Você já viu um “transformer”?
Não, não estou falando dos carros do recente filme Transformers. Os “transformers” em questão são veículos usados comprados em outros países (geralmente Japão e Korea do Sul) e trazidos para a América do Sul.
Quem costuma viajar pelo litoral sul do Brasil ou para o Paraguay já deve ter visto muitos desses “transformers”, em sua maioria veículos de fabricantes japoneses, passando bem do lado e nem tenha percebido que tal carro é de certa forma transformado.
Toyota Corolla igual ao que já foi fabricado no Brasil. Mas será que é igual mesmo?
Mas então, como reconhecer um “Transformer”?
Simples: quem for bem antenado no mundo automotivo irá reconhecer um deles só de ver o modelo do veículo.
Toyota Caldina GTFour: feito apenas para o mercado asiático, mas que dá as caras aqui como um “transformer”
Não é um cara muito “antenado” no mundo automotivo? Ok, então lhe mostraremos como identificar um transformado:
Primeiro: um transformer geralmente é um carro japonês, e conta com o suporte da placa menor, bem no tamanho exato das placas paraguayas (é onde os “transformers” são encontrados aos montes). Além disso, os limpadores de pára-brisa são outro indicador de que o carro é modificado. Parece que não muda muita coisa, mas andando na chuva é que a diferença aparece! No caso das vans, a diferença fica pela porta traseira corrediça no lado esquerdo, diferente dos modelos ocidentais, se bem que a maioria vem com duas portas traseiras.
Repare nos limpadores de pára-brisas: o do primeiro plano indica que o carro é japonês
Toyota Granvia 3.0D, com porta traseira do lado esquerdo apenas.
Segundo: no interior é onde se vê (ou não) que tal carro é convertido: se o carro tiver cambio automático, os botões de acionamento e a grade de indicação “P R N D 3 2 1” ficarão para o lado direito. Outro detalhe são os acionadores de pisca e limpadores de pára-brisa, geralmente invertidos se comparado ao padrão ocidental. Já no cofre do motor geralmente fica alguns “buracos” no “corta fogo”. Ali é tampado com selante resistente a altas temperaturas, como cobertura de asfalto para telhados.
Na seqüencia: botão do cambio automático do lado direito, seguido dos acionadores de piscas e limpadores de pára-brisa e as partes tampadas com selante em destaque
Como eles vem para cá?
Carro no Japão, de 5 a 10 anos ou mais de uso, chega a ser mais barato que uma bicicleta, (bikes mais elaboradas, tipo competição) e como o poder aquisitivo é muito alto não faria sentido andar com um “carro velho”. No Japão existem duas opções para se desfazer de um carro usado: vender para um desmanche ou vender para “exportadores”, geralmente árabes que nunca perdem um bom negócio (bem “monkey business” mesmo hehe).
Veículos sendo descarregados no porto de Iquique, no Chile
Uma vez negociados, os veículos, em muitas vezes carros de passeio e utilitários, são embarcados em um navio e saem dos portos japoneses em direção ao porto de Iquique, no litoral do Chile. Como lá é uma “zona franca”, como Manaus/AM, a entrada deles fica muito facilitada, ainda mais por ficar mais perto dos portos japoneses.
Qual a vantagem de comprar um “transformer”?
Na Europa, onde os preços de carros também são muito em conta, até seria possível trazer um carro do Japão para rodar em solo europeu, mas dificilmente alguém conseguiria modificar o carro para o padrão ocidental, e mesmo se tivesse êxito na transformação o carro não teria a homologação para rodar normalmente por se tratar de uma “gambiarra” propriamente dita. As leis de lá são tão rigorosas que, mesmo se você trazer um carro se segunda mão da Alemanha, por exemplo, o carro não será homologado pelo simples fato de ser considerado “lixo” (!!!). Mas há exceções como Portugal, que ainda permite (ou permitia, não sei como é hoje) trazer carros usados com até 3 anos de uso para rodar em solo português, mas com sua revenda vetada.
