Miura 787 “Trans…formado” – Caldeirão do Xunning

Salve salve amigos e leitores do Bizarrices Automotivas!!!

É com muito prazer (ou seria desprazer o.o*) que retorno em definitivo com uma das séries de maior audiência do blog, o Caldeirão do Xunning! E pensar que o “esquenta” mal chegou a ser feito, mas o Lata Velha já chegou arregaçando (ui!) logo com um fora de série nacional, um Miura Saga 1990.

A história a seguir fala sobre Alex, morador de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, que namora Alexandra a 11 anos e é dono de um Miura 787 1990, além de ser pai de um garoto de aproximadamente 12 anos de idade. Até aí tudo bem se não fosse por alguns detalhes: eles vivem na casa da ex-mulher e a Alexandra não é bem “ela”… Sacaram?

Miura TransXuning (2)[2] Este é Alex, técnico em informática que namora a transexual Alexandra e dono de um Miura Saga 1990

Não se sabe quem escreveu a carta para o Lata Velha (eu mesmo não sei) e a carta foi selecionada para o quadro. Logo de cara a carta já falava do romance de Alex e Alexandra, e sua enorme paixão que é seu Miura 787 1990. Só pelo fato de terem uma relação madura a pouco mais de 11 anos foi um detalhe mais do que suficiente para a escolha dessa carta (realmente, não é algo que se vê todo dia!).

Miura TransXuning (1)[1] Alex participando do falso programa de TV

Carta escolhida, e lá vai a trupe do Lata Velha para Mogi das Cruzes. Para capturar o Miura Saga, o plano foi o seguinte: Luciano Huck preparou um falso programa apresentado por Preta Gil, chamado “Só amor, sem preconceito”, que era composto de uma sexóloga, um terapeuta, um morador da cidade e um convidado de outro estado, neste caso o próprio Huck que aparece em uma tela como se estivesse em um “link ao vivo” no Rio de Janeiro, sendo que na verdade ele estava bem do lado do estúdio.

Miura TransXuning (13)[13] Seria cômico se não fosse trágico… o.o*

Como Alex é técnico em informática, ele foi contratado pela falsa produção deste programa para pôr os equipamentos para funcionar. Como programado pela equipe do Lata Velha, o tal programa atrasa pela falta de um dos convidados, e a falsa equipe do programa convoca o Alex para o lugar do tal convidado faltante. Durante o programa, Preta Gil chama Luciano Huck via “link ao vivo” para participar do debate. Após um bate-papo informal com Alex, Huck aparece no palco do falso programa dizendo que o Lata Velha era com ele.

Miura TransXuning (12)[12] Luciano Huck e Alex conversando a bordo do Miura Saga, a caminho de casa

Após a conversa, Huck vai conhecer Alexandra, e temas como sexo, preconceito e respeito são a pauta das perguntas naquela conversa (confesso que se não me dissessem que ela é transexual eu nem ia notar a diferença o.o*). Depois de mais uma longa conversa, Luciano Huck lança o desafio a Alexandra: (primeira vez onde o dono do carro não participa do desafio) interpretar Lady Gaga no palco do Caldeirão (os desafios ainda estão sendo de peso).

Miura TransXuning (10)[10] Alex, Alexandra e Huck conversando muito no quintal.

Challenge accepted Desafio aceito e lá vão Alexandra para o Projac e o carro para a xunagem pesada modificação esperada na oficina do Lata Velha. Enquanto Alexandra treinava os passos de Lady Gaga, os xunadores boquetas "customizadores" do Lata Velha foram “desossando” o carro ao som de Dudu Nobre acompanhado de algumas “bonecas” (a imagem abaixo fala por sí… “TENSO” x4 combo WTF?!?!? O.o*).

