Fiat 147 City “Relâmpago McQueen” (Caldeirão do Xunning)

Salve amigos e leitores do BA! Estamos de volta com mais um post da 2ª temporada do Caldeirão do Xunning. Como prometido, mostraremos um utilitário, e o veículo da vez é um Fiat 147 City Pick-up 1983, ou “Fitinho”, do Silvano, um eletricista de automóveis que saiu de Minas Gerais e com muito trabalho conseguiu montar sua própria oficina, um sonho antigo dele.

Fitinho (9)[9] Silvano e seu Fiat 147 City

Silvano é natural de Uberlândia-MG e veio para Brasília, mais precisamente a cidade satélite de Taguatinga, para tentar a vida. É casado com a dona Diomar e pai de quatro filhos: Saulo, Siliele, Silvia e Sênia – todos com S, é claro – que foi quem escreveu a carta. O "carro" estava acabado: assoalho com buracos, pintura descascada, pontos de ferrugem e interior praticamente destruído, sem contar que a “chave” para ligar o carro é uma ligação direta pois a chave propriamente dita já não existia mais. Mas mesmo nesse estado, ainda ostentava um jogo de rodas de magnésio, conhecidas na época por “rodas Gaúchas” e um motor 1.5 de Uno, já que o 1.3 original não aguentou a batalha.

Fitinho (2)[2] O “Fitinho” do Silvano: acabadão mas estilloso(?)

O carro(?) é sua ferramenta de trabalho e nem sempre é cuidado como deveria. Vendo isso, Luciano Huck e sua equipe foram até Taguatinga capturar o “Fitinho”, e para isso bolaram a seguinte tática: se disfarçaram de oftalmologistas contando com um ônibus – consultório para exames, e com um certo pretexto pararam bem próximo a oficina do Silvano e ali montaram acampamento literalmente.

Fitinho (1)[1] Fitinho (3)[3] O filho mais velho, Saulo, serviu de “isca” para a captura do “Fitinho”

Montado o esquema, o filho mais velho de Silvano, Saulo, aproveitou a “consulta grátis” e foi primeiro. Até ai tudo normal, já que Saulo sabia da “tramóia”. Depois de Saulo, Silvano foi convidado a fazer uma consulta, até porque não é todo dia que um médico especializado aparece na porta de casa não é? Exames sendo feitos, Huck começa a perguntar sobre o serviço dele e outras coisas mais para Saulo (bem “miguézinho” mesmo) e em um certo ponto ele começa a mostrar fotos de seu carro perguntando se era dele o veículo, e na sequência Luciano tira o disfarce e diz a ele que ele está no Lata Velha.

Fitinho (4)[4] Luciano e Silvano conversando sobre o carro

Passada a emoção do momento Luciano “Pixar” Huck (depois eu conto o porque desse apelido) foi conhecer o tal “Fitinho”, e com sempre foi zuando o 'carro' do inicio ao fim ¬¬”. Depois de ouvir o que Silvano queria ver feito em seu carro, Huck lhe disse que para ter seu carro de volta precisaria passar por um desafio: fazer um “pout-porri” de sucessos do cantor Wilson Simonal, cantor que fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70 (tenso). Silvano disse que faria o possível e o impossível pra ter seu “neguinho” de volta, e ele aceitou o desafio de cara!

Fitinho (19)[19] Fitinho (17)[17] Silvano com o produtor musical Armando Sousa (acima) e com o coreógrafo Fly (abaixo)

Desafio aceito, Silvano foi para o Projac para se preparar com a ajuda do produtor musical Armando Sousa e do livre leve solto coreógrafo Fly…

Fitinho (15)[15] Fitinho (16)[16] Max de Castro e Simoninha (acima) “dando o tom” na preparação do carro na oficina do Lata Velha

…enquanto a galerë do Garage 59, nova oficina oficial do Caldeirão do Xunning, começa a preparação do “Fitinho”, com direito a participação de Max de Castro e Simoninha, filhos de Wilson Simonal, morto em 2000. Reparem na ultima foto que a frente original foi substituída por uma frente de Uno. A gambiarra vai ficar pior do que se imaginava!!! O.o* Chegado o dia, Silvano se esforça e consegue passar pelo grande mico desafio no palco do caldeirão:

Fitinho (18)[18] Silvano dando show no palco!

