"Você quis dizer: Satanás"
Google sobre VW Santana
“Santana é calo lobusto sem concolente, nê!”
Chinês sobre VW Santana
"Aguenta mais de 500.000 km tranquilo sem abrir o motor!"
Taxista "Old-School" sobre VW Santana
“A exemplo de seu concorrente Monza, o novo Santana teve frente nova remendada na carroceria velha...”
Revista 0km (essa é véia, hein?!?) sobre VW Santana
“Vovô!!!”
VW Jetta para Santana
"Olha aí o Santana!"
Você ao ver um Jetta 2.0 2011
Você ao ver um Jetta 2.0 2011
“Se eu achar um quilo de ouro puro, garanto que compro um desses para mim.”
Garimpeiro de Rondônia sobre VW Santana (ele conseguiu e comprou o carro, hoje em estado de sucata)
“Senhor, esse carro tem pôneis escondidos!”
Técnico após verificar a existência de mais 6 cv no motor de Santana 1.8 a álcool
“Tô puto... Nada se cria nesse mundo...”
Cantor Santana sobre VW Santana
“Era uma ótima viatura quando os bandidos só tinham Fusca como carro de fuga...”
Comandante Hamilton sobre VW Santana
Este post é patrimônio cultural do BA de acordo com a Unesco
Volkswagen Santana é uma velharia que atrasou o país por 22 anos um sedan de porte médio baseado no Passat (pronuncie como a Mônica Veloso: Paçá) europeu de segunda geração. Foi o primeiro carro da VW com condições de concorrer com os modelos de luxo da concorrência, como Monza e Del Rey, e posteriormente Vectra e Tempra. Hoje não serve mais nem como viatura ou táxi, só como carro de velhinhos, vileiros e mendigos mesmo.
Seu lançamento no Braçil ocorreu em 1984, após sete anos de paranóismo planejamento da Volkswagen, nas versões CS (Counter-Strike), CG (Ca Guei) e CD (Chupa Del Rey!; contava com câmbio automancático como opcional). Em 1985 chegou a vez da Santana Quantum of Solace, que trazia quatro portas num país onde imperavam as peruas de duas portas, como Belina e Caravan.
Santana Tecno II: visual "discutível"
Para quem acha que direção hidráulica progressiva e luzes-espia de LEDs são novidades, o primeiro Santana já tinha. Seu motor, 1.8 MD 270 (Motor Dará 270 problemas), rendia pouco, o que fez com que viesse o APzão furiosíssimo de alegados 99 cavalos com álcool, valor que evitava à Volkswagen pagar pau impostos mais elevados para o carro.
Em 1987, o Çantana passou por uma leve reestilização e a mudança na nomenclatura das versões, que passavam a ser CL (Carroça Lixo), GL (Grande Lixo) e GLS, destinados a todos os não-heteros. Vieram também o modelo 2000 (não era o ano, e sim a motorização 2.0) e as rodas que parecidas com as famosas Orbiteras...
A nova versão de luxo sairia em 1990: o Santana Executivo, ou EX, simplesmente o modelo mais foda de todos os tempos, que nem era tão potente assim (125 cv, se bem que o AP 2000 atual de Polo, Golf e Jetta só tem 120 cv), mas que oferecia aerofólio traseiro com brake-light, nova grade semelhante aos VW'S alemães (lembre-se de que eram tempos de crise...), parachoques parcialmente pintados (porque não tinha tanta tinta no estoque da VW), lanternas queimadas fumês, antena de teto (o lugar original dela, no paralama dianteiro, era tapado por uma borracha), e as boas e velhas rodas raiadas da BBS 14", que ainda poderiam vir douradas. Assim como o Monza Hi-Tech, são poucas as notícias de exemplares remanescentes.
Finalmente houve uma reestilização maior em 1991, que introduzia frente e traseira novas, além de novo painel e da opção de freios ABS, pioneirismo entre os nacionais. Mas, analisando-o de lado, percebia-se que era o mesmo carro de 1984, estratégia exatamente igual a de seu principal concorrente, o Monza.
Mesmo sendo uma renovação meia-boca, que nem se comparava à terceira geração do Passat europeu, o novo Santana “causou” no Braçil e ganhou o prêmio Carro do Ano 1991 da revista Quatro Patas Rodas. No mesmo ano, ganhou uma cópia autorizada da Ford (já que as duas montadoras integravam o grupo Autolatrina, que, como todo cartel no Brasil, não durou muito tempo). Era o Versallies (Galaxy na Argentina), que apesar de ser a mesma coisa, era muito melhor do que o Santana na visão dos Fordistas, e que durou até 1996. O Santana também deveria sair de linha neste ano, mas, como a VW adora manter produtos obsoletos em linha, deu um ligeiro tapa na linha e seguiu em frente.
