Verdades sobre a Kia Besta

Kia-Besta
Kia Besta tunada pelo Ciro Bottini

"Abestááá-dô!"
Tititica sobre Kia Besta

"Vou enjambrar um motor diesel de Besta no meu carro..."
Daniel Girald sobre Kia Besta

"Meu ganha pão... Foda é aturar aquela pirralhada dos inferno!!"
"Tio" perueiro sobre Kia Besta

"Cof cof cof! Maldito motor diesel desregulado!!"
Você sobre Kia Besta que acabou de passar

Kia Besta/Pregio foi uma van importada para o Braçil a partir de 1993, e alcançou sucesso num mercado ainda carente de modelos de transporte mais refinados que a velha senhora (nem precisa dizer quem, não é verdade?). Seu nome não influenciou negativamente em sua carreira de transporte de pirralhinhos, que se encerrou em fins de 2005 por aqui.

A Kia havia lançado na década de 1970 a Best-A (melhor das vans classe A – nada a ver com o monovolume da Mercedes), mas juntaram tudo e formaram o nome que conhecemos. Os primeiros modelos importados, feios como o capeta, tinham espaço para dez pessoas e motor 2.2, trocados pelo 2.7 em 1994, com... 80 cavalos. O tempo de 0 a 100 km/h era de 30 minutos, digo, segundos.

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De Volta para o Futuro?

A primeira geração teve as versões EST e Hi-Besta, esta última top-de-linha. Quando as rivais chegavam, a Besta estava tão consolidada que, em vez de chamar essas vans pelo nome, se dizia “Besta da Mitsubishi”, “Besta da Hyundai”...

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Em meados de 1997 chegava a segunda geração da Besta (GS), que conviveu por algum tempo com a antecessora. As primeiras carregavam 12 passageiros, capacidade aumentada em 2000 para 16 com a chamada Grande Besta Grand GS.

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Todo motorista tem preconceito contra as Bestas e entram na contramão de propósito para atingí-las. Reparem que o Logan virou ferro retorcido e a Besta continuou intacta…

A última atualização da Besta ocorreu em 2004, com faróis enormes e alterações também no painel e nas lanternas, que ganharam lentes lisas.

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Porém, o motor 3.0 de apenas 85 pangarés e a coluna de direção que ficava entre as pernas do motorista eram falhas nunca corrigidas, e que permaneceram até o fim da linha do modelo, que duraria mais um ano no exterior. É um raro caso de retirada de um modelo de linha que representava 50% das vendas da montadora. Se houve um lado bom nisso, foi que a Kia resolveu complementar a linha (que na época contava apenas a van, o Sportage, a Carnival e o Sorento) com carros de passeio.  

Verdades
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O quebra-mato é mais frágil do que o próprio para-choque…
  • Todo leigo acha que a Towner e a Topic também eram feitas pela Kia. Na verdade, eram caixas vans produzidas pela Asia Motors (Sonrisal Feelings), que, falida, se vendeu para a Kia, que por sua vez é aliada com a Ruimday. Aliás, a Asia deu um calote gigantesco aos baianos, pois prometeu fabricar essas carrocinhas no Braçil, e conseguiu impostos menores para vendê-las. A rigor, a Ruimday é a atual dona da dívida e está produzindo o Túquissom e o Agá-Erre como se não soubesse de nada.
  • Pode parecer burrice ter tirado o veículo mais vendido da marca de linha, mas o fim da Besta deu início à uma nova Kia, que atualmente fabrica belos carros (muito mais interessantes que os RRuimdai, apesar de serem semelhantes).
  • 90% das bestas deixam um enorme rastro de fumaça preta quando passam.
  • Se você estudou durante os anos 1990 e começo dos anos 2000, com certeza já andou de Besta!
  • No Salão do Automóvel de 1996, a Kia mostrou uma Besta transformista, que virava um robô gigante. Ano passado foi a vez do Mohave dar uma de “Quero ser Transformers”.
  • Nas primeiras Besta, engatar a ré era um sofrimento. Primeiro era preciso colocar o câmbio na horizontal, depois puxar a lingüeta e só aí colocar a alavanca para trás.
  • A Besta nunca teve ar-condicionado de série, tentativa da Kia de manter a cabine com um clima infernal, fazendo assim jus ao nome.
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Motor embaixo do banco, tá ligado?
Sugestão de Kamikaze

19 comentários:

Thiago Barbosa disse...

A topic foi pior, no Ceará! O nome ficou, e tudo que é van ou Microônibus Volare são chamados de Topic!

A Van Escolar batida foi perto de onde moro, em uma avenida principal. Esse semaforo trolla as vezes, de 20 segundos vira pra 09 em vez 19.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

até que os motores 2.7 (j2) e 3.0 (jt) não são ruins, mas o 2.2 (r2/s2) é uma desgraça e leva benga do 1.9sdi da volkswagen... a propósito: tinha besta gs 2.7 com câmbio automático, mas dessas eu até hoje só vi uma...

