Câmbios automatizados são uma mão na roda. Antes, privilégio de marcas exclusivas como Porsche, Audi e Ferrari, hoje - quem diria - eles são encontrados como opcional até em carros populares, como Palio e Gol.
Fora o conforto de não precisar ficar pisando no pedal da embreagem trilhões de vezes em engarrafamentos, um automatizado ajuda também os motoristas em momentos de direção inspirada (digamos assim) - o pé direito só precisa se preocupar com o pedal do freio, sem precisar fazer o punta-tacco. Há até quem prefira usar o pé esquerdo para essa tarefa, já que ele fica ocioso (eu não recomendo, mas isso é assunto pra outro post).
Mas nem tudo são flores. Neste post vamos ver três situações nas quais o pedalzinho da esquerda faz uma falta tremenda. Ao menos, por enquanto.
1) Estacionar um automatizado é incômodo
Pense no seguinte: apesar de não ter o pedal da esquerda e o câmbio só ir para frente e para trás, um automatizado continua com embreagem e trambulador. A diferença é que eles passam a ser operados por um computador e atuadores hidráulicos. Ou seja, agora há "alguém" entre você e o câmbio. Entender e pegar o timing deste "alguém" é fundamental para não dar trancos nas manobras que mais se precisa dosar a embreagem: estacionar o carro - principalmente em uma baliza. Se for em subida então, se prepare.
Neto americano do Carlos Cunha: esse aí não tem problemas com baliza!
Alguns sistemas queimam mais embreagem neste momento, e assim são mais progressivos. Em outros, o carro espera o giro subir um tanto e acopla a embreagem com mais rapidez, exigindo sensibilidade e paciência para não dar um totó no veículo da frente. E cada um vai operar de uma maneira se estiver em uma subida ou descida. Não é o fim do mundo, trata-se apenas de um processo de reaprendizado. Mas em algumas condições, incomoda a ponto de pensar "ah... cadê aquele pedalzinho da esquerda...". Claro que tudo isso desaparece no primeiro congestionamento.
Como poderia ser melhorado: não há muito o que fazer. Por mais avançado que se torne o sistema, ele ainda será um intermediário interpretativo entre o motorista e o câmbio. E este intermediário será programado de acordo com aquilo que os engenheiros de cada marca pensam.
2) Um automatizado tende a ser mais lento que um manual nas arrancadas
Em abril de 2008, a Quatro Rodas fez um comparativo de desempenho dos sistemas Easytronic e Dualogic (GM e Fiat, respectivamente) frente às versões com câmbio manual do Stilo e da Meriva. No zero a 100 km/h, os manuais foram quase um segundo mais velozes. Vale a ressalva que, de lá pra cá, os sistemas evoluíram bem: há alguns meses, dirigi um Palio Dualogic e o câmbio era muito mais veloz e preciso que o do Stilo que guiei há três anos.
Mas de qualquer forma, isso não muda a artimanha o que o automatizado eliminou: a caprichada subida de giro antes de soltar a embreagem. Sair de motor cheio muda totalmente a arrancada, principalmente em carros com motores pequenos. Sem fazer esta pré-carga, não há aquele pulo nos primeiros metros da saída: o carro sai chocho, e até o motor encher a primeira marcha, a velharada de câmbio manual já desenhou círculos à sua volta.
Senna fazendo o clutch kick (entre 5 e 7 segundos): preso na sexta marcha, não tinha torque para a subida
Sem o pedal de embreagem, você perde também algo que vai arrepiar os mais conservadores. O chamado "clutch kick", que é uma das técnicas usadas por pilotos de drifting e também pelos rachadores. É simples: se o carro está em um giro baixo ou intermediário, dê um chute rápido no pedal da embreagem, sem soltar o acelerador. Sem carga, o giro vai subir, e quando a embreagem for acoplada, o motor vai encher como se tivesse litragem maior. É ótimo para motores turbo. No drifting, o "clutch kick" é feito com violência, para causar o destracionamento que iniciará a derrapagem controlada. Veja neste vídeo.
