Verdades sobre o Fiat Palio

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Lindo!!! Tem no Need For Speed Underground???

Nos anos 1980, bombava a tendência de oferecer um mesmo carro, com poucas alterações específicas para cada mercado, em vários países mundo afora. No Brasil, fizeram parte deste clube o Monza, o Escort, o Uno... A mania não esfriou na década de 1990: um dos carros lançados naquela época, o Fiat Vialinho Palio, conquistou de cara seu espaço, alcançou muito sucesso e vive hoje na decadência que indica a proximidade de uma nova geração. Pena que ele não cumpriu a missão de matar o velho Unolla.

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Puxando pelo início, o Palio era o projeto 178. Além de ser o carro popular da Fiat em diversos países (exceto na Itália, onde o primeiro Punto já era produzido), ele (e suas derivações) deveriam encerrar a carreira de Mille, Elba, Duna (Premio) e Fiorino. Quando o Palio foi lançado, em 199666, apresentava design bem discutível e cores berrantes, como verde-claro e laranja, que tinham nomes de várias cidades do mundo, para reforçar a imagem de carro mundial. As rodas de liga “esburacadas” da versão EL eram bem engraçadas ou não.

Ao menos o Palio se preocupava com segurança: tinha air-bag duplo como opcional, barras de proteção lateral e podia ser adaptado para atender aos portadores de necessidades especiais (existia até uma versão com porta traseira corrediça!), embora um item básico de segurança como o cinto não fosse retrátil. Destaque para a versão ED, completamente nua, com rodas de ferro do Mille cobertas por calotas copinho, piscas laranjas, para-choques pretos, retrovisor só no lado esquerdo e vários buracões no painel (só faltou ter sido lançado nos anos 1970).

Logo depois, em 1997, surgiu a versão Weekend, designação para as peruas da Fiat. Meses depois era a vez do Siena, que tinha traseira horrível. E finalmente em fins de 1998, a Strada. As duas últimas ganharam versão Adventure após algum tempo. Pena que a versão conversível não saiu do papel.

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Cabelos ao vento!!!11

A linha Palio virou cobaia para os “inventos” da Fiat. Na primeira geração, foram só bombas: o motor a álcool (um fracasso, e bebia demais), o motor 1.3 Fire (uma bomba, literalmente), o câmbio de seis marchas (era bom, mas não combinava muito com um motor 1.0, tanto que saiu de produção pouco tempo depois), porém nada comparado ao sistema semi-automático Citymatic, algo parecido com um automatizado (também não tinha pedal de embreagem e emitia um bip quando se fazia trocas de marcha erradas), mas com a desvantagem de continuar a ter que passar as marchas como um otário num modelo manual.

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O sistema de passar marchas sem apertar a embreagem não fez sucesso no Brasil…

A Fiat apostou alto no sistema e falhou epicamente na popularização do sistema. Não satisfeita com a reprovação deste sistema, a GM lançou o similar Autoclutch no novo Corsa, e também se lascou.

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WTF? Gol G3?

O Palio recebeu sua primeira reestilização em 2000, com faróis notavelmente roubados do Gol G3 e traseira que parecia buscar inspiração no Celta. Pelo menos seu interior ganhava um pouco de "luxo". Suas novidades em relação ao modelo anterior foram o Follow Me Home (deixa os faróis acesos por uns minutos após a chave ser retirada do contato), imobilizador eletrônico V.E.N.I.C.E. e CD Changer (podiam-se guardar cinco CDs na “gavetinha” improvisada do Palio, que foi o primeiro nacional a trazer o item como opcional). O Palio foi vítima do trote da Fiat, ao ganhar motor Flex, e ficou viciado em álcool pelo resto da vida. Sem falar que o coitado recebeu o motor 1.8 8v PowerTrem da GM, que tinha três cavalos a menos que o antigo 1.6 16v (o que ele fez para merecer isso...).

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Vítima de envelhecimento precoce, já em 2003 o Palio estreava sua terceira "geração". Sem dúvida foi o melhor modelo produzido até agora, pois além do embelezamento externo (o design foi obra de Giorgetto Guigiaro, que também reestilizou a segunda geração), ganhou também interior renovado, embora apertado como na primeira geração. O farol parecia muito com o do Corolla, mas, diga-se, foi inspirado no do Alfa Romeo 147 (haja imaginação...). As experiências pelas quais o Palio passou na terceira geração foram a instalação do computador de bordo MyCar, sensores de estacionamento, de chuva, sensor crepuscular, side-bags... Depois, em 2005, veio a versão “esportiva de mentira”, a 1.8R. Também apareceu um protótipo elétrico, mas em terras tupiniquins ele passou longe de se tornar realidade,

Em 2006, pensava-se que o Brasil receberia o “novo” Perla da China, uma reestilização bem brega do Palio. Não é que o modelo brasileiro conseguiu ficar pior??? A quarta geração era uma aberração sem pé nem cabeça, uma tranqueira que, segundo o desenhista dessa merda (Peter Fassbender), foi feita para impressionar a patroa, pois ela não notava que os carros da Fiat mudavam (deve ser cega). Çaporra chegou em 27 de fevereiro de 2007.

