Verdades sobre a Barra Forte/Circular

Barra Circular original (1)[1]
A preferida dos “tiozão”, dos “oreia seca” e dos “vida loka”

Você quis dizerBicicreta
Google sobre Barra Circular

Ainda vou ter uma dessas…”
Muleke novinho do gueto sobre a Barra Circular

Biciqueta de marcha? Só serve pá dá pobrema!
Tiozinho “pé duro” falando da simplicidade de sua Barra Circular

Imagina eu de CG, ou de Pop 100...
Bicicretero relatando seus sonhos de consumo

“Eh kenti muleke! Depois di colocá us aro aerio com raiamento duplo e suspenssaum dois andar ai vô apavorá o piko!”
Mano do gueto logo após adquirir sua Barra Circular nas Casas Bahia

Vou trocá por uma Gios ‘frirraidi’ cum freio a disco, mas vô fiká com a suspenssaum de dois andar”
O mesmo mano ao descobrir que existe bike melhor do que a Barra Circular

Te dou duas croisinha e um Super Nintendo na sua Barra!”
Manolinho tentando obter uma Barra Circular na base do escambo

O tio! Dá pra por freio a disco na Barra?”
Manolinho enchendo o saco do mecânico da oficina de bicicletas

Vocês tem aquela capa de sela do Corinthians?”
Tiozão tentando comprar acessórios para sua Barra Circular

Aoo zé povinho! Isso é uma visão do inferno!”
Caco Antibes sobre ciclista usando uma Barra Forte

Daew, topa um racha? Deixo você sair com 2 bikes de distância e ainda te passo na moral!”
Muleke de Barra Circular intimando outro muleke em uma Barra Forte em uma ladeira

Tem certeza que não dá pra colocar retrovisor de moto na minha bicicleta?”
Tiozão indagando sobre a modificação em sua Barra Forte

Pu#%# #%%#, já não basta ser um osso e essa mer#@ de freio torpedo não tem peças de reparo PQP!”
Mecânico de bicicletas passando raiva com uma Barra Forte

Caraio, çaporra de paralama da minha Barra caiu de novo! Já sei, vou amarrar mais um arame pra ver se dessa vez çabosta fica no lugar
Pedreiro fazendo uma gambiarra na sua Barra Forte

Ih olha lá, acha que tá abafando correndo de Barra. Vai peidar logo na primeira subida e vou passar voado só pra ele largar de ser metido a fodão!
Eu sendo ultrapassado (na marra) por uma Barra Forte

ESTE POST FALA SOBRE UM LIXO VEÍCULO DE 2 RODAS

Barra Forte, Barra Circular, ou  simplesmente “Barra”, é uma porcaria bicicleta do tipo utilitária, muito usada para transporte de dorgas por maloqueiros de pequenas cargas e locomoção para a oficina mais próxima arrumar o pneu careca. Apesar de terem nomes diferentes e fabricantes diferentes (Barra Frouxa Forte é feita pela Caloi e a Barra Circular é sua cópia não-autorizada feita pela falida Monark), ambas são os modelos mais vendidos no Brasil. Sua introdução no mercado brasileiro se deu nos anos 1950, do tempo em que quem tinha uma bicicleta era considerado rico (então eu que tenho 9 bikes seria o que? Milionário?! O.o*).

Barra estado de conservação[1]
Barra Circular em seu estado clássico de conservação (o selim é opcional)

Nessa época, as bikes (???) eram muito concorridas e quem possuía uma tinha um certo status, até mais do que ter um carro! Naquela época também, as rodas eram do tamanho 28 polegadas e pneus finos (pergunte ao seu avô sobre os vários capotes que ele e sua avó levavam quando eles andavam nas estradas de terra.). A variedade era grande e as marcas como Philips (não, não é a mesma que faz lâmpadas), Gäricke (pronuncia-se “guerique”), Prosdócimo (sim, é a mesma que fabricava geladeiras!), além das conhecidas Caloi e Monark eram as mais conhecidas entre o público. Mas o tempo foi passando e muitas destas marcas acabaram desaparecendo, restando apenas a Caloi e a Monark.

