Em Lages-SC surgiu o protótipo de uma invenção que deve dar uma vida mais digna aos cadeirantes. O Pratyko mede 2,6 m de comprimento, 1,6 m de largura e utiliza um motor de 250 cm³, capaz de levar o veículo até 50 km/h. O câmbio é manual de 5 marchas e há equipamentos como vidros elétricos, GPS e sensores de estacionamento na traseira e nas laterais.
A porta é traseira e ao ser aberta faz descer um elevador com capacidade para 200 kg, ambos comandados por controle remoto. Apesar da causa nobre, o visual do carrinho é bem bizarro, com parachoque de Montana antiga, calotas de Punto Sporting, lanternas de “carreta”, parabrisa e retrovisores de Corsinha antigo, chão de busão…
Mas a versão definitiva vai melhorar, com carroceria de fibra de vidro para baixar o custo e o peso (que deverá ficar em cerca de 400 kg), motor de 600 cm³ com consumo entre 20 e 25 km/l de gasolina, câmbio automático e câmera de ré. O Pratyko deverá ficará pronto no ano que vem, quando ainda será necessário homologar o veículo. Até lá, a equipe do Mão na Roda busca parceiros e investidores para viabilizar a produção e a comercialização do Pratyko.
Quando a produção iniciar, a meta é fabricar 100 carros por ano, vendendo cada unidade por cerca de R$ 20 mil. Ainda haverá opcionais, como ar condicionado. O carrinho começou a ser divulgado na internet esse mês e já atraiu cerca de 50 possíveis compradores. Para saber mais, clique aqui para acesse o site do projeto.
Parabéns aos criadores desse veículo pela iniciativa.
ResponderExcluirTudo que vier para facilitar a mobilidade de pessoas com esse tipo de deficiência é bem-vindo.
Agora faltam os responsáveis pelo poder público crirem alternativas para os que não possuem modo de locomoção próprio, investindo mais em transporte público adaptado, além de mais ciclovias e melhorias nos passeios públicos (calçadas).
Abraços a todos.
Muito bom, parabéns aos criadores, tomara que vá pra frente!!!!!!!!
ResponderExcluirTenho amigo cadeirante, ele vai pregar o carro no chão e colocar ums rodões!
kkkkkkkkkkkk
O rack de teto é opcional ou é sacanagem mesmo?
ResponderExcluiria ser interesante um vx do pratyko,o vcs acham?
ResponderExcluiro Q vcs acham em?
ResponderExcluirTa ai uma boa coisa,essa eu aprovo.
ResponderExcluiraquele velocimetro e contagiros, não é de um painel de moto?
ResponderExcluirEm termos de design o carro é horrível, porém cumpre a sua função e sem contar que é a primeira vez que uma empresa tem a preocupação de produzir veículos exclusivos para cadeirantes.
ResponderExcluirDesse "Pratyko" só ainda não descobri se é "prático" (adjetivo) ou se é "pratico" (verbo na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo).
ResponderExcluirA ideia dos caras é boa, e diga-se de passagem, mais interessante que a solução "gringa" (furgões com plataforma/elevador). A porta traseira ainda colabora mais, pois graças a ela o carrinho não precisa ocupar muito espaço em uma garagem, principalmente nas edificações modernas, onde espaço custa caro (odeio garagem apertada, mas é só o que existe).
QUERO VIRTUAL XUNNING DO PRATYKO!
ResponderExcluiriniciativa louvável, mas faz falta ao menos uma porta lateral que possa servir como saída de emergência... a propósito: uma versão com motor de 1 cilindro a diesel da agrale poderia fazer sucesso em mercados de exportação...
ResponderExcluirA idéia é ótima, mas com esse preço é complicado, o governo poderia dar um subsidio para ter um preço final melhor.
ResponderExcluirCom $20.000 dá pra um deficiente comprar um carro semi-novo e adaptar, que pelo menos tem valor de revenda.
A idéia é otima, mas o preço...
ResponderExcluirComo o JoãoF disse, R$20k é muita coisa para um carro de uma pessoa só.
O governo deveria entrar no meio e bancar uma parte da conta e reduzir os impostos para estimular as vendas para deficientes.
Nessas, o carro poderia custar uns R$12k mais ou menos, que passaria a ser viável. A empresa poderia crescer e desenvolver carros comuns também e talvez ressucitar a industria de automóveis nacional, que foi assassinada pelo próprio governo.
Idéia louvavel, mas o carro é feinho...
ResponderExcluirApoio a ideia do VX, nem tanto tunning mais pra tentar deixar o carrinho mais bacana sem perder a funcionalidade e utilidade!
