Verdades sobre o Chevrolet Chevette

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Mais um lixo construído pelo Lata Velha…

“Econo.Flex? Prefiro meu Econoúnico, êta carrinho novo que bebe!!!”
Dono de Chevette 1.6 sobre Chevrolet Vectrinha Prisma

“O Baú da Felicidade sorteou uns trinta desses, rá-ráááeee!”
Silvio Santos sobre Chevrolet Chevette

"Foi o meu terceiro carro, depois do Ford T e do VW Fusca"
Dercy Gonçalves sobre Chevrolet Chevette

"Você não me dava bola... Porque eu tava de Chevette... Agora eu tiro onda, só cortando, de Ornéti!"
Mc Menor da Baixada sobre Chevrolet Chevette

"É velho e feio mas tá pago. E seu 1.0 0km?"
Pobre sobre Chevrolet Chevette

"Não é velho, é antigo porra!!"
Proprietário sobre Chevrolet Chevette

"Se eu tivesse um desses, nunca ficava atrás do Alemão..."
Rubinho Barrichello sobre Chepala 6 canecos

“Por quanto sai sem o motor?”
Mano negociando um Chevette numa loja de carros velhos, já com planos de instalar um AP

“Ah, não, deste carro eu não gostei, o volante dele está alinhado”
Dono de Chevette ao fazer test-drive no Renault Logan

“Tenho um Chevette Automatic quatro portas”
Acreano sobre Chevrolet Chevette

“Quando anda é Xevrolé, quando bate vira Ferrolé!”
Mexânico sobre Chevrolet Chevette

“Devido à impossibilidade de adequar o motor do Chevette às normas antipoluição, teremos que descontinuar este carro”
Engenheiros da Chevrolet sobre Chevette

“É um Opalim!”
Dona de casa sobre Chevrolet Chevette

“O plano original era gravar o CD utilizando Chevettes”
U2 sobre disco Achtung Baby, que estampa Trabants restásticos na capa

“O único Chevrolet nacional que presta.”
Boris Feldman sobre Chevrolet Chevette (por se tratar de um carro velho, ele é suspeito no assunto)

ESTE POST FALA DE UMA carroça!

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Unette ou Chevuno?

Lançado em 24 de abril de 1973, o Chevrolet Chevette alcançou boa fama no Brasil, embora não se comparasse ao também saudoso VW Fusca. Curiosamente, o pequeno GM foi o carro mais vendido do Brasil em 1983, liderança que no ano seguinte foi de seu irmão maior, o Monza. O Chevette tinha lá suas peculiaridades, como a tração traseira e o bocal de combustível na coluna C. Com o passar do tempo, virou uma opção interessante para os manos mais carentes.

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Repare na grade de tubarão

O primeiro Chevette, baseado no Opel Kadett, era conhecido por “Tubarão”, referente às marcas que ele deixava nos atropelamentos, parecidas com as de tubarões. Era considerado moderno, mas simples, algo semelhante a se trazer o Corsa europeu hoje para o Brasil. O destaque do motor 1.4 de 68 cv era a admissão de combustível de um lado e escape de outro, mecanismo conhecido como crossover cross-flow. Mas a vantagem ficava só na teoria, já que o consumo era elevado e o desempenho pífio.

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Esta traseira foi mantida por quase 10 anos

