Motorzão

motorzão  O Wartsila-Sulzer RTA96-C é sem sombra de dúvidas o maior e mais potente motor diesel do mundo. É fabricado pela Diesel United Japão Ltd. de Aioi.

Este motor está disponível em versões de 6 a 14 cilindros em linha. Foi projetado inicialmente para aplicação em navios porta-container, mas encontra  utilização em qualquer grande embarcação similar propelida por um único motor.

Alguns dados impressionantes:

  • Cilindrada: 1.820 litros por cilindro (mais do que mil motores 1.8 de carro). Para a versão de 14 cilindros, a cilindrada total é 25.480 litros!
  • Potência: 7.780 HP por cilindro. Na versão de 14 cilindros são 108.920 HP!
  • Peso total da versão de 14 cilindros: 2.300 toneladas
  • Comprimento: 26,53 metros
  • Altura: 13,52 m
  • Consumo: 6.284 litros de diesel por hora

Confira algumas fotos do processo de montagem deste motor:motorzão (1) motorzão (7) motorzão (2) motorzão (3) motorzão (4) motorzão (5)

E finalmente, o monstro de força pronto:motorzão (6) Duvido que agora você vai continuar achando um motor americano V8 tão grande assim!

2 comentários:

  1. Os Apzeros vão falar que o todo poderoso Ap é mais potente -.-'

    ResponderExcluir
  2. "Que V8 o quê??? Bão é meu AP MILINOVE TURBO!!!": Dito por um PropriOtario de um Gol VidaLoka.

    "Com uma .40 eu empurro isso aí em segunda marcha": Campeão Brasileiro amador de arrancada com seu Gol turbo forjado

    "Caralho!!! é quase maior que o meu... bom deixa pra lá": EU

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.