A Ford está comemorando a marca
de um milhão de unidades produzidas do Ka em sua fábrica de Camaçari, na Bahia.
O hatch compacto, que já está em sua terceira geração, foi introduzido no País em
1997 e, além do mercado brasileiro, é exportado para países da América do Sul e
marca presença ainda na Europa, México e Índia.
A primeira versão do Ford Ka, que
foi vendida primeiro no mercado europeu, chegou por aqui como o primeiro hatch
subcompacto nacional. O modelo era oferecido com os motores 1.0 litro de 51 cv
e 1.3 litro de 60 cv, da família Endura-E. Em 2000, a linha ganhou o propulsor
Zetec Rocam de 65 cv e, dois anos depois, recebeu suas primeiras mudanças
visuais.
Em 2008, a Ford anunciou a
segunda geração do Ka no mercado brasileiro. A carroceria foi ampliada para
oferecer maior espaço interno, mas manteve a configuração de três portas. O
carro era comercializado com motores 1.0 e 1.6 Rocam flex e introduziu alguns
itens no segmento, como alarme volumétrico, controle remoto das portas e do
porta-malas e travamento automático das portas. Em 2012, a empresa promoveu uma
reestilização no hatch.
Por fim, a terceira e atual geração
do Ford Ka estreou em 2014 como um modelo desenvolvido no Brasil. Agora com
quatro portas e versão sedã, o modelo é encontrado nas concessionárias com o
motor 1.0 TiVCT de três cilindros, com 85 cv, e o 1.5 de 110 cv, além de itens
como direção elétrica, sistema multimídia SYNC com Bluetotoh e comandos de voz,
sistema AppLink, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em
rampas, entre outros.
Confira a evolução do Ford Ka no
Brasil:
1996 – A Ford inaugura na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, a linha de montagem modernizada para produção da primeira geração do Ka.
1997 – Início de venda da linha no Brasil.
2000 – Introdução do motor 1.0 Zetec RoCam, de 65 cv.
2001 – Lançamento linha 2002 com a versão esportiva Ka XR, com motor Zetec RoCam 1.6, e a edição limitada Ka Black.
2002 – Lançamento da linha 2003, com a versão de entrada Ka One e a esportiva Ka Action 1.6.
2003 – A linha comemora 200.000 unidades vendidas e renova o estilo com mudanças na grade dianteira e console central.
2005 – Lançamento das séries especiais Ka MP3, com toca-CD MP3, e Ka Camaleão.
2008 – Lançamento da segunda geração no Brasil, modelo 2009, com nova carroceria de design Kinetic, espaço para cinco passageiros e motores RoCam Flex 1.0 e 1.6 Flex. Em agosto, foi completada com a versão Tecno, com aparelho de som My Connection.
2009 – Lançamento da versão ST, com pacote de itens esportivos.
2010 – A linha comemora a venda de 500 mil unidades no Brasil e lança os kits Trail, com acessórios de estilo aventureiro, e ST, de estilo urbano.
2011 – Lançamento do Ka 2012 com estilo renovado e grade dianteira trapezoidal, seguindo o design Kinetic II, da versão Sport 1.6 e dos kits Storm e ST. A linha atinge a produção de 750 mil unidades.
2012 – Produção atinge 850 mil unidades no Brasil.
2013 – A linha passa a oferecer novas opções de cores, com a tecnologia de pintura de alto teor de sólidos.
2014 – Lançamento da terceira geração, com projeto global desenvolvido no Brasil, novos motores 1.0 TiVCT de três cilindros e Sigma 1.5. Entre outros prêmios, foi eleito o “Carro do Ano”.
2015 – O novo Ka é o carro 1.0 mais vendido do Brasil.
2016 – O novo Ka começa a ser exportado para a Argentina.
2017 – Lançamento da versão aventureira Ka Trail e comemoração de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.