A Volkswagen comemorou na última
segunda-feira, 27, a marca de 1,5 milhões de unidades produzidas do Voyage no
Brasil. A unidade comemorativa foi produzida na versão topo de linha Highline,
com carroceria pintada na cor Azul Lagoon, e saiu da linha de produção de
Taubaté, no interior de São Paulo. O sedã compacto foi lançado em julho de 1981
e totalmente projetado e desenvolvido para o mercado nacional.
“O Voyage é um modelo que se
destaca pela sua versatilidade. É um veículo compacto, conectado, perfeito para
a cidade, e alia conforto e espaço interno, para a família. O marco de
1.500.000 unidades produzidas é prova disso”, diz o Presidente e CEO da
Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.
O Volkswagen Voyage já teve mais
de 420 mil unidades exportadas para 61 países. No mercado brasileiro, o modelo
é o quinto carro mais vendido da empresa, com 26.074 exemplares emplacados no
ano passado.
As primeiras unidades do
Volkswagen Voyage foram produzidas em São Bernardo do Campo, que fabricou
340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e
1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté.
Desde 2008, o sedã é produzido exclusivamente na unidade de Taubaté, na mesma
linha em que é fabricado também o Gol.
Confira abaixo a cronologia do
Volkswagen Voyage:
1981 – Lançamento do sedã, com
duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat)
a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super)
1982 – Eleito Carro do Ano pela
revista AutoEsporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi
inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da
América do Sul com os nomes Senda e Amazon
1983 – Primeira série especial, o
Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6
1984 – Lançamento da versão com
quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos
realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado
como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades). Câmbio
de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional
1985 – Passa a utilizar os
motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8
1986 – Série especial “GLS Super”
com motor 1.8
1987 – Início das exportações
para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete
anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os
EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL
(Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por
aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de
quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques
1990 – Comemoração da produção de
600.000 unidades do Voyage no Brasil.
1991 – Nova dianteira: mudanças
nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de
700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado
interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e
Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da
América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170
mil unidades para os EUA.
1993 – Série especial Sport, com
motor 1.8
1994 a 1995 – Novas cores e
revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais
1996 – A produção do Voyage é
encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic
2008 – Volta do Voyage após 12
anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem
motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.
2009 – Versão I-Motion, com câmbio
automatizado ASG e motor 1.6
2010 – Novos equipamentos de
série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo
Preparação, nas versões 1.0 e 1.6
2012 – Alcança o marco de 1 milhão
de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e
equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0l, da
família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para
Economia de Combustível).
2014 - passam a utilizar
nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline,
Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage
Evidence, posicionado acima da versão Highline
2016 – Modelo recebe evolução de
design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect, a
mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado. Estreia do motor 1.0l de
três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.
2017 – Conquista a marca de 1,5
milhão de unidades produzidas.
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