Ford Belina I 4 portas – Seu lançamento foi cogitado na época, mas acabou miando…
Dodge 1800 Perua – Foi exibida no Salão do Automóvel de 1974. Seu estilo lembrava bastante a GM Caravan.
Aero-Willys/Itamaraty 1970 – O pessoal da Ford Brasil mexeu no visual dos velhos modelos da Willys, inspirados pelos Fords e Lincolns americanos. Previa-se também a opção de um motor Ford V8. Mas... Henry Ford II veio, viu e vetou! Quem dera se hoje em dia os “chefões” vetassem gambiarras de filiais… Tá precisando!
Belcar 2 portas (1966) – Modificação realizada pela concessionária Valmac, entre 1964 e 1967. Além da conversão do sedã DKW-Vemag de 4 para 2 portas, a Valmac também acrescentava, a pedido do cliente, bancos individuais, freios a disco, pintura metálica, alavanca do câmbio no chão, teto solar, faróis duplos e preparação do motor.
Lafer LL (1976) – Cupê 2+2 de alto luxo e preço, apresentado no Salão do Automóvel de 1976. Desenhado por Rigoberto Soler, a Lafer o desenvolveu para atuar no mercado de carros importados, cuja entrada no Brasil havia sido proibida em 1976. De linhas bastante avançadas para a época, a carroceria em fibra de vidro do Lafer LL formava uma unidade monobloco com a plataforma mecânica do Chevrolet Opala com motor 6 cilindros 250S de 171 hp. Além das linhas ousadas, o Lafer LL lançava mão de recursos até hoje inéditos no país, tais como pára-choques retráteis e instrumentos com mostradores digitais montados no centro do volante. A Lafer produziu 8 carrocerias do LL, mas teria finalizado apenas 5 exemplares. Ao que se sabe, apenas 2 ainda sobrevivem.
Jipe Militar VW – Mostrado pela Volkswagen no Salão do Automóvel de 1976. Era uma proposta de veículo para o exército brasileiro.
Ford Corcel II 4 portas (1978) – Modelo cogitado para produção em série. Porém, dada a preferência do mercado à época por carros de 2 portas, a Ford adiou o lançamento de um modelo médio com 4 portas até o lançamento da linha Del Rey em 1981. Repare que o protótipo do Corcel II 4 portas tem, na verdade, apenas 3 portas. A Ford montou duas portas laterais apenas do lado esquerdo do veículo!
Ford Jampa (1983) – Proposta de utilitário desenvolvido sobre a plataforma encurtada e mecânica da Pampa 4x4. Visava substituir o tradicional Jeep no mercado de utilitários off-road. Protótipos exibiam o nome “Jeep”, cujos direitos a Ford ainda detinha no Brasil desde a aquisição das operações da Willys em 1967.
“Novo” Ford Del Rey 1987 – Estudo para reestilização do Del Rey previsto para a linha '87. Modificações incluíam novo estilo frontal, semelhante ao do Mustang americano da época, e lanternas traseiras verticais. Houve também proposta de inclusão de janelas laterais nas colunas "C".
VW Passat II (Santana Hatch) 1986 – O Santana nada mais era que uma versão sedã três volumes da segunda geração do Passat alemão. No Brasil, considerou-se o lançamento daquele novo Passat, mas, com o advento da Autolatina, a lacuna de mercado do Passat "I", descontinuado em 1988, foi preenchida pelo Apollo e, mais tarde, pelo Logus.
desses os que ficaram interessantes foram o belcar de duas portas e a dodge 1800 wagon... a propósito: essa wagon foi importada da inglaterra para ser apresentada no salão do automóvel e depois foi, a princípio, demolida... o mesmo fim deve ter tido o santana hatch...
ResponderExcluirCorcel 2 4p seria show, kkkk
ResponderExcluirEsse santana hach rodou na europa e só nao veio pra ca
O Lafer LL existiu sim.... eu vendi 1 no ano passado, tanto que o cara que foi comprar, disse que foi o mais novo que encontrou, ou seja um dos ultimos..... muito confortável e com motor 6cc do opala andava muito por ser leve....
ResponderExcluirSó gostei do DKW Belcar duas portas (que me fez mudar os meus conceitos sobre o DKW) e o Del Rey 1987, aquele Aero Willis 1970 é digno das nossas gambiarras de hoje. :P
ResponderExcluirGostei da Jampa
ResponderExcluirUm Corcel 2 4portas? (favor, não confundir com Corcel 24 portas...) Gostei do protótipo gambiarrado (3 portas? WTF!). Sempre fui fã da banheira da Ford... êta corcézão valenti i bunitchu, genti!
ResponderExcluirQuanto ao Passat II, passei a infância fazendo rascunhos de um assim... O teto fast-back conserva sua beleza até hoje, época dos carros-caixotes (Nuova Uno, Kia Soul, Scion xB...).
O Belcar duas portas existia na Europa.
ResponderExcluirQuanto ao Passat, os que eu vi tinham as lanternas traseiras iguais às da nossa Quantum da época, mas quem sabe houve alguma reestilização, sei lá.
Hmmmm. Terão as lanternas traseiras do Santana de 1991 se originado nas do Passat da foto?
Jampa, o pai da Lixosport. Mas eu curti. Passat HB é afude, também!!
