VW CrossBrasa (Caldeirão do Xunning)

Salve salve amigos e leitores do BA! Estamos de volta (com um pequeno atraso de pouco mais de 1 mês) com mais um post da série Caldeirão do Xunning! No episódio de hoje, vamos conhecer o Marcio de Moraes, de 43 anos e morador de Socorro, interior de São Paulo. Ele tem uma VW Brasília 1978 que comprou e quase nunca usa por estar um tanto “caindo aos pedaços” (o que por mim não procede, já que eu vejo carros em piores condições rodando, se comparado à “Brasa” dele).

CrossBrasa (19)[19] Este é o Marcio, um pacato agricultor dono de uma Volkswagen Brasília 1978

Quem escreveu a carta para o Lata Velha foi a Ana, patroa da fazenda onde Marcio trabalha e vive. Segundo a carta, Marcio era analfabeto e trabalhava desde pequeno na roça, mas depois que começou a estudar depois de adulto, por insistência da patroa, sua vida começou a melhorar. Melhorou a tal ponto de sua família melhorar de vida e de comprarem um carrinho, no caso a "Brasólha". A grana pra comprar o carro eles tiveram, mas pra mantê-lo em ordem…

CrossBrasa (13)[13] Luciano Huck, dona Ana (patroa do Marcio) e a falsa equipe de caça aos E.T.´s

Foi com essa história que Luciano “ET” Huck e sua equipe foram para Socorro, capturar a “Brasa” do Márcio. Para isso, a equipe bolou o seguinte “plano infalível”: eles criaram a “agência nacional para assuntos extraterrestres”, com direito a uma grande equipe e tudo mais, inspirado no filme MIB (Men In Black). Antes de a tropa do Caldeirão “aterrissar” em Socorro, dois membros da produção estiveram no sítio fazendo uma suposta pesquisa estudantil junto com Márcio, aparentemente sem despertar nenhuma suspeita.

CrossBrasa (14)[14] Márcio e um dos “oficiais” interrogando-o sobre uma suposta “visita de ET´s”

Com a participação da dona do sítio, vai rolar uma certa tensão quando Marcio ver toda aquela equipe com militares, médicos e os tais extraterrestres. Em uma breve conversa, Márcio diz que tocou nos "ET's", e que por causa disso teria que fazer uma descontaminação em uma das ambulâncias, e é lá que Huck, disfarçado de médico o aguarda. Conversa vai, conversa vem, Márcio fica ansioso com a tal descontaminação. Mas no decorrer da conversa Huck abre o jogo e diz que o Lata Velha era com ele.

CrossBrasa (15)[15]CrossBrasa (16)[16]CrossBrasa (17) [17a]Na ordem: Luciano Huck e Márcio no exame de mentira (no alto) e a retirada do disfarce de Huck (centro) e os dois junto com a Brasília 1978 (acima) 

Feitas as apresentações, Huck segue com Márcio até a casa dele, localizado a alguns metros ao fundo da sede do sítio, e lá Huck conhece o restante da família Restart de Márcio. Por ser uma Brasília, o desafio feito a Márcio e seus filhos estava bem na cara: interpretar os Mamonas Assassinas cantando “Pelados em Santos”. Desafio aceito, a “Brasa” vai pra oficina, e Márcio vai para um lugar diferente antes de ir para o estúdio no Rio de Janeiro. O local? O  Autódromo de Interlagos, na capital paulista. Lá,  Márcio foi de carona dar uma volta no circuito a bordo de um Peugeot 307 da Stock Car, com o piloto Nonô Figueiredo, pra ver se dava uma “sacudida na carcaça” deste humilde caipira, e no dia seguinte, já no Rio, Márcio realiza mais um sonho: conhecer o mar caminhando na Praia da Barra.

CrossBrasa (22)[22]Marcio momentos antes de dar uma volta de StockCar (acima) e vendo o mar pela primeira vez na Praia da Barra/RJ (abaixo) CrossBrasa (28)[28]

Mas como nem tudo era apenas passeio, o treinamento começou puxado para ter sua “Brasória” de volta, juntamente com o coreógrafo Fly, e na oficina o trabalho de modificação do carro tinha dado inicio. Em ambos os casos, aparentou ser mais fácil do que imaginava. Chegada a hora da apresentação, Marcio e seus amigos “soltaram a franga” e incorporaram o grupo Mamonas Assassinas, com direito a Marcio interpretando o Dinho e puxando a zorra toda (dessa vez não deu pra saber se rolou playback, mas ainda acho que teve) para delírio do publico presente no estúdio do Caldeirão.

CrossBrasa (18)[18]CrossBrasa (26)[26] CrossBrasa (21)[21] CrossBrasa (27)[27] Na sequencia: A zorra de sempre na hora da desmontagem. seguido do trabalho sério. Logo depois o grupo nos ensaios e a apresentação no palco.