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Pois bem, o Palio ficou bem mais quadrado na nova geração. A frente tentava agradar homens (robustez e esportividade) e mulheres (linhas limpas), sem agradar a ninguém. A lateral ficou poluída com os contornos dos para-lamas acentuados e o vinco (que fazia confirmar que as portas são desalinhadas). E a traseira virou uma porquice das mais estranhas já vistas no País, com uma lanterna digna de Daihatsu Charade, tampa do porta-malas batida e para-choque franciscano. Sem contar que pela primeira vez, o painel não mudava numa nova “geração”. Os botões do meio do console foram para as alavancas do volante, para economizar R$ 0,35 de fiação. O farol piorou, pois passou a ser parábola simples ao invés de dupla. Resumindo, uma aberração de fábrica que desde o lançamento toma pau em vendas de outros compactos, inclusive dentro da própria Fiat.

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Mister Brega 2008

Siena, Weekend e Strada chegaram com frente nova, e o Palio a recebeu no começo de 2009, junto com cromadinhos na lanterna. Nem precisa dizer que foi pouco para animar o astral. Hoje perde em vendas para Gol, Uno, Celta, Classic, Strada e Siena. Falta pouco para perder para o Audi R8, Chana, ar-condicionado Split e para os times da quarta divisão do futebol. Sua última mudança foi o motor 1.6 E.TorQ, além do câmbio automancatizado Dualogic.

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Próxima Geração

Finalmente a Fiat lançará em breve uma geração moderna do Palio (a segunda, já que todas as outras foram reestilizações em cima da mesma carroceria de 1996).

Novo palio 2012

Espera-se que o modelo tenha visual mais refinado, com toques de Punto e Volvo C30 (dorgas?), além de um interior moderno e refinado, e motores 1.4 e 1.6. Apesar de parecer uma novidade tentadora, logo será comum e cairá nas mãos dos manolos como qualquer carro da Fiat.

Perfil dos donos
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Esse faz parte dos 16% adeptos das portas voadoras

Dispensa muitos comentários, já que o Palio é um carro para as massas, e as massas certamente não têm bom-gosto. Os Palio são rivais dos Gol inclusive nos rachas e nos campeonatos de som, onde o dinheiro investido nas makinas certamente daria para comprar um carro bem melhor. Os donos de Palio sempre querem tomar sua vaga no estacionamento, falam ao celular ao volante, dirigem em zigue-zague, e quando colidem com seu carrão, sempre querem ter a razão (isso quando não morrem no acidente, claro).
  • 109% tiveram problemas logo após saírem da concessionária
  • 100% ganharam um Palio na rifa
  • 99% confiou piamente no marcador de combustível digital e ficou a pé (toma!)
  • 96% colocaram adesivo da Família Feliz (com mais de oito integrantes)
  • 91% se cortou em alguma rebarba da carroceria
  • 87% já caiu do banco, que é muito mole
  • 75% compraram o som da H-Buster da promoção do dia dos pais, bateria Optima, caixas de som e amplificadores, e gambiarraram o sistema para montar um quarteto elétrico
  • 62% concorda que todo carro fica mais bonito com os faróis do Palio 3
  • 54% deram Mille de entrada e pagaram em 108x com juros especial (para o Banco do Brasil)
  • 47% capotaram na primeira curva a 70 km/h
  • 32% apelaram para esticar o entre-eixos e remendar o carro
  • 16% instalaram portas Lambosgóia
Verdades
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  • Existe o Fiat Palio Abarth, mas voltado apenas aos ralis. Começou custando US$ 100.000 e tinha 165 cv. Como se vê, perto dele o Palio 1.8R parece um carro de tiozinho.
  • Felizmente a Fiat pensou bem e não lançou um Palio Hatch Adventure...
  • O Paia Palio já teve inúmeros motores! Praticamente um motor para cada ano de existência. São eles: 1.0 8v Fiasa, 1.0 8v Fire, 1.0 16v Fire, 1.3 8v Fire, 1.3 16v Fire, 1.4 8v Fire, 1.5 8v Fiasa, 1.6 8v Sevel, 1.6 16v Torque, 1.6 16v E.torQ, 1.8 8v GM Powertrain e o elétrico, sem contar o AP adaptado que, de tantas unidades que rodam com ele, considera-se como versão (se bem que a princípio tentava-se usinar o motor Turbo do Marea, mas desistia-se pelo altíssimo custo de manutenção, ainda mais em caso de fundimento).
  • As cores do Palio de quarta geração foram escolhidas pela equipe da Fiat, pois em pesquisas os donos diziam gostar de fazer os pedestres sentirem enjôo e desde a primeira geração não tinham como fazer isso. Mais recentemente isso ocorre com o novo Uno.
  • A suspensão do Palio é mais mole que gelatina.
  • A Zotye fez um extenso face-lift no Palio que o deixou com cara de Volkswagen, mas ainda assim anos-luz à frente da coisa que é vendida no Braçil.
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Novo Palio China Edition
  • Atualmente, 98% das vendas de Palio são do modelo Fire. E ainda dá para çaporra ficar cara: R$ 38 000 completo! Mas certamente bem menos que um Palio G4 completo, que chega perto de R$ 52 000 (O.o)
  • Hoje em dia Siena e Strada vendem muito mais que o Palio.
  • Está mais fácil comprar um Palio que Nissin Miojo, pois o macarrão instantâneo só pode ser comprado com nota fiscal, só dá para parcelar em 10 vezes no cartão e não pode ter o tempero vendido separadamente, sem falar que tem que levar a caixa de fósforos para acender o fogão como opcional.
  • O Palio 1.8 era ótimo de estabilidade: passava reto em todas as curvas. Foi apelidado pela Quatro Rodas de “exterminador dos cones”!
Sugestão de Guilherme Neves

