Camaro abandonado em porto: dono não pode pagar novo IPI

Photo_022609_002

Nesta última sexta-feira (16), começou a valeu a medida que elevou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de carros importados em 30%. E pegou algumas pessoas que faziam a importação de um veículo, como o administrador Gustavo, da cidade de Dracena (SP).

Ele investiu todas as suas economias para trazer, dos EUA, um Chevrolet Camaro, que agora ficará abandonado no porto por ele não ter os R$ 25.000 extras que o governo pede de imposto para legalizá-lo…

"Já tinha vendido até minha moto e meus dois carros para conseguir juntar os R$ 172 mil do valor original do esportivo. Agora não tenho mais de onde tirar”. "Na semana passada, oito carros de clientes meus desembarcaram um dia antes do anúncio do governo e, por isso, precisarão pagar o IPI maior, injustamente. A nova alíquota deveria valer somente para os carros que fossem comprados a partir da data do decreto", revela o consultor de importação Ronaldo dos Santos.

Vale lembrar que, do pedido na concessionária estrangeira até a vinda do carro de navio, são pelo menos quatro meses de espera. Esse processo inclui ainda a espera pela análise do governo à importação. Advogados afirmam que todas as pessoas que importaram veículo como pessoa física podem entrar na Justiça pedindo a anulação do imposto. Mas, na prática…
Fonte: Folha

33 comentários:

  1. Tá ai mais uma prova que o governo brasileiro acaba com o sonhos de muitos, Vergonha de Ser "Braçileiro!"

    ResponderExcluir
  2. república das bananas é uma vergonha mesmo... os politiqueiros mentem dizendo que querem beneficiar a indústria instalada localmente mas continuam metendo a facada com impostos abusivos... e ainda arrumam mais uma boquinha de onde roubar mais...

    ResponderExcluir
  3. o pior de tudo as carroças daqui só vão piorar e ficar mais caro, teremos que aguentar o Mile dos anos 90 por um bom tempo!

    ResponderExcluir
  4. O pior é que realmente estão protegendo a indústria aqui instalada (ou pelo menos parte dela, pois quem monta por CKD acaba sendo considerado como importador), mas a forma como estão fazendo é de um protecionismo exagerado. Se bem que esta medida provavelmente tem mais a ver com alguma tentativa de mexer na balança comercial (pois sufocará a importação, sem comprometer grandemente a exportação), e de forçar as chinesas a virem de fato para o Brasil (ao invés de ficarem só na promessa), cortando a festa deles justo agora que os carros deles estavam "pegando" no mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. será que vamos voltar ao tempo de carcaças de fibra com motor de kombi?

    ResponderExcluir
  6. tá ai votaram na dona dilma dentuçona duchefe,ela quis chutar os importados do país,agora temos q engulir,vamos viver de mulas......ainda bem q ñ voto no 13

    ResponderExcluir
  7. o ministro manteiga derretida tá gozando do povo com nossos dinheiros andando de limosine com caviar,champanhe e cheio de gostosas,ele,temer,delúbio
    o mercadante,sarney,o calheiros tudo essa corja de paunucús.....

    ResponderExcluir
  8. deixando a politica de lado...

    na minha cabeça, um cara p/ comprar um veiculo de 172,000 pilas teria q ter dinheiro sobrando..ou estou errado?

    o camarada vendeu até as cuecas p/ juntar a grana, será q vai ter grana p/ manter um carro desses? nao é só o imposto q é um absurdo...tudo de um carro q custa esse preço é extremamente caro.

    sei lá, cada um pensa de uma maneira, mas nao acho esse sujeito mto diferente dos manolos q dividem um "popular", q se der mole nem as portas sao de serie, em 80X só p/ dizer q estao de carro 0km, mas q 2 meses depois nem grana p/ abastecer tem.

    bom, mas essa é só a minha opiniao.

    ResponderExcluir
  9. só p/ deixar claro, nao estou defendendo esse governo de merda...nunca votei no Lula, nao votei nessa Sra q está lá agora e detesto esses 2 pagando de trabalhadores, de pessoas do "povo"...p/ mim é uma demagogia dos infernos e nao passam de uma cambada de FDPs.

    ResponderExcluir
  10. Quando tiver que trocar os pneus do camaro, o cara pelo jeito iria botar uns pneus Xing Lings...

    É obvio que eu não acho certo o fato do governo tá cobrando esse IPI absurdo sobre os importados, mas o cara que compra um camaro ficar reclamando por 25 mil reais a mais é meio irônico. Financia os 25 mil ora porra, junta com o que ia financiar já, enfim.

    Camaro no States, um SS é 30 mil Dolares, um absurdo o que pagamos aqui...

