Santanão e o Chuck Norris dos motores, o AP 2.0!
Audi A5 Sportback e o moderno e premiado motor 2.0 TFSI
O velho mito de que o atual motor 2.0 16v TFSI/FSI da Audi e dos VW importados é um AP cheio de tecnologia… Na edição de junho, a revista Quatro Rodas publicou uma matéria sobre o novo Audi A5 Sportback, elogiando bastante o carro e tal, mas afirmaram o seguinte sobre o motor: “é o nosso AP 2000 de Santana, catapultado a outra dimensão graças a periféricos de primeiríssima linha”. Para desmentir de vez esse mito, a Audi publicou em seu portal um esclarecimento com as diferenças entre os dois motores:
Cabeçote – Um dos elementos básicos do motor, que é, fundamentalmente dividido em três grupos quais sejam: Cabeçote, Bloco de Cilindros e Cárter.
• 2.0 TFSI – Audi A5 - Duplo comando de válvulas com fixação por tampa integral – quatro válvulas por cilindro, acionado por correntes livres de manutenção.
• EA827 – Volkswagen Santana - Comando de válvulas simples fixado por “meias-luas” – duas válvulas por cilindro, acionado por correia dentada.
Gerenciamento eletro-hidráulico do ângulo de abertura das válvulas.
• 2.0 TFSI – Audi A5 - Motor hidráulico gerenciado eletricamente, atuando diretamente sobre a árvore de comando de válvulas.
• EA827 – Volkswagen Santana - Não utilizado.
Gerenciamento eletromecânico do momento e curso de abertura das válvulas. (AVS – Audi Valve Lift System).
• 2.0 TFSI – Audi A5 - Luvas incorporadas à árvore de comando de válvulas, atuando diretamente sobre o balanceiro roletado. Altera a abertura das válvulas.
• EA827 – Volkswagen Santana - Não utilizado.
Gerenciamento da pressão da bomba de óleo.
• 2.0 TFSI – Audi A5 - Válvulas e pistões acionados eletro hidraulicamente para estabilização da pressão de óleo em dois níveis a saber – baixas a médias rotações e médias a altas rotações.
• EA827 – Volkswagen Santana - Bomba simples.
Injeção de combustível
• 2.0 TFSI – Audi A5 - Diretamente no cilindro (FSI), em dois modos específicos e controlados eletronicamente (estratificada e homogenia) com bombas de injeção de baixa e alta pressão (combinadas) uma elétrica e outra mecânica - e vazão gerenciada sem retorno de combustível ao reservatório.
• EA827 – Volkswagen Santana - Indireta multiponto com bomba elétrica de baixa pressão, válvula reguladora de pressão e sistema de retorno de excesso de combustível ao reservatório.
Os modelos Audi são equipados com novas transmissões com diferencial e flanges de ligação das semi-árvores de tração deslocadas, permitindo um maior distanciamento entre a tampa do cofre do motor e o cabeçote do motor, liberando assim um maior espaço para absorção de impacto em caso de atropelamentos.
Quanto ao bloco do motor, sua construção utiliza-se ferro fundido, porém, em sistema closed-deck de ferro cinzento GJL250 e processo de brunimento triplo por jato de água de alta pressão, incluindo uma tampa de cárter intermediária de liga de alumínio (AlSi12Cu) e outra de polímeros (para aumento da rigidez do conjunto) e tampa inferior de aço, além de dois eixos de contra-balanço para eliminar vibrações.
Pistões (36MnVS4) e bielas são também componentes de forma (específica para o sistema de injeção FSI), matérias-primas e sistema de produção bem mais atuais, incluindo porta-anéis fundidos nos pistões para recepção do anel de compressão superior (tecnologia advinda dos motores turbo diesel), e bielas trapezoidais e “crackeadas”.
vamos ver se assim eles convencem os manos de que audi não foi feito para terminar a carreira arrastando vileiros entre o baile funk e a alfisina do zé...
ResponderExcluirou seja...
ResponderExcluirdá-lhe audi!
faz de conta que você não foi comprada pela VW!!
Renato
www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com
AUHUAHUHASHUAS
ResponderExcluiros caras querem tirar qualquer vinculo/semelhança entre os dois.
Isso só confirma que os redatores da QR são da geração "ap" dos golzinhos quadrados rebaixados, insulfilmados e com sonzeira. Em todo santo lugar que visito (e são muitos sites e blogs) é o que todo mundo diz: Quatro Rodas, revista PARCIAL de uma geração apegada ao passado.