Acho que falta muito para evoluir ainda, por exemplo, ele parece não oferecer segurança nenhuma em caso de colisões, ele não possui cinto de segurança, parece não haver nada para fixar a cadeira de rodas e evitar a movimentação dela, o campo de visão parece ser muito ruim, vocês podem pensar que ele não é um carro rápido e não precisa de nada disso, mas uma colisão à 40km\h pode machucar bastante sem cinto, e uma colisão traseira neste carro pode ser até fatal, pois na maioria dos carros os bancos possuem a estrutura projetada para proteger os passageiros em caso de colisão traseira, e não vejo como uma cadeira de rodas pode oferecer alguma proteção quanto à isso.
ResponderExcluirAcho que é muito cedo ainda para correrem atrás de homologação deste veículo, e acho que falta muito ainda para um desenho definitivo.
q bom q tao apoiando minha ideia de vx do pratyko,espero q depois do pejo treis miu e oitu,venha o vx do pratyko
ResponderExcluirAcho esse Pratiko nada prático.
ResponderExcluirEsse carrinho precisa de aproximadamente 2x o espaço q ele ocupa fechado pra que o cadeirante possa entrar/sair dele normalmente, por causa da porta q achei muito mal projetada.
Imagine por exemplo: cadeirante estaciona seu possante na rua, na frente de um carro qualquer e deixa atrás do carro dele espaço suficiente pra ele abrir a porta e descer (quase 2x o tamanho do carrinho) e vai no banco, e o espaço vago alí. Passa um tempo e o carro que estava atrás do carro dele sai (antes disso motoqueiros podem estacionar nesse espaço vago) e chega outro carro e estaciona como se tivesse estacionando atrás de um carro normal, bem próximo ao carro do cadeirante (duvido q alguém respeitaria ou notaria identificações no carrinho), daí o cadeirante volta e vê q não consegue abrir o próprio carro, "comofas??".
Acho que o correto seria esse carro ter a porta na lateral direita (de preferência corrediça) e uma base móvel dentro dele, que se ejetasse pra fora, como o deck de um gravador de DVD de computador. Tudo acionado por controle remoto, tanto pra entrar como pra sair.
AÍ SIM, AS INICIATIVAS NOBRES BRASILEIRAS ME SURPREENDERIAM NOVAMENTE.
Idéia 100% minha, inspirada naquelas escadas automáticas dos ônibus de transporte público.
O design do carrinho, qualquer bom facelift resolve... é só não contratar os designers q desenharam o Monstrile.
Duílio Ferrari.
Ponham um motor decente, que o faça alcançar uns 90 km/h no mínimo, resolvam a instabilidade decorrente do entreeixos minúsculo e fará muito sentido. (Sucesso, não sei - o consumidor brasileiro não é muito racional.)
ResponderExcluirNão dava pra pôr também alavancas de acelerador e de freio que possam ser usadas sem tirar as mãos do volante? Já vi algo assim em carros adaptados por aí.
O pessoal tá de parabéns com esse projeto, mas tem que arrumar mais o design.
ResponderExcluiruma palavrinha pro cara q nao axou o pratyko nada pratiko,se fod@,cara,esse carro foi projetado penso eu para estacionar de lado estacionamento,ai a porta abre pra calçada,ENTENDEU???pensa antes de criticar uma ideia (feinha) muito boa!
ResponderExcluirCORRIGINDO ERRINHO:de lado NO estacionamento
ResponderExcluirNum tinha uma calota melhor não?
ResponderExcluirEstacionar de lado - eu pensei nisso, mas ia precisar mudar a legislação a esse respeito. Também dá bastante trabalho.
ResponderExcluirSim, e em caso de acidente, tipo colisão traseira ou o carro cair num rio?
ResponderExcluir"Sim, e em caso de acidente, tipo colisão traseira ou o carro cair num rio?"
ResponderExcluirPensei em "Air-bags" externos acionados com sensor d submersão, pro caso do carrinho cair no rio, ou ser arrastado numa enchente. nosss q trágico.
quanto à colisão traseira umas barras de aço bem posicionadas resolveriam o problema.
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Esse Leonardo deve ter alguma coisa contra eu, é incrível: hora ou outra eu comento no blog e o cara fica nervosinho, todo mordido, d tpm atacada e tudo mais...
[Troll Detected]
Muito boa a idéia, mas geralmente os cadeirantes precisam de outra pessoa pra condizir pelas calçadas mal planejadas de Goiâni por exemplo, ai temos que levar alguem junto.
ResponderExcluirse vender financiado vou compra um.