[VC no BA] Luiz e seu Vectra GSi

“Fala pessoal do BA!

Meu nome é Luiz Fernando Wernz e acompanho o blog faz muito tempo, pelo menos umas duas vezes ao dia visito o blog. Eu particularmente não sou fã de tuning, prefiro os carros originais. E foi por isso que eu comprei um aspirante a clássico; seguem as fotos do meu Vectra GSi 94/94 prata argenta, com 158.000 km rodados, completamente original, exatamente como pretendo manter e como acho que este carro merece ser mantido, por diversos motivos. Como por já ter ostentado o título de carro mais rápido do Brasil, por ter refinamentos tecnológicos não vistos nas gerações posteriores do Vectra, como o sensor de massa de ar, que proporciona uma queima de combustível praticamente sem perdas e que tornam o GSi, ao mesmo tempo, o mais rápido e mais econômico Vectra da história deste automóvel no Brasil.

Vale ressaltar, como é um carro pouco conhecido do grande público, que este Vectra tinha o mesmo conjunto mecânico do Calibra (o famoso motor C20XE), com 150 cv de potência a 6000 rpm, 20 kgfm de torque a 4600 rpm, 0 a 100 km/h em 9,27 s e velocidade máxima real de 207,7 km/h. Lembrando que os números de desempenho são da Quatro Rodas de dezembro de 1993, de um modelo pré-série, ainda sem os ajustes finais. Ah! E o consumo médio do carro nos testes da revista ficou em excelentes 11,91 km/l. O meu, particularmente, nunca fez menos de 10 km/l em trechos estritamente urbanos. Para um carro com essa performance e porte, é uma boa marcal (para aqueles que pré-julgam qualquer Vectra como gastão, sem ao menos conhecer a versão GSi, pensar duas vezes antes de dizer algo).

De diferenciais mecânicos ele conta com coletor de escape em aço inox de disposição 4 em 2 de fábrica, eixos dos comandos de válvula ocos (alívio de massa), cabeçote preparado pela Cosworth, injeção eletrônica seqüencial, freios a disco nas 4 rodas com ABS e suspensão com calibração mais firme frente à dos Vectras GLS e CD da mesma geração. É uma versão diferenciada, de um bom esportivo da indústria nacional e que pretendo conservá-lo como veio ao mundo.

Abraço!”

vectra gsi (1)vectra gsi (2)vectra gsi (3)vectra gsi (4)vectra gsi (5)vectra gsi (6)vectra gsi (7)

46 comentários:

  1. nosssa! que Top, ta original demais, continua a cuidar dele assim! luiz










    mais acho que uma leve rebaixadinha, não faria mal nenhum XD

    ResponderExcluir
  2. muito bonito,parabéns ao proprietário.

    eu com um desse só dava uma mexida no motor.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito! mto bom, vc ta redondamente correto, mantenha-o original.

    Eu ja conhecia essa versão e é genial assim como a GSI do Corsa.

    Mas quando ele foi lançado ja não tinha o Tempra Turbo? pq o tempra era declarado pela fiat como maxima de 220km/h

    ResponderExcluir
  4. Lindo carro continue mantendo assim, esse so tende a valorizar.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, belo carro, e com mais presença que muito carro customizado, estilo original é foda, ainda mais em um classico bem cuidado, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. PERFEITO!!!


    Sou capaz de apostar que esse Vectra GSi é do Sul do país, pois lá é que tem umas jóias desse tipo escondidas onde menos se pensa.

    ResponderExcluir
  7. parabens pelo carro
    ta top e zerado
    sou fã desse estilo originalzão

    ResponderExcluir
  8. o vectra gsi é um carro perfeito em sua categoria, eu sou fã do calibra e conheço bem tambem do vectra gsi, e posso afirmar que encontrar um zerado como o do amigo ai, é tarefa dificil, o dono ta de parabens!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo carro.
    E ele é do tempo que até o estepe era de liga leve.

    ResponderExcluir
  10. Muy bonito el GSi, de eses no hay muchos aquí...

    ResponderExcluir
  11. bacana o carro, mas não gosto muito de original...

    mas tá legal...

    ResponderExcluir
  12. o motor é bom, tirando vazamento na tampa de valvula que ocorre sempre ( do meu astra gsi ja troquei a junta algumas vezes em dois anos)

    ResponderExcluir
  13. É disso que me refiro!