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

a pregio parece ser uma tentativa de copiar a ssangyong istana prime... eu lembro de uma vez que um mecânico velho comentou comigo que tinha visto uma "besta de tração dianteira com motor mercedes-benz" depois de ter visto uma istana pela 1ª vez...

rafael disse...

pelo menos eh mais moderno q a jurássica kombosa usa motor diesel...
mais micou mto nos anos 90 e 2000

Cássio Felipe disse...

Bom desse carro que deu concorrencia pra cansada Kombi, Eu nunca andei nessas ai, nem na epoca do colégio pq estudava a 1 quadra de casa, e aqui no RS tinha muita kombosa escolar ainda mais pra 2000 que encheu de Besta e H-100...

Eduardo Fujiwara disse...

hehe pior que eu já fui muito pra escola de Besta, era mó bacana que a gte arrumava a maior putaria dentro daquela van, o motorista não tava nem aí heuheuehueheu bons tempos....

1k2 disse...

A Propaganda da H-100 era essa:
A H-100 leva mais passageiros com muito mais conforto.
A H-100 leva mais carga que a sua concorrente.
A H-100 tem motor mais potente que a sua concorrente.
A H-100 sobe mais ladeira que a sua concorrente, porque você sabe, a outra é uma "besta"...

1k2 disse...

Isso em um tempo em que era obrigatório ter um Lada Laika nos estúdios para trollar a concorrência...

Alexandre disse...

"O tempo de 0 a 100 km/h era de 30 minutos, digo, segundos."

UHAHAUHUAHUHUHUAHUHUHAUHUHA

Besta!

FISH disse...

mais uma q apareceu e desapareceu e a Kombosa continua firme e forte...filhadaputamente refrigerada a agua agora, mas tá aí.

Maicon disse...

É a besta deixou saudades, na época do transporte ilegal coletivo, elas vinham com 15, 16 passageiros uns 3 minutinhos antes do busão e cobravam um pouco a menos, o povo andava apertado, abafado, suado, fedendo mais feliz, pq tava gastando coisa de 15 a 50 centavos a menos por dia.
A Besta foi um símbolo, mas ainda não tirou a coroa da rainha Kombosa.

Felipe disse...

Verdades como sempre me fazendo rir rsrs... gostei dessa parte:


•Se você estudou durante os anos 1990 e começo dos anos 2000, com certeza já andou de Besta!

é com certeza, até 2002 eu andei de besta para ir pra escola depois passei a estudar perto de casa e não precisei mais, e hoje quase 10 anos depois a ultima besta que usava para ir pra escola está abandonada todo dia passo por ela e bate aqula saudade era muito bom aquele tempo

Pardo disse...

Apesar de "çaporra" só ter 80 pôneis malditos ela andava pra caralho, pois lembro uma vez que fui de Besta daqui de Sampa para São José dos Campos e o motorista sentava a bota, lembro que na volta o motorista dessa Besta onde eu estava foi o último a sair e alcançou os outros que estavam na frente dele logo na entrada de Sampa.

Edwilรσи Tєcн Bяαรiliиσ disse...

Meu Deus, isso era um lixo, se o motor fosse 100.0 seria um lixo, vey o motor pra fumaça do C$#@*&. Tai um motor que motiva as pessoas a odiar um motor tão bom (nos dias de hoje claro) como o movido a Diesel.

Léo Lino disse...

... mas no Nordeste ainda existem os "kombeiros", mas nunca ouvi falar em "besteiros". Imagina alguém perguntando pro fulano, "o que você faz da vida", e ele responde, "eu sou besteiro"!? :-)

Cláudio Fatara disse...

A Istana parece uma H100
A Propaganda da Topic
Sabe aquela Besta...desculpe
se você for comprar a outra será só por causa do nome mas também você pode chamar a Topic de mula jegue... eu compraria uma Asia
Eu já trabalhei de tudo para pagar a minha faculdade já aluguei uma Bestas GS A/T e depois tirei uma Topic 0km automática também o malakaiada chata que eu carregava viviam arrancando o courvin da janela sendo que o caro nem era meu !

osmar disse...

mais essa besta solta uma fumaça da porra

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Cláudio Fatara disse...
Eu já trabalhei de tudo para pagar a minha faculdade já aluguei uma Bestas GS A/T e depois tirei uma Topic 0km automática também o malakaiada chata que eu carregava viviam arrancando o courvin da janela sendo que o caro nem era meu !

22 de outubro de 2011 10:11

topic automática eu nunca nem tinha ouvido falar...

Cláudio Fatara disse...

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

topic automática eu nunca nem tinha ouvido falar...

22 de outubro de 2011 23:33

Cripple foram feitas 150 unidades e a maioria está jogada por ai por falta de peças no câmbio mas eu ainda tenho a minha só uso p viagens

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