Renault Captur 2018: tudo sobre o novo crossover da marca francesa


Para enfrentar a nova nata de crossovers compactos (leia-se Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks), a Renault anunciou recentemente a chegada do novo Captur. O modelo compartilha a plataforma e o conjunto mecânico com o irmão Duster, mas se diferencia pelo visual mais moderno, interior com desenho diferenciado e, principalmente, pela lista de equipamentos mais recheada. A novidade está disponível em duas versões e parte de R$ 78,9 mil.


No visual, o Renault Captur 2018 traz a atual identidade da fabricante francesa. A dianteira tem como destaque os faróis afilados com acabamento escurecido, ligados à grade destacando o logotipo de losango da empresa no centro, além do para-choque com porção inferior na cor preta e um detalhe imitando alumínio. Já na traseira, há formas mais musculosas nas extremidades das maçanetas e, como opcional, pintura do teto contrastante. Por fim, a traseira conta com lanternas horizontais invadindo a tampa do porta-malas e para-choque predominantemente na cor preta e com um friso central cromado.


O interior, por sua vez, conta com um painel de instrumentos com velocímetro digital no centro e conta-giros e indicador do nível do tanque de combustível analógicos, além do computador de bordo. No console central, há como destaque o sistema multimídia Media Nav com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, Bluetooth, câmera de ré, entre outros.

Nas medidas, são 4,33 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,62 m de altura, com distância entre-eixos de 2,67 m. O porta-malas comporta até 437 litros.


O motor que equipa o novo Renault Captur é um 1.6 16V SCe flex de quatro cilindros, que rende 118 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.500 rpm; e torque de 16,2 kgfm, a 4.000 rpm, sendo que 90% já está disponível a 2.000 rpm. Junto a ele está um câmbio manual de cinco marchas. Em breve, a marca vai oferecer a opção de transmissão automática Xtronic CVT.

De acordo com a marca, o carro atinge os 100 km/h em 11,9 segundos com etanol e 13,3 s com gasolina e alcança velocidade máxima de 168 e 169 km/h, respectivamente. Já o consumo médio é de 7,6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada com etanol e 10,9 e 11,3 km/l com gasolina.


Há ainda, na versão mais cara, o 2.0 litros 16V flex de quatro cilindros, com 143 cv com gasolina e 148 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 20,2 e 20,9 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, associado a uma transmissão automática de quatro velocidades. Segundo dados da Renault, o Captur 2.0 vai de 0 a 100 km/h em 11,1 s e 12 s, respectivamente, e atinge máxima de 179 e 174 km/h. O consumo é de 6,2 e 7,3 km/l com etanol e 8,8 e 10,8 km/l com gasolina.

Todas as versões do carro contam com o sistema Energy Smart Management (ESM) de regeneração de energia. Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.


Há também a função Eco Mode, que é ativada com um simples apertar de um botão localizado logo abaixo da alavanca de câmbio. Por meio desta função podem ser alterados padrões de uso e otimizado o consumo de combustível, com uma economia de até 10%. A lista inclui ainda o indicador de troca de marcha (GSI) alerta qual é o momento indicado para mudar de marcha, conforme a condição de condução, rotação do motor e posição do pedal do acelerador.


Confira abaixo as versões e preços do Captur:

Renault Captur Zen 1.6 SCe manual: R$ 78.900
Equipado de série com quatro airbags (dianteiros e laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (ASR), assistente de partida em rampas (HSA),  freios com ABS, ISOFIX,  direção eletro-hidráulica, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 17 polegadas de liga leve, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands free, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), luzes diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, piloto automático com indicador e limitador de velocidade. Como opcional, há Media Nav + câmera de ré e pintura biton.

Renault Captur Intense 2.0 automático: R$ 88.490

Agrega rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas, apoio de braço, Media Nav 7” touchscreen, câmera de ré, ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina com função Cornering Light, sensor crepuscular. Com opcional, há bancos em couro e pintura biton.

O Captur tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.

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