Curiosamente, o banco todo ia para frente ao ser rebatido (e não só o encosto, como é comum hoje). Era mais caro que VW Fusca e Brasilia, mas custava menos que o Ford Corcel e o Dodge 1800. Sua suspensão era durinha (ui!), fazendo pular como aqueles bois eletrônicos de montaria.
  • Em 1975 chegava o Chevette Especial, ironicamente uma versão barateada e com painel de dar pena. Havia também o Super-Luxo, na mesma pobreza de sempre, mas com molduras horríveis nas janelas (pelo menos, parecia ter um cavalo a mais...)
  • Para 1976, a novidade era o Chevette GP, com visual bem incrementado e aumento da taxa de compressão do motor (aumentou a potência para 72 cv), o que não o salvou do desempenho fraco das outras versões, mesmo utilizando gasolina “azul”, nos dizeres de época. No mesmo ano houve um redesenho de painel. Seus concorrentes diretos eram o Ford Corcel GT, um filhote de Maverick, e o Dodge 1800-SE, que tentava ser um Dart econômico.
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Dublê de Pontiac
  • A linha 1978 do Chevette apresentava nova frente, com grade bipartida que remetia, com algum esforço mental, aos Pontiac. O motor ganhava mais potência e o volante era novo; de resto, tudo velho. Esta nova “geração” também ganhava a opção GP, além do SL, que mantinha as velhas e feias faixas laterais.
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  • Para 1979, vinha o Chevette quatro portas, que além do estilo muito feio, possuía opção de estofamento vermelho... O modelo era comum no Acre. Também surgiu o Chevette Jeans, com jeans de verdade nos bancos e nas portas. Naquele ano, foi lançado também o Chevette hatch, mais prático e mais feio (poderia ser um dublê dos carros da AMC).
  • Em 1980 o Chevette Hatch ganhava a versão esportiva S/R, com motor novo (1.6). 
  • No ano de 1981 chegava a perua Marajó, ainda muito utilizada por pedreiros atualmente.
  • Já em 1982 chegava o modelo "Monzinha", uma reestilização que o acompanharia até o fim de sua carreira. Embora o visual estivesse mais alinhado com os anos 1980, só naquele ano ganhava os quebra-ventos, e a lateral era a mesma do modelo 1973. 
  • Em 1985 o Chevette podia ser equipado com câmbio automático 
  • A partir de 1986 ele podia vir com ar-condicionado (claramente gambiarrado).
  • Em 1990, o Chevette passou a ter apenas a versão DL, no lugar dar SE e SL/E. 
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  • Em 1992 ganhou a triste versão Junior, rendendo-se à tendência dos 1.0 iniciada pelo Mille, que aproveitavam para depenar os carros e ainda cobravam muito caro, por conta da exorbitante inflação da época. Seu desempenho era impressionante, ele levava apenas duas horas pra atingir sua velocidade máxima de 30 km/h!
  • Seu fim foi decretado em 1993, sendo substituido pelo Corsa em 1994.
Hoje, apenas entusiastas, pilotos de fuga e pessoas que não teriam condições de manter nenhum outro carro possuem um Chevette na garagem.

Perfil dos donos
Vauxhall Chevette burnout...Inglaterra
Utilização comum de um Chevettera Hatch