Como poderia ser melhorado: já foi melhorado ao máximo. Em esportivos de ponta, como Porsche, Mercedes e Ferrari, há o controle de largada - a maior covardia desde que inventaram o ABS. Uma vez acionado, basta segurar o freio com o pé esquerdo e acelerar. O veículo fica parado e o giro sobe até a rotação programada pelos engenheiros. Solte o freio de uma vez, crave o pé direito à tábua, e assista o carro fazer um 0 a 100 no limite perfeito da aderência - sozinho.
Quanto ao drifting, não tem jeito: é possível driftar um carro automatizado de tração traseira. Mas sem o "clutch kick" e sem o pedal salvador (veja abaixo), tudo fica muito mais limitado.
3) Ter o controle da embreagem pode te salvar de uma encrenca
Esta, só serve para carros de tração traseira - e talvez você só irá entender se já guiou um e extrapolou o limite alguma vez. Você vive ouvindo por aí de pilotos de botequim que toda saída de traseira precisa ser corrigida com contra-esterço acompanhado de mais aceleração. Isso é meia verdade. A partir de determinado ponto do sobre-esterço, o tracionamento passa a piorar a saída de traseira, e é preciso cortar a potência às rodas motrizes. O problema é que soltar o acelerador de vez causa uma transferência de peso diagonal que vai piorar as coisas ao extremo - rodada na certa.
Nisso entra o santo salvador. Em um sobre-esterço crítico, basta pisar fundo no pedal da embreagem, continuando a fazer a correção no volante de acordo com a atitude do carro. Pisando na embreagem, corta-se o tracionamento de maneira sutil e equilibrada, e fica fácil botar o automóvel no prumo novamemente. Daí, é só voltar a acoplar a embreagem com sutileza.
Sem embreagem manual, não temos mais estes lindos 180º para colocar o bicho na direção correta
O uso da embreagem vale também na iminência de uma rodada: se a traseirada foi extrema e incontrolável, pise na embreagem de qualquer forma, e freie com força, mas sem pancada. O carro rodará em um raio bem mais fechado (veja o vídeo acima). O estrago, se houver, poderá ser bem menor. Se o piloto do GT40 aí em cima tivesse decidido tentar corrigir a traseira com o acelerador, não haveria espaço para o "ensaio de drifting" e ele provavelmente teria acertado o guard-rail próximo ao local de onde o câmera estava filmando. É o típico caso de saber a hora de se entregar: "perdi esta traseira".
Como poderia ser melhorado: um acionamento de embreagem manual opcional com borboleta, como nos Fórmula 1, só aumentaria os custos e faria uma confusão tremenda nos motoristas. Então, o que resta são os sistemas eletrônicos de controle de estabilidade e tração como preventivos à situação de sobre-esterço extremo. Ou seja, mais e mais intermediários entre o piloto e o automóvel.
meu pai tem um gol i motion,nao vi deifeito nenhum,talvez o unico defeito é a falta de embreagem para fazer uma arrancada mais brusca,eu acho q o "clutch kick" nao faz falta nenhuma em um traçao dianteira.
ResponderExcluirAutomatizado nunca dirigi, mas do automático eu não abro mão.
ResponderExcluirO conforto supera de longe essas 03 "desvantagens" citadas e tudo é questão de adaptação ao novo modo de dirigir, inclusive se evitando a possivel derrapagem nas curvas.
Concordo com o COMODORO 4100!
ResponderExcluirAcho que isso é inveja de querer ter um carro AT!!! não vejo desvantagem, somente vantagens! inclusive no consumo.
Nada a ver estes "argumentos" contra o cambio automatizado. Eu tenho carro automático a mais de 15 anos sem nenhum tipo de incomodação, basta trocar o óleo a cada 2 anos ou 20 mil km que tá tudo bem. Ainda não dirigi automatizado, mas tenho certeza que é uma questão de se acostumar. Quem compra um carro automatizado escolhe conforto ao dirigir em grandes cidades e não esportividade para fazer drifting, nada a ver. O automatizado veio para ficar e acredito que ele só tem vantagens em relação ao automático tradicional pelo baixo custo de aquisição e manutenção. O consumo é melhor também. Abraço!