    Esse será (se já não é) um clássico da industria automotiva nacional! Carros em perfeitas condições como essa estão em extinção e apoio o Luiz em mante-lo como está. Parabens pela maquina !!!

    @Pardo: pelo sobrenome do proprietário eu chuto ser de SC, mais precisamente da região de Joinville, já que lá ainda tem joias como essa rodando, quando não estes vem para o litoral fazer uma visita :D

    Abraços
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  14. eu sou fãzasso de modelo esse é o modelo europeu,desde 93 na nossa terra.....esse conviveu com o monza modificado de 91(a GMB na época era a melhor,só novidade e era alinhada com a zoropa)

    ResponderExcluir
  15. O melhor Vectra fabricado no Brasil! O melhor esportivo do país. Não tinha pro Vectra GSI! Está época eu era fã de carteirinha da GM do Brasil! Produtos imbatíveis e sinônimo de qualidade! Amigo, cuide bem desse exemplar. Vc tem um relíquia na garagem!

    ResponderExcluir
  16. Fala pessoal, obrigado pelos elogios. Como eu disse, faço de tudo para mantê-lo o mais original possível. Concordo com o amigo que disse que a maioria desses esportivos se encontra no Sul do país, mas sou de São Paulo - SP e comprei-o em Campinas.
    E para completar, fica uma dica; comprem (ou procurem ler) a Revista 4 Rodas de agosto, a sessão "Grandes Brasileiros" desta ecição foi feita com esse meu carro... ;-)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Henrique

    O Tempra Turbo foi lançado no segundo semestre de 1994, e realmente bateu o recorde de velocidade do VGSi. Até o Tempra Turbo lançar, o carro mais rápido do Brasil era o Vectra GSi mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. André Advogado

    O motor do Astra GSI é bem diferente do do Vectra GSI. O do Astra é o X20XEV, que realmente tem vazamento de óleo da tampa de válvulas. A tampa do C20XE não costuma vazar. Ainda bem, pois a junta original ainda existe, mas é cara, heheeh...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Esse é o melhor motor de todos os vectras, até do que os novos!

    ResponderExcluir
  20. Só uma informação: esse era para ter sido o novo monza(ou substitui-lo)apartir de 1991, mas como acontece até hoje no Brasil, as montadoras lançam um modelo novo do mesmo carro como carro superior e com outro nome...É mudam o farol e lanterna do velhão para dizer que é novo heheheh

    ResponderExcluir
  21. perfeito . adoro as rodas desse carro as cataventos . dificil axar gsi nesse nivel de conservação. no meu bairro tem um desse nivel só que preto .

    ResponderExcluir
  22. nossa..raridade maxima....Pneus Pirelli P500...ave nossa

    ResponderExcluir
  23. apoio quem decide manter a historia viva do automovel,assim como eu,que adoro principalmente veiculos anos 80/90,anos em que realmente se faziam carros...

    ResponderExcluir
  24. Atentem, na segunda foto, para a coleção de Monzas S/R ao fundo; Um preto, um branco, um prata e um vermelho. Todos de amigos meus. E com um detalhe; o preto e o branco têm TETO SOLAR! Mas só o do preto é original de fábrica (só Monzas S/R 86/86 tiveram teto). O do branco foi colocado depois, mas do mesmo modelo do original (Karmann-Ghia).

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Parabéns !!

    Lindíssimo o carro!!

    continue cuidando assim como está fazendo!

    ResponderExcluir
  26. Curti os Monzas heim Luiz!(se vc conhecer os donos pede pra mandar pra ca!)

    Pois é mas eu prefiro o Vectra GSI do que o Tempra Turbo! (embora curtir os dois de mais da conta!)

    E essa injeção SFI é mto ninja, andei de Corsinha GSi e ele voa

    ResponderExcluir
  27. *Kiko Molinari* "^.^" ®Originals® disse...
    @Pardo: pelo sobrenome do proprietário eu chuto ser de SC, mais precisamente da região de Joinville, já que lá ainda tem joias como essa rodando, quando não estes vem para o litoral fazer uma visita :D



    Pode crer, o nome também me fez pensar que o carro era do Sul, mas como eu disse, o que realmente me leva a crer que o carro é do Sul eé o estado de conservação dele, uma vez que esses carros aqui em São Paulo já estão praticamente extintos e/ou já foram manolizados perdendo completamente as suas características originais.

