Em 2001 foi lançado o primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos. O estilo de vida de Toretto e Cia era o que toda a manolada queria da vida.
O que na verdade nós não analisávamos era o contexto social do filme, que mostrava a história de um grupo de jovens que para pagar o “vício” por velocidade fazia qualquer coisa, inclusive roubar caminhões, para terem acesso às coisas que somente as pessoas mais abastadas tinham.
Muitas pessoas ganharam dinheiro com a moda que se implantou no Brasil, porém praticamente 10 anos após o primeiro filme, vemos que o cenário pouco mudou para quem gosta de carros customizados, tunados ou esportivos.
As pessoas que tinham dinheiro e carros preparados mais tradicionais chegaram a aderir a moda durante um tempo, mas com a adesão em massa de pessoas que ou não tinham bom gosto ou improvisavam demais na criatividade pela falta de recursos, o chamado carro tuning de uma hora para outra passou a ser visto como piada.
Eu obviamente posso me incluir entre os que passaram a abominar esse tipo de prática, me tornando mais um que faz coro com quem diz que carro bonito é o que tem aparência o mais original possível, com rodas da mesma marca e alterações mínimas em coisas que mudariam o estilo original do carro.
O tuning se tornou um movimento, que atraia milhares de pessoas a eventos com garotas bonitas, produção futurista, DJ’s badalados e muitas empresas patrocinando carros que pareciam mais uma penteadeira de uma meretriz do que um meio de transporte.
Na maioria dos casos, via um monte de marmanjo querendo aparecer com seu “possante”, sem se importar muito com a máquina, mas sim com quantos fãs seu carro conseguiria. A palavra de ordem era aparecer mais do que o outro e para isso valia de tudo um pouco.
Com o tempo os carros chegaram em um nível que beiravam o ridículo para conseguir mais pontos nos campeonatos promovidos pelos patrocinadores, que é óbvio, davam mais pontos para o carro que tinha mais acessórios e não para o carro com mais harmonia no conjunto.
O que as pessoas que patrocinavam essa loucura não contavam era com o raciocínio ilógico do ser humano. Você gasta uma fortuna para se parecer com uma tribo e quando isso se torna popular de mais você passa a não querer fazer parte dessa tribo.
Assim o tuning morreu no Brasil, como um lugar que saiu da moda por ser mal frequentado, que de tão popular passou a ser evitado por quem buscava exclusividade.
De uma hora para outra os carros que pareciam naves espaciais, geralmente carros populares com motor 1.0, passaram a desfilar com rodas aro 18, 19 até 20 e todos diziam que o legal era ter um carro DUB Style, mas todos se esqueceram que DUB não se aplica a carros pequenos e a moda não pegou muito, pois custa caro comprar um carro de luxo e colocar rodas aro 20.
Vocês acham assim como eu que o movimento Tuning morreu no Brasil? Concordam com os motivos expostos acima? Discordam? Vamos debater um pouco sobre o tema, já que nosso país será um dos locais de filmagem do próximo filme da série que durante um tempo mudou a nossa concepção de beleza automotiva.
O povo esquece que "tunning" significa "afinação". Ou seja, é melhorar o carro, com uma afinação, onde se entende que é uma mudança mínima.
ResponderExcluirO verdadeiro "tunning" é aquele Gol quadrado, que troca a roda 13 por uma 15, que coloca um turbo e freios de Santana. Um carro que fica melhor que o original, e não uma penteadeira de puta!!!
prefiro gasta em um motor fuçado,que em varios plásticos de ml,carro no minimo deve ter um bom kit duas vias mp3 uma roda interessante motor forte e não muito barulhento (salvos os v8 e 6 cl,que te um ronco lindo)e #prontocarroperfeito,quanto ao xuneiro a ultima coisa que verão é a fuça do tio kamikase.
ResponderExcluirha,o tuning não morreu mataram ele.
ResponderExcluircarro bom e carro simples. sempre gostei de tuning simples , o dub ou que se passa por dub com carros pequenos, como o Dono do cocô disse que o tuning e aprimorar concordo pois o tuning não e mudar de forma drastica, mas cada tem seu gosto meu sonho de consumo e um sedãn como jetta, fusion, passat e por ai vai carro branco com rodas pretas e rebaixamento pequeno apenas para nao ficar grande com rodas maiores.