monark-olé 70[1]
Monark Olé 70: o inicio da decadência popularização da Barra

Muito tempo depois, as “Barra” perderam o status que tinha, mas ainda assim era objeto de desejo de muita gente, seja daquele tiozão xunneiro saudosista que curte xunnar encher sua Barra de acessórios, ou aquela gurizada que curte mais as Barras “naked” (sem paralamas, protetor de corrente e bagageiro). Atualmente, é possível encontrar modelos de Barra Forte e/ou Barra Circular (aff é tudo a mesma merda coisa) com vários níveis de modificação, desde a colocação de marchas (a Caloi ainda fabrica a versão com 6 velocidades que por sinal é uma bomba pra regular as marchas) até a instalação de freios a disco e suspensão de coroa dupla (a.k.a. “2 andares”), além é claro dos aros e pneus extra largos, muito usados em bicicletas semelhantes as de DownHill.

Barra Xunning off road
Essa é uma das variações de xunnagem customização que a Barra pode receber

Perfil dos donos

Geralmente quem anda de Barra são pessoas de classe C e D, em grande parte mulekes zika e os oreia seca (a.k.a. pedreiros), mas existe uma pequena porcentagem de tiozões que ainda andam com suas Barras ostentando vários penduricalhos, que se assemelham muito a uma penteadeira de puta árvore de natal.
  • 454% dos donos de Barra acabam por fazer melhorias ou não em seus “veículos”.
  • 123% dos tiozões colocam para-barros e capa de selim do time do coração logo após comprar sua nova Barra.
  • 90% dos pedreiros utilizam suas Barra ao extremo, chegando ao ponto de apelarem para recursos técnicos alternativos (a.k.a. gambiarras fudidas! O.o*)
  • 78% dos donos são tão “mão de vaca” que, para economizar com remendo, acabam mendigando pedaços de câmaras velhas em oficinas de bicicletas para poder amarrar um pedaço de borracha no local do furo (!!!)
  • 69% dos muleke zika acabam “customizando” seus modelos, geralmente colocando aros e pneus mais largos e levantando o bagageiro com pedaços de chapa de ferro, também conhecidos como alongadores
  • 55% dos pedreiros já toparam racha com outros ciclistas que utilizam bikes melhores, mas muitos acabam abortando o desafio no momento em que a corrente de suas Barra escapa, quando não arrebenta de vez!
  • 2% dos donos de Barra tem internet em casa ou acessam por cyber-cafés e certamente irão ler este post
  • 100% dos donos de Barra ficarão putos da cara ao lerem este post depois de serem sido avisados pelos 2% acima e tentarão me pegar utilizando suas “bikes”, mas não terão pernas suficiente para isso (Fuck Yea combo TrollFace)
Barra jogada na agua (1)[1]
Esse é um dos fins que a Barra costuma sofrer quando são abandonadas

