Nürburgring pede socorro!

Bom meus caros amigos e leitores do BA, como sabem o nosso blog é dedicado mais ao humor e aos “esculachos automotivos” que surgem por aqui. Mas neste post vamos falar de algo um pouco mais sério, e acredito que é de interesse de todos aqueles que curtem automóveis e esportes a motor.

Nurburgring-Vista do Espaço By Google Maps[1] Circuito de Nürburgring vista do espaço

Como o título diz, falaremos da atual situação do circuito de Nürburgring, famoso autódromo alemão que sediou o último GP da Alemanha da Formula 1 em 2007, no circuito menor, e das 24 Horas de Nürburgring, no mítico circuito de Nordschleife, também chamado de “inferno verde”, devido às suas 147 curvas encravadas dentro da floresta das montanhas Eiffel, de difícil memorização. No local também é realizado o evento de rock Rock Am Ring, semelhante ao Rock'in Rio no Brasil.

Nurburgring-Nordschleife Karrussel[1] A curva “Karrussel”, uma das mais difíceis do circuito Nordschleife

Breve Histórico: o autódromo de Nürburgring fica na cidade de Nürburg, localizado entre Colônia e Frankfurt. O circuito foi inaugurado em 1927, inicialmente com 28 km de extensão, mas hoje ele conta com "apenas" 22 km, usados nos chamados “track days”, e um circuito de 5.148 metros usado pela F-1, DTM e outras competições. Até hoje é considerado o maior e mais desafiador circuito do mundo. Desde 1927 era mantido pelo governo alemão, mas em maio de 2010 o complexo passou para as mãos da iniciativa privada, passando a ser controlado pelos empresários Kai Richter e Jörg Lindner. É ai que a crise começa…

Uma volta completa no circuito Nordschleife em 1975

Entenda o caso: De 2007 a 2009 o governo alemão construiu um enorme parque de lazer em Nürburgring, baseado em um número de visitantes totalmente falso. Além de grande e mal executado, o local se torna praticamente uma “cidade fantasma”, totalmente vazio. Uma vez que fora prometido como investimento privado, agora  está acumulando uma dívida de 350 milhões de euros, e o que é pior, usando dinheiro público (e eu achando que só no Brasil tinha essas coisas… ¬¬”)!!! Logo os causadores do mal gerenciamento do complexo são os mesmo que tiveram a idéia de criar um parque temático, os burros empresários Kai Richter e Jörg Lindner.

Erlebnisgrab_2009 [1] Parte do parque temático já pronto 

A idéia inicial seria a seguinte: no lugar dos circuitos seriam construídos um parque temático, um auditório para 3.000 pessoas aproximadamente, lojas e uma rede de hotéis. Mas como os burros empresários entendem muito bem disso [ironic mode off] (do mesmo jeito que eu entendo de astronomia, ou seja, NADA!), eles acabaram acumulando uma dívida de aproximadamente 350 milhões de euros. A coisa se agrava aqui: para evitar que a dívida aumente, eles pretendem cortar as verbas destinadas a manutenção das pistas, seguido do aumento do preço do ingresso para utilizar o circuito (TENSO! O.o*)!!!

Audi R8 Jumps on Nurburgring[1] Audi R8 nas 24 Horas de NürburgringSpyshots-2011-Jaguar-XJ-On-Nurburgring[1] Protótipo do Jaguar XJ em testes
Rock-Am-Ring[1] Jovens curtindo muito rock no Rock Am Ring

O complexo de Nürburgring é considerado um dos “templos sagrados” do automobilismo mundial, vide o número anual de visitantes, que fica na casa dos 400.000, sem contar o número de fabricantes de carros e motos que alugam o circuito para testarem seus futuros modelos. Com tudo isso, Nürburgring não teria como falir, mas do jeito que estão as coisas, o improvável está perto de se tornar possível, uma vez que os empresários não tem uma idéia boa para recuperar este prejuízo atual.

Visto o perigo eminente, fãs do circuito liderados por Sabine Schnmitz, uma das pessoas mais experientes neste complexo, em especial o Nordschleife, criou um perfil no Facebook chamado Save The Ring”, onde fâs do circuito e entusiastas, como eu, possam se manifestar sobre o assunto. Quem já não sonhou em pilotar super maquinas no “inferno verde” de Nordschleife (eu só faço isso jogando Gran Turismo 4!)???

Como salvar o circuito? Segundo Sabine, há meios de salvar o circuito da extinção. São eles:

  • Diga a seus amigos para espalhar a notícia e entrar na pagina do “Save The Ring” no Facebook, clicando em “curtir"
  • Manter-se informado no site oficial de Nürburgring (= Lindner / Richter) (link traduzido)
  • Inscreva-se a Petição Online dirigido à Comissão Européia (2.000 assinaturas em dois dias!)
  • Escrever para o Comissário Europeu Joaquín Almunia (joaquin.almunia [at] ec.europa.eu) (link traduzido)
  • Visitar o complexo, locais de apoio às empresas familiares.
Com isso estaremos contribuindo para elevar a  voz e mostrar que Nürburgring não pode morrer, além de contribuir com idéias e ações. Para mais informações acesse o perfil no Facebook ou no website do movimento (links abaixo).

Fontes: Save The Ring”, Save The Ring Website (traduzido)
Fotos: Autoevolution.com, Autozine.com e divulgação
Texto e edição: Kiko Molinari Originals®

12 comentários:

  1. Num pode estinguir eu uso ela pra testes no Gran Turismo 4 [mode nerd burro off]

    ResponderExcluir
  2. Hhuuahhauahahuauhauhau xD

    "Que burro dá zero pra ele" [Chaves mode Off]

    KKKKK xD
    abraços
    ass
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  3. Nürburgring é um templo do automobilismo

    ResponderExcluir
  4. pra que um parque tematico no meio da pista,se ela que diverte de verdade

    ResponderExcluir
  5. Fico muito triste com esta notícia, pois Alemanha é o berço do automobilismo. O primeiro automóvel foi criado em 1886 pela dupla Daimler e Maybach.

    ResponderExcluir
  6. É por isso que fiz este post, pra mostrar para a galera que Nürburgring está em perigo, mas a gente de certa forma pode mudar isso !!!

    Quanto mais a gente divulgar mais força teremos para evitar este desastre !!!!

    Abraços
    Ass
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  7. este curva karussel e legal, pra fazer ela num uno a 150 km/h sem frear so pra ver no que da

    ResponderExcluir
  8. nürburgring naum pode acabar ! eu ainda tenho que testar o xr3 lá ....

    ResponderExcluir
  9. 3 Lugares para rodar com o carro e ser feliz

    1º Autobahn
    2º Nürburgring
    3º Pista da GM em Indaiatuba (Quem nunca quis andar numa reta infinita)

    ResponderExcluir
  10. Está ai a maior prova que privatização não é a solução dos problemas.

    ResponderExcluir
  11. Ai que tá Pardo:
    O problema náo é privatizar, mas sim deixar nas mão de que não sabe porra nenhuma de automobilismo. Seria o mesmo se eu tivesse rios de dinheiro e tentar tocar um ateliê de alta costura... "FAIL" na certa !!!

    Abraços
    ass
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.