ResponderExcluirmorreu e tá fedendo faz tempo.. enterra çaporra de uma vez.. vai tarde
ResponderExcluirP/ mim o DUB já é um lixo, jogar os carros no chão e colocar rodas gigantescas é o cúmulo, pior é ver os ultra-desajeitados Hummer e Escalade todos pretos, ceios de TVs, sons, rodas 24'/25' cheio de gangsters drogados e vagabundos que só sabem fazer músicas toscas, sem sentido e exaltando a violência nas ruas [como se isso fosse coisa boa...] e cheio de pinturicalhos de ouro e prata [bem ao estilo pagodeiro] armados até os dentes e falando bem no "guetto style"... como se ñ bastasse, nem p/ fuçar no motor...
ResponderExcluirIsso já é uma piada, imagina com os nossos populares!
Esse assunto abordado e os textos foram ótimos. O Rafael já viu fotos dos meus carros e o estilo que costumo dar meu toque pessoal (Usando bom senso): Apenas um jogo de rodas diferenciados, um pouco maior que as originais e um leve rebaixamento e aqui acaba e o sonzinho básico. Nada mais que isso!
ResponderExcluir_____________________________________________
A moda tuning atingiu a todos, era uma evento de outro mundo quando ocorria os eventos. Revistas de tuning exibiam muito, hoje mal vejo uma na banca pra vender.
Aqui em Recife tem uma loja especializada em asssassinar carros com o Xuning que eu adoraria ver incendiada. O dono da loja possui um Vectra CD 1998. Acredite: O carro era originalmente verde metálico, virou amarelo, verde/azul cintilante camaleão e por fim agora é vermelho barroco (Cor metálica da Fiat, inaugurada no Palio G3), confiram o site abaixo:
http://www.powertuning.com.br
Puxa, eu lembro do ano 2003, eu com 15/16 anos, auge da puberdade, num sei se foram os hormônios ou tais "vícios adolescentes", mas eu achava o máximo. Hoje em dia se eu pudesse voltar no tempo ia me encontrava e dava um soco por adorar porcarias de fibra.
Sem falar no evento Recife Street Cars que até hoje acontece, só vai 15 xunados e o resto vai pro campeonatos de som e rebaixados (Que é uma bosta, e toca coisa nada a ver: Tipo um machão botando Lady Gaga que num tem nada a ver com carro mexido nem tem um grave decente na músicas e quando não põem forró. Imagine, um filne de V & F e tocando Solteirões do Forró ao fundo) oO*
Quando eu vou, só vou pra ver o show da equipe Chicoloco e das acrobacias com motos, depois vou pra casa.
por isso que quando eu tinha underground 2 no pc,eu só fazia modificações no motor,trocava a cor do carro,botava um som,para o carro ter mais estilo,oq vale ponto,botava suspenção,rebaixava um pouco,e botava um jogo de rodas novo e um escapamento novo,nada de boriquite,lambu doores,ou suicide doores,algo bem basico,com aparencia de original e um motor turbinado.
ResponderExcluirEu usava só trocava os parachoques e se fossem decentes e combinassem como se fosse versão original ou exclusiva e tivessem logotipo, mas pintura escolhia a dedo e nada de vinyls, era bem estiloso. E o carro tinha q ser preto.
ResponderExcluirMontei um A3 PRETO com um parachoque dianteiro que tem as saidas onde fica os faróis de neblina com desenho oval e na traseira um retângulo de tela, fiz uma espécie de S3 e pra fechar pacote, pus rodas MOMO SPORT
já eu fiz um rx7 com rodas cromadas em forma de estrela,cor vermelha,novo escape,som,turbo,leve rebaixamento para mais aderencia.
ResponderExcluire só de zoação,um is 300 verde,com vinyls,rodas com spyners,aerofólio,bodykit,neon,novo escape,ficou muito bizarro,só que não sabia salvar a imagem que aparece na hora na tela do pc,para botar no meu orkut,e mandar pro BA!
ResponderExcluirO Tuning não pode acabar, senão quem vamos zoar? Hehehe...