    Porsche 911 S 2007 dá pra achar por 37 mil dolares. enfim... o nosso país é uma coisa que, infelizmente, jamais vai mudar.

    ResponderExcluir
  11. Os portos do Brasil vão virar salao do automovel, pois o que vai ter de carro importado parado por lá

    ResponderExcluir
  12. O cara não tem dinheiro e quer pagar de fodão? Se Fuuuuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  13. Brasil .... um país de "tolos"

    Parabéns a nossos governantes ...

    ResponderExcluir
  14. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

    será que vamos voltar ao tempo de carcaças de fibra com motor de kombi?
    ------------------------
    Pelo jeito, sim. Depois reclamam por aí que o Brasil está cheio de carroças rodando, com parachoque amarrado com arame, cheios de gambiarra e massa plástica. Mas quem consegue comprar manter carro zero nesse país? Tudo é muito caro!

    ResponderExcluir
  15. maqputaria... xau carros d e verdade...agora é aguentar as carroças daki!!!!
    ou podemos eleger o collor denovo kkkk

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkk é triste a notícia mais eu ri. Claro que foi um imprevisto, mas bem que o cara devia ter uma graninha guardada pra usar caso ocorrece algo.

    ResponderExcluir
  17. Daqui a algum tempo (e não vai demorar) o MILLE, GOL, CELTA, KA vão virar sonhos inacessíveis à pobres mortais, uma vez que nossa presidenta: Dentuça do Chefe quer transformar o BRAÇIL em uma republica comunista, onde o pruduto de fora não tem vez, e o produto defasado fabricado aqui, vai custar valores astronômicos. Sei que vai parecer um discurso meio "anarquia corporation" mas podemos e devemos usar o meio de comunicação massiva que temos em mãos para protestar. Se a idéia do governo é tornar o produto nacional mais atrativo em bista ao importado, porque não reduzir a carga do nacional, porque não equivaler o nível de equipamentos e qualidade sem cobrar a mais por isso.
    Este aumento de impostos sobre os importados é um protecionismo tão, mas, tão fuleiro que os "novissimos" FIAT importados do México, não foram afetados (sim, eu sei que é porque tem fábrica no Brasil), mas, não se pode ter dois pesos e duas medidas.
    Não é minha intensão defender aqui uma ou outra legenda política, estou defendendo aqui o direito de pagar-mos apenas o justo pelo carro MEDIOCRE que é empurrado a preço de ouro aqui.
    A idade média da frota brasileira é de 9,4 anos e este número só faz aumentar ano após ano, sendo assim, um dos fatores responsáveis pelo alto indice de acidentes nos grandes centros e estradas brasileiras.

    ResponderExcluir
  18. A causa dos acidentes não é a frota velha, que aliás "rejuveneceu" muito.
    Concordo que o governo pisou na bola, mas se o cara não tem 25 mil pra pagar imposto é porque não tem $$ pra bancar o custo. Se fufu...

    ResponderExcluir
  19. Ja eu creio que o problema real não seja o dinheiro extra, porque o cara ate pode ter os 25mil sim, mas dai a aceitar pagar isso eh outra historia!!! Eu preferia passar como se não tivesse dinheiro pra pagar e conseguir passar por mais esse absurdo q eh esse imposto! Mesmo se eu tivesse dinheiro eu ia brigar muito!!!

    ResponderExcluir
  20. Procure um bom advogado, ele ingressará com as medidas cabíveis.

    ResponderExcluir
  21. o imposto deve ser pago na entrada do produto no país... isto é ao passar da alfandega ou sair do porto seco. O fato do negocio ter sido realizado antes do decreto não muda a aplicação da aliquota já que o fato gerador somente ocorreu após o aumento da aliquota. Ou seja, tem que pagar e não tem o que chorar. Pode esperniar, mas não tem porque reduzir a aliquota para ele.
    Agora se a aliquota é boa ou ruim é outro assunto... como os confrades disseram, quem vota mal aguenta...

    ResponderExcluir
  22. É inconstitucional! Nenhuma Lei retroage nesse país! Ou seja, só valeria a partir da data da sanção do decreto e publicação no Diário Oficial.

    A idéia era pegar os chineses, mas até a JAC motors já tava prevenida e nacionalizou mais de 60% do carro!

    Enquanto isso, os CARROS DE VERDADE que poderíamos ter, estão ainda mais caros.

    É, galera... Tá foda. O jeito é andar de 1.0 cheio de prástico. Bota umas orbital e vê no que dá...

