Resta saber em quantas vezes o valor da xunagem superou o preço deste Golf
“Nada parece mais com o novo Golf do que o antigo”
Citação sábia (e dita várias vezes) por Fernando Valeika de Barros sobre VW Golf
“Abençoado pelo Papa”
Papa Bento XVI, ex-dono de um VW Golf. Hoje se exibe de Phaeton.
"Quando andava a pé pegava só 173"
Mag sobre VW Golf
"Hãn? Gol modelo F?"
Carla Perez sobre VW Golf
"É o pai dos golfinhos, ou é aquele esporte praticado pelos empresários?!"
Carla Perez sobre Golf(inhos)
"Meu Filho!!"
Fusca sobre Golf
"Quero dar para o dono!"
Vileira sobre VW Golf
"O seguro fica em R$ 10.365,42"
Corretor sobre VW Golf
"Porra nóis só porta Oakley!!1"
Backdi e Bio G3 sobre VW Golf
Entre os carros malditos produzidos pela Volkswagen atualmente, está o Golf – um hatch originado em 1974 e que conservou sua essência até os dias de hoje, só que em evolução progressiva. Estamos falando da geração VI, prestes a ser substituída na Europa. Mas você quer saber sobre o vendido no Brasil? Ah, sim...
O Golf começou a ser importado a partir de sua terceira geração. Talvez este foi o maior salto dado na carreira do modelo, pois abandonou os faróis redondos e inaugurou uma linha de estilo mais próxima da que é seguida até os dias atuais. O destaque era a versão GTi, a mais completa, mas estava longe de ser páreo para os Fiat Turbo, GSi e XR3 da época, até porque no Brasil, seu motor 2.0 era o de 8 válvulas, e não o de 16v, mais potente. Depois, vieram as versões mais básicas (que só tinham direção hidráulica, que looosho), a versão conversível (raridade) e o modelo automático (na época, hatch automático era raro, já que o equipamento geralmente só era disponibilizado em carros grandes).
O modelo duas-portas, ironicamente, foi produzido no Brasil, mas apenas para exportação…
Em 1997, os europeus já conheciam a quarta geração do Golfera, mas felizmente no fim de 1998 o modelo já era oferecido no Brasil, ainda importado. Seu interior, com semelhanças com o Passat (o então carro mais caro da Volkswagen) causava boa impressão, mas é de se estranhar um carro que tinha ar-condicionado Climatronic com um belo visor convivendo com um rádio AM toca-fitas.
Sem falar que a iluminação dos instrumentos era incômoda, o espelho direito era menor que o esquerdo (que sina…), as colunas traseiras reduziam a visibilidade e o porta-copos era pouco ergonômico. Na época, havia os motores 1.8 Turbo 150 cv, o 2.0 do Santana e o 1.6 SR (Sem Rendimento).
Depois, o Golf passou a ser produzido em São José dos Pinhais (PR), juntamente com o primo rico Audi A3 (os dois compartilhavam a mesma plataforma). Quem comprou o modelo alemão se ferrou precisou enfrentar a desvalorização alta. Ainda assim, por ser um dos mais modernos da categoria, conquistou espaço entre os VIPs e quaaase vendeu mais que o Astrassauro em 2001.
Mas eis que em 2003 a quinta geração é lançada na Europa. A Volkswagen optou por não fabricá-lo no Brasil, por se tratar de um modelo mais moderno e que exigiria investimento altíssimo (na época, o modelo custaria 7 reais a mais). Assim, o Golf brasilino só perdeu em vendas.
Todo mundo se animou (até eu) quando chegava cada vez mais perto o lançamento do “Novo Golf brasileiro”, que, dizia-se, seria até mais bonito do que o europeu! Mas a Volkswagen, para não apresentar um carro que poderia ofuscar a sexta geração do modelo, regrediu o design. O resultado foi uma das reestilizações mais mal-sucedidas do País, competindo com o Mille Fire em beleza.
Sem falar que a VW dizia que a frente e a traseira eram inspiradas em aviões a jato (talvez, com o uso de dorgas...) e batia no peito por fazer um Golf mais atual que o europeu, com sua frente, que com muito desconto e boa vontade, lembrava de relance uma cópia filhadaputamente mal-feita do Tiguan. O brasileiro, além de esperar cinco anos pelo Golf 4,5, recebeu um carro tecnicamente igual ao de dez anos antes.
O Golf ainda ganhou mais um retoque podre, com grade superior preta, digna de carro popular, e lanternas “Crystal Black”. Hoje, só tem os propulsores 1.6 EA-111 (ruído by Eletronic Arts) e o mesmo 2.0 8V do início da geração 4.
