Empresário brasileiro viaja até a Bolívia para recuperar carro roubado

Sidney Jorge Batista da Silva é ladrão, especialista no furto de carros importados de luxo, que foi preso com a ajuda de Osvaldo Fonseca Filho, que não é da polícia, é uma vítima. O empresário, dono de uma loja de veículos no Rio de Janeiro, começou uma investigação por conta própria.

“Tudo começou no dia 1º de dezembro. Ele entrou, pegou a chave, furtou o veículo, um Infiniti FX, e foi embora. Comecei a investigar pela internet todas as modalidades de furto do país e todas as modalidades me levavam a uma única pessoa, que era o Sidney Jorge”, conta o empresário.

Fotos foram tiradas em uma ação do bandido em São Paulo. Sidney Jorge chega a uma concessionária em um carro de luxo, como se fosse um cliente. Distrai o vendedor e 23 minutos depois, sai calmamente, sem que ninguém imagine que ele está levando a chave de um dos veículos. Retorna às 23h30, arrebenta a porta de vidro e em um minuto, sai com o veículo roubado.

A ficha criminal de Sidney Jorge tem início em 1989. Ele já esteve preso outras oito vezes, sempre pelo mesmo tipo de crime.

Imagens mostram outro furto. Ele entra em um estacionamento rotativo como se fosse dono de um dos carros. Finge que fala ao celular e, em seguida, sai com uma caminhonete de luxo. São 20 anos enganando a polícia de vários estados.

“Nós temos notícia de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais”, aponta o delegado Jairo Magalhães.

Agora, ele está detido na delegacia de roubos e furtos de Curitiba.

Mesmo com Sidney Jorge atrás das grades, o empresário Osvaldo Filho não descansou. O bandido negou o roubo e o carro continuava desaparecido.

“Todos os estudos que fiz me levavam para a Bolívia, que era o caminho mais prático, mais certo”, relata o empresário.

Por que a Bolívia era o caminho mais certo? A dica veio de um policial de São Paulo que também investigava Sidney Jorge. Segundo o agente, o criminoso fazia parte da quadrilha que mais atravessava carros para o país vizinho.

“Eu falei ‘como que eu vou sozinho para Bolívia, rodar lá’? Numa conversa com uma pessoa que tem um parente que é fazendeiro na Bolívia, ele me disse, 'eu posso ver para o meu primo que mora lá, ver, porque é carro muito difícil'. Através dessa pessoa, ele me ligou, falou ‘há dois carros desse aqui’”.

“Minha filha mais velha foi me levar no aeroporto e me segurou para que eu não fosse porque era, era não, é muito arriscado”.

O empresário partiu no mesmo dia rumo a Santa Cruz de la Sierra, para encontrar o informante. “Até ali eu estava com muito medo, porque poderia ser um golpe, poderia ser um sequestro, armado para mim. Fomos para um lugar deserto, e de repente ele parou o veículo em uma escuridão e falou 'precisamos caminhar agora. Quando chegar em um determinado ponto onde está o veiculo, te dou sinal com a mão, você olha para sua esquerda que eu não posso ficar caminhando, não posso ficar parado aqui'”.

Osvaldo foi com os policiais até uma oficina onde o carro estava escondido: “Estamos aqui recuperando, felizmente, o carro que foi roubado em dezembro de 2009.

No local, os policiais descobriram que o carro tinha sido roubado por 12 kg de cocaína. O veículo foi levado na hora para uma delegacia da polícia boliviana, mas a recuperação não seria tão simples assim.

“Eles me fizeram uma proposta: se eu tinha interesse em liberar o veículo para trazê-lo para o Brasil. Inclusive eles fariam uma escolta, para trazê-lo de Santa Cruz para Corumbá. Eu disse que tinha, mas perguntei quanto que custaria. Eles falaram US$ 10 mil. Mas eu não tinha condições de dar US$ 10 mil, e o carro é meu. Ai fizemos um acordo de US$ 5 mil dólares”.

Segundo Osvaldo, a negociação tomou outro rumo com a chegada de um deputado e um senador bolivianos: “Esses políticos chegaram lá, e falei pronto, não saio daqui hoje, não saio daqui vivo. O policial voltou e disse que teria que devolver meu dinheiro. Quando perguntei porque, ele disse que havia chegado uma ordem para não liberar o meu carro, porque ele era uma encomenda para um coronel de La Paz”.

Osvaldo só conseguiu reverter a situação quando ameaçou contar que estava sendo vítima de extorsão. A viagem entre Santa Cruz de la Sierra e Porto Suarez foi feita com uma escolta de policiais armados, e durou 16 horas. Porto Suarez fica ao lado de Corumbá, no Brasil, na fronteira entre os dois países.

Mas os momentos de tensão não tinham terminado: “Além desta que estava comigo, chegou uma outra equipe que pertence a Porto Suárez, dizendo que eu tinha que acompanhá-los até a delegacia para fazer mais uma liberação para entrar no Brasil. Quando cheguei lá, era a imprensa boliviana que estava esperando para filmar o veículo e os policiais, como se eles que tivessem apreendido o veículo, tivessem fazendo uma parceria com o Brasil para apreender veículos brasileiros e fazê-los voltar para o Brasil”.