Fazendo a modificação em um carro japonês
Não chega a ser algo muito vantajoso na Europa, mas na América do Sul, mais precisamente Paraguay, Chile e Bolívia, é algo muito rentável! Se comparar estes transformados com outros veículos “locais” compensa aderir a um “transformer” devido a sua qualidade e preços mais acessíveis para carros de linha média-alta, mesmo sendo de segunda mão. Outro fato de serem os preferidos é que vem do Japão, e “se vem do Japão então é confiável”, já que os carros de lá em sua maioria são bem cuidados, além de serem levados a oficinas oficiais e utilizarem peças de reposição originais, que lá são bem baratos.
Todas as peças do interior são reaproveitadas, menos o sistema de direção que é trocado por um novo por questões de segurança
A transformação:
Transformar um carro japonês não é algo simples: tem que desmontar o painel, retirar o sistema de direção e é feita o reposicionamento dos cabos e tubos de ar. A parte mais trabalhosa é o painel: sua modificação é algo praticamente artesanal. É a parte mais trabalhosa da transformação, e uma vez bem executada fica difícil saber se o carro é um “transformer”. Todas as peças são reutilizadas, exceto o sistema de direção, que é utilizada uma peça nova por razões de segurança.
O painel é a parte mais trabalhosa de ser feita. É aqui que indica se um carro é convertido ou não, mas um trabalho bem feito acaba por disfarçar isso.
O Negócio:
Poucos países costumam fazer isso, mas no caso do Paraguay há certos fatores que facilitam a entrada dos “japas” no país, como a chegada deles via Porto de Iquique/Chile. Os japoneses costumam fazer boas negociações com veículos usados. Um exemplo: um Toyota Corolla G 1999 sai do Japão custando aproximadamente € 700,00, e chega ao Porto de Iquique valendo € 2.000,00 !
Toyota Corolla G, versão japonesa.
Um exemplo mais completo: um Toyota 4Runner ou uma Hilux Surf SSR, que são o mesmo modelo (Hilux SW4 no Brasil) sai do Japão custando uns € 5.000,00. Para levar este veículo do Chile até o Paraguay usando uma “cegonha” o frete é de € 350,00 (geralmente o frete é repartido com mais pessoas para compensar o mesmo, e assim a cegonha vem sempre cheia). chegando no Paraguay tem o custo da aduana, que geralmente é de 15% o valor declarado do carro, e mais € 350,00 da transformação para poder rodar legalmente. No fim das contas, os 4Runner saem por aproximadamente € 10.000, o que, arredondando os valores, o lucro operacional é de € 3.000,00 neste caso!
Toyota Hillux, um dos mais procurados no Paraguay
Carros como os Toyota Corolla, Corolla Spacio, Premio Caldina e muitos outros podem ser modificados com valores entre € 5.500,00 a € 9.000,00 dependendo da “cara do cliente” (O.o*!). Mas isso é uma pratica que está desaparecendo, pois o preço de um carro “original” é em muitas vezes igual ou pouco mais caro que um modificado.
Fonte: Motorpasion En Español
Fotos: Federico Sabez / Motorpasion, Kiko Molinari Originals® e Divulgação
Texto e edição: Kiko Molinari Originals®
Retirado do blog parceiro (nsbc) Carros Raros BR
Existem no Brasil "transformers de fábrica". Explicando:
ResponderExcluirCaso os senhores não saibam, a primeira versão do Omega canguru (made in Redneckland/Kangarooland/whatever) que chegou ao Brasil tinha os faróis assimétricos para rodagem em mão inglesa, o freio de mão propício para uso do carona (o motorista para acioná-lo com o braço direito precisaria ter um ombro extra-largo ou escoliose acentuada), dentre outros menores problemas de ergonomia. Estes problemas foram corrigidos na versão 2003, lançada no 4º trimestre de 2002 aqui no Brasil (e conseguiram até deixá-lo mais bonito).
Aos curiosos: tive 4 Omega CD: 3.0/1994, 4.1 96, 3.8 99 e 3.8 03. Disparado o 99 é o pior deles. O motor 3.0 é o mais "girador" e o 4.1 tem o melhor torque ("There's no replacement for displacement").
Pô, fiquei interessado nisso... Parece que o meu sonho de ter um esportivo japonês no Brasil não é tão impossível assim.
ResponderExcluirOpa... Sera que chega Skyline e alguns classicos Japas nesse esquema???