ResponderExcluir^^eu ficava xunando os carro deixava o mais ridiculo possível hauhauhauhau bem no estilo do ba
ResponderExcluirtem nego que vai reclamar, mas çamerda de "Velozes e Afuderosos" é filme para emasculados.. esses dois pederastas de Vin Diesel e Paul Walker e seus carrinhos de barbie me dão nojo.. Filme de carro de homem é Bullit, com o Dodge Charger R/T 440..original e para o Mustang acompanhá-lo nas cenas, precisou ser equipado com motor do Ford GT 40,Steve McQueen era foda,aliás outro filme dele assim é 24 Hs de LeMans (detalhe, ele mesmo pilota o Porsche 917 K,uma vez que era profissional);Ou Vanishing Point de 1971;o Dodge Challenger R/T 440 é mítico,Barry Newmann tb pilotou,pq era um "stunt"profissional.. Aliás sou mil vezes o Kowalski life style que essa bichice de Toreto...
ResponderExcluirhauhauuha sei la cada um tem o seu gosto
ResponderExcluirtipo se o cara curte um som pancadao deixa ele cada um e cada um
mas tipo eu concordo com oq esta escrito na materia dizendo q muita gente naum sabe fazer ou naum tem dinheiro e acaba fazendo qualquer merda e tals !!!!!!!
mas tipo sera q tds aqui q disseram mexer motor e tals realmente tem grana para colocar so peças de qualidade ????
usam pneu realmente bom naum esses remold ou de segunda linha ?
e pro ultimo comentario se vc num reparou nem mesmo o V&F estao usando carros tunados se vc assistiu o ultimo filme vc deve ter visto aquele skyline e naum estava mexido por fora
mas de boa
BA vlw pela materia muito boa por sinal !!!!!!!!!!!
o tuning no brasil nasceu morto pq os mesmos carros que lá na gringa estão mais à mão aqui são caros demais, para não falar nos acessórios que lá se encontra coisa decente por preços menos absurdos que umas gambiarras LIXO para emporcalhar as carroças que rodam por aqui...
ResponderExcluirEu falei isso em outro post. Tuning no Brasil só acredito na Filial Oettinger (Ela é Alemã), Customizam Golf, Audi e Skoda. Muda os visuais dos carros com parachoques que não são de fibra e preparam motores. Até a própria roda a Oettinger tem
ResponderExcluirmorrer não morreu, mas não é mais moda...
ResponderExcluirNo meu caso eu curto um carro socado com rodona e motorzão, no painel no máximo um conta giros melhor e algum medidor indispensável, sem frescuras nem por fora, nem por dentro.
Mas dependendo do "Tuning" confesso que acho legal ^^
Rapaz, ninguem nunca soube o q é tuning, o q nasceu aki no brasil foi customização algo bem diferente de tuning, mais o pessoal aki ñ sabe diferenciar, nunca houve tuning no brasil. Houve customização coisa q se aproxima do tuning mais q ñ é igual.
ResponderExcluircomo disse o diego mataram o tuning aqui!!! na europa ainda tem muito, a amioria é zuada, mais mesmo assim!!!
ResponderExcluireu por exemplo nunca gostei muito de tuning, o que eu sempre amei é modificação de motor...lógico que uma roda um pouco maior e uma ebaixada que geralmente ajudam até em estabilidade valem muito!!!
agora colocar parachoques de fibra que pesam 150kg cada um e ficar com motor 1.0 original é foda né!!!
o que vale mesmso é a harmonia, por isso que ainda existem carros modificados e que ainda são lindos no meio de xunagens toscas....
mais quer modificação de 1° MESMO? é só ver o trampo que abrabus faz nos mercedes!!!
[]s
o problema é a falta do bom senso...claro q o cara num precisa andar c o carro exatamente do jeitu q saiu da fábrica... mas executar carros clássicos, e fazer porqices mesmo qe sejam nos populares num dá.
ResponderExcluirDiego Rodrigues-
ResponderExcluirJa fui dessa epoca, cheguei a colocar saia ridiculano carro, q hj tenho te vergonha, rs.
No final vi q fiz merda e retirei a saia, mas com ele sem nda postaram ele aqui no blog.
haihahai
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=2677836163876167026&aid=1207926323&pid=1210556324340
Caras...