Na linha 1997 chegava as versões Evidence e Exclusiv, ambos com motor 2000, que substituiram respectivamente GLi e GLSi. Pra quem até hoje não sabe as diferenças dessas duas versões e não sabe qual foi o melhor, preste atenção. O Evidence era uma versão intermediária com toques esportivos no visual, com aerofólio com brake light, faróis de neblina, rodas de liga leve 14", frisos na cor da carroceria, suporte de placa fumê e antena no teto.
Já o Exclusiv era o pika das galáxias, o topo de linha, com rodas diamantadas, frisos prateados (que em 1998 passaram a ser mais estreitos e na cor do carro) e aerofólio com brake light. Entre os opcionais havia bancos de couro, teto solar elétrico e até câmbio automático. Portanto se estiver garimpando um Santana da safra 1997, procure um Exclusiv!
Já o Exclusiv era o pika das galáxias, o topo de linha, com rodas diamantadas, frisos prateados (que em 1998 passaram a ser mais estreitos e na cor do carro) e aerofólio com brake light. Entre os opcionais havia bancos de couro, teto solar elétrico e até câmbio automático. Portanto se estiver garimpando um Santana da safra 1997, procure um Exclusiv!
A última mudança da velharia ocorreu em 1998. Tiraram o quebra-vento dos vidros dianteiros, que outras bixeiras já haviam abandonado a muito tempo atrás. Além disso, logos, rodas, parachoques alisados e faróis tinham mais a ver com os Volks da virada do século XX.
Com o passar do tempo o carro só perdeu status, mesmo competindo com velhinhos de cadeiras de rodas, como Vectra e Marea. O fim da Quantum ocorreu em 2002 (tinham parado a produção meses antes, mas ela ficou encalhada nas concessionárias, mesmo a preço de Parati 1.0). Com bancos de Gol 1.0, acabamento e equipamentos capados, o sedan durou até maio de 2006, falecendo pouco antes de ver seu neto Jetta se dar igualmente mal nas vendas, diante do Ford Fusion.
Donos
Ninguém quer mais um Santana. Talvez, só as rodas…
Antigamente quem tinha Santana eram famílias de bem com a vida, de classe média alta, ou mesmo os novos-ricos que começaram a surgir. Hoje o Santana é utilizado por pessoas de perfil bem definido, como policiais civis, manos rebaixadores, xuneiros adeptos do som forte, velhinhos que jogam dominó, truco, Uno e baralho na praça, taxistas aposentados, donos de granjas ou funerárias (só pode ser isso para ainda querer uma Quantum).
- 491% utilizam peças de Gol para pequenos e médios reparos
- 399% tem mais de 65 anos
- 388% utilizaram martelinho de ouro em consertos de acidentes graves (e deu certo!)
- 315% são pobres que querem conforto, espaço e potência por menos de R$ 10.000
- 273% fedem a cigarro, perfume barato, mofo ou a esperma
- 248% são tiozões ignorantes que só gostam de carro velho
- 184% cantarolam no carro (porque não tem rádio)
- 148% andam de quebra-vento abertos (porque não tem ar-condicionado ou pregui$$a de usá-lo)
- 127% estão em estado de lixo, com os instrumentos sem funcionar, faróis queimados e falta de alinhamento
- 111% colocou volante de Gol GIII (é bem mais comum do que se pensa!)
- 98% retirou os cintos de segurança do banco de trás (os taxistas)
- 85% são manolos que jogaram o Çantanera no chão, meteram Orbitais 17" e turbinaram o APzão 2000, mas que mesmo assim só levam benga dos Golzin, muito mais leves
- 23% colocaram autorrádio que receberam de presente
- 2% possuem Santana Executivo, dos quais 0,8% mantém as borrachinhas que tapam o furo da antena intactas
- 0,1% conseguiu trocar diretamente um quilo de ouro num Santana (é o garimpeiro da abertura)
Verdades
Foda-se que ele foi reestilizado vinte vezes, o Santana continua com as portas do modelo 1984!