ResponderExcluirMuito boa matéria!!!
Parabéns!
me surprenderam esses preços baixos.. aqui no BR o que vc compra com 700 euros? uma biz, chorando.. ô Brasilzão...
ResponderExcluirAssim mesmo, chora muito, heim, "Gringo"!!
ResponderExcluirCaramba! Eu já tinha visto isso muitos anos atras. Mas antigamente, eles só mandavam o volante e a pedaleira pro lado esquerdo, e o painel ficava do lado direito.
ResponderExcluirÉ, pelo visto os manolos transformadores estão melhorando um pouco a "qualidade" do "siviçu".
Abraços a todos.
Será que a gente pode ficar rodando com placa do Paraguay aqui no Brasil?
ResponderExcluirMesmo se não puder acho que ainda é vantajoso já que muita gente roda com documento atrasado e não dá em nada. Tenho vontade de trazer um carro a diesel.
realmente..poderiam vir uns supras, skylines, silvias...fodasse a ergonomia!! eu ia fritar pneu HUSAHUSAHUSAHUSAHUASHSAUHSUA
ResponderExcluirverdade, nunca havia pensado na questao ergonomica do freio de mao do omega 99..realmente muito tosco!!
valeu pela dica
Quanto a rodar com placas do PY, sinceramente não deve dar em nada. Temos leis no Brasil, mas não temos fiscalização essa que é a verdade. Por volta do ano de 2004 mais ou menos, circulava aqui no meu bairro uma Mercedes SLK coupé. Nunca notei nada de errado nela, até um belo dia que olhei a placa. Pasmem: era igual ao padrão brasileiro (cinza com letras pretas) mas numa tentativa fajuta de copiar uma placa Paraguaia "XXX-000" e no título escrito PARAGUAI (escrito em português mesmo!). Olhando rapido ninguém notava que era uma placa forjada. Acho que nem a polícia pararia um carro destes (Afinal os policiais não se metem com gente grande que anda de carrão né?). O motorista era sempre mal encarado e não gostava quando olhávamos o carro. Porque será? Porque era óbvio que havia algo errado. (Carro sem documento? Roubado?) Então, rodar com uma placa do PY "normal" não daria em nada. Se te pararem é só jogar um portunhol pra cima do guarda. Isso SE pararem.
ResponderExcluirÓtima reportagem!!! Parabens aê, seus picareta!
ResponderExcluirMas sobre o assunto em sí, isso muito me interessa. Vou procurar por aí um Mazda Miata.
Hum,vou trazer um Civic dos anos 80 ou até uma Corolla SW... ._. mas sera que compensa mesmo? manutenção,etc...
ResponderExcluirEu já conhecia esses carros transformers e hoje esses transformers ainda são bons, pois os caras tem o cuidado de inverter a direção e o painel, mas lá nas antigas nem o painel os caras invertiam, os caras passavam somente a direção pro lado esquerdo e todo o painel ficava pro lado direito (TENSISSIMO!!!)
ResponderExcluirCássio disse...
ResponderExcluirOpa... Sera que chega Skyline e alguns classicos Japas nesse esquema???
Muito boa matéria!!!
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tem como sim,so que ai é um cha de cadeira,o jeito mais facil e conversando com algum despachante ($$$) e depois pedindo "educadamente"($$$$$$$$$) a alguM delegado
Legal eu nem sabia disso, então será que um Subaru Impreza mod. 06 que tem aqui perto com placas do Paraguay passou por esse esquema?
ResponderExcluirmeu pai tem um toyota corolla XEI igual aquele só que preto e feito no brasil (acho) o carro é potente e ele deixou eu dar uma volta nele uma veis pelo condomínio, gostei muito! :D
ResponderExcluirNão entendo lhufas de carro japonês, mas lembro que tem um treco 6 cil. biturbo que não há como colocar a barra de direção do lado esquerdo por causa das turbinas. E se não me engano é o Skyline do modelo que apareceu nos "Pest and Putridous" (a.k.a. Sonho dos Xuneiros).
ResponderExcluirEsse lance de carros convertidos já observo faz tempo.