ResponderExcluirEu não sei se é por ignorância minha ou porque o negócio está muito foda mesmo, mas eu NUNCA consegui diferenciar direito um carro "tuning" do "xuning", sei que os "xunings" são aqueles carros exageradamente personalizados que ficam parecendo uma penteadeira de puta, mas o carro "tuning" eu nunca vi aqui no Brasil exemplos dele.
Eu só sei que exemplos de "tunings" bons e que na época nem se chamavam "tunings" e sim personalização ou na gíria dos hoje tiozões de 40 anos e anos atrás jovens de 20 "envenenar a caranga" e isso consistia em colocar umas rodas decentes, um volante pequeno, um escapamento de ronco esportivo, um som e dar uma leve rebaixada (no caso dos Fuscas) isso e somente isso já era suficiente para deixar os carros naquela época com outra cara.
Hoje você vê carros nas ruas que pelo amor de deus, nem dá pra chamar aquilo de personalização.
quer um carro diferente,bonito unico???simples!! existem varios kit cars no mercado,dá para montar ford t,cobra,mini dacom,porshe 356,varios carros bonitos e que agradam melhor aos olhos que çass porra cagada,quanto ao filme dos veloses e furiosos,eu até gosto,quando ñ tem nada para fazer ele ajuda a passar o tempo.
ResponderExcluirAssino embaixo essa matéria. Isto é simples. Acredito que as pessoas tem até uma boa intenção de tunar o seu carro. mas acredito que por falta de informação, dinheiro ou até mesmo mau gosto, exageram e chegam ao ridículo (ao xuning)...
ResponderExcluirpodia ter aqui no BA uma competição de tuning e xuning de video game
ResponderExcluirJá pensou se os "carrões iradassos" dos manolos brasileiros aparecerem no filme? Só estou imaginando os gringos rachando o bico de tanto rir na hora que ver esses carros nojentos que mais parecem traveco vestido de noiva!
ResponderExcluirPara mim, tunning é só da Alpina, AMG, Mopar, Nismo... empresas realmente grandes e experientes em customização de automoveis. Isso que vemos nas ruas brasileiros é autofilia, estupramente de carro mesmo!
Brasileiro não sabe 'tunar' de verdade. Quem tem bom gosto, é porque entende e gosta muito de carro, ou morou/viajou pelo mundo.
ResponderExcluirPegar um Civic Si e jogar no chão com 18 = ridiculo
jogar no chao = ridiculo
18 num carro com 17 = nao muda nada...
Ja vi nego colocando aro 19 numa Tribeca...em Veracruz...
fica péssimo, a roda parece menor que a 18 original.
Concordo com os motivos de nao pertencer a uma tribo que todos pertencem.
E concordo que DUB é pra quem pode, não pra quem quer...pegar um Fox com aro 20, NAO É DUB...CELTA DE 17 NÃO É DUB
E SE FOR ORBITAL, TOCA FOGO !
Acho que falta variedade no brasil.
Seria legal ver Fuscas, Golfs com German Style.
Ver Accords no VIP STYLE
sei la...
gosto do tuning chic. o discreto.
Pegar um Polo, com rodas de golf, grade de gti..baixar pouca coisa.
ou uma bmw 120i, com rodas de série 3. Série 5 ja ficou manjada por causa da roda da M5
Tenho um A3, todo original, xenon 5000K, teto adesivado de preto brilhante, pq qual o intuito de um teto fosco ? oO
turbo original, filtro para fazer um ronquinho...sem film...vidro verde mesmo..
pra mim, muito mais bonito que uns tunados, jogados no chao com 20'
as alterações nos carros são moda e moda muda, o que enche o saco e ver uns cara por ai falando qe sabe tudo e bla bla bla... e soltando cada perola, acho que eles não aram pra ler o que escrevem
ResponderExcluirO carro é do cara, ele faz o que quizer, ok? ;x
ResponderExcluir(minha opnião, então fuck u.u zuei)
fala serio orbital não e xuning em gol quadrado principalmente o gti gts sei la. em todos outros carros são zuning.
ResponderExcluira palavra de ordem nesse mundo é...
