Países do Mercosul adotarão placa padronizada

No dia 16 de dezembro de 2010 ocorreu uma reunião entre ministros das Relações Exteriores, em especial com os países-membros do Mercosul, para definirem uma placa única para os veículos desses países.

Placa Mercosul Prototipos [1] Protótipos da futura placa do Mercosul: a de cima, usada em um ônibus elétrico em Foz do Iguaçu/PR, e a de baixo o formato aprovado pelo governo brasileiro

Segundo o ministro Celso Amorim, a criação desta placa visa facilitar o trânsito e aprofundar o processo de integração entre os povos dos países-membros do grupo. O primeiro protótipo da placa apareceu em um ônibus hibrido movido a etanol e eletricidade, e o mesmo foi usado para transportar os presidentes da Argentina, Brasil, Paraguay e Uruguay durante o encerramento da Cúpula do Mercosul.

O embaixador Antônio Ferreira Simões, subsecretário geral de América do Sul e Caribe, explica que hoje há mais de 100 veículos de carga que rodam pelas estradas dos países do bloco e utilizam 2 ou 3 placas para facilitar a circulação. Com a adoção da nova placa, isso facilitaria muito, tanto para quem conduz o veículo para quem fiscaliza as fronteiras.

Cupula Mercosul[1]Cúpula do Mercosul, em comunicados para a imprensa 

Atualmente, para os veículos rodarem nos países-membros do Mercosul é exigido o Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV), que mostra que o veículo atende às condições de segurança do país de origem. Pela ordem, estes serão os primeiros a receberem as novas placas a partir de 2016. A partir de 2018, veículos novos já serão emplacados neste novo formato, e estima-se que em 2020 boa parte das frotas dos países-membros estejam com a nova placa.

As especificações técnicas serão harmonizadas, alem de contar com o “logo” do Mercosul. Já as combinações alfanuméricas continuam sendo determinada por cada país do bloco, assim como ocorre na União Européia. Com base nisso, fizemos alguns modelos usando como base o formato europeu:

Placa padrão mercosul Argentina (2) Placa da Argentina, usando padrão europeu
Placa padrão mercosul Brasil (2)Placa do Brasil, usando padrão europeu com formato alemão
Placa padrão mercosul Paraguay (2) Placa do Paraguay, usando formato europeu e formato belga
Placa padrão mercosul Uruguay Placa do Uruguay, usando formato europeu
Com a unificação do cadastro de veículos entre os quatro países, os motoristas que cometerem infrações em outros países receberão as multas em suas casas (desta vez vamos nos vingar dos turistas argentinos que só fazem cagada por aqui ¬¬” Brincadeirinha!).  Só não sabemos a unificação das placas possibilitaria a compra de veículos usados dos países membros do Mercosul, o que seria muito interessante para colecionadores de veículos antigos.

Fonte: Itamaraty.gov.br                                                                                     
Texto: Kiko Molinari Originals®                                                                        
Fotos: Kiko Molinari Originals® e Divulgação                                                         
Montagem: Kiko Molinari Originals®

29 comentários:

  1. não só pra colecionadores de veículos antigos, mas se liberassem a venda de modelos importados usados independentemente do ano de fabricação eu seria favorável...

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  2. Sim sem dúvida !!!
    Eu sera um daqueles que iria para o Paraguay trazer uma raridade pra cá. E o bom é que daria pra encomendar qualquer modelo pelos importadores paraguayos, uma vez que eles trazem muitos carros usados dos Estados Unidos e Japão via porto de Iquique, no Chile.

    Abraços
    ass
    Kiko Molinari

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  3. Não fosse o fundo amarelo que estão pretendendo usar, não teria do que reclamar...

    E mesmo que liberassem modelos vendidos no Mercosul, ainda teria o problema da gasolina brasileira, única com álcool...

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  4. Quanto a isso nem esquenta Rafael. Brasileiro dá jeito em todo hehe ^^! A maioria dos carros japoneses que rodam no Paraguay estão calibrados para rodar com a gasolina de lá, que se comparando com a gasosa paraguaya a de lá é uma "podium" da vida. Se não me engano lá tbm tem uma porcentagem de alcool, ou melhor, etanol (grande diferença né...)