Depois de passado o cagaço desafio, é chegada a hora de reaver o Fiat City '83. Eis o novo “Fitinho”:

Fitinho (11)[11] Fitinho (13)[13] Fitinho (10)[10] Fitinho (8)[8] Fitinho (7)[7]Fitinho (5)[5] Fitinho (14)[14] Fitinho (21)[21] Fitinho (6)[6] Fitinho (12)[12] Fitinho (20)[20] Projeto inspirado no personagem “Relâmpago McQueen” do filme Carros, da Disney/Pixar

Eis o novo “Fitinho”. Lembra quando eu chamei o Luciano Huck de “Pixar” e o carro de “Relâmpago McQueen"? Simples: basta olhar o Fiat 147 Pick-Up e você vai se lembrar daquele personagem do filme Carros, feito pela Disney/Pixar Studios. Daqui a pouco vão pegar um carro e tentar imitar a nave do Buzz Lightyear, do filme Toy Story... ¬¬”

Vamos às modificações: começando pela pintura que lembra aqueles brinquedinhos “Made in China”, bem brilhante e cheio de purpurina. Uma frente de Uno foi implantada no lugar da original, com faróis duplos (de um modelo muito comum nos Unos Xunados) com xenon (esqueceram de avisar que esse tipo de luz está proibida, salvo exceção dos veículos de série) e piscas cristal. No capô foi usado uma pintura preta fosca e instalado um scoop feito em lata (custava colocar um scoop de L200 ou de Troller pra ficar “melhorzinho”?), grade de Mille Smart e parachoque dianteiro que mistura Uno e Corsa!!! Só falta saber que diabos aqueles led´s estão fazendo ali embaixo dos faróis O.o! No lugar do motor de Uno colocaram um de Palio 1.5 MPI, com direito a injeção eletrônica reprogramável e flex (por essa eu não esperava! O.o*). No teto foram colocados faróis de milha, sendo dois de foco fixo e dois estroboscópicos (tipo aqueles de RaVeRaH LoKa dI dOrGaS MaNo riarairiairiar!!!!!1!111onze).

As laterais foram alargadas nas caixas de rodas, lembrando muito os carros de turismo europeus da década de 60/70, com rodas largas com desenho bem interessante (de bom gosto até! ^^). Pra completar, retrovisores com piscas embutidos (o “Cheva Marrom” estreou esse detalhe, que também equipará os próximos modelos).

Já na traseira, o destaque é para tampa traseira estilo Audi Q7, onde as lanternas vão junto com a tampa, (vide ultima foto). Na tampa da caçamba vai uma placa de captação de luz solar para converter a luz do sol em energia para os equipamentos elétricos do carro (consciência ecológica? “choquei” ^^!), além de um aerofólio do Vectra B. Na parte “de cima” da caçamba foram instaladas repartições para peças e algumas ferramentas. Na parte “de baixo” ficam o estepe, macaco e demais acessórios do carro, enquanto na tampa “à la” Q7 ficam mais algumas ferramentas. No parachoque ainda tem um sensor de estacionamento para evitar cabaçagens batidas.

