Verdades sobre o Volkswagen Gol

gol-fora
Este é o modo correto de se dirigir um Gol

"Você quis dizer: Grande Ônibus Lotado"
Google sobre VW Gol

“Isso é plágio! Nós fizemos as Verdades do Gol em 2008!”
Volkswagen sobre Bizarrices Automotivas

“Avisem-me se houver alguma verdade naquilo...”
Eu sobre Verdades da Volkswagen

“É Gooooool, do Brasil!”
Tiozinho sem graça sobre VW Gol

“Não gosto desse carro...”
Gisele Bündchen sobre VW Gol

“Nem eu”
Sylvester Stallone sobre VW Gol

“Nem eu”
Arnold Schwarzenegger sobre VW Gol

“Muito menos eu”
Chuck Norris sobre VW Gol

“É nÓIs dI APZauM, tÁh liGADo?”
Marginal sobre VW Gol

"Não é você dando a descarga. É alguém ligando o motor do Gol." 
Verdade N° 9324 sobre Gol

"Gol não capota. É ele que leva a estrada no bagageiro do teto."
Verdade N° 21987513 sobre Gol

"Novo Gol. Frágil como nunca. Ruim como sempre."
Campanha publicitária sobre Gol G5

"Foi o cão quem botô pa nois andá."
Jeremias sobre Gol

“O Gol acomoda muito bem os baixinhos da Xuxa na traseira...”
Revista Quatro Rodas sobre VW Gol GL

“Antes eu era feio... Agora eu tenho um Gooool...”
Estudante sobre VW Gol

“Soca a mão na buzina p*rra!!”
Vileira para motorista de VW Gol AP, durante congestionamento

"Dou benga no teu Fusion de vovô sem tirar da segunda marcha!"
APzeiro sobre Bizarrices Automotivas

"A vida é um eterno racha, onde a linha de chegada é o próximo semáforo"
Filosofia de vida de APzeiro

"Nesta merda não vai subir ninguém para o morro!!!"
Capitão Nascimento sobre a viatura Gol que se preparava para subir o morro

“É uma bilada, Bino!”
Pedro alertando Bino, que queria comprar um Gol

“O meu Gol 1 10 100 110 1000000 10000... Desisto!!!”
Carla Perez tentando escrever 1000 em sua carta reclamando do seu Gol 1000 para a concessionária

“Meu objetivo é montar nele o som mais forte do mundo”
Seu vizinho sobre VW Gol

“VHT é para FDP”
APzeiro sobre VW Gol G5

“Esse carro não me agradou em nada”
Ayrton Senna sobre VW Gol LS

“- Quero trocar de carro. Que modelo vocês me voltam em troca do meu Gol?
- Hoje é seu dia de sorte. Nós achamos este Lada Samara, possui até calotas Orbital”
Conversa na revendedora sobre VW Gol 1993

“Meu carro é o 1.0 mais potente do mundo!!”
Dono de VW Gol Turbo

“Fiquei muito feliz, agora eu tenho um Gol 1000 e posso aposentar o meu Fiat 147!”
Romário sobre VW Gol 1000

“Acidente entre carro e patinete deixa nove mortos, todos dentro do carro”
Folha de S. Paulo sobre acidente entre VW Gol e patinete

“- O seguro fica em quatro mil reais e meu Gol AP turbinado está avaliado em 20 mil?
- Não, é o contrário”
Conversa na seguradora sobre VW Gol AP 1.8 1992


AAS
Bóris Casoy sobre VW Gol Vintage

www-myride-com-br_-05-01-2009-_00002

Volkswagen Gol é o produto descartável carro mais vendido do Brasil. O nome foi sugerido pelo espião Nehemias Vassão, uma espécie de vingança por quase ter tomado um tiro ao flagrar a Brasilia. Desde 1980 é produzido; no começo não fez sucesso, mas foi deslanchando com novos motores e versões até assumir a liderança em vendas a partir de 1987. Foi o primeiro carro do Brasil a ter injeção eletrônica e motor Fresquifúel. Resumindo, quem tem um Gol defende seu carro como uma mãe defende um filho da puta – e quem não tem, não faz questão de ter.

blogdofu2010422028229
Até hoje tem pais sacanas que aprontam uma dessa com seus filhos recém-habilitados

VW-Gol-LS81-04

O primeiro Gol nada mais era do que um caixote de verduras sobre rodas, embora o design lembrasse bastante seus primos europeus Golf e Polo MK1. Era tão arrojado que inspirou Fiat Uno e Lada Laika. Mas a VW ficou com preguiça e utilizou o painel da Variant II e o mesmo motor 1300 do Fusca, que com incríveis 42 cv garantia rápidas acelerações (0 a 100 km/h em mais de 30 segundos e máxima de 130 km/h, de acordo com testes da época).

Devido ao barulho insuportável, este Gol é apelidado de "Batedeira" (ou também "Chaleira"). Aliás, o estepe ficava no compartimento do motor, que era movido a gasolina em tempos de Pró-Álcool... O resultado foi um Fuscagou, pois a VW nem ao menos investiu em publicidade... A partir de 2010 o Batedeira foi altamente valorizado, pois atingiu idade suficiente pra ganhar placa preta.

gol1983

Em 1981 a VW colocou o motor 1600 (ainda a ar) no Gol, garantindo desempenho decente. No ano de 1982 surgiu o primeiro Gol Copa, com acessórios exclusivo em homenagem à Copa do Mundo daquele ano, na Espanha. Em 1984 ele ganhava leves retoques, perdendo o cromado dos para-choques, e no mesmo ano viria o Gol GT 1.8, motor diretamente transplantado do Santana, mas declarado com 99 cavalos. Para 1985, o LS ganhava frente da Parati e motor refrigerado a água, enquanto o BX continuava com a cara velha. E com pobreza de dar pena, nem luz de ré tinha.

golgt

Para 1986 o GT vinha com aquele montão de farol tentando imitar o Escort XR3, e os motores eram novos (AP-1800 e AP 600 = Altas Putarias). E em 1987 vinha uma reestilização, bem leve (com lanternões que não tinham nem metade de sua área iluminadas), além do modelo GTS. Suspeita-se de que seu motor teria algo entre 110 cavalos, e não os 99 declarados. Em 1988 veio um painel novo, adaptado do Santana básico (é, na época as mudanças não faziam muito sentido, só depois do exterior mudar, a parte de dentro era alterada...).

