Estamos de volta com duas semanas de atraso com mais um post da série Caldeirão do Xunning, temporada 2011!
O carro xunado modificado deste post é uma pick-up Chevrolet C10 1971, que pertence a Olinto Ribeiro Garcia, mais conhecido como Gaúcho do Ouvidor, ou Gaúcho dos Espetinhos. Desde que se mudou para o litoral de Santa Catarina, Gaúcho faz espetinhos na Praia do Ouvidor, na cidade de Garopaba-SC. Como todo gaúcho que se preze, sua técnicas e receitas para a preparação de seu espetos fizeram com que ele e suas iguarias ficassem conhecidas pelos moradores locais e turistas, tamanha a qualidade dos pratos oferecidos.
Gaúcho e sua esposa preparando um chimarrão antes das gravações: “gaúcho sem chimarrão não é gaúcho!”, comenta Olinto
Mas se seus petiscos eram perfeitos, não podia se dizer o mesmo do seu veículo, uma Chevy C10 completamente corroída pela ferrugem, agravado pela maresia, já que o carro fica à beira da praia. E olha que as chapas desses carros eram mais resistentes se comparados aos “carrinhos de lata de cerveja” que são feitos hoje. A maresia não perdoa nada!
Esse é o interior da C10: abaixo do pedal da embreagem dá pra ver o chão e a roda dianteira da pick-up, tamanho o estrago causado pela maresia!
Muita gente, locais e turistas, sempre o perguntavam o porquê de não reformar o carro, mas a resposta estava na ponta da língua do Gaúcho: “-bem que gostaria, mas nunca sobra grana suficiente pra isso”, e mesmo se tivesse não teria como parar com os espetinhos, já que todo o seu equipamento fica no carro e não teria onde coloca-los em caso de uma possível reforma. Vendo isso, muitos turistas e moradores locais escreviam cartas ao Lata Velha pedindo a reforma do seu “ganha pão”. Como o número de cartas era muito grande, Luciano Huck e sua equipe foram até Garopaba em busca do "Gaúcho do Ouvidor".
Chegando em Garopaba, Huck trouxe junto com ele a apresentadora Palmira Onofre, a Dona Palmirinha do extinto programa TV Culinária, da Rede Gazeta de SP. Fora do ar desde meados de 2010, Palmirinha ficou feliz ao receber o convite de Luciano para participar do “plano infalível”, e de quebra ainda “trollou” a Palmirinha por causa de alguns episódios de seu programa, onde ela “dava um branco” no meio do programa que exibia (pô, zuar a Palmirinha pelos “esquecimentos” dela é muito “trollface” pesado por parte do Lata Velha ¬¬*).
O plano era o seguinte: a produção do Lata Velha ligou para o Gaúcho convidando-o a participar de um programa de culinária apresentado por Palmirinha, que seria gravado em um hotel da cidade. De pronto Gaúcho foi até o local da gravação, sem ao menos imaginar que seria mais um participante do Lata Velha. Tudo pronto no hotel, só faltava alguns ajustes para o inicio das gravações, aí que Luciano entra: como a Palmirinha tem um mascote/ajudante no programa, o Huguinho, interpretado por Anderson, ele pede para ir ao banheiro (tudo combinado claro) antes de começar as gravações.
Nesse meio tempo Huck veste a roupa preta do ator e vai se posicionar no local determinado. Durante a gravação, o bonequinho começa a conversar com o Gaúcho e pergunta sobre a caminhonete. Em seguida, o bonequinho começa a mostrar algumas fotos perguntando se era ele e o carro dele nas fotos, e finalizando com Huck tirando a roupa preta e dizendo que o Lata Velha seria com ele.
Nesse meio tempo Huck veste a roupa preta do ator e vai se posicionar no local determinado. Durante a gravação, o bonequinho começa a conversar com o Gaúcho e pergunta sobre a caminhonete. Em seguida, o bonequinho começa a mostrar algumas fotos perguntando se era ele e o carro dele nas fotos, e finalizando com Huck tirando a roupa preta e dizendo que o Lata Velha seria com ele.
Emocionado e um tanto perdido com a situação, Gaúcho custa a acreditar que ele enfim terá seu carro reformado. Mas como “nem tudo são flores”, ele teria que passar por uma prova para ter o seu carro de volta. O desafio? Interpretar Sidney Magal no palco do Caldeirão, com direito a dança e ele cantando um “pout-porri” dos seus maiores sucessos (e tome desafios pesados!). Ele não pensou duas vezes e aceitou o desafio. Feito isso, Gaúcho foi para o Projac, no Rio de Janeiro e a pick-up foi pra São Paulo no “QG” do Lata Velha.
Enquanto Gaúcho treina para interpretar o cantor Sidney Magal (acima), a equipe da oficina trabalham na reforma da C10 (abaixo)
Para interpretar Sidney Magal, ninguém menos que o próprio Sidney para ajudar o Gaúcho nos ensaios, além do produtor musical Armando Sousa, que cuidou da parte musical do desafio. Enquanto isso na alfisina oficina do Lata Velha, muito trabalho para recuperar a velha C10.