E como sempre, o carro sempre volta para o dono. Vejamos como era e como ficou o carro. Antes era assim:

CrossBrasa (3)[3]CrossBrasa (2)[2]CrossBrasa (6)[6]CrossBrasa (4)[4] CrossBrasa (5)[5]Para uma Brasília que era usada apenas na zona rural, até que estava bem conservada.

E ficou assim:

CrossBrasa (1)[1] CrossBrasa (8)[8] CrossBrasa (10)[10] CrossBrasa (7)[7] CrossBrasa (9)[9] CrossBrasa (11)[11] CrossBrasa (12)[12] CrossBrasa (23)[23] CrossBrasa (24)[24] Até que não ficou feia, mas poderia ficar melhor.

Bom, tenho que admitir que dessa vez fizeram uma customização interessante, mas que ainda contém resquícios de xunning no carro. Vamos as modificações: faróis com angel eyes, pintura amarelo flake com verniz anti riscos, saias e bordas dos pára-lamas pintados de cinza, assim como as máscaras dos faróis, rodas da versão de exportação, rack de teto de VW Parati quadrada, parachoques tubulares com quebra-mato incluído na dianteira e suporte para estepe na traseira, finalizando com estribos laterais.

A suspensão foi elevada e os pneus são mistos, da Goodyear. No porta malas, kit de ferramentas e dois módulos de potência para o som. No interior, detalhes em amarelo de doer os olhos com painel modificado incluindo som com tela de DVD retrátil e alguns poucos relógios em um console central feito para o modelo. No motor, teve melhorias como retífica e sistema bicombustível, assim como a dupla carburação com filtros esportivos, finalizando com um toque xunning com desenhos de foguinho (motor flex carburado? #comofaz o.o*).

CrossBrasa (25)[25] Marcio e sua “CrossBrasa”, feliz da vida

Veredicto: ficou uma customização interessante, mas com detalhes facilmente dispensáveis por se tratar de um veículo que será usado mais na zona rural do que a urbana (vide módulos de potencia que ocupa metade do porta-malas). Por ter tido os estofamentos refeitos, mereciam ter encosto de cabeça, pelo menos nos bancos dianteiros. Só não vou elogiar mais pois da última vez que elogiei muito um carro da série (mais precisamente a Belina “Ambulância Canina”), a equipe do Lata Velha teve uma recaída TENSA O.o*, transformando um Volkswagen Logus em um… Bem clique aqui e veja se tiver coragem .

Nota: devido a falta de tempo para edição de algumas postagens, ficarei restrito apenas aos posts da série Caldeirão do Xunning, e ainda assim não darei garantia de as postagens aparecerem o mais rápido possível. Agradeço a compreensão.

Fotos: Duda Bairros/Vicar, Divulgação, Reprodução/Tv Globo
Texto, Edição e Montagem: Kiko Molinari Originals®

25 comentários:

  1. gostei das rodas, poderiam ter colocado uma igual de step tbm, e os retrovisores cromados não combinaram em nada com o carro, mas no geral ficou algo aceitável!

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  2. nao achei feia nao, o quebra-matos na frente nao tinha como ficar melhor, uma vez que ele seguiu a linha dos farois...

    eu só nao teria colocado tanto amarelo por dentro...

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  3. Sô os aliens pra busca uma brasília dessas!

    Brasilia bagaço...
    Se Observarem do lado dele tem algumas frutas aparentemente laranjas se for, ta resolvido a cor do carro!

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  4. Socorro uma cidade vizinha da minha!!!
    Vou tentar ir buscar mais informações dessa Brasa pessoalmente.

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  5. o rack é da vw parati.o da fiat elba é um filete só,ja o vw é em 2 filetes
    mas no geral ficou boa,pena q no sitio logo vai ta toda fudida

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  6. Gosto muito das postagens do Caldeirão do Xuling...

    Não curti o visual da Brasilia, adicionou peso e dou duas semanas para o estepe ser roubado...

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  7. fico feia, e com o step na mão dos trombadinha

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  8. @Edwilรσи Tєcн: beleza :D Se conseguir mais fotos dela melhor ainda!

    @olhando a lua: o peso adicionado é pouco visto o qu esses carros conseguem transportar

    @Henrique: quanto ao estepe, ai foi mancada mesmo. Daria muito bem pra fazer uma maleta com ferramentas e deixar no porta-malas, e colocar o estepe no nocal de origem, sem esquecer de retirar os módulos do potência que ocupam metade do espaço. Mas não dou 2 tempos pro tiozinho "torrar nos cobre" o sistema de som .D

    Abs
    Kiko Molinari

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  9. motor flex carburado é uma gambiarra fácil de fazer, no caso deixam o giclê de marcha lenta original e trocam o de alta por um com maior vazão... tinha um motoboy que trabalhava perto do meu apartamento que uma vez fez essa gambiarra do pior jeito possível, arrombando um giclê de alta original com uma furadeira ao invés de comprar um com a especificação certa (na cg125 geralmente usam o giclê de alta da honda sahara ou de fusca 1300)...

