Chrysler 300C Fúnebre

300c (1)Foram 3 metros somados à perua e 540 quilos acrescidos às quase 2 toneladas

Você amou carros a vida inteira. Nada mais natural, portanto, que aproveitar seu rolê final para mostrar aos amigos que a gasolina corria em suas veias: vá para a cova de V8. O Grupo Bom Pastor, de Limeira, no interior de São Paulo, pode realizar o seu último desejo: a funerária tem na sua frota o Funeral Car 300C, o primeiro rabecão "tunado" do Brasil. O FC 300C é uma perua Chrysler 300C transformada pela Procópio Limousines, de Cianorte, Paraná. Em sete meses e R$ 160 mil investidos, chegou-se ao impressionante resultado final. O FC ronca forte com os 340 cv originais do motor V8 Hemi de 5,7 litros.

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Comum em outros países, não há carros funerários como este no Brasil. "A carência de veículos que possam ser adaptados ao serviço funerário é grande", diz o pai da criatura, Nélson Pereira Neto, consultor de negócios do Grupo e entusiasta de rabecões personalizados. "Já alongamos cinco Doblòs de uma vez e foi uma dor de cabeça só." Ele afirma que o Chrysler 300C é diferenciado e perfeito como base para um carro fúnebre de alta qualidade.

Sem pressa

Ao volante, antes de dar a partida, somente uma ampla tela no lugar do retrovisor interno mostra que essa não é uma 300C Touring normal. Mas o que mais impressiona é a rigidez do conjunto ao rodar. Mesmo valetas encaradas na diagonal não produzem qualquer sinal flagrante de torção. A plataforma do 300, sólida de origem, suportou bem a extensão de quase 3 metros e o acréscimo de 540 quilos às já fartas duas toneladas da Touring original.

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O bom comportamento dinâmico do Funeral Car é em grande parte creditado aos R$ 11 mil gastos na suspensão a ar, regulável nas quatro rodas. Um acessório indispensável, considerando as imensas rodas aro 22 - que incluem caixõezinhos personalizados nos raios - calçadas por pneus 265/35 de perfil baixo. Na ampla parte traseira, que comporta urnas funerárias de qualquer tamanho, há uma plataforma personalizada de acrílico e alumínio, banhada em luz azul.

Mas, na morte como na vida, não existe almoço grátis: segundo nossas medições na pista de teste, o Funeral Car 300C acelera de 0 a 100 km/h em discretos 10,3 segundos, sem lastro (entenda-se, sem qualquer passageiro na horizontal). Apenas como referência, o 300C V8 sedã original de 1.862 quilos, é 3,2 segundos mais rápido na aceleração. Nenhuma crítica quanto ao desempenho: o rabecão é um carro feito para desfilar sem pressa. É, contudo, nas frenagens que o FC mais sofre, exigindo muita pressão no pedal para conter tanta massa.

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O berço do caixão e os botões que o movimentam e cuidam da iluminação

Todos juntos

Além de instrumento de marketing para a funerária, o carro é também uma tentativa de introduzir um hábito comum na Europa, mas raro no Brasil: os familiares do falecido acompanharem o cortejo no próprio carro fúnebre. Daí o alongamento do chassi, que possibilita a manutenção do banco traseiro amplo, com direito a telas de cristal líquido instaladas nos encostos de cabeça dianteiros, exibindo DVDs com mensagens de consolo aos que ficaram neste mundo. Nos atuais Mégane Grand Tour utilizados pela Bom Pastor, a adaptação para que o carro comporte caixões exige a retirada completa do banco traseiro.

Quanto custa passar para o além em grande estilo? Neto explica que normalmente não se alugam rabecões separadamente: o tipo de carro utilizado depende do nível do pacote completo contratado para um funeral. Mas o interesse em torno do Funeral Car 300C tem sido tamanho que a Bom Pastor decidiu abrir uma exceção: o carro pode ser contratado por qualquer interessado, mesmo para cerimônias de outras funerárias. O preço? Peça para sua família separar R$ 2.300 para o passeio final.

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Nos bancos traseiros há telas de DVD que exibem mensagens de pesar aos familiares. Acima, os comandos da suspensão a ar

Megalomania sobre rodas

A Procópio Limousines, oficina paranaense que construiu o Funeral Car 300C, anda com a agenda cheia. Além de um irmão menor para o 300C - outro rabecão baseado em um Chrysler PT Cruiser - a empresa trabalha no que será a maior limousine do Brasil, uma Dodge Ram com nada menos que 11 metros de comprimento. A oficina já deu a luz também a outras excentricidades como uma limousine de três rodas, com dianteira de Harley-Davidson. E para quem não se incomoda com o excesso das criações ao estilo Las Vegas, o site da transformadora anuncia o próximo projeto ambicioso: uma Danceteria-Limousine com frente de... Boeing!

Enviado por Lucas Cola – Fonte: Car and Driver

17 comentários:

  1. meio curioso esse 300 c rabecão deve ser legal ser transportado num v8 desses,dá pra colocar dois caixôes dentro dele.....

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  2. Tem um Galaxie Perua aqui na minha city, é muito feio, destoa totalmente das linhas do carro.

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  3. Alguem poderia me dizer quantas Chevrolet Suprema foram fabricadas??

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  4. Edwilรσи Tєcн Bяαรiliиσ disse...
    Alguem poderia me dizer quantas Chevrolet Suprema foram fabricadas??




    Quantas eu não sei, mas uma coisa é certa: a maioria serve atualmente de rabecão e mesmo as poucas que sobraram nas mãos de consumidores comuns tem cara de rabecão.

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  5. fica estranho o 300c sendo usado como rabecão, das barcas americanas o lincoln town e o cadillac dts sempre me pareceram mais adequados a essa função... a propósito: interessante o detalhe dos raios em formato de caixão nas rodas...

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  6. Olha quem eu achei no site da procopio: Tio Elllzioooooo:

    http://www.procopiolimousines.com.br/site/galeria.php?idgaleria=24

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  7. Tio Elzioooo finado nos videos dos site será que cederam o rabecão pro enterro dele?

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  8. Que nenhum Xuneiro veja essa matéria, se não já vejo as "cópias" .... vão ser : "Space Funebre Fox" , destaque para os adesivos (SfF Turbo) kkkk ... "Parati FunebreCross Edition " e por aí vai !!! kkkkk

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  9. A suprema é o Crime, deve caber um caixão nela de boa

    Se ele faz uma Limo ia ganhar bem mais grana que rabequeras

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  10. porra cambada, o tio elzio ainda não foi pra terra dos pés juntos

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  11. vim de Nova Friburgo p/ Limeira a 1 ano e meio, e nesse tempo todo aqui nunca vi esse carro.

    ficou bom,eu curto carros funebres.

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  12. o mais cabuloso são as rodas de caixãozinhos tenso pra barai!!!aqui na minha cidade os manos funerários estão alongando saveiro G5 pra fazer estes carros funerários e fica coisa mais "linda"

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  13. achei mto loco....se eu fosse magnata eu mandaria fazer um, mas com o motor SRT10 da Ram/Viper e em vez de levar um caixão, eu levaria uma Jacuzzi



    LIKE A BOSS

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  14. quando eu morrer, quero ser levado numa dessas... se me levarem em uma Saveiro ou Quantum alongada, eu volto e puxo o pé do infeliz que me colocou lá dentro...

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  15. Essa é pra desfilar mesmo, ou morrer com estilo...

    Lindona mesmo sendo um rabecão!

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  16. Mas iria ficar bem mais bonito se fosse equipado com o motor V10 do Viper. Já imaginaram como ficaria um Hummer fúnebre????

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