Legenda real: VW-Gol-Sportline
Versões
GTI: A fodona, praticamente um Golf à parte. Existe desde a primeira geração do Golf, mas por aqui começou com 115 cv na terceira geração e pulou para 150 cv com o mesmo motor 1.8 Turbo do Passat de quinta geração. Em 2002, aumentaram a pressão da turbina e o carro ganhou 30 cv (versão conhecida como GTI de I vermelho). E na satânica remodelação de 2007, ganhou um gás a mais quando abastecido com gasolina Premium (ou seja, com Podium de R$ 4,00 o litro), chegando a 193 cv, um a mais que o Civic Si, o que o tornava esportivo mais potente feito no Brasil. Pura trollagem, pois com gasosa comum ele rendia os mesmos 180 cv de antes. Completo, custava mais de R$ 100.000. Em 12/02/2009, a VW anunciou a descontinuação do GTI nacional.
Black and Silver: Edição limitada com mais equipamentos, disponíveis somente nas cores preto e prata (a ditadura das cores), nos motores 1.6 ou 2.0.
Generation: Apesar de todos os loooshos, só tinha opção do motor 1.6
Flash: Apareceu um ano antes do 4/5 e estreou o motor 1.6 total fréquis na linha Golf. Possuia novas rodas e faróis escurecidos.
Sport: Tinha visual semelhante ao do GTI, com motor 1.6 ou 2.0. Mas em 2004 veio uma nova versão Sport, desta vez com o 1.8T de 150 cv do antigo GTI.
Tech: O modelo trazia uns “gadgets” a mais, como Buetooth, MP3, sensor de estacionamento… Este já possui a nova carroceria. O propulsor era o então recém-lançado 1.6 VHT.
Black Edition: Versão com tudo preto (rodas aro 17”, faróis e lanternas).
Silver Edition: Edição feita especialmente para 50 trouxas colecionadores, com detalhes como câmbio automático, rodas aro 17” e motor 2.0.
VR6: Entre os Golferas existentes no Braçil, esse é o pika das galáxias! O modelo foi lançado em 2003, custava R$ 105.600 e teve 99 unidades vendidas no Brasil. Certamente um roubo, pois era um Golf duas-portas, com motor 2.8 de 1991 do Passat VR6, que sobrou no depósito de peças reprovadas pelo controle de qualidade, com apenas 20 cavalos a mais que o GTI, spoiler e aerofólio (pode-se encontrar kits paralelos similares) e plaquinha numerada. Além de apresentar peso muito bem distribuído (85% no eixo da frente), era um carro excelente de comportamento dinâmico (ia em linha reta). Mas garante aquele ar de exclusividade e se tornou cobiçado entre os "colecionadores".
Sportline: Somente uma variação com visual mais esportivo que o Golf convencional. Atualmente possui visual parecido com o da versão GT. Depois veio uma edição com faróis escuros, teto solar e bancos de couro, a Sportline Limited Edition.
GT: Merda sobre rodas, imitação do gambiarrado Vectra GT: de apelo esportivo, não tem nenhum, a não ser o visual discutível, com máscaras no farol e na lanterna, rodas toscas e um ou outro detalhe para se parecer com o modelo GTI. Só que sem o motor do GTI: é o mesmo 2.0 manco das demais versões.
Havia ainda as versões peladas e a Confortline, a versão de "luxo" do Golf, que custava 65 paus e vinha com motor 2.0 e uns frisinhos cromados bem baianos no parachoque. Mas estas não são tão atraentes pros manos. Versões de respeito, como a R32 ou as atuais GTI e R, nunca foram comercializadas oficialmente no Brasil. Com um pouco de sorte, você encontra um GTI MK5 numa importadora independente por R$ 175.000.
Derivados
- Bora: sedan que, apesar de ser bem diferente do visual do Golf, nunca empolgou em vendas.
- Variant: versão perua que ocuparia o lugar da Quantum caso fosse vendida aqui. A traseira é totalmente reta.
- Cabriolet: foi por muito tempo o Peugeot 206,666 da Europa: sua terceira geração de 1991 ganhou cara da quarta e ficou no mercado até o lançamento do Eos, em 2005.
- Plus: foi o que saiu quando a VW quis dar um ar de minivan ao Golf.
- Scirocco: modelo próprio que se aproxima do estilo Shooting Brake. Uma Ferrari FF de póbri.
Perfil dos donos
Golf de mano prestes a ser atingido por um VW Polo
Antigamente, quando as Spice Girls detonavam e o Pager estava na moda, Golf era um carro de VIP. Os manos poderiam se virar, no máximo, com um Gol bolinha. Com o passar do tempo, estes endinheirados não viram mais graça no Golf e passaram a procurar modelos mais modernos. Sorte dos manolos, que viram a oportunidade de comprar um carro maior para arrepiar nos pegas ou conseguir uma puta.