ResponderExcluirOSTENTAÇAO, no mundo tuning vc vale o que vc tem carro simples vc nao vale nada carro com um monte de entulho vc e é o cara, tudo vale neste mundo , bom senso nao existe, criatividade passa longe, hamrmonia é uma ofensa, falr que o carro nao ta legal e decretar sua morte...
deixem que eles sejam felizes....
assim nos poderemos ter nossas horas de alegria..... rsrsrrsrsrsrss
O Tunning verdadeiro ainda não está morto, pq uma meia duzia de filhinhos de papai ainda conseguem fazer algumas customizações que ficam Tunning e não Xunning.
ResponderExcluirMesmo assim, vários carros foram cortados ou destruidos para dar espaço a tunnings ridiculos... e pior, alguns clássicos também foram assassinados (vide o Karmann-ghia do caldeirão).
Falando sério, mesmo que a partir de hoje ninguém no mundo mais fizesse isto, ainda conviveriamos com estas merdas no transito pelo menos mais 20 anos pq a quantidade é absurda.
Há uma lei de transito sobre veículos modificado, onde NENHUMA modificação na caracteristica original é permitida. Eu pergunto: ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES NESTAS HORAS???
O tuning morreu, tá fedendo, só falta enterrar.
ResponderExcluirConcordo com tudo que está escrito nesse post. Carro, quando mais original possível, melhor.
Sou favorável somente a adicionar alguns ítens de conforto, como vidros elétricos, direção hidráulica, som decente (com caixas acústicas de qualidade), e na lataria, o máximo aceitável são parachoques e retrovisores na cor da carroceria.
o pior é que as montadoras ainda não esqueceram o tuning e estão fazendo carros com umas xunarias de fabrica e dizem que o carro vem mais esportivo por isso pqp é melhor comprar um carro usado tipo o golf e modificar o mínimo. quer tuning, ou melhor xuning faz isso so em uma miniatura.
ResponderExcluirÓtimo texto, e interessante o site, não conhecia o Motorpassion.
ResponderExcluirO que mais me revolta já foi dito e repetido, o manolo não tem grana pra comprar nem um caramelo, mas arrota caviar. Gasta aos tubos com a xunaria, mas descuida até da manutenção básica.
Claro que se eu pudesse martelava um motorzão no meu carro, mas se com a grana que tenho já sofro pra manter o 1.0 afinadinho, como posso pensar nessas extravagâncias?
Mas afinal, Tunnig não é isso aí mesmo? Não é bizarrice? Exagero? Sim, porque quando essa moda começou por aqui somente com riquinhos, o que se fazia com os carros não era diferente do que se faz hoje.
ResponderExcluirSendo assim, a popularização não é motivo para decretar a morte de uma moda. Infelizmente,eu digo infelizmente, o tunnig está mais vivo do que nunca.
eu ja gosto de carros pregados com rodas da marca do carro
ResponderExcluiraté que os xuneiros tem um bom gosto pra escolher rodas,porque do resto,até dói a vista de olhar...hehe
ResponderExcluirconcordo quando dizem q o tunning não morreu e sim mataram ele, pois a falta de senso e de dinheiro fazem com que carros populares de hoje e de 500 anos atras (fiat 147, fusca e outros) sejam xunados não pela performance que é o intuito do tunning mais sim para se mostrar.
ResponderExcluire se for feito um dos velozes e furiosos aqui o bom seria pedir para o lata velha fazer os carros para mostrar a realidade tunning daqui =D
concordo plenamente Tunning e LIXO e olha que eu tenho varias Revistas CarstereoXuning da epoca que isso are moda e eu gostava , hoje em dia isso e ridiculo , na epoca que eu não tinha carro sonhava com isso , hoje que eu tenho carro e unica coisa que eu ainda gosta dessa moda e insul film , Roda esportiva legal(nada de Orbital) um som e meio rebaixado .... nada de adesivos , neons , aerofolio etc
ResponderExcluirConcordo com esse post! Mas eu acho que existe uma diferença entre tuning e xuning. Tem muito carro que você modifica e fica uma verdadeira bosta, por menos acessórios de tuning que o carro tenha. Tuning é como um óculos pra uma mulher, não é pra qualquer uma e depende muito do modelo de óculos pra ela, a mesma coisa o tuning. Ainda restam aqueles customizadores de verdade, que não deixam o carro parecendo trio elétrico carnavalesco. Infelizmente, isso que eu citei agora é a minoria, já que os donos dos seus carros (que alguns deles não parecem carro) não estão nem aí e soca tudo quanto for item, virando um verdadeiro xuning.