gol-gti-89-1g

No salão de 1988 era apresentado o Gol GTi, que inaugurava a era da injeção eletrônica, colocada no motor AP-2000 oriundo do Santana. O motor rendia 120 cv, ironicamente a mesma potência do atual Santana Jetta. Para arrematar, a “metade inferior” do GTi era cinza. Em 1991 a geração quadrada ganhou sua última reestilização, chamada de "Chinesinho", com grade e faróis mais estreitos; a partir deste ano, GTS e GTi ganhavam as rodas do carro-conceito Orbit de 1986, as famosas Acapulco. Para 1993 chegava o Gol 1000 (você deve se recordar do adesivo tosco que ele tinha...), cilindrada inaugurada pelo Mille.

vw-gol-gl-1996

A segunda geração (acima) foi lançada no final de 1994, meses depois do Corsa Wind, que estava surpreendendo no mercado. O Gol "bolinha" era bem mais espaçoso que o anterior, transpirava modernidade. Não tardou para o novo GTI chegar, com motor 2.0 8v de 109 cv. Aliás, a sigla indica Grande Tolo e Indigente, e não Gran Turismo International como pensam alguns. Em 1996 chegou o pika das galáxias, o GTI 16v, com seu motor importado de 141 cv, facilmente reconhecível pelo calombo que possui no capô imitando o Mitsubishi Eclipse. Com aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 10s e máxima de 203 km/h, na época ele era sonho de consumo de 11 em cada 10 brasileiros.

versao1774_2_2

Em 1997 a segunda geração ganhou motor 1.0 16v (Plus) e opção de quatro portas. As versões top de linha na época custavam quase tanto quanto um Golf. Em 1999 o modelo Bolinha ganhou uma reestilização profunda, e passou a ser chamado “Geração III”, até hoje lembrado por alguns (inclusive eu) como a melhor geração já produzida do Gol, mas o Bolinha permanecia como Special.

Gol G3 Tuning

O painel ficou parecido com o do então novo Golf e era o típico "bonitinho mas ordinário": era bonito, mas tão resistente quanto uma casca de ovo. Hoje é difícil encontrar um Gol G3 que não esteja com o acabamento todo fodido. Em 2000 o mítico GTI, que no modelo G3 era terrivelmente discreto e sem graça visualmente, saiu de linha enquanto chegava o modelo 1.0 Turbo, que hoje está na marginalidade e nos ferros-velhos.

gol-turbo-1g

Em 2002 chegava a “fase II” da Geração III, com destaque para os parachoques redesenhados, novas rodas e... só, ainda queria mais? No ano seguinte, a Volquis Váguen faria o maior barulho por conta do lançamento do primeiro carro Fresquifúel do Brasil, que acabou por se tornar uma infeliz exigência do mercado, tal qual a ditadura do preto-prata.

volkwagen-gol-g3-2003

Em 2005 chegou o Gol G4, – a pior “geração” de todas, e que infelizmente ainda está em produção. A reestilização causou polêmica, com sua frente, traseira e painel "modernizados". O acabamento não era mais tão frágil quanto o do G3 e o painel foi recuado para "arejar" a cabine, mas mesmo assim foi bastante criticado por seu aspecto rústico e de extrema pobreza.

gol-g4-tunado-620x409
Muito sparrante…

Enfim, em 2008, o Gol G5 (na verdade, é a terceira geração) era apresentado, após um suspense danado. Apesar de toda a modernidade, era muito comum haver “estouros” do motor VHT, estalo no pedal do freio, barulhos no painel e acabamento do carro ruidoso. Sem contar que os faróis queimam após dois dias de uso, quando não pegam fogo. Esses problemas frustaram quem buscava um popular moderno e resistente e renderam infinitos recalls ao Gol, que deverá passar por uma reestilização no primeiro semestre de 2012, ganhando a cara padrão de Fox, que já enjoou faz tempo.

GoLG5R-Line3
Gol como sempre.

Motores

Um cavalo: propulsor do Gol nos seus primórdios, era econômico, mas podia te deixar na mão.

gol-1000-941

1000: É o motor utilizado no Bugatti Veyron, com o acréscimo de mais 1 pangaré [troll].

Na real, esse motorzinho de dentista surgiu em 1993, uma moda desgraçada inaugurada pelo Uno Milho. Era o motor CHT, derivado dos tempos da Autolatrina, denominado pela VW de AE (Artefato Explosivo), com cinquentinha cavalos mancos. Em 1997 o CHT deu lugar ao motorzinho 1.0 AT (Alta Tensão), que inclusive ganhou versão 16 válvulas. Por fim, esta tranqueira recebeu os atuais EA-111 (ruído by Eletronic Arts, depois evoluído para VHT – Você Haverá de Trocar), que vivem dando problemas a alguns pobres donos que se enfiaram num financiamento de 84x pra ter um carro 0km.

FOTO

1300: A podridão que movia os primeiros Gol, com miseráveis 42 pangarés, retirado diretamente do Fusca. Chegava a ser mais lento do que uma Kombi. Sem dúvida era o pior do pior do mundo em ser um motor de Gol!

Volkswagen-Gol-Confortline-Tun-200909260117506

1.6: Esse motor surgiu em 1981, como ainda refrigerado a ar, com 51 cv. Depois veio o MD-270 a água, oriundo do Passat e em seguida chegou o crássico AP-600. Na época da Autolatina, o CHT 1.6 também equipou o Gol. O G5 usa aquela tranqueira de VHT de hoje, com apenas 104 cavalinhos.

gol g3 tuning salvador ba brasil__5C3640_1

1.8: Outro AP que faz a alegria dos manos que não tinham as versões mais exclusivas do Gol (GTI, TSi e GLS) mas também queriam um desempenho esperto. Depois este motor passou por uma série de alterações e virou EA-811, o famoso 1.8 20v que equipou Golf GTI, Passat, Audi A3, A4 e TT. Resistiu até pouco tempo e foi enterrado com a chegada da quinta geração do Gol (2008).

vw-gol-gti-02
"Sonho meu..." (8)

2.0: O motor mais venerado entre os Golzeiros e que estará de volta no novo Gol GTI. O primeiro Gol 2.0, o GTi tinha 120 cv e chegou ao ápice no 16v, com 145,5 cavalos. Na geração bolinha, além do GTI, este motor também equipava as versões GLS e TSI. No G3, última geração a utilizar motor 2.0, no começo não havia versões definidas, só opcionais, ou seja, havia modelos 2.0 tão pelados quanto um 1.0.