    Em tempo: acho que até 2016 muita coisa ainda vai mudar nas placas.

    Abraços
    ass
    Kiko Molinari

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  5. Não é mais fácil adotar o padrão europeu de uma vez? É bem melhor que estas placas apresentadas na primeira imagem. E por favor, que adotem fundo branco ou cinza claro.

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  6. Porr* que placa feia do caralh*.
    so fode também o brasziu.
    nao dava pra ser maior e mais amarela-ferrugem?

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  7. O problema de adotar o formato de placa europeu é que os carros atuais não poderiam seguir facilmente o padrão de medidas usado pela CE. Claro, nas novas unidades, seria fácil implementar a modificação.

    Sou favorável a placas com letras pretas, fundo cinza, tarja azul e coloração "refletiva" (passar a ter o fundo preto com letras brancas ao incidir luz artificial à noite),

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  8. E como fica a nossa placa especial (preta) e de veículos de aluguel (vermelha), bem como as especiais tais quais a verde, tarja vermelha (deficientes auditivos), consular (azul) e outras? Já há alguma previsão para isso?
    E poderemos escolher novamente as placas? Se sim, adoraria escolher novas para o meu carro.

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  9. Sei lá vei esse negócio de placa é só pra tirar dinheiro!!Uma vez estourou o lacre da placa do meu carro e quando fui pedir pra recolocar descobri que teria que fazer placas novas pq a minha tava fora do padrão atual(msm legíveis,apenas por causa do formato das letras)fiquei muito puto com isso, achei um gasto desnecessário.

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  10. "O problema de adotar o formato de placa europeu é que os carros atuais não poderiam seguir facilmente o padrão de medidas usado pela CE. Claro, nas novas unidades, seria fácil implementar a modificação.

    Sou favorável a placas com letras pretas, fundo cinza, tarja azul e coloração "refletiva" (passar a ter o fundo preto com letras brancas ao incidir luz artificial à noite),"



    Isto não é o problema meu caro, é possivél fazer igual na europa carros com o espaço menor na placa é so usar o padrao americano...seria totalmente melhor o padrao europeu, alem do visual "encaixar" em todos os carros, os peugeots nao terao mais placas amassadas (TROLL) sobre o modelo americano, farei uma projeçao...

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  11. qurm falou ai que as placas não vão encaixar estão errados, esqueceram que aqui no brasil a maioria dos carros são europeus?, pois então, eles tem o espaço perfeito pra colocar essa placa aí, , só os carros de projeto nacional tipo o gol que não tem o espaço, mas isso é facil, é só trocar o parachoque...

    só que eu preferiria placas brancas, pois além de serem mais bonitas que as amarelas ainda seriam mais legíveis...

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  12. Também gostaria muito de saber se estas placas vão facilitar a compra de veículos usados ou até mesmo novos em outros países do Bloco.
    Como vão ficar as situações das placas vermelhas(Táxi,Transportes Alternativos),Azuis(Consulados),Verde(Serviço), as placas de membros de governo(Preta com letras e algarismos dourados) e placas de veículos de coleção(preta com letras brancas)?[2]

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  13. E os veiculos de passeio a diesel presentes nos outros países? será que vai dar pra usar aqui? ^^

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  14. Isso é mais uma manobra do governo pra ganhar mais dinheiro, como fizeram há pouco com as novas placas refletivas.
    E quem criou essa placa horrorosa????

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  15. Que merda, é melhor deixar como que tá e já era.

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  16. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...
    (...) se liberassem a venda de modelos importados usados independentemente do ano de fabricação eu seria favorável...


    Eu também e de preferência que as "otoridades" brasileiras abaixassem o imposto de importação sobre esses veículos, ai ficaria legal, já pensou poder trazer um Fusca "última edición" 2003 do México pra cá??... :) :) :)

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  17. Eu vou ficar usando placa cinza até onde der. Porra! Voltar a usar amarelo, parece que estamos voltando no tempo

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  18. Mudança desnecessária na minha opinião. Existem muitas diferenças alfandegárias e mesmo com relação às leis de transito de cada país do bloco (quem ja viajou de carro para a Argentina sabe do que estou falando). O tão sonhado Mercosul forte e coeso como a união européia está longe de ser uma realidade. Se qualquer mudança acontecer, podem ficar certos que é paea tirar dinheiro do povo. Apenas a mudança das placas amarelas para cinzas no Brasil é que pode ser justificada: esgotaram-se as combinações, e na época uma mesma placa (letras e números) poderia ser repetida em diferentes cidades do país. As nossaa atuais placas cinzas de 3 letras foram o único salto positivo que o Brasil deu em termos de registo automotor. O resto é conversa.

