Variações japonesas do Xuning

bosozoku1 Quem assistiu a animação dos anos 80 Akira vai achar semelhança neste estilo. O termo japonês “Bosozoku”  (”gangue corredora violenta”) é uma subcultura associada com gangues de moto. Inicialmente, apenas membros de gangues modificavam os carros neste estilo, que iam desde body-kits exagerados até saídas de escapamento em 90º de 2m de comprimento. Depois de algum tempo, muita gente – que não tinha nada a ver com gangues – adotou o estilo que, de tão difundido, apareceram algumas sub-divisões, como:

bosozoku2 bosozoku3 Shakotan - O estilo mais discreto de todos, literalmente quer dizer ‘carro baixo’. Como outras características, utiliza spoilers, aerofólios, enormes saídas de escapamento e rodas largas com pneus extremamente finos (Ex.: pneus 165/45R15 e rodas 15×8”). 

bosozoku4 Yanky - Praticamente igual ao Shakotan, com exceção de que usa combinação de cores como das camisas havaianas dos anos 70 e 80. Outra característica é o uso de para-lamas alargados.

bosozoku5 Vip Style - São carros luxuosos principalmente dos anos 90 como Toyota Celsior e Majesta, Nissan Cima e President e alguns Lexus. Extremamente baixos, usam saídas de escapamento com grande diâmetro e rodas grandes e largas com pneus estreitos. Mas o que realmente chama atenção é a cambagem negativa – aquela em que a parte inferior das rodas fica mais distante que a parte superior.

bosozoku6 Kyusha - A tradução é ‘carro antigo japonês’, mas a expressão é usada para este estilo sutil, que inclui rodas largas com pneus um pouco mais estreitos que o recomendado, para-lamas levemente alargados e, claro, rebaixados.

bosozoku7 Grachan - Foi inspirado nos campeonatos do circuito Fuji dos anos 70 e 80. Os carros usam kits aerodinâmicos exagerados – apesar de serem funcionais nos modelos de competição. São rebaixados, não usam nenhum tipo de película nos vidros e são escolhidos, obrigatoriamente, modelos esportivos.

bosozoku8 bosozoku9 bosozoku10 Bosozoku - Lembram do Delorean do filme de volta para o futuro? É ainda mais futurista e exagerado. Usam spoilers dianteiros, aerofólios traseiros e para-lamas monstruosamente exagerados. A intenção aqui é justamente chamar a atenção, desde o kit aerodinâmico até as combinações de cores. Costumam usar vincos retos e bem definidos, algo que remete aos robôs de séries japonesas dos anos 80. Os escapamentos são um destaque a parte: Alguns carros usam 1 cano para cada cilindro, ângulos retos – que é péssimo para o fluxo dos gases – e comprimento exagerado. É um estilo basicamente estético, muitos carros sequer tem algum preparação de motor.

Matéria by Auto Esporte, enviado por Matheus Marques

5 comentários:

  1. Eu achei o Vip Styler o melhor tbm... só deixaria a cambagem normal... ficaria ainda mais TOP...

    ResponderExcluir
  2. Esses "Bosozoku" parece uma pá gigante pra catá merda de elefante!

    ResponderExcluir
  3. interessante que alguem que posta uma pesquisa até bem abrangente e embasada possa chamar o JDM de xuning, shakotan é foda, bosozoku é foda,essas "gangues" nao queriam so usar topete americano e encher a cara,os bosozoku originais acreditavam que o imperador e o japão eram a coisa mais importante do mundo, e naturalmente seus carros mostravam que eles faziam as coisas diferentes de todo o mundo, porque para eles, os japonses eram os melhores em tudo, e se zerar a cambagem de um bippu, perde completamente o sentido da coisa! é exagerado? é! mas tem que ver que isso tudo começou nos anos 50/60 quando o japao saia do pós guerra, as pessoas acreditavam no boom economico, era cada vez mais facil a molecada adquerir um carro, e queriam mostrar identidade, nos estados unidos nasceram os hotrods e kustoms, no japão, a coisa foi mais exagerada, mas ainda representa a tentativa de centenas de moleques que aprenderam sozinhos e na marra a soldar e moldar fibra de vidro!com certeza é melhor que pagar um absurdo em penus remold, e botar rodas "16 num corsa 1.0 como se faz no brasil! faltou falar dos dekatora, mas a postagem esta realmente boa

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.