Versões
mini-gol-beto-carreiro-640x480
Mini-Gol: bem que poderiam fabricar em série…

AVISO: O editor deste segmento desmaiou, o que também pode acontecer com você.


65802104_1-Imagens-de-gol-ls-86-Ap-16-Alcool

L: Lixo, simplesmente. Ao menos era mais sofisticada que a versão “Básica”, sem nome.

LS: Em 1981 o modelo L ganhou o S – e mais porra nenhuma.

S: Renomeação da versão “Básica” para 1981.

BX: Denominação dos modelos refrigerados a ar, mantidos como opção de entrada numa versão simplificada ao extremo, depois da adoção do motor 1.6 MD-270 a água. Este lixo ficou em linha até 1986.

Gol_GT_03-1

GT: Modelo esportivo com o MD-270 1.8 do então recém-lançado Santana. Tinha vários detalhes esportivos, que deixavam o Gol bem mais atraente do que as outras versões.

3086192008_773e513223_o

GTS: Foi lançado logo após a primeira reestilização do Gol, em 1987, para substituir o GT. Tinha apenas o motor AP 1.8 a álcool e, das seis divisões das lanternas traseiras, ao menos cinco acendiam (contra três dos Gol “normais"...).

e94213e7c1df7b195154b15924d3c450-1-3-peaas-gol-gti-93
Disso eu já sabia…

GTi: O fodalhão do universo dos Golzera, o GTi (i minúsculo significava Injection) foi o primeiro carro com injeção eletrônica. A segunda geração ganhava opção de motor 2.0 8V e 16V, como o calombo no capô, para acomodar o cabeçote no motor. Hoje qualquer GTi/GTI bem conservado é extremamente cobiçado e vale uma nota.

1000: Modelo fraquinho lançado em 1993 com motor AE 1.0, com apenas 50 cv. Mesmo assim vendeu bem, por conta dos incentivos aos carros 1000. Foi feito até o fim de 1996, quando o Gol bolinha já completava dois anos de mercado.

Gol Rolling Stones

Rolling Stones: O Gol bolinha que registra as maiores velocidades máximas nos radares. A versão homenageava a banda que se apresentou no Maracanã (RJ) em 1995.

TSi: O Gol TSi tinha a suposta missão de suceder os antigos modelos GTS, porém tinha apenas alterações estéticas e o mesmo 1.8 dos outros modelos, que não alcançava velocidades altas e tinha péssima retomada de velocidade.

Atlanta: Goleta lançado em 1996, reverenciando as Olimpíadas, sediadas na cidade americana de Atlanta.

Plus: Foi a designação do modelo 1.0 bolinha acrescido de alguns itens de conveniência em relação à versão extremamente básica. Depois passou a indicar o modelo 1.0 16v.

Vw Gol CL

CL: Modelo básico com as motorizações 1.6 e 1.8.

CLi: Modelo lançado em 1995 com injeção eletrônica, que com motor 1.6 rendia 86 cv, potência que caiu, em 1996 para 81 cv devido ao catalizador.

GL: Gol intermediário com motor 1.6 e 1.8.

GLi: Mesma coisa do GL, mas com injeção eletrônica.

Volkswagen Gol 2.0 GLS (1998)

GLS: Versão 2.0 com acabamento mais focado para o luxo que para a esportividade, mas que não emplacou, pois era tão caro quanto um Golf GL 1.8. Por ser um modelo raro e muito mais bem equipado que a maioria dos Gol, também está se tornando colecionável.

Furgão: Versão trabalhadora oferecida na geração quadrada. Ele podia ser equipado com motor 1.6 ou 1.8 e atualmente só é utilizado por manolos que o adaptam pra arrancada, por já vir sem os bancos e vidros traseiros.

gol star

Star: Houve dois Gol Star: o primeiro foi lançado em 1989 com motor AP 1800 e alguns detalhes do GTS e GTi, mas baseado no CL mão-de-vaca… E o segundo de 1997, com motor 1.6 e visual esportivo, mas interior pobre.

Comfortline: Versão de acabamento mais sofisticado do G3.

Sportline: Versão de acabamento mais esportivo do G3.

img1687
BlackPower
Power: Lançado em 2002 pra designar o novo motor 1.0 16v de 76 cv, nos modelos G4 e G5 se tornou a denominação das versões top de linha do Gol.

vw-gol-1982-gol-copa-02

Copa: O primeiro, de 1982, era o mais legal de todos. Um dos itens lembrados ainda hoje era o pomo do câmbio igual ao Golf GTi alemão, que parceria uma bola. Também tinha rodas de liga leve e faróis de milha quadrados.

abre-Gol-Copa-1994

O segundo reverenciava a Copa dos EUA (1994), e vendido apenas na cor azul claro metálico. Era decepcionante, por conta das calotas e dos para-choques sem pintura.

01

O último Gol Copa foi lançado em 2006, limitado a 16.000 unidades (se é que pode-se chamar uma quantidade destas de limitada…), com a opção do fraco motor 1.0, ou 1.6. Ele tinha um aplique frontal em forma de V, sem pintura.

gol3
Gol geração III com pacote Estilo

Básico, Luxo, Conforto e Estilo: Os pacotes super imbecis que a VW lançou na geração III.

1.0 16v Turbo: Modelo que perdurou entre os anos 2000 e 2003, equipado com motor AT 1.0 16v turbinado, possuía visual discretamente diferenciado. Visual que foi reutilizado no modelo Power, destacando também aquela versão. O motor exigia óleo sintético, mas como era um Gol, os donos não tavam nem aí e tacavam óleo mineral mesmo, que é "marr baratu". Barato que saiu caro, pois logo o motor começava a fumar e o modelo ganhou fama de mico.

gol-highway-1

Highway: Possuia motor 1.0 16v de 76 cv, e tinha uma cor interessante, diferentemente do painel que podia acender todas as luzes, parecendo uma festa de Carnaval. Sua calota foi uma das mais copiadas.

image85

Fun: Quem não se lembra da máscara do farol pintada na cor do veículo? Além desse detalhe (estendido à Parati e Saveiro), o Fun vinha de série com direção hidráulica e aerofólio traseiro.

ladrao_preso_dirindo_carro_depenado_balde_sentado_600x400
Novo Gol Trend, barateado à custa de itens de série que viraram opcionais

Trend: Versão do Gol G3 que na época podia vir com acessórios exclusivos à escolha do dono e depois acabou virando modelo de série no G4. Atualmente é o modelo intermediário do Gol G5.

