O ex-mendigo Orismar de Souza, 35 anos, morador de São José de Piranhas (PB), sempre teve o sonho de dirigir um carro. A paixão automobilística surgiu aos 9 anos, quando começou a construir carrinhos com lata de óleo, no sítio onde trabalhavam os pais, produtores rurais em Cajazeiras (PB). Aos 17 anos, ele viu um "deficiente físico" dirigindo um carro adaptado e teve o seguinte lampejo: "vou construir meu próprio carro". O sonho se tornou realidade em dezembro de 2010, quando ele concluiu o seu atual meio de transporte, o 'camarão móvel'.
Usando apenas uma talhadeira e um martelo, que foram presentes de um vizinho, Souza disse que começou a cortar as primeiras chapas de aço. "Virei piada. Lembro de quando vi um homem montando um portão em uma casa e perguntei onde ele comprava as chapas de aço. Ele riu da minha cara e disse que eu estava louco quando falei que queria construir um carro."
Orismar chegou a passar fome para guardar dinheiro e conseguir comprar o material para a lataria do 'camarão móvel'. "Deixava de comer para juntar todo o dinheiro necessário. Em quatro meses eu juntei R$ 450 e fui até a cidade comprar as chapas. Ninguém acreditava, todo mundo ria de mim. Fui muito humilhado por isso, mas eu venci e construí meu carro, sozinho, com minhas próprias mãos."
Ele disse que a inexperiência em lidar com o aço quase o fez desistir do sonho. "Comecei a cortar o aço com a talhadeira e o aço foi ficando mole, não sabia mexer com isso e me assustei. Depois, quando fui dobrando as peças, ele voltou a ficar rígido. Foi Deus que me ajudou e consegui dar forma ao carro."
A única habilidade que Souza disse ter era lidar com a terra, quando ajudava os pais na roça. "Comecei a fazer miniaturas com o metal das latas de óleo que minha mãe usava em casa. Trocava os carrinhos por galinha, ovo, comida e roupa. Era o jeito que eu conseguia ajudar meus pais. Eu fazia carro de polícia, trator e até picape. Quando meus pais viram aquilo, até compraram uma latinha de tinta para eu pintá-los."
Para construir o 'camarão móvel', Souza disse que pedia muitas peças nas oficinas da região e também pegava tudo que era descartado no lixo. "Peguei um motor de motocicleta, de 125 cc, para mover o carro. Antes, a ligação era feita com pedal, igual ao de moto, na parte traseira. Agora, em dezembro, consegui fazer a ignição com chave e também coloquei câmbio com ré."
Souza disse que o 'camarão móvel' chega até 80 km/h na rodovia de asfalto. "Na cidade e no barro eu ando devagar, não passo dos 40km/h. Cabe duas pessoas, mas não tenho namorada. Quando ando na rua é aquela festa, porque muita gente me admira e acaba tirando foto."
Apesar de ter conseguido construir seu próprio carro, o ex-mendigo, que faz bicos de faxineiro e cortador de cana, disse que espera um dia arrumar uma garagem fixa para seu 'camarão móvel'. "Na verdade, na verdade, ainda sonho em ter um carro direitinho, com placa, documento e tudo, além de um lugar para guardá-lo com segurança."
Parabéns pela persistência! Lembro-me que quando tinha uns dez anos de idade pensei em fazer o mesmo, mas como era criança, obviamente não consegui. Depois comecei a gastar meu tempo livre lendo, andando de bicicleta e tentando aprender a consertá-la, e acabei abandonando a ideia.
ResponderExcluirParabéns Orismar! Seu carro pode não ser bonito, mas certamente é melhor que muita xunaria que aparece por aqui! (e pode ser que até ande melhor, pois é 125 mas não tem um "bariquite" gigante que serve apenas para aumentar o peso do carro, e nem toneladas de massa plástica).
Gostaria de parabenizá-lo pela sua iniciativa e de ter seu sonho realizado, mas não precisava se inspirar no Fiat Idea O.o. rrssr Desculpe-me enfiatados...
ResponderExcluirapesar de ter sido mendigo esse pelo menos trabalhou ao invés de ficar enchendo o rabo de cachaça e fumando crack, e até que o carrinho ficou interessante...
ResponderExcluirE, terminado o carro, ele pôs logotipo de que marca? :-)
ResponderExcluirMas ficou muito melhor do que o esperado de um carro feito em casa, especialmente quando o camarada não tinha nenhum conhecimento sobre carros.
cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...