ResponderExcluirCostumo ir para o Paraguay com frequência e a quantidade de carros trazidos do Japão é realmente absurda.
Em relação aos esportivos eu já por lá Skyline 4 portas, e Mitsubishi Fto.
Para quem quiser ver um maior número de carros trazidos, sugiro que entrem no site paraguaio http://clasipar.paraguay.com/ para conhecerem mais modelos trazidos e se interarem dos preços.
Respostas:
ResponderExcluir@Kenji Ashimi: se for para usar como carro de competição até tem como trazer diretamente do Japão, mas se for para uso "doméstico" ai fica mais complicado. [burocracia a vista]
@Cassio: o que vc quiser (e estiver disponível no Japão) é possível de trazer, mas a legalização é que torna a coisa mais dificil.
@Blog do Eduardo: acho que pode, pois sempre vejo um casal de idosos rodando com um Ford Escort TD "sapão" que eles trouxeram da Argentina (e eles tbm vieram de lá), e olha que faz 3 anos que vejo eles rodando livremente pela região!
@Flavio: vc pode conseguir um Miata vindo dos Estados Unidos, e om uma vantagem: não vai precisar modificar o carro! Já a legalização...
@Matheus Bovo: um desses modelos vc pode adiquirir nos leilões da Receita Federal em Foz do Iguaçu. O foda é saber com antecedencia a data exata dos leilões...
@Eduardo Oliveira: pode ser que esses Subaru tenham vindo dos Estados Unidos, já que o Paraguay importa muito carro de lá tbm. Caso veja esse modelo que vc descreveu veja como é os limpadores de para-brisa: se for do lado esquerdo então é "transformer"
@Bremm: o carro a que se refere é o Nissan Skyline GT-R34, onde na preparação "full", onde se usa 2 turbos, fica impossível passar a barra de direção no mesmo lugar onde as turbinas ficam. Isso é algo que gera discussão até hoje
Abraços
ass
Kiko Molinari
pode rodar tranquilamente com carro de placa de outros países aqui, mas o carro só pode ficar em território nacional por 6 meses, se vc mora em Chuí, Foz do Iguaçu e etc, isso não é um problema, mas se vc mora no Rio ou em São Paulo, é meio trabalhoso, e a menos que tenha algum "esquema", vc tem que ter uma residencia no país onde o carro está registrado...
ResponderExcluirnão dá pra trazer carros nesse esquema no brasil, primeiro porque é complicadíssimo trazer carro usado pra cá (embora não seja impossível), e segundo, se conseguir autorização pra trazer, não vão deixar trazer o carro modificado dessa maneira...
outro carro de fábrica que também é "transformer" são as Range Rover, esses carros são ingleses, então originalmente têm o volante do lado direito, as unidades que tem o volante do lado esquerdo tem um pequeno problema na alavanca que abre o capô, que fica no pé do passageiro (que na inglaterra é o motorista)
outro caso é dos SUVs, todos eles tem a porta traseira que abre pro lado errado, ela abre pra rua, pois são japonesas, a única SUV que abre a porta pro lado certo é a Ecosport, ja que foi projetada aqui no BR
um caso parecido com o do Skyline Bi-Turbo é o do Holden Monaro Supercharger (a versão esportiva do Omega) não dá pra transformá-lo em LHD porque o supercharger está instalado onde ficaria a barra de direção...
*Kiko Molinari* "^.^" ®Originals® disse...
ResponderExcluirRespostas:
@Kenji Ashimi: se for para usar como carro de competição até tem como trazer diretamente do Japão, mas se for para uso "doméstico" ai fica mais complicado. [burocracia a vista]
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tipo mas se importar um carro pra competição teria que fazer a converção do volante e tal né (aaaavaah),intão não deve sair muito caro um subaru 98 WRX pra colocar num rally aqui no brasil
(muitos devem pensar -mas que fdp vai estragar o carro todo.Aqui no sul,pelomneos aonde eu moro (tijucas/SC)é mais comum rally do que um racha com afuderosos ApezãunsZ).
entao os civic tipo tubarao sao todos autobots, descepticons, gundam, force 5..? e foram vendidos nas comissionarias autotizadas sao piratas?