640_480_volkswagen-gol-1-0-g3-8v-plus-00-00-1
ÊTAPOWRRA!!!

Série Ouro: Modelo 1.0 16v lançado em 2000 para celebrar as Olimpíadas em Sydney. Tinha alguns detalhes para dar um ar mais esportivo e pintura dourada.

0,,31935026-EX,00

Sport: Modelo de 2002 que tinha motor 1.0 16v e remetia à Copa do Mundo de 2002. De série, não muita coisa: CD Player, faróis com duplo defletor e máscara negra, lanterna fumê e acelerador eletrônico E-Gás.

Honda City: Lançado em 2004, era um Gol GIII com painel do Bolinha, que apesar de ser pobre de dar dó, era mais resistente que a casca de ovo do G3. O motor era o EA111 1.0 8v.

volkswagen-gol-g2-1994-3

Special: Modelo “Bolinha” extremamente pobre que se manteve em produção após a chegada do Geração III. Não fosse a “racionalização da linha” que houve em 2005 com o lançamento do G4, o Special estaria em linha até hoje.

Special Extreme: Versão “personalizável” do lixo acima, com apelo "off-road".

golrallye

Rallye: Foi lançado na Geração 3, em 2004, com visual inspirado nos carros de rali, como o nome indicava. Vinha com suspensão mais alta e rodas brancas, que com o uso ficavam preta. Mas apesar do desempenho e do visual descolado, custava tanto quanto um Polo completo, sem deixar de ser um… Gol.

gol-rallye-2
Como çaporra chegou até aí sem desmontar?

O segundo Rallye, de 2007, mudou a direção e se inspirava no CrossFox, com visual parachoques sem pintura, faróis de milha redondos e interior diferenciado. Tinha um estilo bem interessante, mas padecia do mesmo mal do primeiro Rallye: era caro e continuava sendo um Gol, apertado e mal acabado.

vw-gol-rallye_2011

O Rallye foi relançado em 2010, desta vez seguindo o estilo de sua irmã Saveiro Cross. Ele continua caro, mas agora pelo menos é um modelo novo e dispõe de equipamentos de segurança, como airbags e ABS.

Tech: Modelo especial do G5, equipado com acessórios de fábrica.

gol-i-motion2_960_640

I-Motion: Lançado em 2009, com motor 1.6 e câmbio I-Mancotion. A VW estudava a vialibidade de instalar o câmbio de soluços robotizados no Gol 1.0, mas faltou torque para o coitado. Além do desconforto de ter que aliviar o acelerador durante as trocas de marcha pra não dar aquele tranco (pois é, o câmbio funciona por telepatia, você tem que adivinhar quando o robozinho vai passar a marcha), esse câmbio é altamente defeituoso, deixando muitos donos na mão.


Ecomotion: Atual vergonha da linha. É um Gol Geração 4 piorado (como se isso fosse possível…) ao máximo para render um consumo decente. O Ecomotion não possui apoios de cabeça nem como opcional, que dirá airbags e ABS. E o visor de economia de combustível é menor do que o de uma calculadora.

gol-copa-2010

Seleção: Edição especial de 2010 para os patriotários que torcem pelo Brasil na Copa do Mundo. Vergonhosamente, o motor desta coisa era o 1.0.

0,,39216708-FMM,00
“UAAAAU, tem uma guitarra no porta-malas. ¬¬ “

Vintage: Esculhambação que a VW fez para comemorar os 30 anos do Gol. Uma edição especial para colecionadores trouxas que, pelo preço de um carro médio muito melhor, traz espaço de carro pequeno, motor 1.6, acabamento pobre e uma guitarra no porta-malas, que na verdade vale bem mais que o próprio carro.

Donos

Multarollingstones
A prova de que o Gol Rolling Stones é o carro mais rápido do mundo

Quem tem um Gol gosta de contar histórias com vericidade igual aos causos de pescador sobre seu carro. Basicamente, a venda de Gol no Brasil se deve a estas pessoas, já que o resto da população não quer este carro nem de graça, exceto as pessoas que precisam se virar de Pop 100, OF-1722 ou bicicreta.

osama na veia
Gol não é marca, muito menos carro, sua vadia!!!111

Com cerca de 5 milhões de donos Braçil afora, encontramos diversos perfis de donos de Gol:

463% fizeram sacrifícios para comprar um Gol: deixou de comprar comida para o cachorro, calcinha nova para a mulher, atrasou a parcela do aluguel, passou a viver só de macarrão instantâneo e tubaína Del Rey e entrou no SPC por não pagar a conta de luz.
291% ganham o carro do marido ou do pai/mãe, ou seja, praticamente todo mundo que possui Gol novo não escolheu o carro e só anda para não constranger o familiar.
238% compram Gol G5 0km iludidas pela fama de resistência que a VW tinha nos tempos do Fusca.
237% tiveram problemas com o motor VHT 1.0.
171% são legítimos vileiros portadores de Oakley.
157% usam seu Gol APzão fuçadasso em rachas e arrancadas, legalizados ou não.
133% de um carro velho de entrada, dos quais:
  • 56% trouxe um Fusca, Brasilia ou Fox para dar entrada num Gol e pagar em 56 parcelas com juros ótimos (para o banco)
  • 44% deu sedans de tiozão como Del Rey, Premio ou Chevette e preferiram comprar um Gol que, apesar de ser bem mais lixo, passa melhor impressão à sociedade.
  • 25% teve que vender dois ou três carros para comprar um Gol 1.0 a vista
  • 8% vendeu velhos carrinhos de brinquedo para conseguir comprar um Gol
98% lotam o carro de som, muitas vezes excedendo o limite de capacidade de carga do Gol.
89% bateu no dia seguinte (alegria de pobre dura pouco…).
77% dos donos teve que trocar os faróis e os pneus após três dias.
69% transam dentro do carro pra não pagar motel.
52% falam mal de quem tem Celta, Palio, Ka e Uno.
44% andam de pneus carecas.
3% lavam o Gol.
1% teria condições de comprar outro carro.