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  10. eu prefiro passa pra alcool logo, pelo menos em SP quem tem flex nao coloca gazoza

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  11. esse ñ vi mais faiz meses q deu,até q ñ ficou feia só essa cor berrante e o estepe(pra imitar os pseudos cross fox)o resto até q ficou original o nariz de cheirar o mundo inteiro huck se safou dessa ele e sua equipe lazarenta.....

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  12. Essas rodas mexicanas são muito afude!
    Coloquei umas bem similares no meu Fusca 77 branco. :D

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  13. "Bom, tenho que admitir que dessa vez fizeram uma customização interessante"

    Eu não! Essa modinha off road é muito brega e tirou o charme da brasilia, fora as rodas acho q foi meio de mal gosto como a da tal belina ambulancia canina! Ainda me pergunto em que esses caras pensam quando vao "arrumar" o carro das pessoas????

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  14. até que essa não ficou tão ruim, mas eu dispenso os módulos no portamalas e o interior colorido, sem contar os parachoqes que ficaram muito estranhos...

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  15. Cássio Felipe disse...

    "Bom, tenho que admitir que dessa vez fizeram uma customização interessante"

    Eu não! Essa modinha off road é muito brega e tirou o charme da brasilia, fora as rodas acho q foi meio de mal gosto como a da tal belina ambulancia canina! Ainda me pergunto em que esses caras pensam quando vao "arrumar" o carro das pessoas????

    Bom eles pensam o seguinte: A bagaça num é minha msmo então q se foda.

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  16. Se fosse para transformar num off-road, que se tivesse base de um Baja (fusca off road) e nao de um falso utlitario desses novos entupido de plastico.

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  17. Se o cara usa essa Brasilia no terrão do sítio não dou o prazo de um mês para começãr a entrar poeira dentro do motor, pois esses filtros de ar não são adequados para usar em estradas de terra, o certo seriam se deixassem a Brasilia com um carburador e colocassem o filtro de ar dos modelos pré 75 que eram adequados para esse fim, ai ficaria legal, mas enfim, por fora até que ficou menos ruim, mas por dentro os caras como é de praxe deram a cagadinha básica que eles sempre dão (afinal se o lata velha não caga na entrada, caga na saída) trocando o painel original pelo do modelo 1980, sem contar o amarelão da parte interna do carro que parece uma hepatite ambulante.

    No geral nota 5,5.

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  18. Caracas Kiko! Demorou essa hein! Conversamos sobre isso no dia que foi ao ar! AHAHA sorte (ou azar, ainda tento descobrir) q o povo daqui de casa desistiu de me dar a Brasa! (e tbm não querem me dar carro nenhum, #MeFu!)
    Eu já disse q achei essa CrossBrasa zuadaça, mas tá bem mais tranqüilo do que certas outras q se viu por aqui... :D

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  19. Como faz flex com motor carburado?

    A questão pior é, como faz flex com motor VW a ar? A própria VW não conseguiu, e eis a Kombi 1.4 como resultado desse fracasso.

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  20. Marcio Piancastelli passa 3 anos fazendo 40 esboços diferentes para criar a VW Brasilia, e o Tucano Picaruck acaba com uma em menos de 1 semana.......

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  21. @Cassio Felipe: eu queria aquelas rodas, mesmo sendo de tala mais larga. Eram usadas nos modelos de exportação da "brasa". É só rever o episódio do Chaves onde o Seu Barriga aparece com uma bege com essas rodas, só que de tala estreita e calota copinho.

    @Maythê Ribeiro: pois é, esse foi o post mais demorado a ser concluido para essa série (pouco mais de 1 mês), mas tá ai, bombando como os demais da série.

    Abs
    Kiko Molinari

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  22. Léo Lino disse...
    Como faz flex com motor carburado?

    A questão pior é, como faz flex com motor VW a ar? A própria VW não conseguiu, e eis a Kombi 1.4 como resultado desse fracasso.

    22 de julho de 2011 16:08

    na verdade a vw não considerou economicamente viável fazer o boxer flex em função de mudanças na legislação ambiental...

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  23. Trocaram o painel do modelo até 79 pelo da 80 em diante????

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  24. até que não ficou tão ruin assim,o foda vai ser ele comer ovo depois de ver tanta cor de gema na brasa "cross ovo" dele,podia ter pintado de outra cor,caldeirao do xuning superando...

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  25. @tucomg: se vc acha que isso é superação, espere ver o nosso próximo post!

    Vai ser "Épico" !!!

    Abs
    Kiko Molinari

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