Verdades
  • Desde seus primeiros modelos o peso é algo que sempre o classificou como bike resistente, o que não é verdade
  • O primeiro contato com a alta velocidade geralmente é descendo uma ladeira a toda com uma Barra (no caso dos mulekes zika, descem na posição “superman” por ser mais aerodinâmico e “do grau”)
  • Para identificar uma barra de um muleke pika portador de Ecko Unltd, basta reparar se a Barra dele tem pintura exótica, rodas com mais de 72 raios cada, apoiadores nos eixos para “mandar um manual” e bagageiro levantado para facilitar a manobra.
  • Existem versões femininas das Barra, sendo a Caloi Poti e Monark Tropical. São praticamente a mesma porcaria coisa e também não escapam dos manos em serem cagados modificados.
  • A Barra com o maior numero de raios em cada roda (144 no total) foi vendida por um valor de uma Honda CG Today 1992, sendo que o custo da construção desta Barra foi superior ao preço de uma Biz baixada em leilão
  • Os maiores causadores de acidentes no trânsito geralmente andam na contra-mão, em cima das calçadas e cortando o transito como se estivessem em uma moto, mas sempre usando uma Barra.
  • Com a maldita inclusão digital, muitos donos de Barra acabam jogando lixo fotos de suas bikes (???) na internet, geralmente para ver qual é a bike mais escrota pika das galáxias da rede
  • Com a popularização dos aparelhos eletrônicos, não é raro ver algumas Barra com suporte para alto falantes de celular e MP1234567890's conectados a eles, geralmente tocando Racionais Mc's ou aquele funk boladão da Valeska Popozuda.
  • Alguns mais abastados (vide traficantes em potencial) acabam investindo mais em suas Barra e chegam a colocar um DVD portátil Coby no guidão e conectados a uma caixa de som acoplado no bagageiro, contendo um sub de 12”, 1 tweeter profissional e uma potência de 200W, tudo isso mantido por uma bateria de carro dentro de caixa, quando não instalado no meio do quadro naquele arco que vem no mesmo.
barra forte rebaixada[1]
Barra customizada a pedido do dançarino Lacraia (R.I.P.)
  • Antes mesmo de alguns carros aparecerem com neon, as Barras foram as pioneiras neste swag, sendo possível encontrar kits prontos para instalação no Mercado Livre por preços não muito acessíveis.
  • Se estiver andando de boa e duas Barras “tunnadas” estiverem te seguindo, fuja! Estão te preparando uma cilada Bino!!!
  • Muitos manolos que acabam conhecendo uma moto acabam tentando dar sua Barra de entrada para aquisição do mesmo, enquanto outros acabavam por abandoná-la em algum canto ou, em casos extremos, tacar no mato e pintar de verde atirá-las no lago (vide foto mais acima)
  • Além da Caloi e Monark se é que ela ainda existe, existem outros fabricantes que produzem suas versões, como a piauiense (Salve, Júlio!) Houston Bike montando a Super Forte CP e a catarinense Fischer fazendo a Super Barra. Conseguem ser piores do que as já conhecidas Barra Forte e Barra Circular, mas são poucas as lojas que vendem estes modelos (exceto nas regiões onde são fabricadas)
  • Com o valor de uma Barra Forte nova, é possível encontrar bikes usadas em melhor estado e muito melhores no quesito qualidade de peças e valor agregado, mas ainda existe o tolo consumidor que acredita que comprando uma Barra terá uma bicicleta que não dará problemas. Ledo engano.
Fotos copiadas na cara dura da internet Divulgação e Kiko Molinari Originals  Montagem Texto e Edição – Kiko Molinari Originals.

29 comentários:

  1. uS MuLek zIcA $ó qUe saBE dOs qUadru rabaxadu, com folha Aero raiação zincada(zicada) mesa martelo... ja perdi a conta de quantas vezes ja ouvi isso e não entendi preula nenhuma kkkkk

    boa Kiko post fico mto bom

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  2. Eu já vi uma com roda de moto, 2.50 Three Heads. Mais não me perguntem como que ele adaptou, e se alguem souber que diga por comentario.

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  3. eu rachei o biko dos zica e dos oreia seca a.k.a perderos q fumam bill,ws seus bunés de algum lugar suas kamisas toda aberta apareçendo a barriga de verme,e abrindo um sorriso faltando os dente e amarelos de tanto fumar....

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  4. haha agora falta da caloi ceci que é a mais comum em receber modifições , e a preferida dos MlK ZiKa PiLoTo di FuGa junior

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  5. Hahuauhuahhua xD
    O BA Mananger ainda deu um "upgrade" no texto, deixando-o mais "sparro" do que o original. E olha que caprichei bem na preparação deste post, por sinal com autorização do Julio Max, o criador da série ;D (e de de quebra tem um salve pra ele no texto haha)

    @Rodrigo: este foi um post "hours concours" (série especial mesmo). Se depender de mim teria as versões da Caci/Brisa, Cross e Caloi 10/Monark 10 ;D

    Abs
    Kiko Molinari

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  6. essas "gírias" são sensacionais,to rindo até agora.

    tem que fazer verdades sobre o tempra!esse eu quero vêr.

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  7. Já tive uma Houston Bike há uns oito anos... um lixão, hehe. De fato, é raro "exportarem" estas bicicletas para fora do Nordeste...

    E este é mais um post da Série Verdades, mas com o esculacho que só o Kiko consegue dar!

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  8. ja tive uma Caloi antiga q nao sei o nome (o guidao eram 2 ferros separados um do outro), uma Caloi Cross Extra e uma Barra Circular...

    a Barra era a pior...é uma merda p/ guiar.

    o post ficou show!!