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  19. A uniformização de placas não me parece má ideia, pois aproxima mais os países do Mercosul, o que aliás é um dos motivos pelos quais montar um bloco forte e coeso demora tanto e é tão difícil pois, para fazer qualquer tipo de aproximação sempre há problemas, e para um bloco se manter é necessário fazer inúmeras aproximações entre os países integrantes nas mais variadas áreas.
    Quanto a mudança ser unicamente para ganhar dinheiro eu duvido pois, caso fosse, bastaria fazer uma coisa, muito mais simples e que geraria uma fonte de renda permanente: imitar o que é feito nos EUA onde, ao invés da placa ser vinculada ao carro, ela é vinculada ao proprietário do carro, assim mesmo que você troque de carro, a placa continuará sendo sua, por isso, ao trocar de carro, além de retificar a documentação, você tem que tirar a placa do carro que você vendeu e colocá-la no carro que você comprou, caso isso fosse adotado certamente haveria taxas para fazer esta "tranfusão" de placas e, voilá, criamos uma forma - permanente - de arrecadar dinheiro.

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  20. Já no que diz respeito à importação, há um problema: a legislação brasileira permite apenas a importação de veículos novos, e de veículos com mais de trinta anos de uso, logo não dá para trazer veículos semi-novos do Paraguai, por exemplo.
    Aliás, mesmo que as "otoridades" brasileiras tivessem interesse em baixar os impostos de importação para veículo de qualquer país, certamente elas enfrentariam uma grande resistência das fábricas aqui instaladas, pois isto deixaria os carros chineses ainda mais baratos, dificultando ainda mais a competição com eles. O que pode vir a acontecer é que as regras para importação e exportação de veículos entre os países do bloco, sejam bem bem menos restritivas, o que acho uma ótima ideia, e uma grande forma de aproximar os países do bloco.

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  21. Me desculpe os "moderninhos", mas um Opala com placa amarela, ou qualquer outro antigo com placa amarela ficaria muito bonito,
    seguindo o estilo 80's.

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  22. diego felipe disse... "e 'praca' pra moto mano,fica como..."

    De preferência lá embaixo, perto do chão. :-)

    Não entendo pra quê mudar a cor do fundo. É o que a Argentina e o Paraguai fazem (não sei quanto ao Uruguai).

    E a bandeirinha de cima é de quê?

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  23. mais uma para arrancar mais dinheiro de quem tem carro.. trocaram o modelo de placa aqui 7 vezes, a ultima pra placa cinza, era "para sempre".. o pra sempre durou 20 anos pelo visto... sulamericano se auto fode mesmo, nem precisa dos "estaites "pra isso

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  24. @Léo Lino: na placa do Brasil que eu fiz eu usei as bandeiras da cidade de Arapongas (minha cidade natal) seguido da bandeira do Paraná. Fiz a placa seguindo o esquema alemão, onde aparece os brasões da cidade e do estado/provincia entre a combinação alfanumerica.

    Abraços
    ass
    Kiko Molinari

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  25. diego felipe disse...

    e "praca" pra moto mano,fica como...

    16 de janeiro de 2011 15:05

    vai seguir o padrão, adaptado o tamanho e a forma às motos como acontece atualmente

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  26. gosto do amarelo, por isso gostei do fundo em amarelo.
    só acho q as placas deveriam ter um formato unico, tipo: fundo amarelo e 4 letras e 4nºs azuis p/ todos os paises do bloco. ñ fundo preto em um, fundo branco em outro e 3nºs em um e 4ºs em outro. deveriam no minimo seguir as cores da bandeira do mercosul.

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  27. "e "praca" pra moto mano,fica como..."

    dá pra usar ela de paralama , pq feia e deste tamanho não dá

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