25 comentários:

  1. nossa, a porta do carrinha da china são identicas ao do palio! --'
    japones imitões! hehehe

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  2. Faltou falar do motor 1.5 mpi Fiasa, do Palio EL... :P

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  3. O melhor palio que já existiu foi o modelo 1.6 16v de 1997(painel verde), tinha até ABS como opcional!

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  4. Novo Palio 2012 em Belo Horizonte - MG:

    http://essevaleumafoto.blogspot.com/2011/08/novo-palio-2012-e-fiat-500-mexicano.html

    Abraços a todos!

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  5. "O Palio 1.8 era ótimo de estabilidade: passava reto em todas as curvas"

    KKKKKKKKKKKKKK

    tenho uma sugestao aos editores, fazer um 'Verdades' diferente, desta vez nao sobre os carros, mas sobre os motoristas de taxi...raça desgraçada essa.

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  6. Puxa, parece que o computador engoliu a parte dos 1.5 Fiasa, o Programmer notou isso...

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  7. Realmente os primeiros Palios eram terriveis, principalmente aquelas "excrusivas" cores "verde vômito do exorcista" e "marrom água de salsicha", porém eu gosto do Palio Fire e até compraria um se tivesse grana, pois eu gosto de carros simples.

    O problema é que esse Novo Palio que a Fiat quer lançar vai ter como opção o motor 1.0 EVO que é manco até no Novo Uno, apesar de ter 10 pôneis malditos a mais que no Palio Fire tradicional e não sei se no Palio esse motor vai virar.

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  8. meu caro amigo argentino chamado alexandre, o carro azul da última foto É um palio, mas fabricado por uma montadora chinesa chamada Zoyte... leia o texto e você vai ver...

    e outra, chines e japones não tem nada a ver um com o outro...

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  9. O cara precisa ser um completo imbecil ou muito desapegado ao seu suado dinheirinho pra pagar 52 chinelos nessa imundície!

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  10. CARA, EU TENHO UM PALIO 1998 EX (MESMO QUE O ED) BÁSICO APENAS COM LT, DT, VL, É UM ÓTIMO CARRO, E PRETENDO TER UM DA 3º OU 4º GERAÇÃO, É UM CARRO EXCELENTE , MEU PAI TEM UM SIENA 2007 DESDE ZERO E NUNCA DEU PROBLEMA.

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  11. meu pai teve um siena 2001 com o Follow Me Home axava um maximo akilo kkk

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  12. O Palio é um carro ruim como todo popular, mas o "g3", eu acho muito bonito.
    Seminovo compraria um sim, principalmente se comparado com os "reis" Gol e Celta.
    Agora aquele Abarth, eu quero hein, ta perfeito para andar pelas ruas e estradas do Brasil!

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  13. Meu pai tem um Siena ELX 1.4 com som da H-Buster hehehe.

    Eu acho muito molenga a suspensão, o carro inclina muito...