Verdades
gol  g4 rebaixado da pm
Até a polícia se rende aos Gol AP rebaixados
  • O estepe do Gol à álcool não caberia no compartimento do motor, por conta do segundo carburador. Mas uma concessionária conseguiu, virando o estepe de cabeça para baixo! Wolfgang Sauer, então presidente da VW, xingou a família toda do mecânico que lhe informou isso...
  • Na época do lançamento do Gol GT (1984), dois jornalistas bateram unidades destinadas à imprensa. Não era só o esbanjamento de potência do forte 1.8: os freios eram ruins, mesmo.
  • Segundo o DataFoda-Se, 73% dos donos instalam logotipos da Audi em várias partes do veículo, inclusive nas maçanetas, nas janelas, no escapamento e entre os pedais.
  • O Gol prova que brasileiro não gosta de carro porra nenhuma, pois mesmo sendo tão ruim, vende pra caralho e é um dos mais fáceis de passar pra frente. Brasileiro gosta mesmo é de merda.
  • O Gol também é o carro mais amado pelos ladrões.
  • O Gol BX é tão lento, mas tão lento, que até os caminhoneiros pedem passagem!
Gol Tuning
Repare: lixo na calçada! Que gente mais mal-educada!
  • Ainda tem gente que diz que o Gol é barato… não passam de burros, por esse carro não vale nem um quinto do seu valor na loja.
  • O câmbio do Gol é igual ao de trator, limitado a 10 km/h por marcha.
  • Se você estiver quebrado, saiba que o Gol serve de pagamento na conta da maioria dos botecos do Brasil.
  • A maior diversão dos APzeiros é dar benga em carros importados... Na reta, pois na curva eles sempre acabam perdendo o controle.
  • O Gol GTi foi o primeiro caixote de feira realmente esportivo no Brasil.
  • 93% dos acidentes e infrações no Brasil são causados pelo Gol, na maioria brancos, com calota de Marea, calhas e placa do Rio de Janeiro.
  • Apesar de custar o mesmo que um chiclete do Paraguai, o carro tinha um valor de revenda altíssimo, você poderia trocá-lo por qualquer outra porcaria.
  • O Gol rachar no meio é tão certo quanto a morte.
  • A possibilidade de sobreviver a um acidente com um Gol é a mesma de alguém vencer Chuck Norris.
goldacon
E se for um Gol Dacon conversível, rachar ao meio fica muito mais certo!
  • O DETRAN de Santa Catarina que autuou o Gol Rolling Stones por andar a 4800 km/h suspendeu a multa, por que ninguém acreditou que um Gol chegasse a tanto. Poucos sabem, mas um incêndio tomou conta da pista.
tirinha gol
  • Arranhar a pintura do Gol dá Perda Total, pois com R$ 50,00, um clipe de papel e um elástico de dedo, você consegue fácil outro Gol, enquanto a funilaria ficaria em R$ 55,00
  • Se você vive em favelas, repare: num Gol sempre estarão no minimo cinco homens suados, se achando os fodalhões só por escutar rap.
imagensbd007-golGl94
“CAPOTA! CAPOTA! CAPOTA!”
  • O Gol CHT pode atingir a incrivel velocidade de 180 km/h (em queda livre, obviamente).
  • Todos os Need For Speed possuem como carro secreto o Gol Rolling Stones. Um dos poucos que conseguiu desbloquear o carro foi Ciro Bottini (que beleza!)
  • O Gol é tão complexo que com 1 barbante e 40 cm de arame farpado, você faz uma revisão geral.
fuuuuuuuu
É proibido chavear um Gol!!!
  • Você pode achar a manutenção do Gol barata, mas na verdade, são as peças que não valem nada.
  • A suspensão do Gol é a mesma dos carrinhos de controle remoto.
  • As versões pé-de-boi do Gol vinham com pedras revestidas de tecido no lugar dos bancos. O encosto de cabeça era um tejolo.
  • Na primeira página do manual do Gol está anexado a oração do Pai Nosso, e possui os números da assistências técnicas: 190, 192 e 193.
36448143
Kamikazeeee!!!!!
  • O Gol Vintage é a maior trollagem da Volkswagen no Brasil, cobrando mais de R$ 52.000 num carrinho 1.6 que como diferencial tem uma pintura que qualquer dono e alfissina consegue fazer, e uma guitarra que você pode encontrar em qualquer loja de instrumentos meia-boca. Ainda bem que só 30 grandes trouxas caíram na cilada.
  • Os manolos que colocam aquele xenon maldito de R$ 49,99 sempre ficam com a bateria arriada quando param a quinquilharia no semáforo. Aí tem que dar aquele tranco rápido ou recorrer a chupeta, ou até mesmo os dois ao mesmo tempo, fazendo uma chupeta para conseguir um tranco (se é que me entendem).
  • Eles precisam desligar o carro (??) no sinal vermelho, porque o pobre quis um carro 1.6 para se aparecer para as piriguetes, aí coloca R$ 5,00 de gasolina e tem que durar a semana toda.
  • É comum tirar as molas e fazer o carro bater em todos os buracos da favela até o carro rachar no meio (o que ocorre sempre).
  • Os vileiros adoram encher o carro de marmanjo e sair da favela pra dar uma volta nos centros, achando que de todos os carros da rua (Civics, Fusion, Sonatas, Jettas, Focus, Corollas, Volvos, Land Rovers, etc...), seu Gol 1.0 branco com parachoques pretos, socado, com orbitais 17" e tocando "Vem Pro Cabaré" no último volume é o que as garotas estão achando o mais foda.
golxunis1
Um dos maiores lixos que rodam pelo Brasil…
Propositalmente não incluímos uma foto de Gol sequer com Orbital; você há de concordar que ela está manjada! (ou não)

54 comentários:

  1. AAAHHHEEWWWWWYEEEAAAAaahhh uhauhauh xD

    Verdades sobre o GOL # 12288463:
    "O post 'Verdades sobre o Volkswagen Gol" é tão grande que ocupou a primeira página por completo do blog Bizarrices Automotivas" !!!!