- O Santana Vista chinês, tirando pelo visual poluído e pela imitação de madeira no painel, é um carro mais decente que o equivalente brasileiro. Lá, tem sensores de estacionamento, câmbio automancático (só quatro marchas), air-bags, teto solar, descansa-braço, CD Player com MP3, EBD e freios ABS, além de três opções de motor: 1.6, 1.8 e 2.0. Assim como o Santana do Braçil, tem poucas cores: branco, prata e azul marinho. O fim do Santana chinês está marcado para 2012.
- O Santana é considerado o Crown Victoria brasileiro, por ser uma barca que já foi um senhor carro de luxo, mas ficou antiquado e passou a ser muito utilizado como táxi e viatura de polícia, e ficou em linha por muito mais tempo do que deveria ficar (pasmem, o Ford Crown Victoria só saiu de linha em setembro de 2011!!).
- O Santana até meados de 1997 tinha um acabamento de dar inveja aos carrinhos de hoje, mas depois da reestilização de 1998 virou uma tristeza que só!
- Uma vez há muitos anos atrás, o pai do Rafael procurou a Localiza pra alugar um carro "de luxo", de preferência o Vectra, que na época ainda era a referência de sedan foda. A locadora o trollou entregando um Santana preto com bancos de couro.
Nos EUA, o Santana era o Quantum!!!
- Apesar de usar o famigerado motor AP (Alta Porcaria), Santana que se mete em racha só leva benga. Talvez seja porque além de pesar mais que o Gol, os Golzeros são mais ousados e "investem" mais, extraindo 500 cv da bixeira.
- No Japão, o Santana era vendido sob a parceria da Nissan, com motor de 5 cilindros do Audi 100 e cambio automático de 4 marchas!
- Os europeus poderiam optar pela versão Syncro, com tração integral e motor vindos da Audi, mais precisamente do seu "primo rico" Audi 100…
- Atenção ao se meter com donos de Santana, pois muitos deles são nazistas, respeitando a origem do modelo. Os taxistas donos de Santana também são muito mal-humorados e podem mudar repentinamente de trajeto caso você bata a porta com força ou quebre uma peça...
Essa Quantum é de respeito!
- Nem os taxistas mais querem Santana, hoje eles andam de Meriva, Idea ou Livina.
- O Santana em seus tempos áureos era muito melhor acabado que o Jetta, sem contar que o novo VW não tem personalidade.
- O Santana ficou tão diferente após as várias plásticas que o Silvio Santos ficou com inveja.
Quem tem pôneis aqui?
- Bob Sharp (que já foi piloto da Quatro Rodas e atualmente está na revista Carro) era chefe de competições da VW nos anos 1980 e conseguiu que a marca adotasse freios a disco ventilados e pintura branca no Santana (a marca não gostava da segunda ideia, por fazer o sedan parecer uma geladeira).
- Alguns trabalhadores choraram a morte do Santana, não pela descontinuação do sedan em si, mas sim porque levariam da Volkswagen um belo pé na bunda...
Reestilização megamente medonha do Santana na China
Eu gosto do santana, pe um grande carro, se eu pudesse eu teria um...
ResponderExcluiracho muito melhor que muito carro novo ai.
Tem certeza de que o CG/GL não podia vir com câmbio automático, mas o Exclusiv podia? Eu me lembro do contrário...
ResponderExcluira quantosa teve tração 4x4, ta la no jalopnik
ResponderExcluirsantana é legalzinho, bem bacana mas fico tempo demais em linha aqui
montagem muito zoera que mandei há uns 2 anos atrás para o BA hehehe:
ResponderExcluirhttp://bizarricesautomotivas.blogspot.com/2009/03/vw-santana-2011.html
tive um Santana 88 Gls 2000,o bichinho era bom,mas daí apareceu uns podres na lata,mandei arrumar,e os podres voltaram,aí desgostei do carro e vendi,mas tenho que admitir,foi um carrão
ResponderExcluirabraço
MAQUINAAAA, apzawn da porra
ResponderExcluirEu gosto do Santana, minha mãe teve um Santana GLS 1.8 acho que era 1989 completinho com câmbio automático e tudo que até hoje é o segundo carro do qual ela sente mais saudades (o primeiro foi um Mille Elx 1995), era um puta carro.
ResponderExcluirAté a alguns dias atrás eu estava fuçando no Mercado Livre e vi um Santana 2001 1.8 a álcool (não sabia que existiam esses Santanas com motor a álcool) e confesso que fiquei tentado, pois mesmo nessa versão empobrecida ele não deixa de ser um Santana.