Normalmente os proprietários de Chevettes gostam de rap e funk, e são indivíduos rebeldes: muitos colocam grandes adesivos nos vidros, além de insulfilm lacrado no G5. Não contentes, utilizam também adesivos com frases como: "Se Deus vier, que venha armado", "Aqui dentro só anda avião...", e se organizam em "clubes" como o 'Clube do Chevette', 'Cheveteiros de Votuporanga', 'Só Chevetão'... São os portadores de Oakley que preferem andar com algo que eles conseguem manter.
  • 854% utilizam truques para o Chevette continuar na ativa, que geralmente são:
- Amarrar as portas e tampas com arame
- Colocar plástico no vidro que caiu
- Fixar o pedal quebrado com fita adesiva
- Fazer uma gambiarra para manter o conjunto elétrico funcionando
- Chutar a lataria para o motor pegar
- Prender o toca-fitas com chave de fenda
- Jogar o banco traseiro na garagem para aliviar peso
- Isolar vazamentos com corda de amarrar tênis
- Colocar radiador de ar-condicionado domiciliar
- Usar uma garrafa de Dolly como tanque de combustível
  • 82% se arrependeu de ter comprado e luta para passar para frente
  • 76% se esqueceu de que ano é seu Chevette
  • 69% socou o Chevette cortando as molas, fazendo as rodas adquirirem cambagem positiva a 60°
  • 64% "tunnaram" seus "poçantes" após assistir Velozes e Furiosos
  • 58% são adeptos do "drift de rua", se é que me entendem...
  • 49% deu de entrada uma "bicicreta" Caloi Barra Forte
  • 2% são fodalhões que deixaram seus Chevettes impecáveis
  • 1% possui internet para ler estas Verdades
Verdades
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Mais uma lata de lixo que perambula o Brasil, um raro modelo 4p xunado
  • O Chevette tem um defeito crônico de possuir a direção ligeiramente deslocada para a esquerda. Nada que seu mecânico, ou que você mesmo, não possa resolver... Este defeito foi herdado pelo Corsa B e pelo Celta, provando como a GMB é moderna e atualizada.
  • O Celta possui encostos de cabeça frontais costurados em homenagem ao Chevette.
  • Uma bicicleta mais refinada custa o preço de um Chevette.
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Chevettera DUB
  • Chevette e rodas "esfiha” são companheiros inseparáveis. Diversos outros modelos de roda, igualmente ridículos (roda “gaúcha” da Brasília Amarela, Cruz de Malta ou do Fusca, sem falar nas inúmeras calotas), são aplicados. Alguns se arriscam até na roda do Astrassauro SS.
  • Outros manolos aplicam com sucesso em suas Chevetteras rodas de Astra GSi ou as clássicas Acapulco.
  • Se para você LED é coisa de Audi para cima, saiba que o Chevette tinha dois já em 1986: um verde para indicar consumo normal (apenas Chuck Norris, se tivesse um, conseguiria deixá-lo aceso) e um vermelho, para consumo alto.
  • Dizem que se você tiver carro, você fica mais boni$$to para as gatinhas, mas a regra não se aplica se o carro em questão for um Chevette.
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Estado da maioria dos Chevettes atuais
  • Por ser um carro barato, simples, leve e de tração traseira, o Chevette é considerado o Corolla GT-S AE86 (também conhecido como Sprinter Trueno) brasileiro.
  • Muitos donos de Chevette, vide Edwilson Brasilino, enjambram motor de Opala. São tantos os casos que já existe o nome informal “Chepala” para designar estes afuderosos carrinhos.
  • Devido à tração traseira e por ser um carrinho que não vale muito, o Chevette é um dos carros favoritos em shows de manolices burnout
  • O Chevette aceita qualquer motor! AP, 2.5 ou 4.1 de Opala, V6 4.3, V8... Pode enfiar o que quiser ali que o bixo guenta!
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Chevette conversível – rigidez péssima, capota que infiltra água…
  • Apesar de ficar pesado e péssimo de controlar, os Chepalas 6 canecos são imbatíveis nos rachas, dando trabalho pra Gol e Fusca AP turbo e até mesmo pra seu irmão Opala.
  • Lembra da queda do muro de Berlim, em que as pessoas do lado oriental andavam nos velhos Trabant e quando “descobriram” os modelos mais refinados, abandonavam os antigos carros? No Brasil ocorreu o mesmo, mas o carro era o Chevette e o evento foi a abertura das importações...
Carlos Cunha
Todo dono de Chevette acha que consegue fazer isto.
Sugestao de Jonathan Dalpiaz

35 comentários:

  1. "Por ser um carro barato, simples, leve e de tração traseira, o Chevette é considerado o Corolla GT-S AE86 (também conhecido como Sprinter Trueno) brasileiro"

    heheheh po, essa foi foda hehe

    tenho que admitir que eu quase comprei um chevette por exatamente esse motivo, já que não tem AE86, vamos de Chevette mesmo

    mas eu gosto muito de chevette, o que estraga o carro são os donos, não são chatos e insuportáveis como os donos de Gol e de Opala, mas são todos manos!!! tirando um amigo meu que tem um Chevette branco ano 78 ou 79 não me recordo(que apesar de escutar um funk de vez em quando ele não é mano) todos os outros donos de chevette que eu conheço são manos!! todos tem chevettes rebaixados com som cheio de corneta que só toca funk...

    e o Chevette conversível que aparece nas fotos, trata-se de um raríssimo Chevette Summer, provavelmente ano 84, obra de uma concessionária paranaense da Chevrolet, eles também cortavam o Opala e o denominavam Opala Summer...

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  2. "O Chevette é o carro-símbolo da negação enquanto prosperidade pessoal".
    Grande frase de um grande amigo meu.

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  3. ...No aguardo: "verdades sobre o Chevrolet Opala".
    Gostamos de verdades sobre os antigos também, não só sobre os novos!