ResponderExcluirPow, clutch kick, nõ faz diferença nem uma num carro de tração dianteira, e tbm, grande parte da galera que compra esse tipo de carro, não faz drift e tbm não é "rachadores"
ResponderExcluire como já disseram tbm,não vejo desvantagem, somente vantagens!+1
Eu prefiro manual, porque gosto de uma pilotagem mais esportiva, poder fazer redução de marchas mais rapidamente e um melhor controle numa derrapagem, como citam ali.
ResponderExcluirEm 2003, com relação a meus carros, fui um cara muito satisfeito.
ResponderExcluirTinha na minha garagem um Opala cupe Gran Luxo 74 e um Comodoro sedan 75 automático, ambos 6 cilindros.
Era só escolher se ia de diversão ou de conforto para o trabalho...
Eu acho que ambos os tipos de cambios são sensações de prazer diferentes. Um cambio automatico te dá um prazer de conforto, pois tira o trabalho de ter que pisar na embreagem e trocar a marcha no cambio toda hora. Por outro lado, o manual pode te dar um prazer de diversão, podemos dizer assim. O automatizado apenas tira a tarefa de ter que pisar na embreagem, ou seja, fica no meio termo. E penso também que ambos podem passar sensações ruins. Com um cambio automatico realmente não há aquele "controle total" que gostariamos de ter sobre o carro e o manual pode cansar muito ter que ficar pisando na embreagem e trocando de marcha, principalmente em uma cidade de transito intenso.
ResponderExcluirEu pessoalmente gosto mais dos manuais, pois me passar uma sensação de prazer em ter que realizar mais "trabalho" para o carro andar, gosto de coisa que deem um pouco de trabalho para serem feitas, e também gosto por ter uma sensação maior de controle sobre o carro. Mas há varias situações, as vezes, que um automático cairia muito bem. Já um automatizado... sinceramente, prefiro um manual ao invez deste.
Jesus, inveja de quem quer ter um carro AT? argumentos contra o câmbio automático? O texto é uma colocação técnica só,mostrando as diferenças e manobras que se pode fazer sistema de embreagem/câmbio manual,mostrando que no sistema automático, há um "intermediário" entre o piloto e o carro... Incrível como tem gente que tem que arrumar uma discussão a toa, parece que não tem mais nada de bom pra fzer na vida
ResponderExcluirMeu carro atual é automático, é bom, mas confesso tem muito momento que sinto falta do anterior, que era manual
ResponderExcluirDomingo fiz a mais incrível das proezas, subi uma ladeira quase que vertical de tão inclinada, tava chovendo, pus em D1 (só andar em primeira) e forcei (deu umas patinadas, pois o piso de paralelepípedo escorregadio e na chuva, mas o danado subiu. Pus os 115 cv tudinho pra trabalhar. Minhamãe tava morrendo de medo de o carro voltar de vez durante a subida. Gargalhei muito depois...
o conforto e a comodidade de não ter a embreagem no pedal é mto boa
ResponderExcluirmto bommm
nem todas as embreagens são boas tb...
falando em automatico tem um cara aqui na vila que tem um fusca 71 automatico, ele diz que é original ele tem parabrisa arredondado, e uma puta arapuca nos pedais, eu acho que é gambi, mais vai sabe tem um logo automatic atras, bom não sei né essa eu deixo pros fuscamaniacos aqui do BA
Henrique disse...
ResponderExcluiro conforto e a comodidade de não ter a embreagem no pedal é mto boa
mto bommm
nem todas as embreagens são boas tb...
falando em automatico tem um cara aqui na vila que tem um fusca 71 automatico, ele diz que é original ele tem parabrisa arredondado, e uma puta arapuca nos pedais, eu acho que é gambi, mais vai sabe tem um logo automatic atras, bom não sei né essa eu deixo pros fuscamaniacos aqui do BA
25 de agosto de 2010 16:32
deve ser um daqueles fuscas com um câmbio de 3 marchas destinado ao mercado americano que usava um conversor de torque para poder ficar parado sem ter de usar embreagem e a embreagem é acionada por um sensor na alavanca de câmbio e usada só para trocar as marchas... na verdade não é exatamente automático...