Que zoação huauhauha xD
ResponderExcluirSó add alguns pontos: o Santana era vendido como Volkswagen mesmo, mas com parceiria da Nissan. O mesmo "Santana Japonês" vinha com motor de 5 cilindros do Audi 100 e cambio automético de 4 marchas!
Na europa, existiu a versão Syncro, com tração integral e motor vindos da Audi, mais precisamente do seu "primo rico" Audi 100!
Abs
Kiko Molinari
É... Já foi um bom carro que nem a minha Grand Cherokee paguei uma fortuna em maio de 97 e agora só querem dar 12.300.00 no meu carro! e olha que é a 5.9 LX !!!!!!!
ResponderExcluirE o Crown Victoria ficou com a mesma plataforma durante 20 anos! e o Town Car vai se aposentar ainda esse ano uma pena =/
ResponderExcluirRealmente o interior dos Santanas e afins eram superiores, pena era a qualidade do material das portas que descolam com o tempo.
ResponderExcluirsantana é um carro bem confortável, só é manco, pois é muito pesado, eu particularmente não teria um... (nem o versailles, que alias meu pai quase comprou há uns anos atrás)
ResponderExcluirum detalhe interessante, é que o santana com a carroceria antiga, dos anos 80 era vendida até pouco tempo atrás na china, junto com o santana igual o brasileiro e junto também com o santana vista hehehe, eram 3 opções de santana pra escolher...
e outro detalhe que eu imagino que pouca gente saiba, é que o Shanghai Santana tem o entre-eixos 10 cm mais comprido que o santana nacional (e alemão) isso é pra poder dar mais espaço pros passageiros de tras, o passat que foi lançado lá esses tempos também sofreu esse mesmo processo
outra curiosidade, nos estados unidos, o santana se chamava VW Quantum, e a VW Quantum se chamava VW Quantum Wagon hehe
o Santana é um carrão, se fosse pra ter seria um 2.0, é só pisar que o bixo voa!!!
ResponderExcluirmeu pai teve dois um cl pobre,e um executive 91 o último ano do quadrado,fez sucesso entre os anos 80,90 micou no ano 2000 pq era um krro velho,maquiado,na china ainda se fabrica isto,é como o sentra dos mexicanos,revistas disseram q o q substituiria eh o polo sedan(porém é ul sedã compacto)o santana eh um sedã médio,os q são a altura é o bora esse deve ter falecido,e o jetta
ResponderExcluiro atual,ñ o antigo q usava o motor 2.5 5c,a vwb tem a mania de dar um tapa no visual e fazer uns facelift porco,como no caso golf,polo,kombi,gol,fox um lixo total,desde a época do finado santana,quantum a ford fez um versão deles do santana/quantum o versailes,royale só q micaram a bagunça durou enre 91,97....
meu vô teve uma quantera GLS 90 em 90 e nem por isso ele era "não-hétero"!
ResponderExcluirtenho vontade de ter um EX...acho mto foda aquele azul escuro com as BBS's douradas.
ResponderExcluirainda hj vi uma Quantum Sport, rara tbm..mas o q me desgostou foi ver um pouco antes um Golf Cabrio xunado lá em Franca-SP...é ser mto FDP msm!
tem duas quantum sport a venda na webmotors, as duas são lindas
ResponderExcluirVejam o crash test do santana
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=C52kyLzquW0&feature=related
A origem do nome tem a ver com os ventos soprados dos montes Santa Ana na Califórnia. Se repararem, a maioria dos carros da VW até o Bora, tem nomes ou referencias de ventos.
ResponderExcluirExemplos:
Passat = ventos alísios europeus
Golf = de Gulfstream, uma corrente marítima gerada por ventos fortes no Atlântico Norte, nada a ver com o esporte como Gol...
Jetta = referência às correntes de jato, anéis de ventos velozes (em média mais rápidos que os AP turbinadaum que dão pau em Ferrari = 300 km/h) normalmente correndo de leste a oeste.
Polo = Outro nome que neguinho acha que tem a ver com o esporte montado praticado pela nobreza, mas na verdade é uma corrente de ar no polo norte.
Bora = mais um vento que sopra do polo norte para a Europa.
Esqueci algum?
se o golf é por causa dos ventos, porque o primeiro golf GTi vinha com uma bolinha de golf na alavanca de cambio?
