Para enfrentar a nova nata de
crossovers compactos (leia-se Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks), a
Renault anunciou recentemente a chegada do novo Captur. O modelo compartilha a
plataforma e o conjunto mecânico com o irmão Duster, mas se diferencia pelo
visual mais moderno, interior com desenho diferenciado e, principalmente, pela
lista de equipamentos mais recheada. A novidade está disponível em duas versões
e parte de R$ 78,9 mil.
No visual, o Renault Captur 2018
traz a atual identidade da fabricante francesa. A dianteira tem como destaque
os faróis afilados com acabamento escurecido, ligados à grade destacando o
logotipo de losango da empresa no centro, além do para-choque com porção
inferior na cor preta e um detalhe imitando alumínio. Já na traseira, há formas
mais musculosas nas extremidades das maçanetas e, como opcional, pintura do
teto contrastante. Por fim, a traseira conta com lanternas horizontais
invadindo a tampa do porta-malas e para-choque predominantemente na cor preta e
com um friso central cromado.
O interior, por sua vez, conta
com um painel de instrumentos com velocímetro digital no centro e conta-giros e
indicador do nível do tanque de combustível analógicos, além do computador de
bordo. No console central, há como destaque o sistema multimídia Media Nav com
tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, Bluetooth, câmera de
ré, entre outros.
Nas medidas, são 4,33 metros de
comprimento, 1,81 m de largura e 1,62 m de altura, com distância entre-eixos de
2,67 m. O porta-malas comporta até 437 litros.
O motor que equipa o novo Renault
Captur é um 1.6 16V SCe flex de quatro cilindros, que rende 118 cv com gasolina
e 120 cv com etanol, a 5.500 rpm; e torque de 16,2 kgfm, a 4.000 rpm, sendo que
90% já está disponível a 2.000 rpm. Junto a ele está um câmbio manual de cinco
marchas. Em breve, a marca vai oferecer a opção de transmissão automática
Xtronic CVT.
De acordo com a marca, o carro
atinge os 100 km/h em 11,9 segundos com etanol e 13,3 s com gasolina e alcança
velocidade máxima de 168 e 169 km/h, respectivamente. Já o consumo médio é de
7,6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada com etanol e 10,9 e 11,3 km/l com
gasolina.
Há ainda, na versão mais cara, o 2.0
litros 16V flex de quatro cilindros, com 143 cv com gasolina e 148 cv com
etanol, a 5.750 rpm, e torque de 20,2 e 20,9 kgfm, respectivamente, a 4.000
rpm, associado a uma transmissão automática de quatro velocidades. Segundo
dados da Renault, o Captur 2.0 vai de 0 a 100 km/h em 11,1 s e 12 s,
respectivamente, e atinge máxima de 179 e 174 km/h. O consumo é de 6,2 e 7,3
km/l com etanol e 8,8 e 10,8 km/l com gasolina.
Todas as versões do carro contam
com o sistema Energy Smart Management (ESM) de regeneração de energia. Durante
a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor
continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador
automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que
aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o
alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que
houve a carga na desaceleração.
Há também a função Eco Mode, que
é ativada com um simples apertar de um botão localizado logo abaixo da alavanca
de câmbio. Por meio desta função podem ser alterados padrões de uso e otimizado
o consumo de combustível, com uma economia de até 10%. A lista inclui ainda o indicador
de troca de marcha (GSI) alerta qual é o momento indicado para mudar de marcha,
conforme a condição de condução, rotação do motor e posição do pedal do
acelerador.
Confira abaixo as versões e
preços do Captur:
Renault Captur Zen 1.6 SCe
manual: R$ 78.900
Equipado de série com quatro
airbags (dianteiros e laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP),
controle eletrônico de tração (ASR), assistente de partida em rampas
(HSA), freios com ABS, ISOFIX, direção eletro-hidráulica, volante com
regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 17 polegadas de liga leve,
vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands free, comando de áudio
e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com
regulagem de altura, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), luzes
diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, piloto automático com indicador e
limitador de velocidade. Como opcional, há Media Nav + câmera de ré e pintura
biton.
Renault Captur Intense 2.0
automático: R$ 88.490
Agrega rodas de liga-leve
diamantadas de 17 polegadas, apoio de braço, Media Nav 7” touchscreen, câmera
de ré, ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina com função
Cornering Light, sensor crepuscular. Com opcional, há bancos em couro e pintura
biton.
O Captur tem garantia de fábrica
de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O
plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em
intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
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