ResponderExcluireu lembro que a alguns anos atrás eu até curtia alguma coisa de xuning, mas só em carros japoneses (mas achava que só valia a pena se tivesse sobrado dinheiro para xunar depois de cair matando no motor) e uma vizinha minha vivia me dizendo que isso era coisa de negro e de favelado que não tinha dinheiro para pegar um carro bom e ficava fazendo essas "negrices" para se mostrar mesmo se o carro levasse benga até de honda cg125 de pizzaria... deixando a questão racial de lado, hoje eu não vejo essa coisa carnavalesca do xuning de forma diferente do que essa minha vizinha via, e acho que adesivo no carro só serve para mostrar marca do patrocinador num modelo de competição...
ResponderExcluirEu acho assim, se quer customizar o carro e deixá-lo esportivo, faça isso decentemente, e escolha o carro certo pra isso. Coloque umas rodas esportivas (não adianta colocar um aro 20 também que deixa o carro bem ridículo), rebaixe alguns centímetros da roda(mas também não precisa deixar igual carro de mano, com o chassi dele arrastando no chão), um aerofólio (caso ele já não tenha) que combine com a traseira e o desenho do carro e no máximo uma pintura decente e discreta. No interior, coloque um volante e câmbio (por mim, podem até ser "Chutte") que combine com o carro, no máximo um GPS e pronto. Passando disso, já é xuning! Pra que fazer viadagens como colocar faróis de Palio GIII e lanternas de caminhão? Deixe o "designer" do carro como está! E se é um clássico como um Puma ou Karmann Ghia, deixe ele quietinho, melhor do que a (falta de) criatividade subir à cabeça e torná-lo uma verdadeira bizarrice!
ResponderExcluirNão sei se concordarão comigo, mas é isso que eu penso. Nunca gostei de carros modificados ou "fantasiados" (isso quando não eram preparados pra corrida), mas algumas rodas (sendo da marca ou outras ESPECIALIZADAS, não de rodas Orbitais em Chevette, por exemplo) me faziam babar pelo carro inteiro com elas. E confesso que alguns carros no VeF são aceitáveis ao meu gosto, mas sempre tive preferência pelo carro mais original possível.
Ótimo texto, e concordo, o Tuning não morreu, mataram ele.
ResponderExcluirManolada pensa que qualidade é quantidade, que quanto mais coisas colocar melhor fica, principalmente no quesito som.
Os componentes têm que combinar com o carro, ficar uma coisa harmoniosa. Basta ver carros da Nismo, Mopar, etc para ver o verdadeiro tuning. Para-choques que combinam com o carro e são muitas vezes mais aerodinâmicos que os originais, motor mexido e todos os componentes do carro preparados para a nova potência.
Flavio Grindcore falou tudo! Personalizar sem cagar
ResponderExcluirSempre faço questão de algumas coisas:
ResponderExcluir-Insulfim G5 (Privacidade e Segurança)
-Rodas 15" em modelos que só usam 13" (Odeio e acho viadagem + pão durismo o cara pega um carro no aro 13" reaproveita os pneus em rodas de liga 13"), agora é que eu to usando 17", mas também o carro é maior e veio com rodas 15" de fábrica, mas faltava um toque pessoal. Também tem limite né pois 16", 17" num uno ou celta é FUDERASBOLAS!
-Som de qualidade (Prezo pela harmonia do som e que seja algo bem feito, como sempre usei sedans, tenho espaço pra isso)
-Itens na cor do carro como Retrovisor frisos e maçanetas (Dispensei em um carro porque achei que já estava bom)
Dá destaque e parece ser de versão top
-Faróis de Neblina
Minha customizaçao perfeita:
ResponderExcluir-Rodas maiores, se é 15" passa para 17" e assim por diante, mas dentro do bom senso. Entretanto tenho uma regra básica: VW tem que ter roda de VW, Fiat tem que ter roda de Fiat e etc. Não gosto de rodas comerciais, pq são modas e com o tempo elas ficam defasadas.
-Insulfilme intermediário, aqui em Porto Alegre chamamos de 20%.