    #Superou \o/

    Abs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  2. podem falar oque for .mais meu pai tem gol g4 ja rodou 130 mil,nao deu nenhum problema ate hoje ..e eu possu um 1996 e nao tem carro melhor,ja tive INFELIZMENTE um uno ...vendi porque era um lixo ,tive um 206 tambem .troquei no gol

    ResponderExcluir
  3. "O Gol prova que brasileiro não gosta de carro porra nenhuma, pois mesmo sendo tão ruim, vende pra caralho e é um dos mais fáceis de passar pra frente. Brasileiro gosta mesmo é de merda."
    KKKKKK... essa foi a melhor!!!
    E se esse carro - quer dizer, meio de transporte - fosse incluido no IPI de 30%, ainda assim seria o mais vendido.

    ResponderExcluir
  4. "93% dos acidentes e infrações no Brasil são causados pelo Gol, na maioria brancos, com calota de Marea, calhas e placa do Rio de Janeiro."
    Sou do Rio mas... É pura verdade!

    ResponderExcluir
  5. Puxa, até que enfim uma postagem da série verdades, ja tava com saudades de dar boas risadas!
    E pra recomeçar logo as verdades do Gol, puts, era justo a que falatava, ahuahauhauuahuh, mto boa!
    Parabéns ao Editor!
    E ae Lucas, pior que já me envolvi em um acidente com um gol quadrado, branco com calotinhas nesse naipe ai mesmo! TensoOoO

    ResponderExcluir
  6. AAAHHHEEWWWWWYEEEAAAAaahhh uhauhauh xD [2]
    infelizmente a grande maioria do povo compra essa porcaria, A VWB pensa que todo mundo é trouxa....

    ResponderExcluir
  7. Uma pagina intera heim.

    Eu teria um, se fosse GTI 16v, tanto G2 quanto G3, e uma coisa é verdade, o melhor é o G3 sem duvida.

    GTI g3 kkkkk pika das galaxias..., mais potente e mais bem acertado de todas as Golzeras kkk

    ResponderExcluir
  8. O gol faz parte da minha história:

    - o primeiro gol foi um Gol Copa 82 comprado usado em 1986;
    - depois meu pai comprou em 1988 um gol CL com motor 1.6 a aĺcool. ça porra corria muito. Quando fiz 18, peguei ele para mim;
    - Em 1997 outro gol, agora o bolinha 1.0. Gostava muito desse carro até que um caminhão me juntouquando eu estava parado em um semaforo;
    - Em 2000 a empresa comprou um Special (foi o mais pobre de todos). O motor que era bom e econômico.
    - Em 2006 a empresa trocou por um maldito G4 com motor beberrão flex 1.6.
    - Agora em 2010 estamos com um G5 que 1.0 completo que estamos achando muito bom.

    ResponderExcluir
  9. o pai de 1 amigo meu, que é argentino, trocou 1 gol bola a diesel (motor 1.6 de 50cv) por 1 ford ka 1.0 flex...

    ResponderExcluir
  10. é, tava faltando esse post mesmo... mas sei lá, praticamente por toda minha vida andei numa Parati CL 1.6 1988... era simples, mas foi um dos melhores carros que já andei... não é a toa que VW tinha fama de durabilidade... meu pai só teve VW na sua vida e até hoje não reclama de nada! gosto demais desses carros e dos seus motores AP, muito bons e duráveis!

    Ri muito, pois também já tranquei a mesma Parati com a chave dentro quando tinha uns 7 anos AHUAHAUH...

    quanto ao Gol BX,o "batedeira" era sim lento e barulhento pois tinha a motorização do fusca... mas eram os carros da VW que tinham disponíveis na época... resistentes e confiáveis! e não "lixos" como o autor do post os denomina.
    (antigomobilista mode on)...

    abraços, Matheus Utzig

    ResponderExcluir
  11. esse post tava faltando mesmo!
    Apesar de eu gostar muito do gol a maioria das verdades sao mesmo!kkk
    muito bom!

    ResponderExcluir
  12. bom,eu gosto sim do gol,meu pai tem um,um gol 1986 PLUS,acho um carro mto conservado pelo ano,pois tem uns gols q tão tudo fudido,gosto do vw gol,mais tem umas coisas ai que são verdade.

    ResponderExcluir
  13. gosto dos gol GT,GTS e GTi,o resto pode por fogo em tudo!

    _________________________

    verdade n°87854651258568425473267263895296 sobre o gol : dono de gol é tão sem noção que chegam a pedir mais de 30 mil nas suas quadraderas : http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-202009666-gol-gts-18-_JM ou http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-202503211-volksvagen-gol-gti-2000-_JM

    ResponderExcluir
  14. Ocupou a Pagina Inteira ! Fato Inedito !
    Mas, o Gol é um bom carro, antes da versão G4 é lógico. Mais quem ai num queria um Gol GTi G6 1.4 TFSi com base na Saveiro Rocket?
    Á, e o motor do Gol GT é o AP -800 e não MD 270 1.8, esse motor apelidado de "torquinho" só saiu 1.5 e 1.6.

    ResponderExcluir
  15. KKKKKKKKKKKKKKKKK!
    ATUALMENTE TENHO 1 GOL GTI 1995 AFUDEROSO!
    FAZ - DE 1 MÊS Q TO COM ELE!
    PENA Q QUANDO COMREI JÁ TAVA SEM O JOGO D RODAS ORIGINAIS!
    KKKKKKK
    NO LUGAR VIERAM SUPER AFUDEROAS ORBITAIS ARO 14!
    O CARRO TÁ ESPARADÃOOOOOOOOOOOO..

    ResponderExcluir
  16. Nossa, esse deve ser um dos maiores posts da história do B.A.! O_o

    ResponderExcluir
  17. mt legal o post os apzeiros vão sentir orgulho desse krro.....

    ResponderExcluir
  18. KKKKKKKKK sou fã de Gol, meu pai tem um G4, mas admito que o post ficou muito foda! E a verdade número 150058962147854565897455 é que o Bugatti Veyron não passa de um Gol Rolling Stones disfarçado e mais caro. Eu faço parte dos 8% que vendeu um carrinho de brinquedo pra comprar o Gol, era um Corsa Wind basicão e agora é um Golzera G4 com ar, trava, alarme e o som roubaram (alegria de pobre dura pouco mesmo).

