Quem assistiu a animação dos anos 80 Akira vai achar semelhança neste estilo. O termo japonês “Bosozoku” (”gangue corredora violenta”) é uma subcultura associada com gangues de moto. Inicialmente, apenas membros de gangues modificavam os carros neste estilo, que iam desde body-kits exagerados até saídas de escapamento em 90º de 2m de comprimento. Depois de algum tempo, muita gente – que não tinha nada a ver com gangues – adotou o estilo que, de tão difundido, apareceram algumas sub-divisões, como:
Shakotan - O estilo mais discreto de todos, literalmente quer dizer ‘carro baixo’. Como outras características, utiliza spoilers, aerofólios, enormes saídas de escapamento e rodas largas com pneus extremamente finos (Ex.: pneus 165/45R15 e rodas 15×8”).
Yanky - Praticamente igual ao Shakotan, com exceção de que usa combinação de cores como das camisas havaianas dos anos 70 e 80. Outra característica é o uso de para-lamas alargados.
Vip Style - São carros luxuosos principalmente dos anos 90 como Toyota Celsior e Majesta, Nissan Cima e President e alguns Lexus. Extremamente baixos, usam saídas de escapamento com grande diâmetro e rodas grandes e largas com pneus estreitos. Mas o que realmente chama atenção é a cambagem negativa – aquela em que a parte inferior das rodas fica mais distante que a parte superior.
Kyusha - A tradução é ‘carro antigo japonês’, mas a expressão é usada para este estilo sutil, que inclui rodas largas com pneus um pouco mais estreitos que o recomendado, para-lamas levemente alargados e, claro, rebaixados.
Grachan - Foi inspirado nos campeonatos do circuito Fuji dos anos 70 e 80. Os carros usam kits aerodinâmicos exagerados – apesar de serem funcionais nos modelos de competição. São rebaixados, não usam nenhum tipo de película nos vidros e são escolhidos, obrigatoriamente, modelos esportivos.
Bosozoku - Lembram do Delorean do filme de volta para o futuro? É ainda mais futurista e exagerado. Usam spoilers dianteiros, aerofólios traseiros e para-lamas monstruosamente exagerados. A intenção aqui é justamente chamar a atenção, desde o kit aerodinâmico até as combinações de cores. Costumam usar vincos retos e bem definidos, algo que remete aos robôs de séries japonesas dos anos 80. Os escapamentos são um destaque a parte: Alguns carros usam 1 cano para cada cilindro, ângulos retos – que é péssimo para o fluxo dos gases – e comprimento exagerado. É um estilo basicamente estético, muitos carros sequer tem algum preparação de motor.
Achei o Vip Styler muito Top =x
ResponderExcluirEu achei o Vip Styler o melhor tbm... só deixaria a cambagem normal... ficaria ainda mais TOP...
ResponderExcluirEsses "Bosozoku" parece uma pá gigante pra catá merda de elefante!
ResponderExcluirinteressante que alguem que posta uma pesquisa até bem abrangente e embasada possa chamar o JDM de xuning, shakotan é foda, bosozoku é foda,essas "gangues" nao queriam so usar topete americano e encher a cara,os bosozoku originais acreditavam que o imperador e o japão eram a coisa mais importante do mundo, e naturalmente seus carros mostravam que eles faziam as coisas diferentes de todo o mundo, porque para eles, os japonses eram os melhores em tudo, e se zerar a cambagem de um bippu, perde completamente o sentido da coisa! é exagerado? é! mas tem que ver que isso tudo começou nos anos 50/60 quando o japao saia do pós guerra, as pessoas acreditavam no boom economico, era cada vez mais facil a molecada adquerir um carro, e queriam mostrar identidade, nos estados unidos nasceram os hotrods e kustoms, no japão, a coisa foi mais exagerada, mas ainda representa a tentativa de centenas de moleques que aprenderam sozinhos e na marra a soldar e moldar fibra de vidro!com certeza é melhor que pagar um absurdo em penus remold, e botar rodas "16 num corsa 1.0 como se faz no brasil! faltou falar dos dekatora, mas a postagem esta realmente boa
ResponderExcluirE o Datsun 240Z azul ficou show!
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