Cantora britânica havia comprado um Nissan Figaro no inicio deste ano.
Matéria do blog parceiro Carros Raros BR
Que Amy Winehouse era muito doidona excêntrica, isso ninguém duvidava. Mas saber que ela tinha um carrinho um tanto exótico e raro isso certamente ninguém sabia!
Disputado no Reino Unido, a Amy Winehouse teve a sorte de ter um
O carro em questão é um Nissan Figaro. Foi um carro com desenho inspirado em modelos da década de 1960, lançado em 1989, e fabricado até no ano de 1991.
Modelo desenvolvido apenas para o mercado japonês, mas que fez sucesso no Reino Unido devido a importação de carros de “segunda mão” do Japão
No caso de Amy, ela o havia comprado o modelo no inicio de 2011, pois ela andava muito com motorista particular, ou então andava a pé por Canden Town, onde ela morava. Segundo seus amigos, ela andou pouco com o carro: de 2 a 3 vezes no máximo. Até o momento não se sabe o que será feito com o carrinho.
Breve histórico
O Nissan Figaro foi desenvolvido para o mercado japonês e lançado no Tokyo Motor Show em 1989. Sua semelhança é muito grande com o modelo Nissan Fairlady fabricado na década de 1960, sob o lema “Back do The Future”. Sua base foi o Nissan Micra (código K10) e tinha disponível um motor de 4 cilindros em linha, 987 Cm³ de cilindrada sobrealimentado com um turbo. (código do motor MA10ET) e cambio automático de 3 velocidades.
No Reino Unido, existem pessoas especializadas tanto na manutenção quanto na venda desses modelos
Inicialmente foram feitas apenas 8 mil unidades do modelo nas cores Topaz Mist (névoa topázio), Emerald Green (verde esmeralda), Pale Aqua e Lapis Grey, sendo 2000 modelos de cada cor. A demanda inicial foi tanta que a fabrica decidiu fazer mais 12 mil unidades do Figaro. O curioso é que a cor Topaz Mist não foi utilizada nestas outras 12 mil unidades, tornando os primeiros 2 mil modelos com esta cor muito raros de se encontrar.
Apesar de ser desenvolvido para o mercado japonês, o carro fez (e ainda faz) bastante sucesso no Reino Unido e Irlanda, devido a importação de carros de segunda mão vindos do Japão. Na Inglaterra, existem pessoas especializadas na área de venda de peças e manutenção para esse veículo.
Ficha Técnica:
Motor: | Dianteiro, transversal 4 cilindros em linha, 8 válvulas (2 por cilindro) sobrealimentado por um turbo compressor e injeção eletrônica de combustível. Bloco em ferro fundido. |
Cilindrada: | N/D |
Diâmetro x Curso: | 68,0 mm X 68,0 mm |
Taxa de Compressão: | 8,0:1 |
Potência Máxima: | 76 HP @ 6000 RPM |
Potência Específica: | N/D |
Torque Máximo: | 106 Nm @ 4000 RPM |
Torque Específico: | N/D |
Cambio: | Automático 3 marchas e ré, tração dianteira |
Suspensão: | Dianteira: independente, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora Traseira: independente, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora |
Freios: | Discos na dianteira e tambores na traseira |
Rodas e Pneus: | Rodas aro 12” em ferro e calotas, com pneus 165/70 R12, com opção para pneus de uso na neve medidas 155/70 SR12 |
Carroceria: | sedan compacto, conversível de teto rígido, 2 portas, 2 ocupantes. Carroceria em aço |
Dimensões: | Comprimento: 3,74 M Largura: 1,63 M Altura: 1.35 M Entre-Eixos: 2.30 M Peso: 810 Kg Tanque de Combustível: 40 L |
Desempenho: | Aceleração 0-100 Km/h: N/D Velocidade Máxima: N/D |
Consumo: | Urbano: N/D Rodoviário: N/D |
Fonte: Wikipédia, Folha F5 - Celebridades
Quem tem um desse também é o van Persie, jogador de futebol!
ResponderExcluirFotografei um em Paris rodando, e postei no blog inclusive!
http://essevaleumafoto.blogspot.com/2011/05/nissan-figaro-1991.html
Abraços a todos!
Matheus Marques
RAC
Não sabia que o japão fazia carros retro.
ResponderExcluirIsto é realmente um retrô, e não essas edições modernas que tem linhas "inspiradas" nos modelos que as originaram.
ResponderExcluirPára-choques cromados, dobradiças idem, maçanetas de época, recortes de carroceria no melhor estilo de construção dos anos '60, até molduras de metal cromadas nos faróis. Quem acha o novo beetle retrô, deveria olhar melhor este Figaro.
por fora achei que parece um T-BIRD em miniatura, mas por dentro, principalmente console e cambio eu achei fantastico!!
ResponderExcluirmuito lindo
Tem outro carrinho que tem uma traseira e estilo que lembra essa, é o Dahiatsu Copen
ResponderExcluirhttp://1.bp.blogspot.com/-txgyTa6vnbg/TbuEIBDpF5I/AAAAAAAABS8/B_paiD496gs/s1600/_Daihatsu+%252817%2529.jpg
mas o copen não chega a ser retrô...
ResponderExcluirSem duvida...
ResponderExcluirSó falta saber o futuro do carrinho que foi da Amy...
ResponderExcluirAbs
Kiko Molinari
*Kiko Molinari* "^.^" Originals® (Carros Raros BR) disse...
ResponderExcluirSó falta saber o futuro do carrinho que foi da Amy...
Abs
Kiko Molinari
1 de agosto de 2011 18:52
óbvio que o pai dela vai achar algum maluco disposto a pagar uma pequena fortuna pelo carrinho... ou então retomar a antiga carreira de taxista e alugar o carro pra levar noivas a casamentos ou debutantes nas festas...
O carro é bem a cara dela mesmo, aliás, show de bola o carrinho, mas vamos combinar: achei ele meio feminino.
ResponderExcluirÉ uma pena que a Amy não poderá mais desfrutar desse carro, afinal, recentemente ela se declarou fã de Sepultura... [troll face] :D :D :D
Blogger Pardo disse...
ResponderExcluirO carro é bem a cara dela mesmo, aliás, show de bola o carrinho, mas vamos combinar: achei ele meio feminino.
É uma pena que a Amy não poderá mais desfrutar desse carro, afinal, recentemente ela se declarou fã de Sepultura... [troll face] :D :D :D
Sepultura!!! ahhahahhahaha
Carrinho simpatico, porem bem feminino, alias como falaram lembra o T-bird recente q tbm tinha cara de carrinho de mulher...
a nissan fabricava no msm ano em 89 o PAO,msm estilo pesquise no google ou no GT4 tb tem um estilo retrô mas bacaninha o interior todo branco me lembra dos fuca e das kombosa dos anos 60....
ResponderExcluir