    ResponderExcluir
  19. Maior post ever!

    E o novo ainda é um absurdo de caro.

    ResponderExcluir
  20. Caramba, que post grande esse hein!
    Tô doido pra ver as verdades sobre a Kombi!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Gosto bastante do Gol, mas o post está CHEIO de verdades AUSHAUSHUAHS
    Minha mãe tem um Gol 1.0 16v 1997 e é um ótimo carro!!
    Ia ser engraçado verdades sobre Xsara, C4, ou Gran C4 PICASSO hahahah

    ResponderExcluir
  22. chavear o gol é foda uma noite toda o carro ficou n posto pq minha mãe chaveou hahaha ah e a primeira tirinha tem orbitera

    ResponderExcluir
  23. se tem um carro que eu gosto é o gol . gt , gti e gts = sonho de consumo

    ResponderExcluir
  24. Puts Abraão busca as originais que são zica

    ResponderExcluir
  25. kkkkkkkkkk ri demais!! b.a. voltando as origens!! (há quem reclame, mas essa serie verdades é a mais cômica!)
    eu gosto do golzeira ja tive dois: 1.0 16v turbo e 1.8 rallye g3.
    meu sonho de consumo sempre foi um pika das galáxias gti 2.0 16v (ri muito nessa parte!)
    que venham mais verdades!
    abçs!

    ResponderExcluir
  26. Pode falar o que quiser do Gol G4, mas foi o melhor 1.0 que minha mãe teve, o bicho subia ladeiras de 3ª marcha sem pedir arrego e na estrada dava 120 Km/h fácil, aliás minha mãe só o vendeu para comprar outro carro com direção hidráulica, já que o Golzão era pelado de fábrica e minha mãe tem problemas no ombro, ai pra fazer esforço para virar a direção é embaçado.

    ResponderExcluir
  27. Faltou falar da familia Gol, o Voyage, Parati e Saveiro.
    Meu pai teve um Gol bola, um dos ultimos, 1998 CL 1.6 Mi 4 portas, era um bom carro. Meu tio já teve um bola CLi 1.6 2 portas na época que era novo, e outro tio teve um bola 0km GLS 4 portas que nem esse da foto, só que era prata, era top.
    Hoje meu pai tem um Voyage Comfortiline 1.6 prata, um bom carro, mas preferia o Fox Sportline 1.6 anterior.

    ResponderExcluir
  28. Heiii não falem da "familia gol" ehehe brincando, muito bom o post dei varias risadas, ainda mais por ter vivido em Gols, Paratis e Voyages de todas decadas ehehe menos Chaleiras da vida que só gracas a deus ganhei uma carona uma vez! Tenho meu Voyagesinho e ta legal, ainda não me deu trabalho e ja rodou só comigo de Porto Alegre a Montevideo sem grilo! Concordo que o G3 era o melhor acertado, mas meu pai sonha mesmo com um GTi\GTS 1989 eheheh e eu continuo sonho do Dodge...

    ResponderExcluir
  29. Me corrija se estiver errado, mas, acredito que você esqueceu da versão "TITAN". Hoje mesmo vi um aqui em Goiânia...

    ResponderExcluir
  30. nem colocaram a foto do fuscagol(classico do B.A.) pra dar uma zuada..

    ResponderExcluir
  31. Pardo, subir de 3º marcha em ladeira eh foda hein?

    ResponderExcluir
  32. algguem leu tudo...rsrs
    tres coisas que vc pode ter certeza nessa vida vc vai morrer ser corno e vai ter um gol...........rsrs
    o fusucão do foturo!!!!

    ResponderExcluir
  33. Gol TSi 2.0 desse eu n vi...

    ResponderExcluir
  34. o quadrado 1000 cht do ivan eh maeh massa!!!
    nego junho do capeta!!!

    ResponderExcluir
  35. GTS: Foi lançado logo após a primeira reestilização do Gol, em 1987, para substituir o GT. Tinha apenas o motor AP 1.8 a álcool e, das seis divisões das lanternas traseiras, ao menos cinco acendiam (contra três dos Gol “normais"...).
    Tai uma coisa que já tinha reparado e achei que ra doidera minha... bom saber q não era um dono de GTi dorgado

    171% são legítimos vileiros portadores de Oakley.
    157% usam seu Gol APzão fuçadasso em rachas e arrancadas, legalizados ou não.

    Ae mano ce ta fudido sangue (racionais mcs vileiro apzeiro mode off)

    Hehehe giggante mas show de bola.
    O gol é uma merda, mas não a pior e mais fedidas delas. Pelo menos quem tem um desses ou um fusca nunca fica parado pois com um caradço vc já arruma ele na gambiarra.

    ResponderExcluir
  36. Israel disse...
    Pardo, subir de 3º marcha em ladeira eh foda hein?

    Pois é, parece inacreditável, mas o pior é que ele, assim como o meu Fusca 1300 que tive faziam isso, talvez não por causa da potência do motor e sim do torque.

    ResponderExcluir
  37. Maicon disse...

    O gol é uma merda, mas não a pior e mais fedidas delas. Pelo menos quem tem um desses ou um fusca nunca fica parado pois com um caradço vc já arruma ele na gambiarra.

    27 de setembro de 2011 21:03

    foi-se o tempo em que dava certo, hj as goletas novas vem com mta eletrônica complicada de mexer...

    ResponderExcluir
  38. Curto o gol. Carro parrudo, pelo menos os antigos. agora me expliquem por que o tal túnel racha? É como nos Escorts onde a longarina racha?
    ***********************************
    Sempre ouvi dizer que a melhor geração é a do bolinha (GII).
    ***********************************
    O que mata no gol são os donos. Nem falo dos manolos, mas a comunidade do gol quadrado no orkut é uma das piores do universo. Você posta uma coisa, uma simples dúvida que você que tirar e já vem um merda fedelho te limando por causa das malditas e excessivas "regras da comunidade". Já arranjei briga feia por causa disso.

    ResponderExcluir
  39. jopamacedo, o gol não racha a longarina, ele racha o túnel da transmissão, geralmente aparece uma trinca enorme embaixo do carro e ela vai subindo, em casos mais graves ela chega na coluna do para-brisa...