-Rebaixada de leve, só pra assentar deixar o carro harmônico.
-Dependendo do carro nem precisa mexer no som. Ex.: Jetta, qualidade do som é absurda, não tem pq estragar.
É isso, qualque coisa além disso é frescura, na minha opinião. Tuning e "customização" são uma bosta.
Minha customizaçao (opala)perfeita: é bem simples http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/gallery/chevrolet-opala-25-08-09/chevrolet-opala-10.jpg a foto ja diz tudo
ResponderExcluireu gosto de tuning porem 99% nao tem bom censo!
ResponderExcluiras modifcaçoes nao podem sair fora do padrão do original!
um exemplo de tuning discreto e com bom gosto: pode perceber q o parachoque nao afetou muito as linhas do carro e o deixou mais bonito!
http://cristiano_82.blog.uol.com.br/images/Dsc03393.jpg
Basta olhar alguns muscles cars da SEMA show... motores HEMI , freios willwood, roda esportivas (que combinam com o carro) leve rebaixada e o resto original...
ResponderExcluirEu olho o velozes e furiosos só por causa do Dodge Charger do toreto e o Chevelle SS ...
Tambem gosto dos tunados do filme, pois apresentam Tuning de marca e com motores agressivos ...
Para mim, um carro deve ser customizado com cautela... rodas, suspensao e motor são os quesitos que eu mais aprovo!
Exemplo:
http://a.imageshack.us/img444/576/dscf6061.jpg
El Camino SS 1970 *-*
Abraços!
obs: Belo Opala diego felipe!
Eu não culpo (totalmente) os donos de carros "tunados", não no Brasil, nossa industria automobilística não presta, nossos carros são uma merda, os donos só tentam melhorar, só que esbarram na falta de bom senso, criatividade e acabam saindo esses monstrinhos que tanto nos divertem aqui no BA. Finalizando, eu acabo me envergonhando com nossa industria automobilistica. Valeu.
ResponderExcluirInfelizmente o tuning no Brasil MORREU.
ResponderExcluirAntigamente em 2003/2004 era muito dahora vc ir em banca de jornal e comprar aquelas revistas de carros tuning, só tinha "maquinas".
Com o tempo se passando em 2005 apareçeu um tal de "Corsa Mutante" ai fudeu tudo, atraiu um grande numero de expectadores nos eventos, os outros tuners começaram a modificar seus carros a nivel do "Corsa Mutante".
R.I.P Tunig Brasileiro.
ah + ou - 5 anos atrás eu adorava ir em eventos tuning, nossa eu pagava "mor madera" por aqueles carros com body-kit SIMPLES + de bom gosto...rebaixados, rodoes sonzera e etc...
ResponderExcluirhoje em dia num vejo + graça pois os eventos tuning de hoje só tem "TUNING" no nome...pois só se ve carro horrivel...carros enferrujados largados no chao....e caixas de som maiores do que o proprio carro....
sabem aquele ditado:"QUEM NAO TEM CAO, CAÇA COM GATO", esse é o resumo do tuning hoje em dia, onde os porcos poem peças de outros carros nada a ver e acha que ta bonito.
o tuning não morreu mataram ele.{2}
Considerando que o tuning na verdade deveria ser uma "afinação" do carro eu segui pensando nessa questão por causa desse post recente e cheguei a seguinte conclusão:
ResponderExcluirO tuning para ser legal tem que vir de fora para dentro.
Acho que o tuning deve começar com uma preparação do motor e todo o resto que acontece com o carro deve ser consequência disso. Um exemplo claro é um carro que precisa de mais refrigeração por causa da nova configuração do motor e para resolver essa necessidade o proprietário coloca no veículo um pára-choque "tunado", assim como pneus mais largos e por aí vai...
Acho que seguindo essa descrição nós veriamos carros tuning e, consequentemente, customizados muito mais legais, bonitos e esteticamente mais agradaveis do que estamos acostumados a ver aqui pelo blog.
Resumidamente, é o que uma AMG e etc fazem.
Essa é a minha opinião. Alguém concorda?
Vejam esse link:
http://www.g-power.de/919.html?L=1&carid=15000&artgr=15006
Exatamente, Smart!