ResponderExcluirAê, Kiko! Vc é o cara mesmo! Suas respostas às perguntas de todos são muito bem esclarecidas.
ResponderExcluirJá fui ver para trazer um Miata para cá. É um carrinho meio caro por lá tb. O MX3 lá é lixo como aqui, mas o MX5 (Miata) vale pelo menos 4x mais.
Com os custos de importação etc e tal, o preço de um Miata 91~95 (que é o que eu quero) sairia uns 30k... não compensa.
A maior roubada da minha vida foi comprar uma gambiarra dessas....
ResponderExcluirEu moro na Rep. Dominicana e aqui é normal a venda dessas cabritas japonesas. Eu comprei um Toyota Yaris hatch, muito bonito parecia novo, os japas sabem couidar dos carros. Pois bem, um belo dia sofri um acidente e só não morri de sorte pq os malditos air-bag não acionaram e o carrinho bunitinho virou um monte de sucata.
Cuidado, essa troca de lado que eles fazem deixa o carro totalmente fragil....
Respostas:
ResponderExcluir@Dude: algumas unidades dos Civic de 1994 até 1998 vinham dos Estados Unidos, em sua maioria os sedans da linha e os sedans maiores como o Accord. O diferencial é uma insignia colocada na coluna "C" com uma aguia estampada seguido da inscrição "Honda Of America"
@Flavio: valeu amigo! Posts deste tipo eu pesquiso bem antes de postar pra assim ter um bom conteúdo pra pesquisa.
@Matheus: no caso dos carros para Rally como Subaru Impreza WRX e Mitsubishi Lancer EVO existem importadoras e revendas oficiais que trazem estes carros já prontos.
Pelo custo de converter um carro desses, compensaria comprar um "baixado", fazer as modificações de segurança necessários e tentar legalizá-lo como carro de competição.
Abraços
ass
Kiko Molinari
Matheus
ResponderExcluirum carro pra ser registrado no brasil não precisa ter o volante do lado esquerdo, não existe nenhuma lei que proiba isso no brasil, inclusive já vi 2 supras MK3 aqui na minha cidade com volante do lado direito, e estavam emplacados...
se o carro é de competição ai mesmo se a lei existisse não se aplicaria, pois o código de transito serve pra regulamentar carros de rua, e não de corrida, pois o código de transito se aplica somente nas vias públicas, por isso que apesar do código prever o registro de carros na categoria "competição" você não é obrigado a registra-lo, deve apenas portar a nota fiscal de compra quando for transporta-lo
trazer um Subaru japones pra correr no brasil vai sair bem caro, principalmente por causa do imposto e do frete, compensa mais pegar um carro que não exista aqui, ou então algum subaru que já esteja em solo nacional
Matheus Bovo. disse...
ResponderExcluirHum,vou trazer um Civic dos anos 80 ou até uma Corolla SW... ._. mas sera que compensa mesmo? manutenção,etc...
23 de fevereiro de 2011 16:40
corolla sw? é uma boa pq não dá dor de cabeça com manutrenção... civic dos anos 80 eu gosto da shuttle, se encontrasse uma da versão 4x4 eu ficaria interessado...
*Kiko Molinari* "^.^" ®Originals® disse...
ResponderExcluir@Blog do Eduardo: acho que pode, pois sempre vejo um casal de idosos rodando com um Ford Escort TD "sapão" que eles trouxeram da Argentina (e eles tbm vieram de lá), e olha que faz 3 anos que vejo eles rodando livremente pela região!
@Bremm: o carro a que se refere é o Nissan Skyline GT-R34, onde na preparação "full", onde se usa 2 turbos, fica impossível passar a barra de direção no mesmo lugar onde as turbinas ficam. Isso é algo que gera discussão até hoje
Abraços
ass
Kiko Molinari
24 de fevereiro de 2011 01:36
se morar no mínimo 2 anos no exterior pode trazer o carro que quiser desde que tenha como provar que é proprietário dele a pelo menos 2 anos... quanto ao skyline, no chile mudam o cockpit pra esquerda mesmo no biturbo, mas aí eu já não tenho certeza se fazem alguma gambiarra por baixo do painel pra usar os terminais de direção originais ou se muda o coletor de escape e reposiciona as turbinas...