São as que se tem primeiro. É a arte de fingir que aprende, enquanto o professor finge que ensina. Nela, aprende-se todo tipo de inutilidade, como qual a gravidade de cada infração, pra que serve e qual o nome de cada placa de trânsito. As aulas tem diferentes tópicos:
Infrações de trânsito
Se dividem em 4 tipos: o primeiro é caracterizado como leve. O segundo, como traga; o terceiro, carregue e por último, deixa aí mesmo. É muito importante para um motorista saber as infrações e a multa que cada uma delas acarreta, afinal, só assim tem como saber se vale ou não a pena liberar uma graninha pro guarda.
Placas de Trânsito
É aqui que se aprende coisas relevantíssimas e quase desconhecidas, como saber que a placa ao lado chama-se pista escorregadia e que, além disso, ela "adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de trecho da pista que, em certas condições, pode tornar-se escorregadio". Como você ia saber disso sem a auto-escola?
Placas de Alerta: Perigo de Tiozões Pelados a 3 Km e Ciclistas Flutuantes Paranormais
Mas mais importante do que isso, é que, sem ter que aprender placas, os futuros motoristas iriam perder a chance de utilizarem a tão querida decoreba. Afinal, é super importante saber não só o que significa, mas também o nome de cada uma das placas, e suas classificações. Sem isso, como poderíamos dirigir corretamente?
Meio Ambiente
Como carro é um dos troços que mais polui no mundo, o Detran resolveu obrigar todos os pretendentes a motorista a ter aulas sobre meio-ambiente, para ver se finge que está ligando para isso. É claro que não cola essa tentativa esfarrapada, mas quem está ligando para meio-ambiente hoje em dia? Afinal, tentar salvar o planeta é o mesmo que pedir pra um fumante no leito de morte não fumar!
Cidadania, Direção Defensiva e Primeiros Socorros
Siga a orientação das placas: Atropelamento e Drift
Cidadania e direção defensiva é a parte em que se ensina a respeitar os outros, a dar passagem, a não jogar água nos pedestres em dia de chuva, a só buzinar quando necessário, a ter paciência com crianças e idosos, etc. Ou seja, tudo aquilo que ninguém vai fazer como motorista.
Nas aulas de cidadania aprende-se também quais são os direitos civis, políticos e sociais do homem, como ele se relaciona com o meio-ambiente, como são as relações de produção na sociedade e discute-se a possibilidade do ser como existência em si ou como existência para si, além de se abordar questões ontológicas da razão prática kantiana. Tudo o que um bom condutor precisa.
Para somar a essa formação sólida, há também as aulas de primeiros socorros em que se aprende o que deve ser feito em caso de acidente, como colocar ataduras, imobilizar membros e pescoço, estancar hemorragias, entre outros. Só falta ensinar como se imobiliza um braço ou se estanca uma hemorragia. Essas aulas são tão úteis que o motorista corre o risco de piorar o estado do acidentado, quando ele poderia simplesmente deixá-lo quieto enquanto espera pelo resgate.
Para fixar o conteúdo na mente, o professor, na expectativa de sair da sala pra fazer qualquer outra coisa que não tenha a ver com as aulas, põe aqueles vídeos incríveis onde (todo ser humano normal dá no mínimo um cochilada) percebemos o tempo todo a presença de um garotinho fdp que tráz consigo umas cobertas que ele tira sei lá de onde, além de aparecer outras 3728373 vezes fingindo (muito bem...tá!!) estar com alguma costela fraturada, pescoço quebrado, pulmão perfurado, mão decepada entre outros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.