ResponderExcluirTrampo de marqueteiro, como o Polo, que apesar de fazer referência aos ventos, também foram associados à esportes para dar algum apelo ao público jovem.
ResponderExcluirÉ da mesma forma como os "aventureiros" são apresentados pelos marqueteiros. Gente descolada é quem enfrenta o mato, mas como todo mundo quer, mas não pode, mostrar que tem a intenção cola bem pro vizinho.
A parti do cometário abaixo e de um alucinado por Santana defensor e adorador por VW.
ResponderExcluir_____________________________________________________________________________________________________
O Santana foi um dos primeiros carros q eu andei, foi nele q cresci, foi nele q com 12 anos tive minha primeira namorada, foi nele q eu beijei pela primeira vez com 11 anos, foi nele q eu aprendia escondido a dirige, foi nele q comecei a mexer e entender sobre mecânica junto com o meu pai, foi nele q eu ganhei o meu primeiro dinheiro com 8 anos q era C$500 cruzeiros e foi nele q possui o primeiro carro q foi um outro Santana!!!
Tirando o valor sentimental de momentos inesquecíveis pra min o Santana foi Um Carro PiKa DAS GaLaKisSA nos anos 80 e 90 e fora com sua mecânica robusta e simples q ate os mais leigos no assunto de mecânica mexem sem medo e com a facilidade, fora q e um carro q ate no ano de 2002 tinha-se respeito por um proprietariado de um Santana do ano 2000. Fora isso eu Tenho 3 Versão mais raras do Santana em q eu tive um quase pra restaura: Santana Sport 2000 1991 completo com Teto solar e banco em couro, Santana Exclusiv 1997 cinza grafite 2.0 completo com teto solar, banco de couro e cambio automatico e Santana Exclusiv 2.0 Mi Comfortline 1999 completo do mesmo jeito do Exclusiv.
Eu tenho o sonho de pegar um Santana Executivo 1990 em um estado medio q esta dificio de encontra e de fazer um Santana GL 1993 trasfomar em um GTi com estilo da Skyline GTR R34 com motorização do motor VR6 do Passat mas isso e um plano q eu pretendo quando ganhar na loteia.
E outro detalhe o Passat Sedan e pra ser Santana e o Passat um hactbac ou couper.
ResponderExcluiro Santana é claramente um dos melhores carros nacionais já construídos no Brasil meu pai teve um eu tenho um e nunca vou vender... por ele ser um carro de motor muito forte confortável.
ResponderExcluirA borrachinha do furo da antena do Executive é pra matar! Ainda bem que lembraram desse detalhe!!!
ResponderExcluirtá certo,santana é carro de velho msm
ResponderExcluirsei que santana e velho e concordo com muita coisa que ta no bloque, tanto que me enquadro, não tenho dinheiro, no entanto tenho um 4 portas com trava vidrro eletrico nas 4 portas(muitos destes novos é opcional), ar cond, um motor 2.0 que uso gás e desenvolve uma bela velocidade, venho 120 140 Km/h tranquilo com gás sem estresse.
ResponderExcluirSem contar o custo benefício, é incrivel o que dá para se fazer com alguns reais(tem lanterna destes carros mais novos que não é menos de 200 reais).
Pelo que eu posso pagar sinto-me muito satisfeito e feliz, não passa a possibilidade de trocar.
Devo confessar que dou muita risada com esse site!
ResponderExcluir"'Paçá' como a Monica Veloso é ótimo!"
E ele ainda terá uma nova geração na China: http://www.autopolis.com.br/1047
Abs
opa beleza , gostaria de pedir se vs poderiam fazerum verdades sobre GOLF sou dono de um e gostaria de saber se sou um dono fanatico kdjaskdaldalkdjaslkdjal fica uma ideia legal ae pra vs
ResponderExcluirPyter, já fizemos o "Verdades sobre o Golf":
ResponderExcluirhttp://bizarricesautomotivas.blogspot.com/2011/08/verdades-sobre-o-volkswagen-golf.html
Concordo com o Tas que não passa pela minha cabeça de trocar meu GLS 91 AP 2.0 aspirado e completo com tudo funcionando , hoje em dia tido é opcional , pode ser pesado mas o cambio longo faz a parte dele, faz bem feito, sem contar o conforto e a maciez,a 200KM/H com uma estabilidade incrível,muitos carros novos estão batidos e desalinhados o meu ainda esta selado de fabrica até manual tem !
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