A imprensa local noticiou o caso com destaque.

Valeu a pena enfrentar todo esse perigo por um carro que custa R$ 300 mil?

“Se você me perguntasse se eu faria de novo, talvez. Mas é muito difícil, porque causei um transtorno muito grande para minha família. Quando reencontrei minha família foi uma festa”

Mas ainda faltava um detalhe. Na madrugada de sábado, 21 de agosto. A história chega ao fim. O carro de Osvaldo retorna ao Rio de Janeiro, 263 dias depois do roubo, em um caminhão-cegonha. Foram mais de 6,3 mil horas de agonia para o empresário.

“É uma coisa inacreditável. É um pesadelo que se transformou em um sonho. Acho que vou usar o carro um tempo. Já que o ladrão pode usar, eu que sou o proprietário acho que tenho o direito de curtir um pouquinho o carro”.

Fonte: G1

23 comentários:

  1. o cara tem um carro de 300 mil se seguro?

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  2. não entendi muito bem, ele vai pra Bolívia atras de seu Infiniti FX, e não tem 10 dolares para liberar o carro?

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  3. Não eram 10 dólares, mas sim 10 mil dólares, mesmo assim é estranho o cara ter um carro de 300 mil sem seguro, e fazer uma jornada dessas sem imaginar que em alguma altura ele seria extorquido.

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  4. O mais interessante é saber que, enquanto muita gente estava distraída esbravejando contra a Bolívia (e outros países vizinhos) por causa do tráfico de drogas, se formou uma verdadeira máfia especializada em roubar carros e caminhões no Brasil, levá-los para a Bolívia ou para o Paraguai e "esquentar" a documentação deles por lá. E como o Brasil sempre esteve alheio a tudo o que ocorre nesses lugares, fica ainda mais fácil para os ladrões pois, geralmente, quem tem o carro roubado no Brasil acha que ele está com algum manolo da região, e nunca vai imaginar que ele pode estar com algum manolito "hermano"

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  5. Que persistência a do cara! Mesmo valendo uma boa grana, não sei se teria valido a pena tentar recuperar ele. Fora o risco que o dono dele correu.

    E realmente, estranho ele não ter seguro, rastreador ou algo assim.

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  6. "Liga para o seguro", foi essa frase que pensei quando na chamada do fantastico eles perguntaram o que se faria se tivesse um carro de 300mil reais roubado. Mas é assim que muitas lojas trabalham no Brasil, o cara tem uma loja de importados e não faz seguro, pura economia besta, depois muitas empresas fecham do dia para a noite e não se sabe o porque, é esses ai os "empresarios" do nosso Brasil, que não pensam no futuro, um cara desse não deve ser chamado de "heroi" como o fantastico quer, e sim de BURRROOO !!! Ele só conseguiu resgatar o carro, porque os caras que encomendam esses carros sabem (imaginavam pelo menos) que sempre se tem seguro e ninguem vai atras !!!

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  7. Não falem besteiras. Esse carro foi roubado da loja dele.

    O Oswaldo está a quase 30 anos no mercado. É uma pessoa honestíssima. Seus usados são de altíssima qualidade. Já comprei duas Zafira em sua loja que nunca me deram aborrecimento.

    O que ele quis provar é que pode-se sim recuperar os carros roubados que vão para países corrúptos como a Bolívia e o Paraguai. Mostrou que falta é empenho e treimento para esses que dizem ser os homens da lei.

    Parabéns, Osvaldo. Recomendo sua loja, Vadico Veículos, para todos que procuram carros de boa procedência.

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  8. O seguro nao faria nada... como ele mesmo disse, se eu nao vou atraz, quem eh que vai?
    o seguro iria devolver somente o dinheiro dele, e o ladrao iria ficar solto, na mesma merda...

    e outra, o cara eh dono de uma consecionaria, imagine soh qntos carros ele ia perder pro msmo ladrao

    ele fez o certo...

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  9. e que beleza çaporra de Bolívia hein? não queriam liberar o carro dele pq havia sido "encomendado" por um coronel de LaPaz... e o Lula ainda abaixa a cabeça pra essas porras de evo morales,hugo chavez..

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  10. AFF, que otário, ja ouviu falar em 333-PORTO ?????????


    Se o cara é lojista, realmente complica fazer seguro de carro por carro, mas pelo menos um LO-JACK, Ituran..algo assim pra bloquear a caranga né !!

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  11. Ae, seguro se tem para tudo: http://www.portoseguro.com.br/porto-seguro/produtos/empresarial/concessionarias.html

    300mil ia quebrar o cara, ele não foi para la só para "dar uma lição" no ladrão, acordem para a vida !!!

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  12. e que beleza çaporra de Bolívia hein? não queriam liberar o carro dele pq havia sido "encomendado" por um coronel de LaPaz... e o Lula ainda abaixa a cabeça pra essas porras de evo morales,hugo chavez..