No interior predomina as cores vermelho e amarelo: laterais de porta, bancos e painel com a área dos instrumentos em vermelho, restante em preto e saídas da ar em amarelo (um tremendo "bom gosto", só faltou o Ronald McDonald pra parecer um carro alegórico O.o*), sem contar a relojoaria básica (com pressão de óleo, vacuômetro, nível de bateria, nível do tanque de combustível…) e apliques imitando fibra de carbono. Destaque também para o sistema de som com tela de DVD retrátil, GPS e uma daquelas “bolas magnéticas” muito usadas em feiras de ciências feitas em colégios, volante de “carro de corrida” segundo Huck (ah tá… ¬¬”) e manopla do cambio e freio de mão de gosto duvidoso. Sem esquecer ainda das maçanetas internas de porta e acionamento dos vidros elétricos vidros do Fiat Palio (milagre que eles não usaram tapete “chão de busão” !!!).

Veredicto: comparando com o Chevette “marrom”, até que ficou interessante, mas sempre tem uma gambiarra ou aquele detalhe baiano pra zuar com o carro. Será que um dia eles acertam? Só vendo o Bizarrices Automotivas pra saber! Até o próximo episódio do Caldeirão do Xunning!

36 comentários:

  1. Meu se minha filha faz isso com meu fusca 1977 ia tomar no mínimo uma surra bem sarrada de cinta com direito a fivela. Uma coisa que me choca é essa relojoaria do caramba. Tipo, no meu fusca veio um reloginho desse para medir a temperatura do óleo (o dono antigo que colocou). Então, eu tiro ou não ele?

    ResponderExcluir
  2. Por mim tanto faz. Agora se for da pressão de oleo ai recomendo manter pois é sempre bom saber a quantas anda a lubrificação do motor. Curiosos que nem todos os carros vem com isso... O.o*

    Abraços

    aSs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  3. um dia eu pretendo ter uma OPaLerra LOk,se minha mãe ou minha irmã ousar falar que vai escrever para o lata velha,eu irrei contratar os "çerviso" do kamikasse,alias falando nele,oque sera que luciano hulk merece,kamikasee...

    ResponderExcluir
  4. Pra mim esse ai ficou pior do que o cheva LoK.

    ResponderExcluir
  5. diego felipe disse...

    um dia eu pretendo ter uma OPaLerra LOk,se minha mãe ou minha irmã ousar falar que vai escrever para o lata velha,eu irrei contratar os "çerviso" do kamikasse,alias falando nele,oque sera que luciano hulk merece,kamikasee...

    9 de maio de 2010 08:46



    tu acha que o huck faz esse tipo de merda nas barcas dele? ja viu o impala dele com câmbio sequencial e o caralho a 4??? a propósito: o problema são os xuneiros que se empolgam com qualquer merda que vêem, e não a globosta que mostra o "trabalho" deles como se fosse arte...

    ResponderExcluir
  6. pow, tirando as baianada, achei bem melhor do que as do anús passado

    ResponderExcluir
  7. o "camaro" ja tinha deXadu clarissimo como seriam as customisações esse ano, eles continuam enfiando dinheiro na bunda

    essa ideia de misturar parachoque de cOrceira Lok com Uno eles tiraram aqui do BA kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha achado bacana o cheva do ultimo post, bem feito e até bonito, tirando as viadagens xuneiras de costume, mas esse uno47 ficou uma merda sem tamanho. Pq eles, simplesmente, não restauram e ponto final? Pq sempre tem que fuder com tudo?? !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Pra mim todas as modificações desse programa são uma merda, só se salvam uma ou outra coisa que tem algum bom gosto, mas de resto é tudo a mesma merda de sempre.

    Essa frente de Fiat Uno enfiada na marra ai é uma aberração, assim como o resto do carro que os caras deixaram partecido com uma arvore de natal e tud isso só para o cara trabalhar com ele, custava só restaurar a picapezinha??? :/

    ResponderExcluir
  10. até q eu gostei, por causa do painel solar e da ausencia do chão de busão.

    Kamikaze como vc aprendeu tanto sobre torturas????

    ResponderExcluir
  11. Enquanto isso.. Na Discovery UK tem um programa chamado Wheelers Dealers que compra carros clássicos baleados, e os restaura gastando pouco, e ficam com a aparência de como sairam de fábrica.. Depois ainda revendem por uma bom $$.. mas aqui...

