qualquer forma o exercício agradou e o carisma do carro foi mantido. Seria uma ótima opção de aquisição.

Renato disse...

Bem legal, mas venderia melhor como nova geração do new beetle se tornando mais caro e mais espaçoso do que como carro de entrada pelas características do projeto como mecânica traseira, por exemplo.

MiKoL disse...

Olha eu que não gostei do Novo Uno ou do Fiat 500, e não gosto do fusca clássico e não acho o New Bettle um "Novo Fusca", mais eu pararia com tudo isso e diria que COMPRARIA uma versão desse Novo Fusca ai, principalmente a GT que eu achei muito legal, parabéns!

LLeite disse...

AQUI NO BRASIL COMO TEM MUITAS OFICINAS QUE MANDAM SUPER BEM!! VAI SER FÁCIL DENTRO DE POUCO TEMPO APARECER UM DESSES RODANDO POR AI...
QUEM SAIR NA FRENTE VAI SE DAR BEM POIS A GALERA QUE CURTE E TEM GRANA VAI INVESTIR PESADO NESSA NOVIDADE!!!
PARABÉNS AO DESIGNER!!!!

Rafael disse...

Ficou bom porem motor na traseira para um carro de 800 kilos é burrice poderia ser dianteiro de 1000 cc o espaço abaixo do parachoque cabe um radiador que de motor mil é pequeno m,as o cara que desenhou isso se não mandou pra vw ta perdendo tempo pq esse sim seria o novo fusca o cara arregaçou capitou legal com motor dianteiro eu compraria

Graziani disse...

1° Parabens!!! Achei show, moderno estilo retro. Se fosse concebido como compacto popular com certeza explodiria em vendas.

Nilbyte disse...

Achei lindo! Vamos fazer um abaixo-asinado para VW galera. Ficou 10! Parabéns ao designer!!!

Alexandre disse...

eu comprava no ato...

Andrey GZN disse...

eu nao intendi uma coisa
esse é realmente um projeto da vw ou é de uma pessoa autonoma que fez e colocou na internet???

castle disse...

Não consegui parar de olhar para o desenho da primeira roda... ficou muito ruim! Também não gostei de portas suicidas... seria um xuning oficial... é melhor fazer igual a Ford e assumir o carro duas portas para sempre (ford KA)!

ni.roger disse...

Fusca que é Fusca tem o motor atrás,pois certas coisas não devem acompanhar a modernidade senão não seriam retrô.Esse projeto é simplesmente sensacional,pois alguém resolveu pôr a mão na massa para reinventar um mito.É uma pena que a gigante montadora ,cega por lucros,talvez não se manifeste positivamente ao projeto.Não conheço a história de quem fez estes desenhos,mas o pouco que vi já me surpreendeu.Ainda assim, tente enviar isso pra Alemanha.

marcioforever1986 disse...

Concordo plenamente com o comentario que li è muito mais bonito que o novo uno....marcio

Bonci Design Automotive disse...

Creio que para o Ka estaria quase perfeito, porém o velho e bom Fusta tem que continuar com algumas característica muito própria da personalidade do veículo, como por ex. farois redondos e lanternas ovais. Mudou estes detalhes, matou o carro.

joao gabriel pulita disse...

esse fusca ficou mais parecido com o pt cruiser um modelo da marca chrisler

Dom Alex de Saxe Coburgo e Bragança disse...

adoreyyy parabéns, alguma coisa mais bela que o chevrolet tragile, o ford KAgacion, o Renault sandEEEEERRO

O REY DO FUSCA disse...

...Cara adorei o novo fusca(claro o novo projeto sem ser o new betlee)ficou jóia não exatamente com muitas características de tradição do fuscaantigo mais ficou legal...mas a volkswagen ela sempre muda a origem do fusca nessas novas versões q ela cria ...poxa a origem do fusca é motor atrás ...essa é a origem
MAS mesmo assim ficou legal..tomara q nessas evoluções façam um bem semelhante e aperfeiçõado ,claro, e não deixem q se esqueçam do carro mais conhecido q é o fusca!!!!

jgps disse...

Muito bom, na parte de designer eu manteria os paralamas e tampa do motor mais salientes como no modelo original, rodas de pelo menos 15", contornos cromados em volta dos vidros e farol redondo para manter o estilo original, no painel eu alteraria apenas os instrumentos em volta do velocimetro, colocando contagiros e velocimetro de mesmo tamanho deixando o painel semelhante ao fusca porsche, na mecanica um motor boxer 1.3 refrigerado a agua com sitema de moderno injecao FSI que renderia 130cv e tracao traseira para deixa-lo mais espotivo e tbm relembrando o classico.

Postar um comentário

Comentários ofensivos, inoportunos e trolls serão excluídos. Lembre-se, não alimente os trolls!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.