    ResponderExcluir
  28. e milagrosamente SEM película! Parabens ao proprietário que tem a CORAGEM de manter o carro em toda a sua originalidade.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pela máquina Luiz, realmente um raro exemplar, muito bem conservado mesmo. E na minha opinião o melhor motor que a GM ja usou no Brasil, pena que não foi para os outros modelos de Vectra e Astra. Coisas que as montadoras só fazem por aqui mesmo...

    ResponderExcluir
  30. @Pardo: pois é, e meu chute talvez tenha sido pior do que o do Elano na copa américa huauhauuhauha [trollface]

    Agora se não fosse o Luiz dizer eu não teria visto os Monza S/R da segunda foto. É outro modelo em extinção, bem como os primeiros Monza hatch e sedan.

    Abraços
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  31. Vectra da epoca boa, e bem conservado... Parabéns

    ResponderExcluir
  32. Henrique disse...
    Curti os Monzas heim Luiz!(se vc conhecer os donos pede pra mandar pra ca!)

    Ih Henrique, os donos são amigos meus (o prata e o branco são do mesmo dono) e tenho ctz que não vendem por absolutamente NADA nesse mundo, eheheh...

    Meu irmão tem um S/R 88 preto granito tbm, um dos 301 Monzas S/R fabricados em 88, último ano de fabricação. Mas este ainda está em processo de restauração. O Vectra está como comprei, não precisei restaurar nada. A única coisa que fiz foi tirar as películas dos vidros que, num carro desses, não combina. Tirei em casa, no braço, com o maior cuidado pra não zoar o desembaçador e consegui, hehehe...

    Abraços e, mais uma vez, obrigado a todos pelos elogios!

    ResponderExcluir
  33. PARABENS PELO BRINQUEDO, ATÉ HOJE O MAIS DESEJADO (PARA QUEM ENTENDE DE CARROS)
    E NA MINHA OPINIAO, E DE MUITAS PESSOAS UE CONEHCEM O MODELO, É O MAIS BONITO MODELO DE VECTRA, PRINCIPALMENTE PELA EXCLUSIVIDADE DO DESIGN, NAO TEM NENHUM MODELO GM COM A MESMA FRENTE, DELE COMO ACONTECE HOJE EM DIA, NA EPOCA DO VECTRA ATE MESMO O OMEGA TINHA A FRENTE IGUAL A DO MONZA, HOJE EM DIA OS CARROS SAO TODOS IGUAIS, MAS O VECTRA A VAI PERMANECER SEMPRE BELO E ATUAL!

    ResponderExcluir
  34. Cara, sei que já recebeu dezenas de elogios aqui, mas merece o meu também. Parabéns por manter essa máquina com cara de 0KM!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Show de carro.
    Mesmo hoje, mais de 15 anos depois, 2.0 150cv ainda é considerado um ótimo rendimento!

    ResponderExcluir
  36. Realmente sensacional! Parabéns ao dono que tem a cabeça no lugar de manter essa jóia conservada.
    me lembrei de um vídeo que tinha asssitido onde o cara tinha 1 Gol GTi original de cada cor, os carros estão literalmente "0Km".
    Enfim, esse vectra não é o meu carro preferido, mas conservado com está é um colírio aos olhos, já dirigi um comum e é um carro baixo, esportivo da época que a GM sabia fazer bons carros, imagino o GSi com motoe bem melhor.
    Parabéns, abraços!

    ResponderExcluir
  37. Este Vectra GSi ilustrou a sessão Grandes Brasileiros da QR de agosto! Parabéns Luiz!

    ResponderExcluir
  38. cara, continue assim! esse carro por ser o que não PODE de maneira nenhuma ser mexido. penso como você é como voce tirou da concessionária! nada de dar "uma rebaixadinha" ou "personalizada". acaba com a originalidade e seu valor!
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  39. Mais uma vez, obrigado ao BA Manager, pelos elogios e pelo espaço e a todos que sabem que existem carros que foram feitos para não ser mexidos, que nasceram para ser preservados. Por ser um motor que rende muito com uma preparação básica, coisa de quase 300 cv com 0,8 bar de pressão num turbo, até tenho curiosidade de fazer isso um dia. Mas não com esse, posso vir a comprar outro menos conservado para ser um "brinquedo de lixar asfalto". Quem sabe um dia, né? Ainda assim, acho que vou ter dó de modificar... ;-)

    Abraços!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.