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  9. Eu racho de rir com as verdades hahahaha

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  10. esqueceu de citar a Sundown, q tem ou tinha uma bicicleta no mesmo estilo, um camarada meu comprou uma certa vez de um cara na rua, fez um monte de manolice ( chegou a quebrar o guidão tentando deixar igual aqueles guidões de motoboy, para trás) e acabou vendendo, era uma bicicleta bem tosca!

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  11. BCCN Brasil Marcando presença! hehe tamo aew denovo, show o post!!!

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  12. Eu admito, tenho uma monark brisa modificada, más tenho 16 anos pô, quem não tem cão caça com gato
    kkkkkkkkkk

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  13. O modelo clássico da Barra Forte quando não manolizada (o que raramente acontece) é legal, mas o problema é que normalmente os donos desses "mAkInAuM de duas rodas" costumam xunar essas bikes as deixando horríveis.


    P.S: Não sabia que "oreia seca" era apelido de pedreiro.

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  14. Ah não!!! Não falem da minha barra forte! Tenho uma 1978 Vermelha, com bandas brancas, velocímetro Horasa(a mesma marca que fornecia para a VW), e com farol a dínamo. Já me ofereceram 700 reais por ela, mas não vendo! Aonde vou achar outra! E, além do mais, minha barra circular dá 55 km/h de final! hehehe...

    Antes que falem merd@, e que tenho péssimo gosto para Bikes, tenho 1 Specialized Tarmac com câmbio Shimano de 20v e uma ORBEA com câmbio de 30v, ambas speed.


    O quê vocês acham de um post sobre as verdades do Omega??? E do temprão, como disse o amigo acima?

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  15. @Roger: sim tinha a Sundown, só que a marca não existe mais devido a umas "trapalhadas" que os antigos proprietários fizeram, como dar prioridade a linha de motos e esquecer das bikes e linha fitness. Acabaram quebrando feio!

    @Pardo: de fato, as Barras quando originais são bonitas, e quanto mais antigas mais cobiçadas elas são! Sobre os "oreia seca", eu tbm não sabia até o ano passado, quando uma colega de trampo começou a falar isso. Perguntei a ela e me disse que os pedreiros são chamados assim por causa das vezes em que eles batem massa ou carregam essa massa, e acaba por espirrar no corpo todo, ainda mais quando eles colocam na grua e o balde tomba um pouco, caind massa na cabeça deles.

    @Nicolas: ainda que tivesse uma como o descrito ela não seria considerada xunning, pois bikes desse ano e com os acessórios descritos tornavam a bike praticamente uma "barca", e são raras as bicicletas com estes acessórios.
    Agora ter uma Specialized Tarmac 20V e uma Orbea (acredito que tenha, no mínimo, grupo Shimano Ultegra nelas) de 30V ai é covardia hauauhuah xD

    Abs
    Kiko Molinari

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  16. A monark ainda existe? só me lembro que tive uma BMX pantera(concorrente da caloi cross) com aqueles pneus tipo "balão" vermelho e o freio era a tambor traseiro

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  17. ouvi dizer que a monark tinha falido a pouco tempo, mas não tenho certeza...

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  18. PQP...essa baitolagem de "first" chegou no B.A. Peço ao moderador que apague essas escrotisses. Bom, falando de Bike, já tive uma monareta, uma freestyle, uma monaretinha modificada, atualmente uma monark 10 modificada para Speed 12, no momento nao esta comigo para terminar a modificacao. Mas breve estou querendo terminar.

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  19. @Israel e @Kamikaze: por incrível que pareça a Monark ainda existe, mas está se arrastando mais que cobra no deserto. A unidade de Manaus/AM fechou as portas, restando apenas a unidade de São Paulo, fabricando os modelos Barra Circular, Tropical, BMX, Brisa aros 16 e 12, M.Bike (todas com qualidade muuito baixa) e importando uma full suspension da China.

    O que mais me espanta é ler em um forum de bikes (não me lembro o forum exatamente) que o dono da marca no Brasil simplesmente abandonou a empresa nas mãos dos funcionários depois de ter conseguido uma quantia de "trocentos" milhoes de reais (não lembro o valor exato, mas é muita grana). Deve ter pensado assim: "bom, já to rico mesmo então vou parar de trabalhar".