Meu pai tm um vectra 1997 AT um dia ele tava indo por uma avenida ai decidiu dobrar para direita,fez a curva mto rapido e o carro reduziu uma ai ele fikou solto por uns2seg ai o carro saiu de traseira derrapou e bateu de frente em um muro,se tivesse sido um manual n precisaria reduzir e faria a curva normal,o carro derrubou o muro de concreto amassou bastante mas n afetou a estrutura do carro ,se tivesse sido um uno,gol,corsa teria demolido por ser um carro mais fraco,o carro foi concertado e está novo,meu pai n se machucou graças a deus
ResponderExcluirA verdade é que esse câmbio automatizado é um meio termo entre o manual e o automático, só inventaram esse câmbio porque se fosse equipar esses carros populares com um câmbio automatico eles iriam sair bem mais caros do que são atualmente, dai fizeram o automatizado.
ResponderExcluirAutomatizado ñ é coisa de popular, se fosse assim Ferrari e Porsche ñ o usariam.
ResponderExcluirMeu pai odeia câmbio automático. Eu gostava de automáticos e jurava que só teria um desse (começando por um Monza, por exemplo), mas hoje até me acostumei com a embreagem. Uma vez andei como passageiro numa Caravan Diplomata do meu ex-chefe, que ele mesmo estava montando ela aos poucos (não estava tão ruim, ainda faltava acabamentos), não passava da terceira! Fora que eu achei esse sistema "ao vivo" muito estranho.
ResponderExcluirHoje prefiro o câmbio manual (até no Gran Turismo só ando com o manual), mas não dispensaria um teste num automático.
tenho 19 anos tiva a oportunidade de dirigir um carro automático em um evento foi mto prazeroso confortavel seguro .mas recentemente tive um dos maiores prazeres da minha vida!!! sentei no banco de um maveco V8 uma raridade pude ate dar uma voltinha com o dono do lado!!!confesso q a emoção o prazer de guiar akela maquina nao teve comparação com o automático!!um outro exemplo e a f1 q acada computador ;sistema ,abs,.traçao frenagem controle dakilo controle disso enfim a cada breguenétz tecnológico a F1 fica mais chata e monótona gosto de ver videos de antigamente qndo quem dava o limite era o piloto e naum o carro como hoje quem tem q dominar a maquina naum é um programa de computador mais sim a habilidade do piloto .adoro ver as derrapadas controladas como a do piquet no senna em hungaroring
ResponderExcluira habilidade do piloto em si e naum o carro com o melhor acerto sem duvida a tecnologia tem suas vantagens mas tbm tem suas devantagens!!
uma coisa que percebi dirigindo alguns automatizados, inclusive o SMART...
ResponderExcluirsevc estacionar numa ladeira, e o freio de mão estiver 'mais ou menos' , vc NAO TEM COMO DEIXAR ENGATADO!!!!
os automaticos pelo menos tem o P (Parking), os automatizados não, dependem 100% do freio de mao...
walther disse...
ResponderExcluiruma coisa que percebi dirigindo alguns automatizados, inclusive o SMART...
sevc estacionar numa ladeira, e o freio de mão estiver 'mais ou menos' , vc NAO TEM COMO DEIXAR ENGATADO!!!!
os automaticos pelo menos tem o P (Parking), os automatizados não, dependem 100% do freio de mao...
26 de agosto de 2010 00:45
antes de desligar afunda o pedal do freio e coloca um calço de madeira travando o pedal na base do banco do motorista [/zé da esquina mode off]... mas é realmente foda ter que depender de um componente que acaba tendo a manutenção tão negligenciada...
