O I-Tec Maverick (não, não é o da Ford) é um buggy movido por um motor Subaru que conseguiu sua primeira certificação da agência de aviação civil dos EUA. A primeira missão deste carro voador é salvar o Terceiro Mundo.
Steve Saint é dono da I-Tec, uma redução em inglês para "centro de educação e tecnologia para povos indígenas". Missionário cristão, Saint fundou a empresa para resolver os problemas tecnológicos para as tribos isoladas da América Central e do Sul, e passou seis anos trabalhando no Maverick.
Com um motor Subaru de 2,4 litros e 170 cv montado no chassi coberto por lona, o Maverick pode atingir 100 km/h em menos de quatro segundos. Mas a melhor parte é quando a asa de tecido é armada em um mastro de 22 pés (6,7 metros) e ele levanta voo. Depois de anos em testes, a FAA certificou em setembro o Maverick como um "para-quedas motorizado". Isso é diferente do Terrafugia e similares, que são classificados como aviões apropriados para circular em estradas.
Saint afirma que, como o Maverick precisa de apenas 100 metros para decolar, ele pode ajudar o trabalho dos pilotos missionários e as tribos da floresta a serem auto-suficientes sem mudar o modo de vida. O preço estimado para construção independente é de 80.000 dólares, mas Steve espera vender algumas unidades para pilotos amadores.
A CNN entrevistou Steve e deu uma volta no Maverick:
Esse carro voador de frente lembra um pouco o Citroen "deux cheveaux".
ResponderExcluirum desses me serviria bem... ja faz algum tempo que eu ando pensando em fazer o curso pra piloto privado...
ResponderExcluirEsse daí ficou bem legal.
ResponderExcluirpelomenos não tem motor AP
ResponderExcluirUm desses seria útil aqui em Sampa City...
ResponderExcluirAbraços a todos.
Eu compraria um desses
ResponderExcluirWHATFUCKISTHIS????!?!?!?!
ResponderExcluirBem bolado, apesar de bizarrinho e se parecer com um Caterham.
ResponderExcluir