ResponderExcluirVoces têm que entender algumas coisas sobre a revista Quatro Rodas:
ResponderExcluir1-Volkswagen é boa e quase não faz nada de errado.
2-Mas a Honda é perfeita e não faz nada de errado.
3-Civic e City são os cálices sagrados de todos os sedans.
4-Civic tem volante mais direto que o volante de uma Ferrari F430 (se eu fosse dono de uma F430 eu me sentiria ofendido em ter meu supercarro italiano sendo comparado à um mundano sedan japonês que de repente ganhou status graças à um povo ignorante).
5-Eles não soltam o freio de mão nas provas de aceleração. Ex: Eles testaram uma BMW M3 e fizeram a proeza de acelerar a M3 de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. E é claro, o Audi S4 que acelerou de 0-100 em 7,4 segundos.
6-Em toda reportagem eles escolhem alguém com nome ou sobrenome incomum.
7-Postam informações ilusórias.
Em sumo, eles são tendenciosos e vão postar noticias enganadoras em ordem de conseguir atenção e eles se aproveitam do status de ser a revista mais antiga em circulação como se isso fosse um atestado de qualidade incontestável.
Eu parabenizo a Audi pela atitude de desmitificar esse mito.
FATALITY!!!
ResponderExcluirSemelhanças continuam apenas nos chassis dos Suv's Q7 e Touareg. O restante é tudo independente, principalmente a tecnologia da Audi, que fica a quilometros de distância a frente dos Vw.
ResponderExcluirCompro um Vw Santana Ap2000 e faço uma preparação nele de até R$10 mil. Com essa potência, não há quase nenhum Audi que ganhe dele.
ResponderExcluirVamos ser justos: O VW Santana GLS AP-2000 foi um bom carro para sua época.
ResponderExcluirHoje, se eu achasse um em bom estado de conservação (leia-se: inteiro), eu compraria.
"Compro um Vw Santana Ap2000 e faço uma preparação nele de até R$10 mil. Com essa potência, não há quase nenhum Audi que ganhe dele."
ResponderExcluirAinda assim você vai ter um carro velho, problemático e inseguro.
""Compro um Vw Santana Ap2000 e faço uma preparação nele de até R$10 mil. Com essa potência, não há quase nenhum Audi que ganhe dele."
ResponderExcluirAinda assim você vai ter um carro velho, problemático e inseguro."
E vai continuar dando bucha nos Audis, hahaha.
Quatro Rodas FAIL.Aonde que o AP2000 e o motor 2.0 TFSI tem semelhanças? ¬¬´ só a QR mesmo...
ResponderExcluirDe boa, so trocaram o cabeçote e encheram de tecnologia..
ResponderExcluira parte de baixo é igual mesmo, nao falaram basicamente nada sobre ela no texto
O John acabou de detonar no comentário. Quatro Rodas e Auto Esporte são duas revistas tendenciosas, prefiro visitar blogs e site que com certeza não puxam sardinha pra determinada marca. Claro, mesmo sabendo que está cheio de fanáticos por aí que ficam ofendidinhos quando você aponta um defeito na marca do coração. Principalmente se for Gol.
ResponderExcluirAGORA JA ERA AMIGON ... AUDI = SANTANÃO 2010 ...
ResponderExcluirahahahahah
audi sentou no kibe , capaz do carro micar pela fama ruim...
na seção de cartas deste mes aQUTRO RODAS publicou uma email da audi esclarecendo o fato ocorrido.
ResponderExcluira anos a QR não é mais fonte de informação segura.. mesmo qdo era, lá nos anos 70, sempre dava furadas homéricas.. mas foi uma das grandes responsáveis por criar uma falsa imagem para a Fiat e a Ford, endeusando muita porcaria que a VW fez por aqui...
ResponderExcluirResumindo. O TFSI nada mais e o APezão de gol GTI 16V 15 anos mais novo
ResponderExcluirExatamente Diego, eu tava lendo a QR aí corri pra fazer esse post e compartilhar com vcs esse mito envolvendo o lendário Apzaum!
ResponderExcluirEsse motor 2.0 TSI foi considerado algumas vezes o melhor 2.0 do mundo. Viva o APZAUM ViDa LoKA LiFstYLe!
ResponderExcluirheheheeh
QR EPIC FAIL!
HAHA,
ResponderExcluirFalaram sim.
Quando diz que o motor é de ferro fundido para suportar altas temperaturas, ele ganha capas e a lubrificação tem uma especificação diferenciada para sua aplicação.