Miura TransXuning (11)[11] Enquanto o carro era desmontado, Dudu Nobre cantava junto com algumas “beldades”

Carro preparado e passos treinados, era a hora da apresentação. Como não sei como foi a apresentação já vou direto pros “finalmente”: Alex tem seu carro de volta, que antes era assim:

Miura Saga xunado (1)[1]Miura Saga xunado (2)[2] Miura Saga xunado (3)[3] Miura Saga xunado (4)[4] Miura Saga xunado (5)[5] Este era o Miura 787 1990 antes da transformação. Com poucos detalhes a se fazer, merecia uma bela restauração, mas…

E ficou assim:

Miura Saga xunado (6)[6]Miura Saga xunado (13)[13]Miura Saga xunado (8)[8]Miura Saga xunado (9)[9]Miura Saga xunado (11)[11] Miura Saga xunado (14)[14]Miura Saga xunado (10)[10] Miura Saga xunado (12)[12]Miura Saga xunado (7)[7]…no “Caldeirão do Xunning", "restauração" parece uma palavra inexistente no vocabulário deles, e o resultado é este ai!

É, não tem jeito mesmo: entra ano, sai ano e as xunagens sempre se superando no Caldeirão do Xunning. Bom, vamos as xunarias modificações:  começando pela frente, que ficou bem parecida com o Porsche 924 da década de 80, com faróis “Angel Eyes” e grade de galinheiro pintado de preto no novo pára-choque dianteiro, além de um scoop no capô (até melhor que o original que tinha). A cor escolhida para o carro (???) foi o “laranja zarcão flake”, com "vinyls" lembrando rasgos com fundo vermelho (rasgados devem estar as almas dos fãs do Miura ao ver isso…).

Na traseira, o modelo recebeu um aerofólio “suporte de latas de cerveja”, perdendo o original que lembrava os Ford Escort e Sierra Cosworth, também da década de 80, e lanternas “próprias”, que ficaram até interessantes, já que o modelo original usava as do Santana. Mas por outro lado, recebeu ponteiras de escapamento imitando o desenho da Lamborghini Gallardo (“FAIL”), e fechando a seção traseira, foi instalado sensores de estacionamento e uma câmera para auxiliar.

Ainda na parte externa, o carro recebeu rodas Vaska 19” (me corrijam se eu estiver errado) com pneus Goodyear (que num primeiro momento me pareceu pneus remold :S) e pra finalizar o pacote, retrovisores com piscas integrados da Metagal e neon na parte de baixo do "makinaum". No interior, acabamentos de cor branco creme e laranja com bancos concha nas mesmas cores. O painel teve os mostradores originais (vindo do Monza, mas personalizado para o Miura) substituídos por aquela relojoaria de sempre. Recebeu também aparelho de MP3/DVD e acessórios sparro da marca Sparco. No motor, o “APzaum” recebeu injeção eletrônica programável e kit flex da FuelTech, além de cabos e vela de silicone, tampa do cabeçote pintado de laranja e retífica completa.

Veredicto: Se mantivessem a originalidade e restaurassem o modelo, mesmo mudando o scoop e lanternas, ficaria com um upgrade interessante, mas vejo que as palavras restauração e customização (decente) não devem existir no vocabulário dos xunadores preparadores.

Bom, é isso! E olha que a temporada 2011 está apenas começando atrasada, mas enfim… Continuem com a gente! :D
 
[UPDATE]: ao contrário do que dissemos anteriormente, o modelo desse episódio é um Miura 787, e não um Miura Saga como havíamos mencionado antes (créditos: Miura Clube RJ)

Fotos: Divulgação, Arte, texto e edição: Kiko Molinari Originals®

45 comentários:

  1. Em tempo: como a matéria é bem grande o post demorou quase 20 minutos para ir ao ar, ms o que importa é que agora está postado para o mundo todo ver!

    Abs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  2. pior ainda é que eu gostei, antes assim do que o lixo que ele estava né.
    eu só pintava ele todo de vermelho, deixava o interior em camurça, tiraria o aerofólio, ficaria lindo.
    agora vamos esperar pra ver quanto tempo vai levar para o mano anunciar no ML.

    ResponderExcluir
  3. A dianteira ficou parecida com o Mazda RX-7. Cagaram bonito nesse Miura. Concordo com o Kiko, apenas uma restauração e algumas modificações leves com o scoop seriam suficientes.

    ResponderExcluir
  4. essa ainda foi leve em comparação com o logus tejoleiro,brasa conversível,belina canina entre outros da temporada passada!

    ResponderExcluir
  5. se bem que tinha um modelo do miura que vinha com neon de fabrica, não???? Classico pré xuning...rs o projetista era um visionário!

    ResponderExcluir
  6. ainda daria de fazer um serviço decente mas pra variar fizeram umas xunagens de psicopata...