    No caso do Chávez, vale uma frase do Millôr Fernandes: "Nada pior que um tirano no poder... a não ser que sejamos amigos do tirano!", sendo assim, o Lula viu que, ao se aproximar do Chávez, não temos que aguenta-lo dizendo bravatas todo dia (como diz em relação à Colômbia), a ainda ganhamos um interessante parceiro comercial, pois a Venezuela, se acomodou como produtor de petróleo, e descuidou da produção de qualquer outra coisa, como é comum em países petroleiros.

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  13. No caso do Evo, acontece o que eu disse anteriormente nesse tópico: Como o Brasil sempre esteve alheio a tudo o que ocorre por lá, a ação dos bandidos é facilitada, e uma das maneiras de se inteirar do que ocorre por lá (e tentar intervir) e procurar ser "amigo" do governo de lá, quem sabe assim não conseguimos algum acordo que facilite a volta de artigos roubados para o Brasil. Se o nosso governo desprezar a Bolívia, aí é que não vamos conseguir combater o roubo mesmo!

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  14. O que eu gostaria de saber é a origem desse empresário, pois a história dele é muito ViDaLoKa para alguém de elite, parece as histórias que se ouve aqui em São Paulo dos manolos entrando em altas tretas para recuperar a sua CG. Se ele não fosse do Rio, eu diria que ele é da Leste, (ou daqui da Sul) com certeza!

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  15. Daria até um filminho manero =D, Empresário vidaloka vai atrás de seu SUV de Luxo "trool"

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  16. Celso disse...

    e que beleza çaporra de Bolívia hein? não queriam liberar o carro dele pq havia sido "encomendado" por um coronel de LaPaz... e o Lula ainda abaixa a cabeça pra essas porras de evo morales,hugo chavez..

    23 de agosto de 2010 12:38



    o lula deve ter sido amamentado com leite de magnésia qdo era pequeno pq é um cagão e só faz merda...

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  17. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...
    Celso disse...

    e que beleza çaporra de Bolívia hein? não queriam liberar o carro dele pq havia sido "encomendado" por um coronel de LaPaz... e o Lula ainda abaixa a cabeça pra essas porras de evo morales,hugo chavez..

    23 de agosto de 2010 12:38



    o lula deve ter sido amamentado com leite de magnésia qdo era pequeno pq é um cagão e só faz merda...





    Gente, o assunto é o carro roubado no Brasil que foi para a Bolívia e quase ao foi liberado devido a policia corrupta de lá, que existe assim como a policia corrupta daqui.


    Vamos se ater ao assunto do tópico, por favor...

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  18. /\/\Pardo/\/\ vai vota na Dilma kkkkkkk

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  19. Caraca!!!!
    Isso sim daria um belo filme hein !!!

    Ainda assim o cara ainda teve um belo preju pois o carro estava com a frente bem detonada :S

    Esse sim é persistente!

    Abraços
    Ass
    Kiko Molinari

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  20. Kiko,pra ele nem é importante,por que O que importa é que ainda anda. Mas faróis,gradios,parachoques e sei lá mais o quê que ele precisa comprar,é fichinha pra quem tem uma loja gigante de importados.

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  21. BRUNO BRASIL DEIXA D SER BURRO!
    O CARA NAO PODE FAZER SEGURO EM TODOS VEICULOS IMPORTADOS QUE ELE TEM EM SUA LOJA SE NAO ELE NUNCA IRIA TER LUCRO,O COMRPADOR DO VEICULO QUE DEVE FAZER O SEGURO!
    FICA EXPLICADO PARA QUEM FALA BESTEIRAS!
    O CARA DO VIDEO AI E FODA! MOSTROU PRA TODO MUNDO QUE VOCE TEM Q CORRER A TRAS DOS SEUS OBJETIVOS!

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  22. O Curioso, vc viu o link que eu passei ??? O burro é vc, aprenda antes que vc cresça na vida e tenha um negocio e faça um seguro e não tenha que correr um risco totalmente desnecessário e idiota de tomar um tiro e acabar com a sua vida !!! Cada um que me aparece....

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  23. vou contar um historia verdadeira para todos aqui sou morador da cidade de corumba que fica ao lado da Bolivia. neste ano tivemos duas camionetes roubadas uma hilux e outra mitsubish ,bom aconteçe que encontrei os dois veiculos dentro da bolivia e para que me devolvam os veiculos tenho que enfrentar um processo contra os possiveis donos agora donos dos veiculos , aconteçe que neste pais nao existe crime de receptação pois aqui no brasil se vc tem posse de algo roubado vc tb é imcriminado, veja até onde cheguei o cumulo do absurdo os dois veiculos sao meus e nao posso recuperar pois os carros se encontram com pessoas de bem.bom alguem aqui vai perguntar vc nao tinha seguro bom eu respondo realmente nao, mas seguro paga trauma de uma pessoa que sofre esse tipo de violencia ainda mais se essa pessoa tem 82 anos.peço aqui se algum politico, deputado federal , senador vejam essa situação na fronteira pois tende a fica mais perigoso pois existe uma estrada que somente faltam 80 km para integrar de sta cruz a fronteira e consequentemente irao vir coisas piores como sequestro, roubos e outras situações a mais.

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