Chegada a hora da apresentação, Gaúcho se esforça para se parecer ao máximo com Sidney Magal, dançando e cantando no palco (se bem que o “playback básico” salvou o show mais uma vez). A apresentação “não foi uma Brastemp” mas foi bem interessante (com aquelas bailarinas dançando mais precisamente! ^^), o que rendeu muitas palmas do auditório e a aprovação de Sidney Magal.
Como já era de se esperar, Gaúcho tem sua C10 de volta. Veja como ela era antes da reforma:
E como ficou:
Vamos às modificações: a carroceria foi totalmente recuperada, mantendo suas linhas originais, mas perdendo alguns detalhes como os logotipos (mas não duvido nada de terem dado um fim naquele monte de ferrugem e comprado uma melhor só pra reforma…). No interior, mantiveram o painel de instrumentos, o volante e a alavanca de câmbio na coluna de direção (que milagre foi esse novamente? o.o*), mas recebeu bancos do tipo concha na cor vermelha e interior na mesma cor, sem exageros.
Além disso recebeu um aparelho de CD/MP3 com DVD e algumas “papagaiadas”" de sempre. O motor, um 3.8 de 6 cilindros dos primeiros Opala, foi retificado e ganhou tampa do cabeçote e detalhes cromados, além de um sistema que reduz os poluentes e sistema bicombustível (segundo o Huck diz na apresentação).
Além disso recebeu um aparelho de CD/MP3 com DVD e algumas “papagaiadas”" de sempre. O motor, um 3.8 de 6 cilindros dos primeiros Opala, foi retificado e ganhou tampa do cabeçote e detalhes cromados, além de um sistema que reduz os poluentes e sistema bicombustível (segundo o Huck diz na apresentação).
Já na traseira, a caçamba original foi retirada para a instalação de uma estrutura própria para a preparação dos petiscos, incluindo pia, reservatório de água, instrumentos para cozinha, churrasqueira embutida em aço inox, geladeira portátil e mais alguns acessórios, além de um pequeno palco para uma provável apresentação de algum show. Fora isso, o Gaúcho ganhou uma conta no banco Itaú com R$ 10.000, seguro da Itaú Seguros, 1 ano de combustível grátis da Esso com cartão fidelidade, um jogo de pneus Goodyear e assistência técnica por 1 ano.
Veredicto: tirando a pintura lembrando os Hot Rods “old school”, a proposta ficou interessante. Teve alguns detalhes de xunning, (poucos mas teve) mas como será um veículo para trabalho, o resultado final ficou aceitável. Só espero que tenham preparado as partes metálicas desse carro, pois a maresia vai continuar lá, corroendo tudo que estiver ao seu lado.
Bom, parece que o Lata Velha está começando a fazer carros mais “decentes”. Será que vai continuar assim por mais tempo? A resposta estará nos próximos posts da série Caldeirão do Xunning! Continuem com a gente! :D
até que não ficou tão bizarro... e já que o gaúcho faz churrasco até que as flames na pintura fazem algum sentido...
ResponderExcluiré o caldeirão do xunning está melhorando o de hoje nao tava cheio de xuanarias como sempre tirando o dvd, relojoarias e subwoofer
ResponderExcluirOs "carrinhos de lata de cerveja” que são feitos hoje" são MUITO mais resistentes a ferrugem que os "carrões de bijouteria" de antigamente.
ResponderExcluirBlogger cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...
ResponderExcluiraté que não ficou tão bizarro... e já que o gaúcho faz churrasco até que as flames na pintura fazem algum sentido...
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exatamente oq eu ia comentar,e o caldeirão do xuning está ficando mais leve,assustando menos as crianças com as xunarias.
Aí que está, acho que não xunaram mais por falta de $$$$$$$!!!! Para reformar aquilo iam gastar muita grana, para uma nova também... Então de qualquer forma sobrou pouco dinheiro para investir em xinelagens... Uma pergunta, não é perigoso aquela mangueira de combustível estar passando entre o motor e a mangueira de água e depois novamente sobre o motor? Com o tempo e a vibração do motor a mangueira pode se romper não?
ResponderExcluireu curti essa camionete, apesar de curtir mais original, essa é para trabalho, e com certeza vai atrair mais clientes. ainda foram sensatos montando ela com todos os utensilios q ele precisa para trabalhar com higiene, e também não colocaram aquelas rodonas com aqueles baita pneus caríssimos, q valem mais q o próprio carro. uma coisa q eu faria, q normalmente acho uma heresia fazer nessas camionetes, é colocar um motor a diesel, q é mais resistente e mais econômico, e seria bem melhor nessa camionete q é para trabalho! mas no geral, ficou melhor do q se imaginaria!
ResponderExcluirA Brasília de Ontem ficou poarecendo original de fabrica, no estilo "Adventure". Inclusive com as cobiçadas rodas "Porsche 8 Janelas".