Carro automatico é tudo de bom, já dirigi o Honda Fit LXL, bem facinho ideal pras mulheres RIAIRAIRAIARI'
ResponderExcluireu parei de ler o texto quando vi o video do senna *--*
ResponderExcluirA grande sacada do automatizado é a "simplicidade", perto de um automático, lógico. E não desperdiça potência como tal, podendo ser usado em motores de menor deslocamento e consequentemente menos torque. Eu particularmente não gosto. Já automático, não quero nem ver pintado de ouro!
ResponderExcluiro cambio automatizado tem como deixar engrenado sim, e so colocar na ré. tinha q dar para engrenar de algum jeito, já q o CNTB exige. a sensação de dirigir um automatizado é bem diferente de um automático. o automático é bem mais suave e rápido. lembrando q aqui no Brasil a gente só tem automatizado simples, enquanto lá fora os automatizados tem 2 embreagens, uma para as marchas impares e outra para as pares. enquanto está em primeira a segunda já está engrenada.
ResponderExcluiro pior na minha opnião é o easytronic. é quase impossível manobrar sem dar saltos na arrancada. não tem progressividade nenhuma.
uma coisa legal q eu achei é a aceleração interina antes de uma redução no dualógic.
uma coisa ruim q eu notei no automatizado é a saída em rampa. tem que segurar o freio com o pé esquerdo enquanto acelera com direito, ou usar o freio de mão, e acaba queimando muita embreagem. No automático é muito mais fácil a aplicação de um sistema hold hill.
Mesmo tendo muito a evoluir, eu compraria um automatizado. Com o tempo acabaria me acostumando. Sou fã de câmbio automático.
Blog do Eduardo...
ResponderExcluiros vendedores, tanto da VW, quando rodei com Novo Fox, e Novo Polo I-Motion, o meu primo quando comprou um Stilo Dualogic, e quando dirigi um Smart num test-drive, todos os vendedores afirmaram que nao tinha como deixar engatado mesmo...
ai fica a duvida, um especialista, versus outro !
automatico´(moderno) é tudo de bom..
minha audi T tem um cambio automatico que é um tesao..super agil e sem trancos...
foi-se o tempo que carro pra andar tinha que ser mecanico...mas loigco, uma embreagem eh gostosa demais..
não tem como deixar engatado por medida de segurança, para evitar que na hora da partida tenha alguma marcha engatada e o carro se mova involuntariamente...
ResponderExcluirSou vendedor na Autonunes Chevrolet em Recife. Sei o que estou falando. Se deixar na Ré o carro fica engrenado. Ele não dá partida. Só dá partida se colocar no neutro.
ResponderExcluirBlog do Eduardo disse...
ResponderExcluirSou vendedor na Autonunes Chevrolet em Recife. Sei o que estou falando. Se deixar na Ré o carro fica engrenado. Ele não dá partida. Só dá partida se colocar no neutro.
27 de agosto de 2010 09:00
tenta acionar o freio de serviço antes de dar partida em aclive ou declive com o carro em neutro e sem freio de mão para ver a merda que dá...
Eduardo vê bem o que fala. O cara da Autoline Honda me falou outra história quando fui levar pra dar uma olhada no carro.
ResponderExcluir-Não importa o que aconteça, partida só dê estando em "P"
E SEMPRE FAÇO ISSO!!! Até o manual diz!
tem 2 automaticos em casa, ambos dao partida em P ou N. o P é usado em ladeiras, ele trava o cambio...numa rua nomal, ou estacionamento, da pra deixar no N numa boa...como faria com um mecanico...
ResponderExcluiragora os automatizados é uma incognita..sei la..o blog do eduardo pode ta certo, mas tbm acredito no que ouvi nas autorizadas, inclusive Smart, que sao pessoas treinadas para um atendimento digno de Mercedes Benz, nao falariam besteira..
cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze
ResponderExcluirO carro automatizado só dá partida com o câmbio na posição neutro. Então se vc deixá-lo engrenado na ré não há o risco de vc dar partida e o carro sair andando involuntariamente.
Thiago Barbosa
Vê bem o que fala vc. A Honda não utiliza câmbio automatizado (que no caso é o que está sendo discutido aqui). Somente automático comum e CVT nos Fit de primeira geração. Câmbio automático é totalmente diferente de câmbio automatizado.