    ResponderExcluir
  7. @top.gear: aquele Logus Tejolo vai ser muito dificil (pra não dizer impossível) de ser batido no quesito bizarrice! Se bem que a nova temporada tá começando agora e este Miura foi o primeiro. Vamos ver o que virá depois.

    @Mary e Lelo: sim, existiu um Miura que vinha com neon de fábrica: era a versão Top Sports e o neon ficava nos parachoques. Mais infos sober o modelo no meu blog Carros Raros BR:
    http://carrosrarosbr.blogspot.com/2010/06/miura-saga-miura-top-sports.html

    Abraços
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  8. Parabéns à equipe do Ba. Eu todo dia agora acompanho as novidades do blog. mas pow... esses palhaços xunadores do lata velha parece que gostam de ferrar os carros mesmo. fico sentindo até pena de aparecerem carros muitas vezes cagados por esses caras... mas o caldeirão do xuning começou tranquilo (será?!)... agora é esperar qual carro vai ter xunado de novo... sobre o carro tenho que concordar com o Gabriel e o Ivan, se restaurasse o carro seria show de bola, mas alguém não disse isso a eles... rs...

    ResponderExcluir
  9. kiko,vai ser difícil,mas vai que eles pegam uma kombi e fazem uma pick up no estilo nedfor speed...

    abs.
    ass:rafael gbr

    ResponderExcluir
  10. A traseira está idêntica ao do Super GT do jogo GTA San Andreas http://media.giantbomb.com/uploads/3/32824/1117969-super_gt_sa_super.jpg

    ResponderExcluir
  11. Que lixo, pelamãedoguarda!

    Fui fã dos Miúra com motor a ar, até porque os com mecânica AP são um inferno até para mexer no radiador (tem que tirar o motor inteiro por baixo, com agregado, semieixos e bandejas).

    Nesse aí a turma de tejoleros do Nariguck bCAGOU bonito.

    E imaginar que um primo meu tinha um X8 completaço, com interior branco (que era foda de deixar limpo). Se ele visse essa m3rd4, infartava na mesma hora.

    ResponderExcluir
  12. Uma coisa percebi que era nítida:
    O cidadão arrumou o carro num leilão,basta perceber pelos números 315 nas porta e já era um xuneiro porque tentou algumas modificações no seu interior,mas a falta de dinheiro falou mais alto.Realmente podiam ter feito um restauro,porque nem o Narigudo e nem esse dono imbecil sabem é que são poucos os Miura Saga que estão rodando com perfeição por aí,porque grande maioria dos donos que tentam manter o seu na originalidade sofrem já que muitos donos ''cagam'' fazendo essas customizações bizarras em seus veículos.

    Tenho esperanças que o Alex e sua 'esposa' possam visitar um encontro de antigos e ver a merda que ele fez em pedir para o Narigudo Huck um carro 'tunadão'.

    ResponderExcluir
  13. Não foi das piores xunagens que já passaram ali, tem muitas coisas que ficaram interessantes. Infelizmente o dono pediu um carro hiper xunado e conseguiu o que queria. Tá froid de manter a historia automobilistica desse pais, todos os carros historicos ou interessantes estão virando alvos de xuning...

    ResponderExcluir
  14. Bah morei pertinho da Fabrica da Miura aqui em Porto Alegre, cheguei a ver esses classicos em cima da cegonha, era bonito de ver... e hoje esse narigudo vem e avacalha, pelo que vi esse cara do miura tem mau gosto pra varias coisas mesmo...

    ResponderExcluir
  15. aqueles desenhos na lateral foram de péssimo mal gosto...

    ResponderExcluir
  16. esqueceram de falar sobre os faróis de milha do novo fiesta

    ResponderExcluir
  17. se o Lata Xuning fizes q nem esse car acom o Miura ficaria show:http://lh3.ggpht.com/_tSNul1EBQwc/S2n5a6o2YgI/AAAAAAAADa0/1BlqBKRrniA/c4c_jan10_08.jpg

    ResponderExcluir
  18. kkkkk ainda bem que os escapamentos estao alinhados um com o outro né...