    -------------------------------------

    ATÉ QUE ENFIM AS VERDADES SOBRE O GOL!!!!

    eu sou provavelmente o cara que mais odeia o gol na face da terra... e antes que algum APzeiro de merda venha dizendo que eu odeio porque eu tomei benga de um... bem, eu tenho um Gol GTS vermelho ano 87 na minha garagem e o carro é uma B-O-S-T-A!!!!
    o volante é torto, a posição de dirigir é terrível, o cambio é terrível, o desempenho é terrível (ele arranca bem, mas é péssimo de final, qualquer carrinho meia-boca tem mais final que gol quadrado).. além de ter um negócio que eu odeio que é o tal do cambio longitudinal, que ocasiona perdas na transmissão da potencia pras rodas... posso ficar aqui até amanhã falando dos defeitos dele....

    eu só ando de gol pq no momento não tenho mais nada pra andar, bons tempos quando eu tinha meu Kadett preto e meu Escort prata... assim nem precisava lembrar que o gol existia...

    uma coisa que eu morro de vontade de fazer, é comprar um Gol GTi quadrado, e colocar um Fivetech turbo nele, só pra causar a revolta no coração dos APzeiros, além de bengá-los tb hehehe

    ResponderExcluir
  40. Mas essa longarina racha do nada, fácil? Por ex, se eu andar com o carro em estradas de terra?

    ResponderExcluir
  41. Os únicos Gols que eu teria:

    QUADRADO:GT,GTS,GTI,GL1.8
    G2:GLS2.0,GTI16V E Acima de 1.6 Completo.
    G3:TURBO,GTI16V E Acima de 1.6 Completo.
    G4:Talvez só o RALLYE.
    G5:1.6 IMOTION COMPLETO(E talvez a Rallye, se der uma bela abaixada no preço).

    O pior de tudo, é que teve boatos que seria ressuscitada a versão GTI, com motor 1.4 Turbo, mas infelizmente não aconteceu.

    ResponderExcluir
  42. 99% dos donos de gol são FRAmenguistas.. kkk

    ResponderExcluir
  43. kkkk com certeza o dono do blog quando completo os 18 e fez a cnh tinha em mente ganha um GOL do pai porem ao chega em casa estava lá sua linda POP 100 ops desculpa ou seria uma jog sinto muito awe! sem comenta o fato de ter pego a namorada dando pra outro a onde adivinhe? num GOL ai fico ressentido por isso e sem ter namorada por não ter um GOL fica ai escrevendo asneira!

    ResponderExcluir
  44. O Gol é um dos melhores carros do Brasil em termos de populares. Pra quem fala que o Ka, Uno, Fiesta , Palio é melhor que Gol, foda-se. Lixo é quem tá falando. Se gol fosse ruim não seria o carro mais vendido do Brasil.
    Já que tão falando que quem tem um " Gol quadrado " acha que está de Fusion, então bota pra andar um GTI com ele.... O "fordinho" vai comer poeira.

    Além disso ele não tem defeito que fala isso é um BOSTÃO QUE ANDA POR AI DE BUSÃO.

    Foda é ter um Gol na garagem já andei com o meu ano 88, 1.6 AP (MELHOR MOTOR QUE EXISTE) e colei o ponteiro em 205 KM/H.

    Quero ver é carro com mais de 20 anos de uso fazer isso. Esses carros de "Luxo" (PORCARIAS EM QUE SE PAGA MAIS CARO) só funcionam até acabar a garantia.

    Só acho que Gol é o melhor carro de todos os tempos, com liderança do "GOL QUADRADO" e se eu ficar falando das vantagens não termino hoje.COMPREM PRINCIPALMENTE SE FOR MOTOR AP.

    PARA OS TROXAS QUE FALARAM MAU VOCÊS AINDA VÃO VER UM GOL TE ULTRAPASSANDO, NÃO TENTEM PEGÁ-LO APENAS SE CONTENTEM QUE VOCÊS NÃO PODEM O QUE UM GOL FAZ!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. puts só tive carro velho passat 77 santana 85 4 porta de ladrão parati quadrada 85 até aparecer um GIII 16v bagaço fumando e pneu careca com prestação atrasada troquei na pati e assumi as prest fiquei feliz virei classe media mas tomo pau de celta 1.4 que vergonha que fiquein dei ele para mulher agora ando de busão e caminhão até poder comprar um ApeZão uhashhua verdade seja dita o GIII e GIIII é alegria da nova classe pobre media os parente admira

    ResponderExcluir
  46. Cara vc nao tem mais oq fazer ao invez de fikar escrevendo esse lixo uqe carro vc tem? uma bmw 540 um audi a6 ou ou tem esses lixo de stilo punto golf otario otario otario,tenho pena de vc sua ameba vai senta esse cu num mastro da bandeira

    ResponderExcluir
  47. Special'99 aqui! Dava pau em vários milzão antes desses motor "fréquisfuel". Agora anda bem e consome pouco. dá os 160km/h (o toal do velocimetro) na reta e se desacelerar, esquece da vida, pq até chegar denovo aos 16o vc ja chegou ao destino huahuahuahu
    Mas eu amo meu gol fuderoso com motor AT.

    Abraços, amei o post!

    ResponderExcluir
  48. o dia que vc tiver um carro de mais de 80 mil e levar um atropelo de um AP turbo a mais de 240 km/h,que custa uns 10 mil já montado turbo vc vai pensar duas vezes antes de falar mal de qualquer carro da VW , sem contar q quem criou essa matéria nem carro deve ter!!!

    ResponderExcluir
  49. Chama isso de verdade? lol esse cara só pod ser um emo revoltado que n ganho o carro que queria do papai, agora fika falando merda pra tentar superar :)
    alias tenho um gol 2011, perfeito alem de bonito é ótimo pra quem sabe usar:* suas ironias são sem graça !!!

    ResponderExcluir
  50. Oo o cara que escreve este blog tem um Rolls Royce com motorista, ou anda de buzão!

    ResponderExcluir
  51. nossa vei o gol foi e e o melhor carro de todos os tempos so fala mal do gol pq anda de busao alias e melhor um gol simples ou basico que ser troxa que nem vc que fala mal e andar de busao . vc e um lixo e eu falo com orgulho amo o gol especialmente o quadrado junta dinheiro compra um BMW e toma um pal de gol turbo a 200 por hora depois vem falar merda ta seu lixo. troxa

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.