ResponderExcluirSantana Hatch = passatão G2 europeu
ResponderExcluirRafael, vc esqueceu do monza hacth 4 portas = Opel Ascona CC
Gostei do Jipe Militar da VW.. podiam ter lançado em versão civil
ResponderExcluirO Rafael disse algo muito importante,""Aero-Willys/Itamaraty 1970 – O pessoal da Ford Brasil mexeu no visual dos velhos modelos da Willys, inspirados pelos Fords e Lincolns americanos. Previa-se também a opção de um motor Ford V8. Mas... Henry Ford II veio, viu e vetou! Quem dera se hoje em dia os “chefões” vetassem gambiarras de filiais… Tá precisando!
ResponderExcluirSe isso fosse possível, estariamos andando em carros mais modernos com preços mais reais do que temos.
Vamos aos fatos:
ResponderExcluirBELINA 4 PORTAS - Só miou porque na época o brasileiro detestava carro com quatro portas;
DODGE 1800 PERUA - Mesmo motivo. Porém, sobreviveu na Argentina até 1990 como VW 1500 SW;
AERO WILLYS - T E N S O ! ! ! ;
BELCAR - Havia uma versão duas portas original na Alemanha na época em que foi criado. Por que não foi fabricado aqui? Não sei...;
LAFER - Como todo carro fora-de-série brasileiro... CARO!!!;
JIPE VW - Inspirado no Type 181, ou Thing para os americanos, o projeto não vingou por tornar-se caro demais para os padrões brasileiros (se bem que a VW nunca investiu muito em seus veículos nacionais);
CORCEL - Mesmo motivo da Belina 4 portas;
JAMPA - Feio pra cacete;
DEL REY - Idem;
SANTANA HATCH - B L E A R G H ! ! !
Qual é Tonho?!
ResponderExcluirSantana Hatch: por que eles não trouxeram?! Por que meu Deus?! POR QUE?!?!?!?!
Pacheco, eles não trouxeram porque no Brasil se tem aquele velho costume de manter em linha um modelo velho retocado, no caso do passat hatch G1, que saiu de linha na europa em 1980 mas continuou sendo fabricado aqui até 1989 junto com a geração II(apenas as versões sedan e perua, santana e a quantum)
ResponderExcluirfalto o opala pick-up e tb outro opala compacto com tração dianteira O.o
ResponderExcluirO chamado Opala compacto com tração dianteira não veio a ser o Monza?
ResponderExcluirEsse Del Rey seria muito mais bonito se o parachoque não fosse "raso"! Coisa estranha, dá até pra ver a placa protetora do motor! Retrovisor de Escort, totalmente nada à ver com um carro da linha anos 80. E sobre as lanternas traseiras fico em cima do muro, pois não dá pra ver elas por trás (dependendo do desenho e da modelação da traseira, fica bonito). Mas sou muito mais o primeiro modelo do Del Rey, de 1980, com a grade vertical e já tive o prazer de andar num. Pena que estão cada vez mais raros.
ResponderExcluirE só a Belina, 1800, Corcel (se fosse 4 portas, e não 3 como está na foto) e o Belcar se salvariam.
Quanto aos outros, sem comentários!
Antonio Scabim disse...
ResponderExcluirBELINA 4 PORTAS - Só miou porque na época o brasileiro detestava carro com quatro portas;
DODGE 1800 PERUA - Mesmo motivo. Porém, sobreviveu na Argentina até 1990 como VW 1500 SW;
BELCAR - Havia uma versão duas portas original na Alemanha na época em que foi criado. Por que não foi fabricado aqui? Não sei...;
JIPE VW - Inspirado no Type 181, ou Thing para os americanos, o projeto não vingou por tornar-se caro demais para os padrões brasileiros (se bem que a VW nunca investiu muito em seus veículos nacionais);
CORCEL - Mesmo motivo da Belina 4 portas;
JAMPA - Feio pra cacete
10 de maio de 2010 20:40
brasileiro não era tão chegado a carro com 4 portas por influência da propaganda da volkswagen que dizia que carros de 4 portas tinham mais risco de dar torção de carroceria e chassi (e as estradas da época conseguiam ser piores)...
quanto ao belcar, realmente é estranho não ter sido feito em versão de duas portas, principalmente se for considerado que os modelos de competição de época usavam carroceria de duas portas (em alguns era feita de fibra)...
e o jampa, provavelmente foi descartado por causa dos problemas que a pampa e a belina 4x4 tiveram com uns retentores de óleo do eixo traseiro...
o jipe vw é parecido com um modelo que eu vi em 2003 qdo eu fui no nordeste... mas provavelmente foi descartado por causa da gurgel e umas outras empresas menores que ja faziam modelos desse tipo com carroceria de fibra...
ResponderExcluirSeria bom ter uma Ford Belina de 4 Portas pq uma vez eu tava voltando do Hospital Santa Marcelina e na rua do posto de gasolina Ipiranga eu vi uma Chevrolet Caravan Diplomata 4 Portas e daí eu acho que poderiam ser grandes rivais
ResponderExcluirO Santana brasileiro, desde o lançamento até a última unidade fabricada, teve sempre o mesmo monobloco. A mudança mais radical foi em 1991, quando mexeram nos paralamas/capôs dianteiros e traseiros. O mesmo truque foi aplicado no Opala/Caravan diversas vezes. Tanto é que se pegar uma porta de um modelo 1992, ela entra no mesmo lugar da porta de um 1969.
ResponderExcluirPorém, o campeão invicto foi o Fusca, provavelmente seguido pela Kombi, que praticamente usou o mesmo chassi desde o início até a última unidade vendida.