No automático e no CVT o carro só dá partida na posição P, onde o câmbio trava as rodas de tração, por questões óbvias de segurança. E no caso dos Honda, a chave só sai do contato na posição P também, para não correr o risco de o motorista esquecer o carro desengrenado e ele descer ladeira abaixo. Ao contrário do que ocorre, por exemplo, nos Chevrolet, onde o motorista pode esquecer o carro em N e tirar a chave e o carro descer.
No caso do Honda, existe à frente do câmbio uma trava onde se encaixa a chave do carro e destrava a alavanca de câmbio com o carro desligado para ser colocado em posição N, para no caso do carro precisar ser rebocado.
No câmbio automatizado, o carro só liga na posição N, também por questões óbvias de segurança, já que no automatizado não existe a posição Park, e quando se para o veículo automatizado na posição Drive, ele automaticamente entra em Neutro.
Então, para estacionar um carro automatizado de forma a deixá-lo engrenado, coloca-se o câmbio na posição Ré e desliga o veículo, quando se tirar o pé do freio o carro vai ficar engrenado. Se vc tentar ligar o carro de novo com o câmbio na posição Ré ele não vai dar partida, será necessário colocar a alavanca na posição N de novo.
Espero que tenha ficado bem claro agora.
É surpreendente como existem vendedores totalmente despreparados, mas infelizmente existe. Vendedor de carro deixou de ser uma profissão, passou a ser um emprego qualquer, onde pessoas que nem se interessam em aprender nada arranjam para não ficarem desempregadas. Infelizmente.
walther
Como disse acima não são todos os automáticos que dão partida no N. Nos Honda, vc nem consegue tirar a chave do contato se o câmbio não estiver em P. Já nos Chevrolet dá. Nos VW mais novos não dá.
Sobre o vídeo do Sena: CALA A BOCA GALVÃO!!!
ResponderExcluirDesculpa aí Eduardo, você não foi específico se era automático ou automatizado e cada um falando de um sistema diferente, o assunto se confundiu
ResponderExcluirExistiu um sistema de embreagem usado nas DKW chamado de Saxomat. Havia na alavanca de câmbio (na coluna de direção) um interruptor que detectava o movimento da mesma e acionava um solenoide que abria uma válvula, usando o vácuo da admissão para mover um servo que acionava o garfo da embreagem (havia também uma segunda embreagem centrífuga no conjunto). Isso em 1960...
ResponderExcluirGosto de câmbios automáticos, mas só os que possuem lock-up em todas as marchas (para não elevar o consumo de combustível, como no Honda Civic).
Bremm disse...
ResponderExcluirExistiu um sistema de embreagem usado nas DKW chamado de Saxomat. Havia na alavanca de câmbio (na coluna de direção) um interruptor que detectava o movimento da mesma e acionava um solenoide que abria uma válvula, usando o vácuo da admissão para mover um servo que acionava o garfo da embreagem (havia também uma segunda embreagem centrífuga no conjunto). Isso em 1960...
9 de novembro de 2010 18:41
sistemas de embreagem a vácuo ainda são bastante usados em carros adaptados pra deficientes físicos, mas sem essa 2ª embreagem centrífuga...
eu prefiro manual, ter o controle total do veiculo e a sensação mais maravilhosa que tem. acho qeu sou meio machista mas e mina opiniao, cambio automatico e coisa de mulher
ResponderExcluireu tenho carro automatico a 5 anos e num sinto um pingo de saudade da embreagem.
ResponderExcluirVoce sente a diferença no começo, mais depois que acostuma num quer voltar mais pra carro manual...
É uma maravilha pra estacionar...
Hj em dia não é táo lento como dizem,o meu é 1.6 e num perco uma arrancada no farol...
É super facil por o carro em ponto morto acertar o traçado depois retornar a andar normal, ele se ajusta a velocidade que o carro se encontra...
O brasileiro tem que acostumar com as coisas novas e deixar de reclamar e botar defeito em tudo...