    Curiosamente o site estava abandonado também, mas acessando o site hoje (pra ser exato, no momento em que escrevo este comment) vi o site reformulado e mais limpo. Vou até deixar o link para qumquiser ver:

    http://www.monark.com.br/

    Abs
    Kiko Molinari

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  20. Essa tem história pra contar, é o AP dos muleke zica, o Golf sapão das bikes e o bicha ruim de pilotar kkkkkkkkkkk

    Ri d+ com essas verdades da Barra forte/circular

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  21. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tenho uma monareta aro 26(a brimeiRA), ri alto pq oq vc disse é verdade (por mais q eu tenha uma monark) muito bommm!!!!!!!!!!!!!!!

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  22. Esqueceram de comentar outra utilização deste "veiculo"... correr atrás do "trenzinho da alegria" feito um maluco, tentando empinar e andando na contramão de avenidas movimentadas.

    Eu vi uns 70 manolos fazendo isto ontem a noite (08/09/11) e fiquei abismado de como eles ainda fazem esta idiotice.

    Parecem um bando de cachorros correndo atras de um carro de linguiça.

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  23. Nostálgico hahaahah
    Tem um maluco aqui na cidade que apavora no trânsito com uma dessas, ele passa ao seu lado e fazendo gestos como se estivesse acelerando uma moto.

    Vi no site deles, agora te até V-Brake, vai besta.

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  24. @ Kiko Molinari É real sim, a minha Barra circular demorei 2 anos para montar, só correndo atrás de peças de época, para deixa-la "no estilo".

    Quanto a Tarmac e a Orbea, sim, as 2 tem todo o conjunto Ultegra, que é simplismente o melhor conjunto que o $$$ pode comprar! Nem se percebe as trocas de marcha!

    Só ando nas Speed´s muito raramente, pois meu pai faz Triatlon, e não deixa eu usar as bikes, muito raramente.

    Mas 1 vez tirei a Orbea da oficina, e disse para mim mesmo: Ah vamos ver a quanto vai essa criança. Fui passando marcha a marcha, quando comecei a passar os carros, olhei para o velocímetro: 65 km/h, na reta, em menos de 400 metros.

    Detalhe: A bike não pesa 7.500 gramas. É FORA DA CASINHA!

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  25. @Wallace: no quesito "andar na contramão" essa parte aparece na parte verdades. Já essa de correr atras de "trenzinho da alegria" nem no meu tempo de muleke eu via isso o.o* Vai entender...

    @Nicolas: ai sim é uma Barra de verdade. E pior que vai tempo mesno pra deixar uma no mesmo estilo de anigamente... é como se fosse restaurar um carro.
    Sobre as bikes, melhor que os Shimano Ultegra só o Shimano Dura-Ace, ainda mais se for os de acionamento eletrônico Di2, mas ai é outra coisa...

    E agora que tava reparando: pelo jeito de escrever ("catarina" mode On) e pelas bikes, vc não mora em Itapema não né? Pergunto pois conheço um cara que faz triatlhon e tem 2 bikes de mesma marca e modelo. Seria muita coincidência? o.o*

    Abs
    Kiko Molinari

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  26. @ Kiko Molinari QUEM dera eu morar em Itapema! Moro no Sul também, mas em Porto Alegre.

    Mas de vem em quando vou aí para jurerê, tenho um amigo que tem uma casa aí, e nos empresta de vez em quando. Só desfilando por aí na praia(manolão mode off).

    Mas o Dura-ace é BEM mais caro,aqui o Ultegra conseguimos a 1.800 completo.

    Abração!

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  27. @Nicolas: ah bom. Perguntei pois tem um atleta que mora na cidade e que por conincidência tem os mesmos modelos que você citou.

    E sobre a relação custo/benefício, sem dúvida o Ultegra é o melhor, mas que o Dura-Ace é o top fodastico isso ninguem duvida!

    Quando vier aqui pra SC dê uma passadinha por aqui \o

    Abs
    Kiko Molinari

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  28. Quando vai ter as verdades sobre a Caloi Cross tenho 1 da minha infancia vermelha com branco... sobe lomba mais rapido que muito 1.0...
    Não vendo por nada!

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