ResponderExcluirapesar de ter sido mendigo esse pelo menos trabalhou ao invés de ficar enchendo o rabo de cachaça e fumando crack, e até que o carrinho ficou interessante...
-----------------------------------
HUAHUAHUAHUA' Concordo
O cara tá de PARABÉNS!!
ResponderExcluirTudo bem o carro não ficou uma maravilha, mas mim quantas pessoas no mundo tem a mesma corajem e criatividade desse cara?
Devemos usalo com exemplo nas situações dificeis!
Mais simpático que o Pratyko.
ResponderExcluirbelo exemplo de perseverança, eu sempre tive a c onvicção que tudo que quisermos com perseverança conseguimos, esta ai uma prova disso!
ResponderExcluir"bem que ele poderia ter colocado outro logotipo no carro"
A REALIDADE...
ResponderExcluirSONHOS PODEM SER REALIZADOS BASTA TER UMA BOM PAR DE BRAÇOS E BONS SENTIMENTOS
e vcs xunando as naves equanto o cara construiu a dele...
ResponderExcluirMuito bom. Apesar de não ter ficado aquela maravilha, até que ficou interessante mesmo. Muito melhor que gastar uma montanha de dinheiro em xunaria e depois tentar vender no ML.
ResponderExcluirQuem disse que a Industria Nacional não existe?
ResponderExcluirE "você"ai reclamando do seu popular kkk...eu vi çaporra numa reportagem hj cedo na record,o cara até levou a repórter pra dar um rolezin...
ResponderExcluirNota DEZ pro Cara!!!
ResponderExcluirParabens Orismar :-)
o q estragou foram os para-choques de uno mille, se ele tivesse fabricado teria ficado melhor...hehehehe...
ResponderExcluirSe eu fosse gestor de RH ou dono de uma empresa, contrataria na hora esse cara! Pessoas assim, criativas, são raras. Mas...cadê os "gestores" de RH??
ResponderExcluirpow vcs tão zuando o mlko por causa dos emblemas e do parachoq ?não leram q ele só usou pessas de ferro velho e encontradas pela rua,ainda bem q ele num optou por um fire.kkkkkkkk
ResponderExcluirEu tinha enviado esse link também pra cá, só que era do Noticias automotivas, mas parece que passaram na minha frente.
ResponderExcluirPor mais bizarro que tenha ficado esse carro, pelo menos o cara foi a luta e construiu o carro dele, mas que ficou bizarro ficou.
AH!!! mas esse carro perto das xunarias que aparecem aqui no BA é uma Ferrari.
Que legal essa réplica perfeita do Novo Uno!!!
ResponderExcluirEu tô orgulhoso desse cara, é serio, se tem alguem q merece ter um carro é ele, ele num ligava pra q tipo de carro ele gostaria de ter, ele só queria ter um carro, ele passou por cima das dificuldades e decidiu construir o proprio carro, dou meus parabens pra ele, esse kra é o tipo de pessoa q merece dirigir um carro de luxo, uma mercedes, uma bmw, pq ele sabe respeitar os carros.
ResponderExcluirADIMIRÁVEL.
ResponderExcluirEsse cidadão fez aula no SENAI? Acredito que não.
Mas sua sede em conhnecimento, contato com amigos e sonho, fez ele montar todo sistema e criar seu carrinho.
E FOI DO ZERO QUE ELE MONTOU!
PARABÉNS!
Muito melhor que muito carro xunning por aí.
ResponderExcluirAh, a GM do Brasil deveria contratar esse Paraíba aí como chefe de design para ver se aprendem a fazer carro bonito.
A linha nova da GM é uma Bizarrice Automotiva de fábrica!
Esse realmente merece possuir um belo carro!
ResponderExcluirGrande exemplo pra esse pais!
poxa parabens presse cara ae... de vdd msm mt raro alguem qe corre atras do sonho assim!!!
ResponderExcluirPS:até mendigo constrói um fiat hen...kkk
o cara se virasse funileiro em alguns meses compraria um carro... acho melhor entrar de apendiz numa oficina do que ficar vivendo de bicos...
ResponderExcluiro cara sem conhecimento especializado nenhum conseguiu construir seu próprio carro, esse cara merece todo o reconhecimento, e toda parabenização
ResponderExcluiro cara é fodao pq ele fez o proprio carro,devia,trabalha pa GMB porque lá tem que mudar a cara da MONSTRANA,AGILE.... A PORRA TODA!
ResponderExcluirEl auto no es bonito pero se ve que fue hecho con mucho esfuerzo.
ResponderExcluir