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  4. 1º porque chevetti embaça tanto por dentro?

    2º porque o volante dele e torto para a direita?

    3º porque o cabo de velocímetro passa por baixo do porta luvas e volta para a caixa de marcha encostando no escapamento?

    4º porque é impossível ligar um chevetti a álcool de manha?

    5ª porque quando vc engata a terceira marcha acaba dando um soco no radio?

    6º porque para colocar alto falante na tampa traseira tem que amassar o tanque?

    7º porque onde aparafusa o aterramento da bateria apodrece?

    8º porque entra tanta barata no chevetti ??

    9º porque o chevetti adora estragar bieleta da suspensão?

    10º porque para tirar o motor de arranque tem que amassar a vareta de óleo?

    11º porque o chevetti nao pode andar em ruas alagadas sem morrer..

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  5. Eduardo Fujiwara disse...

    "...o que estraga o carro são os donos."

    ___________________________________

    atualmente é isso msm q tem acontecido com o Chevette, mas eu ainda curto o carro e teria um na boa..e sem enjambrar nenhum outro tipo de motor.

    a proposito, tenho nojo desse Chevette xunado pelo Caldeirao do Inferno!

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  6. Chevette embaça pra caralho mesmo! Sou dos 2% que cuida do carro! Embora as rodas toscas :/


    Meu AE86 (Adepto ao drift de rua quando chove);
    https://lh4.googleusercontent.com/-g75C0wR6XOY/TmUuo24TtvI/AAAAAAAAAJ4/ceTb6BQcxaU/s800/DSC_0041.JPG
    https://lh5.googleusercontent.com/-Y4Alzv748Kg/TmUucun1I_I/AAAAAAAAAJw/B2bntN4oId8/s800/DSC_0038.JPG
    https://lh3.googleusercontent.com/-bbOuUdo-NRo/TmUujMP9eiI/AAAAAAAAAJ0/ySst5lEGAts/s800/DSC_0043.JPG

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  7. chevette nos anos 80 era considerado "carro de mulher" por causa de seu tamanho compacto..

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  8. Udox disse...

    "...Sou dos 2% que cuida do carro! Embora as rodas toscas :/"

    _______________________________

    Chevette novo o seu...só faltam as rodas originais.

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  9. quero um verdades sobre o Gol,ja tem tudo quanto é tipo de carro aqui,até o chevas ja apareceu na serie verdades,cade o Gol porr*
    -------------------------
    aposto dois pares de havaianas que o cara que escreve a serie verdades tem um gol bolinha 1.0 com orbital ¬¬

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  10. eu queria ter um Chevette tubarão com um motor 6 cc, mas com o estilo original, no máximo umas rodas de liga e G5 nos vidros

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  11. Pior que existiu Chevette 4 portas automático e com ar condicionado! No Reginaldo de Campinas tinha um à venda. Mas foram pouquíssimos os fabricados nessa configuração. Marajó automática foram somente 12!

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  12. hahahahah, o meu Chevettinho competia nos rachas de rua, na Avenida Popó e Plinio Salgado, que liga os bairros "Vila" (Vila Aparecida, Vila Luzia tem uma pa de vila) a Fraternidade Parque dos Estados. Lá nois conseguimos 19 titulos consecutivos (12 contra AP Turbo) até o Chevettera ser desmontado pra doar seu motor pra uma Caravan que hoje desfila com um 5.1 Canavieiro com uma w 40 deitada.

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  13. PS: As vilas são bairros diferentes, assim como Fraternidade e Parque dos Estados, os rachas eram ilegais mas com segurança e organização.

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  14. Só 12 Marajós? Eu vi uma uma vez, com o logotipo e tudo. Nem imaginava que era tão rara.

    Outra coisa: o que é a roda Acapulco? Eu não me lembro, e, procurando no Google, só aparecia orbital. É a própria?!

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  15. o chevette surgiu meses antes do seu primo distante o opel kadett c,lá eles tinha a versão cupê q lembra a
    VW tl,pena q ñ truxeram o kadett D antes do E o nosso conheçido kadett q saiu em 84 na alemanha.....