    ResponderExcluir
  19. Quando o Gino do Miura Clube RS ver isso, vai infartar! Quem quiser mandar pra ele e tiver coragem pra matar o velho, eis o link:

    http://www.miuraclubers.com/

    ResponderExcluir
  20. @Tiago: bom eu já fui "corajoso" de fazer este post, mas mandar essa matéria para o Gino ai seria muita avacalhação o.o*

    @Rafael Barcellos: pelo que eu pesquisei com alguns fans e donos de Miura, o numero na porta era referente ao lote de produção. Se fosse carro de leilão teria o numero do lote ou na lataria ou nos vidros.

    Em tempo: Mais um post do Caldeirão do Xunning com mais de 20 comments, atestando o campeão de audiência do blog \o/

    Abs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  21. Aii como eu amo essa série! É de matar!!!
    Sendo bem direta: o q mais me chocou foi a pintura (Que mieeerda de lateral é aquela???) mas de resto tava meio até q tranqüilo...

    Espero até o próximo post pq, se bem conheço os xunileiros do lata velha... A criatividade (???) só tende a criar mais e mais asinhas! O.o*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Essa tampa dos faróis tapam metade deles quando baixada.

    ResponderExcluir
  23. essas lanternas se parecem muito com as do San Vito...

    apesar de o miura ser um carro bonito, eu não gosto pois não passa de um Gol Quadrado com cirurgia plastica, mas com excessão da pintura da frente e do aerofólio, o carro não tá tão terrível assim, o Logus ficou 10 vezes pior

    ResponderExcluir
  24. @Túlio

    Para mim as ponteiras de escapamento estão nitidamente fora do lugar. Ou talvez não tenha notado algum tom irônico na tua observação. lol

    @Kiko

    Fora o Lata Xunada, eu e um pessoal de uma lista de carros antigos costumávamos também sacanear o Tarso Meleca, da TMC de Curitiba. Foi o FDP que inspirou o Tucano Nariguck a fazer esse quadro lixo que mais parece um espetáculo de aberrações.

    Antes do pessoal da Dimension, a oficina que ficava a mercê do Nariguck e das ideias de jerico dele era a do Paulinho do JotaQuest, que tinha um acordo com a Globo onde ele enchia os carros de massa para aparecer tocando no "Pograma do Faustolão". Diga-se de passagem que o serviço regular da oficina dele é muito bom (sem ironias) e foi de onde saiu o primeiro Lata Velha, por assim dizer. Aquele Chevette tubarão bicolor (o 1º) é o ÚNICO carro que se salva de TODO o programa veiculado na Globo até hoje. De lá pra cá, só vi lixo.

    Tenho diversas fotos de todas as aberrações que eu vi da TMC e de outros "tunadores" de fundo de quintal. Vou entupir a caixa do Kiko com o material. lol

    ResponderExcluir
  25. JESUS! Preferia o carro 10000000000x antes do que agora como tá...isso aí é um monte de massa encima de um clássico nacional 0.o mandar carta pro lata velha = garantia de que seu carro será transformado em uma COISA.

    PS:Esse Miura Saga é bonito...

    ResponderExcluir
  26. @Bremm: cara, se tiver fotos dos primeiros Lata Velha pode mandar pra gente que nós nos encarregamos do restante :D

    No caso, o e-mail é do BA Mananger, mas depois ele me repassa para meu e-mail pessoal.

    Tô vendo que isso vai bombar mais do que imaginava !!! \o/

    Abs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  27. E mais um clássico foi perdido...

    Só isso...

    ResponderExcluir
  28. Tirando esses adesivos escrotos que imitam uns rasgados mal feitos na lataria, e essa merda de spoiler "suporte de latas de cerveja", teria ficado muito bom sim. Quando esse mané anunciar o carro no Mercado Livre vou ficar muito atentado a compra-lo e tentar resgatar um pouco do visual original. Mas oque mme deixa fulo nessa merda de programa é que nunca mostram o cofre do motor depois de pronto, só mostram o motor antes da restauração e depois esquecem total. É como se o carro fosse movido magicamente por pintura nova e bodykits, até porque os com mecânica AP são um inferno até para mexer no radiador (tem que tirar o motor inteiro por baixo, com agregado, semieixos e bandejas).

    ResponderExcluir
  29. lixo total , e o pior é que o povo gosta . sabado lata velha tava nos TT´s do twitter .