Diz-se que, para saber a quantidade de prestações que um infeliz proprietário de um VW Golf tem a pagar, basta olhar o volume do rádio (roubado) e multiplicar pelo número de CD's piratas que está no porta-CD que saiu de brinde da caixa de cereal. Ex: Volume 81 x 36 CD's piratas = 2916. Soma-se os dígitos e multiplica pelo último. (2 + 9 + 1) x 6 = 72 suaves prestações de R$ 914,56 pela BV Financeira, ou seja, 90% do salário do indivíduo (putz, que cálculo engenhoso!).
Verdades
- Por que havia tanta preocupação com a facilidade de arrombamento do Golf, se 51% do seu público-alvo são de assaltantes?
- Apesar de o Golf sempre ter sido um modelo de design conservador (típico da VW), ele sempre foi um carro que fez a cabeça dos manolos.
- Os Golf VR6
66números 13, 24 (hummm) e 69 foram comprados pelo filho do Lula antes do lançamento, o que fez a Polícia Federal dar um jeito de jogar na imprensa que os mesmos nunca foram fabricados... - Muitos manos só tinham condições de pagar as parcelas do Golfera. O custo da gasolina era rachado com os outros vileiros.
- Mais horroroso que o Golf 4,666 brasileiro, só o Bora HS (renomeação do Golf remodelado), feito na China (tinha que ser...).
- Ciente de que no Braçil os mexânicos só sabem "mecher" em AP, a VW não tem planos de oferecer nenhum motor melhor que o velho
APEA 113 2.0 de 120 cv. - Ao desfilar num Golfera rebaixado com aro 20", xenon e DVD com sonzeira tocando funk, o sujeito, devidamente portando Oakley e acompanhado por uma piriguete loira falsa, entra num estado máximo de êxtase e realização.
- Donos de Golferas sempre são vistos em postos e portas de balada, pois a grana vai toda no financiamento.
Diretamente do inferno… Volkswagen Bora HS
Caso a Volkswagen optasse por montar o Passat, ao invés do Golf, em São José dos Pinhais, olha só o carro que teríamos no mercado brasileiro, agora!
(Atenção, imagem fortíssima!)O autor desta projeção vomitou.
A segunda geração é lendária!
ResponderExcluirPS. São José dos Pinhais fica no Paraná e não em São Paulo!
ResponderExcluir._. estupro visual essa última projeão aí... e é verdade,golf é o carro mais de manolo que há (depois do gol quadrado...)
ResponderExcluirMeu primo tinha um GTI 2.0 Turbinado, era muito bem, mais ai com o nivel de man0lice alto ele colocou 3 KILOS DE PRESSAO AAHUAHUAHU AI O APZAUM FOI PRO SACO, mais ele diz que tinha mais de 400 cv.
ResponderExcluiro Sapão Flash/Sport são os mais bonitos, seguidos pelos VR6...
ResponderExcluira traseira do HS eu achei legal..a frente, nada a ver...no Bora combinou até...
msm assim, eu ainda tenho vontade de ter um VR6.
ResponderExcluira atual versao comercializada no Brasil é uma gambiarra de fabrica...carro escroto!
golf é um dos carros que eu mais gosto . sonho com um vr6 ou gti . a versão mk3 é a melhor .
ResponderExcluirEu sou Louco por um Golf GTi (I vermelho) de 180cv meu pai tem um os q ele so deixo eu dirigir duas vezes eu inplorei para meu deixar dirigir ele esta pensando em mexer o motor pra deixa o menico com uns 350 a 400 cvs mas eu prefiro acima dessa media em pq da pra chegar investindo legal en torno de 750cv ou mais so q eu to louco pra encontra o Golf VR6 211cv brasileiro eu sei q so quem tem mais esses modelos são empresario e eu to juntando uma verba depois de conseguir pegar o Gol GTi 1991 q meu pai tinha tava surrado mais de pra recuperar em bora q eu tenho q anda em bastante ferro velho pra encontra peças só pra ter uma Idea preferi troca o motor dele pq ta no GNV e detona com o Motor e perde desempenho fora q ocupa espaço no porta malas mas eu to decidido em compraro VR6 (q o meu pai ñ acredita de eu encontrar em bom estado ou no brasil) e tira onda com ele na caro do meu pai.
ResponderExcluirma penúltima foto a laterna parece a do atual palio.
ResponderExcluirhilario! b.a. voltando as origens!
ResponderExcluiresse golf 4,666 fabricado no brasil é escroto! lamentavel!
pior que ele só o novo polo... pqp...
a vw nem se dá ao trabalho de fazer face lift descente em seus carros!
aprendeu com a picareta mor fiat... rsrsrsr
Esqueceram do GTI VR6 GIII.... tive um e era um espetáculo !!!
ResponderExcluirGolf é um carro bastante respeitado no brasil, eu mesmo desde pequeno sonhava com um, mas infelizmente a vw esqueceu do golf brasileiro e hoje é igual aos carros da gm, "gambiarra" frente de gol g4 adaptada, e vai ser regambiarrado em brevem assim como o polo, "isso é uma... vergonha!"