    ResponderExcluir
  12. bah, parece ser do caralho esse programa, celso. "iutubarei" hehehe

    ResponderExcluir
  13. BA fazendo história: se eu não me engano, já foi mostrado aqui dois Fiat 147/Spazio com frente de Uno Mille.

    Quanto a xunagem: V-O-M-I-T-E-I-!

    ResponderExcluir
  14. Celso disse...

    Enquanto isso.. Na Discovery UK tem um programa chamado Wheelers Dealers que compra carros clássicos baleados, e os restaura gastando pouco, e ficam com a aparência de como sairam de fábrica.. Depois ainda revendem por uma bom $$.. mas aqui...

    9 de maio de 2010 16:01

    gastando pouco??? gostei desse detalhe

    ResponderExcluir
  15. Hehe! Olha o BA sendo "fonte de inspiração" do Caldeirão do Xunning !!! uhauhauhau

    Lembrando que essa técnica foi criada na Argentina e s[o coube a nós divulgar isso!

    Abraços

    ass
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  16. No capô não é tinta, é neoprene (sim, o tecido usado na confecção de trajes para mergulho)...

    ResponderExcluir
  17. Depois do Cheva eu tinha ficado com esperança de melhorarem, mas pelo jeito....... FAIL!
    Pra que colocar frente de mille? aff... acho que quiseram imitar Audi colocando aqueles leds em baixo do farol. Audi FAIL!
    Só gostei da cor e dos paralamas e rodas. Só com isso modificado ficaria linda.

    Ah, aqui no PR xenon ainda não é proibido, mas precisa levar para vistoria no Detran, para constar no documento.

    ResponderExcluir
  18. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...
    Celso disse...

    Enquanto isso.. Na Discovery UK tem um programa chamado Wheelers Dealers que compra carros clássicos baleados, e os restaura gastando pouco, e ficam com a aparência de como sairam de fábrica.. Depois ainda revendem por uma bom $$.. mas aqui...

    9 de maio de 2010 16:01

    gastando pouco??? gostei desse detalhe

    Procura no Youtube Kamikase, os caras tem um orçamento de £ 5000 para comprar e restaurar os carros, precisa ver o Fusca 1950, o mais detonado,como ficou... mas lá é Inglaterra,peça tem aos montes e barato,aqui, os caras metem a faca em qualquer peça para carros com mais de 15 anos...

    ResponderExcluir
  19. Renato disse...

    No capô não é tinta, é neoprene (sim, o tecido usado na confecção de trajes para mergulho)...

    9 de maio de 2010 19:10


    quanta porquice...

    ResponderExcluir
  20. Eu já cansei de dizer... PRA QUE PORRA ESSE POVO COLOCA FAROL DE CARRO POPULAR NA HORA DA XUNAGEM??? Mèrde!

    E parece - por enquanto só parece -que dessa vez eles não cortaram uma Panorama para colocar no lugar da picapinha...

    ResponderExcluir
  21. Os LEDs eu gostei, agora o que vai ter de mano colocando eles nas suas makinas...

    Se ñ fosse a cor [p/ variar...¬¬] eu até diria que ficou muito show, esse bodykit deixou a Fiorino bem agressiva sem ser escandalosa.

    ResponderExcluir
  22. NEOPRENE

    primeiro carro que da pra rasgar o capo kkkk

    ResponderExcluir
  23. A City podia ter ficado muito pior. Mas o que diabos é esse capô preto fosco que não encaixa na grade e nos faróis??? FAIL

    ResponderExcluir
  24. @Leonardo: simples, a frente desse carro ai é de Uno, tanto é que originalmente o capô apria pra frente, e esse ai agora abre pra tras !!!