ResponderExcluiras rodas daquela brasilia é do modelo mexicano, pena q economizaram e não colocaram uma daquelas no step tbm, mas a brasília tbm não ficou mau
ResponderExcluirRoger disse...
ResponderExcluiruma coisa q eu faria, q normalmente acho uma heresia fazer nessas camionetes, é colocar um motor a diesel, q é mais resistente e mais econômico, e seria bem melhor nessa camionete q é para trabalho!
12 de junho de 2011 12:56
bem melhor adaptar motor a diesel que fazer gambiarra com kit gás...
cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...
ResponderExcluirRoger disse...
uma coisa q eu faria, q normalmente acho uma heresia fazer nessas camionetes, é colocar um motor a diesel, q é mais resistente e mais econômico, e seria bem melhor nessa camionete q é para trabalho!
12 de junho de 2011 12:56
bem melhor adaptar motor a diesel que fazer gambiarra com kit gás...
Com certeza, Kamikase.
Quanto a picape ela ficaria melhor sem os flames na lataria que eu acho que pouco tem a ver com a proposta do carro, mas como o colega disse ai em cima, até que o Lata Velha está fazendo carros menos piores do que eles faziam antes, só espero que continuem assim.
O próximo carro é uma Brasília. Enquanto não aparece nada no site vamos comentando sobre a C10 ;D
ResponderExcluirAbs
Kiko Molinari
Paulo Freire disse...
ResponderExcluirOs "carrinhos de lata de cerveja” que são feitos hoje" são MUITO mais resistentes a ferrugem que os "carrões de bijouteria" de antigamente.
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Realmente, antigamente os carros enferrujava já por baixo das borrachas das janelas, hoje o carro é todo imerso numa tinta cinza que é a base que recebe a pintura, seja sólida ou metálica geralmente essa base cinza é apelidada de "APARELHO"
Pela proposta que tem essa Chevy ta bom, sem frescuras e ainda ajudando o cara com combustivel/pneus/money ai sim ta legal!
ResponderExcluirBom dia a todos
ResponderExcluirA oficina do Lata Velha contou com a parceria da Bumerangue Reboques, conforme a plaqueta verde localizada no parachoque mostra, ou seja, a mais tradicional empresa de unidade móveis e adaptações em veiculos de São Paulo.
Conforme informações da empresa, o tanque original foi mudado de lado para ficar oposto a churrasqueira, inclusive alterando o bocal de abastecimento para o lado do motorista. Outro item de segurança foi o isolamento da area aquecida com mantas de lá de rocha e lã de vidro.
Além disso, a Bumerangue é homologada pelo Inmetro , ABNT e Denatran e inclusive alterou a documentação original da caminhonete aberta para Carroceria Comércio fechada, ficando de acordo com a legislação para o tipo de trabalho a que se destina. As partes internas foram revestidas em aço inox para diminuir o impacto da Maresia e tive a oportunidade de ver o carro e realmente ficou incrível, bem diferente das aberrações que já vimos.
Olhando a lua disse:
ResponderExcluir"Uma pergunta, não é perigoso aquela mangueira de combustível estar passando entre o motor e a mangueira de água e depois novamente sobre o motor? Com o tempo e a vibração do motor a mangueira pode se romper não?"
Sim, aquela mangueira tá mal instalada. Não é assim originalmente.
acho que devemos admitir que dessa vez foi um trabalho bem feito, pelo menos aparentemente, o senhor nao vai morrer de vergonah com a c10, vai trabalhar, ganhar dinheiro, e se achar melhor pinta de vermelho a parte de baixo, acho que ficaria bonita uma pintura saia e blusa vermelho embaixo, e uma cor mais escura em cima!
ResponderExcluirsistema "bicombustível"? com carburador? aham.. 6 caneco "econo.flex" =D
ResponderExcluirArthur a.k.a "Gringo" disse...
ResponderExcluirsistema "bicombustível"? com carburador? aham.. 6 caneco "econo.flex" =D
13 de junho de 2011 16:55
ou será que enjambraram uma tbi no lugar do carburador? a propósito: até tem como fazer motor bicombustível com carburador, eu mesmo já andei numas motos com essa gambiarra...
@Pica Pau: taí algumas informações muito importantes que vieram em boa hora. Ainda dou uma descida em Garopaba só pra ver o trabalho completo do carro. Agora pode-se dizer que a nova C10 é mais um ponto turístico da cidade :D
ResponderExcluirAbs
Kiko Molinari
olha só essa merda aki e o preço que o manolo ta pedindo! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185577703-limosine-vendo-ou-troco-oportunidade-unica-no-brasil-_JM
ResponderExcluirAlexandre disse...
ResponderExcluirolha só essa merda aki e o preço que o manolo ta pedindo! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185577703-limosine-vendo-ou-troco-oportunidade-unica-no-brasil-_JM
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E o que çaporra tem a ver com a C10?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCade a Brasilia??? Abandonou o site???
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