ResponderExcluirO post mais zuado da série "Verdades" até agora !!!
ResponderExcluirE achei bonito o gonf com a frente do Bora chinês. Será que algum manolo se atreveria a fazer isso em seu Golf?
Abs
Kiko Molinari
"Hãn? Gol modelo F?"
ResponderExcluirCarla Perez sobre VW Golf
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKrachei de rir com essa.
Mas que essa remodelação do Golf ficou escrota, sem dúvida ficou, pois antes dessa remodelação, o nosso Golf era praticamente o mesmo dos alemães, ai a Volks veio com essa desculpa que a nova geração VI ia ficar cara aqui no Brasil e fudeu tudo.
Só uma observação: O Golf GTI da terceira geração além de ter um motor manco se comparado aos Uno Turbo e GTI 16V da época, não tinha nem vidro elétrico. :P
afff, esse foi suave demais....
ResponderExcluirmas bem, não gosto de golf, não teria um, e acho o VR6 uma merda pois ele não faz curva direito...
e a VW é tão espírito de porco que precisa de podium pra poder dizer que seu golf é 1 cavalo mais potente que o Civic (que com a mesma podium rende 196 cavalos)
prefiro um Focus... muito melhor que golf...
eu á vi um duas portas gti modelo 2000,o vr6 tb só q da 3° geração o ronco é lindo,a vw do brasil ñ dá importância pro povo,eles continuam num golf de 1998,modificado emporcamente.....e tb chegou na 3°geração também nós ñ tivemos a g1 e g2 q dividiam a plataforma do passat e do gol....
ResponderExcluirEu tenho um MK3 Glx 2.0 Carro muito Bom,anda bem e economico.
ResponderExcluirO Golf Ficou show até o MK4,esse Golf que esta sendo fabricado é um Lixo sobre Rodas,na Alemanha ele ficou 1 Ano ninguem comprou,a vw teve que se virar e lançar algo melhor para vender.Eu como a maioria daqui estamos puto da vida com o que a VW vem lançando.
Mais infelizmente,como vamos mudar se tem gente que vai PAGA 60 MIL em um CARRO que um Americano nao utilizaria nem para entregar PIZZA... Brasileiro se contenta com qualquer porcaria,e ainda paga caro e sai feliz.Isso quando o cara nao vende a casa para pagar o carro.
aquele golf xunnado da primeira foto, ele veio aqui na minha cidade para uma "exposição"
ResponderExcluiro cara foi o primeiro brasileira a ganhar um camp. de "tunning" em Las vegas, orgulho q ele deva ter ne?
Fala sério.. pior post dessaa série, embora raro, existe golf GTI Turbo 2 portas, o motor 2.0 do santana (ap tradicional) não tem nada a v com o do Golf 2.0... de resto.. parabéns ao blog...
ResponderExcluirdos VR6, achei o numero 24 (hummm) a venda:
ResponderExcluirhttp://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/volkswagen-golf-2.8-mi-vr6-12v-gasolina-2p-manual/6809828/detalhe.wm
Brasileiro é burro mesmo, ainda compram(e pagam caro)por um carro que está há 2 gerações atrasadas em relação ao europeu...
ResponderExcluiro foda do golf é a manutençao tbm,q se estraga alguma coisa ou escolhe a prestaçao ou o conserto do carro kkkkkkkkk...
ResponderExcluirA VW foi burra ao não trazer o Geração V, muito bonito, iria ofuscar Stilo e barrar ascensão do 307.
ResponderExcluirGolf, quando bem tratado é um bom carro, considerado pelos APzeiros o verdadeiro Pika das Galaxias hehehehehehe
ResponderExcluirTeria um GTI ou VR6, só é dificil achar um em bom estado e que ainda não caiu na mão de vileiros ou pilotos de fuga.
Em terra de 1.0, quem tem GTI é Rei
coitado de que escreveu isso
ResponderExcluirbom é o stilo cai roda né ?
o astrossauro com painel todo de plastico ?
o civic porta mala feito pra ladrão ?
o focus 1.6 que nao sai do lugar de tão pesado e de tão manco ?
se foi a epoca que golf era carro de mano, se tu ir num morro de rj vai ver só tem stilo amarelo com roda cromada.
Golf 4,5k owna stilo e afins fácil fácil, campeão (Y)
rafael.thx está em 2001 ainda? Acorda rapaz... estamos em 2011.. se passaram 10 anos! O golf nacional já deu né? esse modelo nacional é horroroso! Mil vezes até mesmo o Polo! Golf/Bora ficaram muito caídos, deviam der mantido sem atualização mesmo.. menos pior!
ResponderExcluirRIP SPICE GIRLS :(
ResponderExcluir