ResponderExcluirTuning de verdade, "afinação", é o que AMG, Brabus, Oettinger, Hamman e etc. fazem!
apoio em grande parte o post .
ResponderExcluirTuning é facil ver , é só ir atras de carros de time attack , eles são acertados ou afinados ( tuning ) , para conseguir o tempo de volta menor em uma pista ou trecho de estrada .
tunings não são essas coisas que vimos no brasil .
Não existe TUNING EXTERNO isso é balela pra espertalhão vender muamba. Tuning se não é oreintadoa performance não existe , é só palhaçada .
Customização é outra coisa , des da cor ou rodas ou pedal , isso vc faz oq quiser no seu carro ta customizando ao seu gosto .
Por isso acho o New Civic foda, num precisa fazer nada, só por o insulfilm! e as rodas da LXS e EXS são lindas, só o LXL não combinou.
ResponderExcluirQueria por no meu carro a roda do Civic EXS 17", só que meu modelo é o antecessor e só tem furação 4 parafusos. O que fiz, comprei SCORRO aro 17".
Mas anteriormente fiz de acordo com cada fabricante:
Rodas Maresias 15" do GOL G3 2000 num Logus e Astra GSI 15" no meu antigo corsa sedan 1.8. Ficou bom o conjunto
Engraçado como voces falam mal do tunning, eu observo simplesmente uma ponta de inveja. Tenho 55 anos sou proprietario de um fusca 76 com trava alarme vidro kit de gas e vou colocar agora um ar condicionado.
ResponderExcluirTenho tambem um eclipse N95 turbo 2.0 todo equipado vermelho menstruaçao. Me sinto um sr dos mais feliz.
Kit GNV em Fusca, um carro refrigerado a ar não se da bem com GNV pois não tem a agua do radiador para aquecer a po*** do gás, e o cilindro vai onde, no colo dos passageiros?
ResponderExcluirAliás, GNV é uma adaptação, e como toda adaptação tem de ser muito bem feita para funcionar, ainda sem a confiabilidade de um carro original.
ResponderExcluirPedro disse...
ResponderExcluirEngraçado como voces falam mal do tunning, eu observo simplesmente uma ponta de inveja. Tenho 55 anos sou proprietario de um fusca 76 com trava alarme vidro kit de gas e vou colocar agora um ar condicionado.
Tenho tambem um eclipse N95 turbo 2.0 todo equipado vermelho menstruaçao. Me sinto um sr dos mais feliz.
14 de agosto de 2010 19:28
no caso do fusca essas adaptações citadas não deformam o carro como o xuning faz... e não é questão de inveja, é questão de bom senso, preferir um carro na mão de uma pessoa que vá cuidar corretamente que de um louco que invente de fazer firulas para se exibir sem se importar com funcionalidade... a propósito: pretende usar qual compressor para o ar condicionado no fusca, e o evaporador vai ser daquele "gela saco" universal?
Cuidado vovô, senão explode!!!
ResponderExcluirTenho um Celta 2003, coloquei jogo de rodas original GM aro 13", fumê e acabou, esse é o "tuning" que cabe no meu bolso e no meu gosto.
ResponderExcluirBota "ADESÃO EM MASSA" nisso! É pura massa plástica! KKKK
ResponderExcluirEu gosto de um carro body kit original.Pra mim carro bonito é o que tem aparência o mais original possível,mais com rodas maiores e alterações leves como rebaixar,colocar isulfilm G5,e um som potente.coisas que não mudariam muito o estilo original do carro.
ResponderExcluiro dub é + facil de manter q o tuning,o tuning vc modifica d for a fora,gasta uma fortun,e cans do carro,e quando qer vende pede contias orbitantes,o dub naum,cansou tirou o aro 20, o som e vendeu ,é muito + facil
ResponderExcluiro grande problema é que o manos também começaram a dominar o tuning..
ResponderExcluiraí já viu..
o mal gosto deles (musicas e roupas) se refletem em seus carros.
Mal têm dinheiro para comer, compram um "GOLFÃO" e gastam o que não têm (Xuling)p/ fazer gracinha na rua e com um veículo que mais parece carro alegórico.
As piriguetes (as mais imbecis) acham q o sujeito tem $, engravidam e depois reclamam que "não existe homem de verdade".
PQP!