    ResponderExcluir
  23. Aviso aos TUCANOS de plantão no BA: Isso não tem nada a ver com PT, Lula ou Dilma. isso é CONJUNTURA. Expansão chinesa e prevenção às demissões que já estão acontecendo nas fábricas do Brasil. É questão de evitar desemprego e crise!

    Não esqueçam que foi o partido de vocês que, em plenos anos de 1994, fecharam as indústrias montadoras nacionais, se arreganharam pros gringos e pior, voltaram a fabricar o FUSCA!!!!

    Essa vocês vão ter que engolir.

    ResponderExcluir
  24. O Fish e o Israel estão certos, primeiro porque o cara não precisava importar um Camaro, pois a própria GM já o importa e vende por aqui e tem mais essa que eles falaram, se o cara paga quase duzentos mil chinelos para importar um Camaro, supõe-se que o cara tem dinheiro e se ele não tem a grana pra pagar o imposto ele não é diferente do manolo que se enforca com 72 prestações sem ter como pagar e nem como manter o carro que comprou e se o imposto elevou depois que ele já o pagou com a aliquota anterior, ele pode entrar na justiça para exigir os seus direitos.

    ResponderExcluir
  25. E está certo o governo de elevar os impostos para os chineses, pois isso os forçará a produzi-los aqui e se adequar as nossas regras de segurança e não as regras chinesas onde até carrinho de papel passa no crash-test deles.

    ResponderExcluir
  26. Henrique disse...

    Só tem otario
    vota errado e se fode

    21 de setembro de 2011 13:36

    na verdade quem vota errado geralmente mal tem condições de ter uma porra de um prisma, mas no fim das contas acabam fodendo geral...
    _________________________________

    Pardo disse...

    E está certo o governo de elevar os impostos para os chineses, pois isso os forçará a produzi-los aqui e se adequar as nossas regras de segurança e não as regras chinesas onde até carrinho de papel passa no crash-test deles.

    22 de setembro de 2011 22:25

    desde quando a república das bananas tem regras de crash-test? e não está certo o governo em fazer essa palhaçada, sendo que no fim das contas o dinheiro vai acabar sendo usado com mordomias em brasília e compra de votos pelo bolsa-esmola... se o interesse era preservar empregos localmente seria mais lógico aliviar parte dessa carga tributária obscena, e eventualmente até novos postos de trabalho poderiam ser criados em função da demanda maior por veículos nacionais, mas a verdade é que os burocratas não querem perder a boquinha, isso sim...

    ResponderExcluir
  27. E por que o bonitão não foi na concessionária comprar um? Quis dar uma de gostoso dançou, agora vem culpar o governo que quer proteger o Brasil, ê povo, e o mais engraçado é que todo muindo que tá xingando o governo jamais comprariam um carro chinês porque eles mesmos falam que é mal acabado, estraga fácil, quebra rápido...

    ResponderExcluir
  28. Quer dizer que se o Camaro dele tivesse algum tipo de batidinha ou desse defeito ele estava na merda !

    Que garoto esperto este cara hein ? gastou 172 mill para comprar, andou 4 meses a pé, e agora não vai ter o carro porque não consegue mais 25mil!

    Boa sorte ae, torça para o satélite que vai cair nessa sexta caia em cima dele para você receber o seguro.

    ResponderExcluir
  29. Tinha me esquecido do Camaro,agora que tava ficando bom...que dó!

    ResponderExcluir
  30. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

    Pardo disse...

    E está certo o governo de elevar os impostos para os chineses, pois isso os forçará a produzi-los aqui e se adequar as nossas regras de segurança e não as regras chinesas onde até carrinho de papel passa no crash-test deles.

    22 de setembro de 2011 22:25

    desde quando a república das bananas tem regras de crash-test? e não está certo o governo em fazer essa palhaçada, sendo que no fim das contas o dinheiro vai acabar sendo usado com mordomias em brasília e compra de votos pelo bolsa-esmola... se o interesse era preservar empregos localmente seria mais lógico aliviar parte dessa carga tributária obscena, e eventualmente até novos postos de trabalho poderiam ser criados em função da demanda maior por veículos nacionais, mas a verdade é que os burocratas não querem perder a boquinha, isso sim...



    Colega, assista a esse video.

    http://www.youtube.com/watch?v=oxMOgMTdmLs


    Agora assista a um crash test de um carro "xing ling"

    http://www.youtube.com/watch?v=Ty2klA5tlpI&feature=related


    Preciso falar mais alguma coisa???

    ResponderExcluir
  31. O governo extorquindo de um e lado e o cara torrando todas as economias do outro só para ostentar um carrão na garagem: empate técnico!!! O cara quer ter um carro de 172 mil e pelo jeito não ia ter grana nem pro seguro. É a velha história: come mortadela e arrota peru...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.