    ResponderExcluir
  30. Detalhe, uma coisa que não foi dita:

    O interruptor das luzes, interno, foi utilizado o do Astra, o modelo de interruptor quadrado.
    Tenso.

    ResponderExcluir
  31. o que fudeu mesmo foi essas ponteiras do escape e essa pintura ridícula...

    ResponderExcluir
  32. (rasgados devem estar as almas dos fãs do Miura ao ver isso…).

    Acertou em cheio........PQP oque fizeram com este Miura!!! o parente da minha familia trabalhou na costrução do Miura aqui em porto alegre, e se ele ve essas fotos meu deus do céu.......

    Um dos piores carros criados no Lata velha #FATO

    ResponderExcluir
  33. Peguei o quadro na metade, quando o Huck e o careca tavam conversando dentro do carro. Aí mostrou uma tomada da traseira do carro e eu pensei "PUTA QUE PARIU, É UM MIURA" e logo em seguida "VÃO FODER O CARRO".
    Não deu outra.

    Agora, sobre a mulher do cara, se eu encontro com isso na rua eu to fudido, nem dá pra sacar que era homem!

    ResponderExcluir
  34. @John.st@r: na tv chegaram a mostrar o motor: tinha cabos de vela em silicone, tampa do cabeçote pintado de laranja e instalação de injeção eletrônica. Só não reparei de pintaram o bloco tbm.

    @Ulver: ao meu ver os interruptores de luzes vieram do Gol "bolinha". Vou comparar os modelos a adicionar o detelhe na postagem.

    @Leonardo Laipelt: esse é só o primeiro da temporada 2011. E olha que eles ainda fizeram um "esquenta" xunando o taxi do personagem Agostinho Carrara da série A Grande Família. O post sobre esse carro sairá em breve ;D

    @Dalmo Hernandes: pelo visto não fui o unico a não perceber essa "modificação" sacou ?!?! haha xD

    E mais um post da série bombando no BA. E é apenas o primeiro da série... \o/

    Abs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  35. Leonardo Laipelt disse...
    (...)um dos piores carros criados no Lata velha #FATO



    Negativo, o pior carro criado pelo Lata Velha vai ser e sempre será o "tejolomóvel" Logus, pois acho que vai ser difícil até para eles baterem eles mesmos nessa merda que eles fizeram com o pobre Logus.

    ResponderExcluir
  36. o pior de tudo que foi o proprio dono que pediu o carro xunado

    ResponderExcluir
  37. @pitzer1993

    O que escreverei abaixo é politicamente incorreto, mas não posso deixar de fazer a piada.








    Não são apenas carros modificados que agradam o dono do ex-Miúra.

    ResponderExcluir
  38. @Bremm: mais sutíl impossível huahuahuauhhauauh xD \o/

    Abs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  39. Mas o Miura em epoca que colocou o neon, não era xuning e outra coisa... isso era um Q a mais no carro.

    Sempre chamou atenção nas ruas essemodelo. E sempre foi sonho de mta gente querer te-lo. Era um carro que para se ter ideia custava pelo menos 6x mais que um carro "comum" como um Gol por exemplo. Isso devido a suas modificações que para a epoca eram bem limitadas.

    E outra coisa... eu teria um desses se encontrasse inteiro.

    Se já é raro, imagina que tinha um vizinho que tinha um preto... vcs nao tem ideia do qto esses neons chamavam atenção.

    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Muito boa a materia do blog, só algumas correção...
    As rodas são aro 18" e os pneus são novos e muito bonito, o motor só foi retificado e ainda está carburado a gasolina um altentico ap do santana 2.0
    os ragos na lateral são adesivos e digo, mais pra quem conhecia o carro antes da reforma...
    Ficou outro e aki em mogi das cruzes o carro tá parando onde passa
    Ps: Ele é meu vizinho

    ResponderExcluir
  41. Esse carro é aki da minha cidade , Mogi das Cruzes , as vezes vejo ele rodando por aki , como sempre xunning mas nao esta tao feio

    ResponderExcluir
  42. Gostei.... A pintura não ficou muito bonita, mas ficou legal, Vcs naum sabem oq é tunning! Se querem carros idênticos aos originais,entre em clubes de colecionadores!....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.