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  14. kkkk pra que compra um palio por 50 pau se pelo mesmo preço ja se pode compra um audi A4 2005 muito mais fodao, mas nao os donos tem mau gosto e compram essas porra ainda bem pq dai eu nao gasto tanto dinheiro pra andar de carro bom.

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  15. EDITOR, EDITA AÍ UM PEDAÇO DO TEXTO:

    Quem tem Palio ou outro modelo da família palio, vai confirmar duas verdades, agora venham dizer que é mentira?

    1 - Os limitadores das dobradiças de porta se estragam logo. Mesmo que custe 45 reais, você troca, depois de 3 meses ele estoura, quando abre e fecha a porta, faz um "troc troc troc"

    2 - As versões de 4 portas, sempre acumula água na porta traseira esquerda

    DE 1996 A 2011, versões recauchutadas e esses problemas ainda não foram resolvidos

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  16. dos populares 1.0, acho o palio o menos ruim, principalmente o acabamento interno e painel.

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  17. no momento só a 1° ger era bacana linhas harmoniosas,pena q o conversível ficou só de projeto,ia arrasar,brasileiro ñ curte conversível,a próxima geração ficou pareçido com o punto.....

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  18. O citymatic eu achava bem legal...minha tia teve um, era divertido...a Classe A tbm tinha esse sistema, e acho beeeeeeeeem mais legal que os Dualogic da vida..

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  19. TODOS OS CARROS POPULARES SÃO RUINS, ENTÃO NÃO ADIANTA, FALAR SÓ DO PALIO, PQ O GOL O CELTA, E OUTROS, TEM PROBLEMAS.
    "A Kranz disse...
    kkkk pra que compra um palio por 50 pau se pelo mesmo preço ja se pode compra um audi A4 2005 muito mais fodao."

    O DIA QUE VC TIVER PRA COMPRAR UM CARRO VC ME FALA ENTÃO OK!

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  20. EU TENHO UM PALIO 1.6 16V 97 COMPLETO COM ABS, UM PUTA CARRO E A MELHOR PARTE É DAR BENGA NOS APZÕES... NAO TENHO INTENÇÃO DE ME DESFAZER, APESAR DA CARA MANUTENÇAO, ESTOU MUITO SATISFEITO...

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  21. dos carros populares pra mim o Palio é um dos melhores, se eu fosse comprar um carro popular, provavelmente seria um Palio 1.0 2 portas... (mas eu não gosto de carro popular, por isso que eu ainda não comprei hehehe)

    e alias, eu já vi o Novo Palio de perto (todo camuflado infelizmente) e ele não tem o parabrisa tão inclinado como esse do desenho infelizmente, pois isso daria um ar mais esportivo pro carro, além de melhorar a aerodinâmica...

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  22. Tenho um Palio primeira geração... O famoso azulão... to ate pensando em enviar fotos dele pro BA.... Palio é carro de mais, nunca me deixou na mão, bonito, economico... odiei o post kkkkkkk

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  23. tenho um palio hlx 1.8 e realmente adoro ele meu carro esta como veio de fabrica , meu unico problema com ele foi um fila da piii.. dono de uma D20 que estava estacionado na minha frente e deixou um bele presente na primeira semana que peguei meu palio , e digo nao sou nem um pouco parecido com oque vo disse tenho ele e agora q lançar o novo acredito q irei trocar o meu .. nao gostei do post mas parabenizo cada um tem sua opiniao

    (O palio chines e feio pra burro em puta q pario chineisada tem mau gosto em ahuahuah)

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  24. Eu tenho um ED 1997 basicão. Nunca tive problema sério com ele, e todas as quebras foram pontuais, sendo resolvidas no mesmo dia na oficina, e gastado pouco com os consertos.
    Somente dois únicos poréns: a tampa do combustível não presta (já tive que trocá-la 4 vezes) e algum f.d.p. arrebentou a palheta do limpador traseiro. Pra ajudar, acabou quebrando o mecanismo que fazia a manivela funcionar, e como não achei outro motor, acabei tirando o equipamento e colocando um tampão no lugar.
    No mais é um bom carro. Vou ver se em breve posto fotos dele aqui. Tá com quase 200.000 km rodados, mas não faz barulho, e me leva pra todo canto, sem sustos. Minha intenção é restaurá-lo, e colocar peças originais nele.

    Abraços a todos.

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  25. sempre achei o palio geração 1 horrivel.frente e traseira muito feia.o geração 2 melhorou e muito na frente mas a traseira continuou feia.geração 3 realmente foi o melhor.mudou em tudo e ficou lindo.o geração 4 tem uma traseira totalmente feminina o que o faz um modelo muito pouco atraente.tenho um tempra 16v 1999 que nao vendo por nada e nao troco por palio nenhum.abraço

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