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  16. @Léo Lino: As Orbitais eram uma menção ao conceito Orbit, da VW, um Sedan que serviria como um "Voyage Bola". O nome verdadeiro das orbitais são Acapulco sim.

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  17. Esse Chevette "Junior" da foto tem o emblema só pra enganar mesmo. Dentro do capô habita um Vortec V6, se não me engano, com um Quadrijet. Sou Chevetteiro também, o meu está legalzinho aguardando um Família 2 embaixo do capô.

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  18. @VALMODOIDO: Esse Chevette Junior é sim V6, mais são 3 Carburadores Weber 44, e não uma Quadrijet.

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  19. O Chevette não é o problema. É um carrinho até bacana. Problema, sim, são os chevetteiros de subúrbio. Esses loucos estão dizimando os pobres GM.

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  20. Bem lembrado, matéria dele no BCWS, certo? No AutoEntusiastas tem um bicudo V6 com Quadrijet.

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  21. Valeu, Edwilson Tech, eu não sabia do nome oficial!

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  22. Tiago disse...
    Pior que existiu Chevette 4 portas automático e com ar condicionado! No Reginaldo de Campinas tinha um à venda. Mas foram pouquíssimos os fabricados nessa configuração. Marajó automática foram somente 12!



    E por incrível que pareça tem até Chevy 500 automática, não é mentira não, eu vi uma pessoalmente há uns 7 anos atrás num encontro de carros antigos que tinha num shopping aqui perto de casa, inclusive eu perguntei pro dono se ele sabia quantas dessas excentricidades tinham sido fabricadas e ele me respondeu que na GM não constava nem a dele, mas eu tenho certeza que de vi direito, pois realmente aquela Chevy tinha câmbio automático e o logotipo "automatic" na tampa traseira.


    E antes que alguém fale algo, eu nunca vi Chevette quatro portas automático.

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  23. Todos os Modelos da linha Chevette (Marajo, Hatch e Chevy) tiveram câmbio Automatic-4. Sendo raros as Chevys e Marajos, assim como os quatro portas que já sao dificeis de encontrar com câmbio manual.

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  24. aqui na minha cidade a policia tem um chevette "monzinha" 4 portas, uma vez tava no meu chegado mecanico, ta todo original, tem ate a tampa do filtro de ar vermelha com a descrição 1.6/S

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  25. Eu gosto do carrinho, tive um 76 bege, com ar quente, friso cromado e claro, o motor 1.4, ele tinha até a cobertura do painel com material macio, coisa que mito carro novo nojento não tem.

    Faltou no texto aí que ele tinha um tanque de combustível a prova de batidas traseiras, coisa que na época era segurança e poucos contavam com isso.

    Tenho planos de ter um Chevette tubarão com um V6.

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  26. EU VI
    carai ja vi chevette 4 portas, só não sei se era automatico pq nao parei do lado

    automatico duas porteiras é raro mais nem tanto...

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  27. eu tenho vontade de restaurar um cheva 4 portas, deixar todo original por fora mas adaptar motor a diesel, ar condicionado, e talvez até câmbio automático... a propósito: eu sempre achei que o câmbio do chevette automático tinha só 3 marchas e era o mesmo do suzuki vitara de 1ª geração...

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  28. Tenho vontade de tr um "Chepala " 4.1 , mas todo original por fora,incluindo as calotas e as toscas molduras dos vidros,no painel no maximo um manômetro de pressão de óleo e um contagiros discreto no console central. Teria um de boa.

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  29. O câmbio automático do Chevette só tinha 3 marchas, mas sei lá se era o mesmo do Vitara...

    Na literatura de época nunca vi referência à Chevy 500 automática. Imagino que não teve, eis por que a própria Chevrolet não tem notícia disso. Mas deve ser muito sussa adaptar.

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  30. Uma bicicleta mais refinada custa mais que um carro zero.

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  31. " Isolar vazamentos com corda de amarrar tênis" - TAMbém conhecido como cadarços.
    HEHEHE Chevetin é o q há. filho de opala, o carro com tração traseira que mais dá pra fuçar

    Pode falar o que for, mas o Chevetin Tubarão marron e o preto dub não estão feios.

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  32. Tirando as vileragens, é um ótimo carro, teve sua época. malditos manolos...

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