Vale lembrar que o motor TFSI é menor, mais leve e mesmo as suas dimensões não dariam para aplicar um motor AP que é maior, tem limitação para esse tipo de uso e mesmo com tratamento atualizar um motor AP daria mais trabalho.
Esse realmente é um motor novo, apesar de ter peças de ferro fundido servem para suportar o trabalho que o motor se submete. Acho um absurdo quando pregam que um motor como o Sigma é inteiro de aluminio. Ele tbm tem ferro fundido, porque se fosse o aluminio sem importar as espessuras, ele iria derreter devido a alta temperatura do motor.
Isso não conta os estagios de detonação do motor e claro a nossa bela gasolina.
Abraços
Edson
O que dizer dos valores de cilindrada,diâmetro e curso dos cilindros EXATAMENTE iguais nos dois motores? Depois dizem que o bloco do AP não continua lá... Francamente.
ResponderExcluiracho q eles foram infelizes no comentario, simplorios digamos assim.
ResponderExcluira base de construcao do motor é sim parecida. mas tem muita tecnologia embarcada nos novos componentes do motor q o deixam anos luz do velho santana.
obvio isso tem custo! manter um ap sai infinitamente mais barato que manter um audi.
Ate agora, na explicação da audi, so vi diferença entre o sistema de alimentação e cabeçote. Ou seja, o motor ap passou por varias melhorias enquanto equipava os nossos amados quadradões brasileiros. 1° era chamado md, que é o ap com bielas menores, depois melhoraram o cabeçote deixando de ultilizar tuche mecanico para hidraulico, depois a famosa evolução da injeção eletrônica... afinal de contas? Qual motor durou tanto tempo no brasil a não ser os da wolks?
ResponderExcluirOk...Mas o perfil do bloco(a parte da engenharia dos motores mais complexa) é a mesma,com pequenas modificações e até a cilindrada desmente a a Audi 1984 cm³ a mesma dos Ap 2000 nacionais. Ou seja a Vw e a Audi usam(em parceria)um motor projetado na década de 70!!! com tecnologia para fazê-lo parecer um motor moderno,na verdade é modernizado comos os velhos OHC dos Monzas e Kadetts da década de 80 que sobrevivem até hoje chamado de VHCe...
ResponderExcluirMorri! O.o*
ResponderExcluirEPIC FAIL [2]
FATALITY [2]
A QR me decepcionou agora :(
Abraços
Ass
Kiko Molinari
Deixa eu calado... Vou fazer de conta que nem vi a comparação...
ResponderExcluirQuerer comparar o motor da Audi com o AP do Santana é a mesma coisa que comparar uma Ferrari com um Fiat 147, mesmo o motor AP do Santanão sendo um puta motor isso ai é heresia.
ResponderExcluirhummm sei não.... a mesma posição do alternador.... o q muda é o cabeçote... acho q é um AP ressucitado... tipo no filme Jason X onde o jason aparece no ano 3000 revigorado...
ResponderExcluirah lembrando.... os motores Familia da GM tão ae até hj.... vai fala o q ??
Continuo preferindo o AP! [APzeiro Mode Off]
ResponderExcluirFaço das palavras do Pardo as minhas!
"5-Eles não soltam o freio de mão nas provas de aceleração." << Já viu o teste de aceleração do Punto T-Jet? 9,8 seg.! Estranhamente, o mesmo tempo do Gol 1.6!
ResponderExcluirap ou não,é puta carro e tem um puta motor.
ResponderExcluiralguns falaram que a parte de baixo é praticamente a mesma do AP.
ResponderExcluirtodos os motores a gasolina ou alcool usam do mesmo principio. o AP foi um exelente motor pra sua época, agora querer comparar com os motores novos já é demais...
Quatro PAtas é assim mesmo...
ResponderExcluirEscreve de "ouvir dizer"... QUer ler coisa de verdade sobre carro vá ler o Best Car Web Site.
Tah eu tenho um ap 1.6 ma isso nao quer dizer que vai ter vantajem pra mim a Audi usar o mesmo bloco. Mas olhem essas vistas do motor tfsi.tem uns com correia e na boa: é muito parecido com o AP.
ResponderExcluirhttp://paultan.org/2008/06/15/audi-a5-20-tfsi-cng-natural-gas-vehicle/
http://www.wheels24.co.za/News/Custom_Cars/Tuner-boost-for-GTIs-20-TFSI-20080422
http://autopartsgateway.net/best-engine-audi-ag-2-0l-tfsi-dohc-turbocharged-i-4/