    Abraços

    ass
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  25. acabou a tinta para pintar o capô???
    hahahhaahha

    ResponderExcluir
  26. meu Jesus Cristo. Tem que matar esses caras. Tem um amigo meu que é mecanico da Aeronautica tá ralando para achar um diplomata para restauro e esses caras destroem carros a rodo.


    TENSO ¬¬

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus,os caras ao invés de simplificarem,complicam e cagam o carro.Se fizessem a parte de lanternagem,pintura,mecânica,um interior neutro ao invés desse carnaval que como o KIKO falou,mais parece o Ronald Mcdonald tudo seria mais fácil e bonito.

    Alguns itens colocados no carro,como o motor injetado(mas pra quê injeção prográmavel?),as rodas e os alargadores dos para-lamas ficaram até legais,mas a combinação de cores interna e externa não ajudou,e essa de neoprene no capo(muito LOKO e TENSO>HUM!!!),faróis de UNO>hai!!!,capô de UNO>DE NOVO NEM!!!os faróis >DESISTO.

    Se continuar assim os carros vão acabar sabe onde? não sabem?

    Nas escolas de samba do Rio e São Paulo,dinheiro tá dificil, mas o Caldeirão do Xuning patrocinando que escola não vai querer!

    ResponderExcluir
  28. bateram no meu amado fusquinha ontem de manha, quando eu estava indo para o trabalho. A sorte é que o cara estava errado e vai pagar o concerto, que vai sair por 818,00 chinelos. To com muita dor por ter batid0o no meu fusquinha, dor mesmo sendo que ontem até chorei e não durmir direito por causa do meu fusca pois na minha família carro está no sangue (meu avo era caminhoneiro, meu pai foi caminhoneiro na aeronautica na década de 80) e vejo essas coisas asquerosas que esse cara faz em clássicos e mesmo em outros carros. Meu, ele deve ser preso por tentar contra um patrimonio histórico automotivo, isso sim.

    ainda bem que o cara vai pagar o concerto, menos mal :-)

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. O Paulo escreveu e apagou, mas me fez pensar.

    Eles acham que o manolo vai fazer o quê na hora que esses pneus ficarem carecas? Vai gastar mais do que o valor do carro pra comprar 4 pneus novos? Ele vai é vender as rodas e pôr rodas de aço aro 13. E aí, vai ficar bonito?

    Esse pessoal não pensa?

    ResponderExcluir
  31. esses caras sao feras pessoal conseguem fazer as maiores xunagens xuning xunescas scavuzcas bizarras do mundo!!!!!!!do mundo nao da bahia!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Esse fico o lixo do lixo do lixo.
    É uma mistura de ..cathau relampago com o inspetor bugiganga.rsrsrr...
    Aqui na rua a mulecada decora melhor os carrinhos de rolemã!hushausa
    Esse tipo de carro não se tuna!
    Nem que vc envista um milhão vai fica bom!

    ResponderExcluir
  33. Ta legal, a galera vai meter o pau de graça... Ficou feio? Pra caralho! Mas porra... Nem dá pra fazer nada com o 147 do cara, né? O Xaverinho de Corno não assenta porra nenhuma direito. Mas é um pobre coitado q corria risco de pegar tétano toda vez q entrava nakela porra...
    -
    Agora a pergunta: Eles pararam de trocar de carro, igual faziam ano passado?

    ResponderExcluir
  34. Ficou uma merda! Detalhe pro scoop de lata e a frente de Uno enfiada a força, porque não colocou logo uma frente inteiro de Uno?? ¬¬ Mistura de parachoque de Uno e Corsa também ficou tenso!

    Só pra não dizer que sou antipático, a única coisa que gostei nessa picape foi o motor de Palio 1.5 e a traseira que abre inteira e de lado, só. O resto é coisa típica de xuneiros do LV, e olha que prefiro o Chevette Camaro do que isso aí.

    ResponderExcluir
  35. daora o fiatin gostei
    se fosse meu eu só tirava esses adesivos zuados e arrumaria o interior mt colorido mas gosteii

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.