Nóis é umilde memo, idaí?!

Hatches PopularesAs montadoras estão com as facas cada vez mais afiadas e estão depenando geral. Com isso, surgiram os veículos mais humildes do mercado, reunidos aqui neste aguardado comparativo. Esqueça quaisquer itens de conforto, segurança, conveniência e aparência… Esqueça também de motores com mais de 999 cm³, agora você é uma lesma do trânsito. Esqueceu dessas frescuras todas? Pronto, você está num Peladasso, um carro que tem apenas o estritamente necessário para ser um meio de transporte. Segurança aqui também é frescura, nenhum deles oferece ABS e Airbags nem como opcional, porque o importante é só andar e nóis num vai batê não! O visual segue uma espécie de uniforme: parachoques e detalhes sem pintura (de plástico preto), rodas de ferro sem calotas e pintura branca. Clique aqui para ver maior a capa da matéria, um belíssimo trabalho de fotografia. Chega de blá, blá, blá e vamos ao comparativo!

Effa M80 Effa M80

Preço: R$ 16.990

Ficha Técnica:

  • Motor: Kilerdwo, 780 cm³, 3 cilindros, 6V, Gasolina
  • Potência: 39 cv
  • Torque: 5,9 kgfm
  • 0 a 100 km/h: -
  • Velocidade máxima: 87 km/h
  • Peso: 900 kg
  • Consumo urbano (G): 13 km/l
  • Consumo rodoviário (G): 16 km/l

Desempenho * Horrível, quase que não consegue sair do lugar! Pisando fundo o barulho é insuportável e nem assim você deixa de ser uma lesma do trânsito, sendo ultrapassado facilmente até por caminhões!

Estilo *** Simpático e diferente, muito bom pra um veículo tão pobre!

Preço ***** O mais barato do Brasil.

Direção, Suspensão e Freios * Acima de 40 km/h a direção trepida e fica mole demais, abaixo disso fica muito dura(ui!), manobrar o carro faz com que você não precise ir à academia. A suspensão ameaça capotar o carro a cada esquina que você entre. Durante a avaliação um cachorro foi atropelado porque o freio não segurou o carro a tempo (estávamos a 20 km/h). Por pouco não fomos apedrejados…

Vida a bordo ** O ambiente lembra uma minivan perto dos outros hatches, o design do painel é simples mas criativo e o espaço interno é razoável. Porém o acabamento é todo de plástico de R$ 1,99, as peças do painel são mal encaixadas e se soltam facilmente. Os bancos são pedras revestidas de tecido, nos deram uma puta dor nas costas depois de 10 minutos andando no carro…

Palio Fire Economy Fiat Palio Fire Economy

Preço: R$ 22.990

Ficha Técnica:

  • Motor: Fire, 999 cm³, 4 cilindros, 8V, Flex
  • Potência: 75 cv
  • Torque: 9,9 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 19 s
  • Velocidade máxima: 155 km/h
  • Peso: 925 kg
  • Consumo urbano (A): 7,3 km/l
  • Consumo rodoviário (A): 9,9 km/l

Desempenho ** É bem amarrado, tem um desempenho vergonhoso…

Estilo ** Renovado pela 97465ª vez, tenta ser moderno e legal mas é tosco, ainda mais na traseira caída. Essa carroceria velha não aguenta mais retoques… É dono de um dos designs mais polêmicos do grupo.

Preço *** Tem um bom preço, é um dos mais baratos da categoria, mas ainda assim não chega a ser uma pechincha…

Direção, Suspensão e Freios ** Dura em baixas velocidades e insegura em velocidades mais altas. Sua suspensão é molenga e seu freio é normal, nem ótimo nem ruim.

Vida a bordo ** Seu painel de Palio G2 é antiquado demais pra um carro 0 km, muito feio e com comandos mal distribuídos, principalmente as saídas de ar, voltadas pro joelho. O espaço interno e a visibilidade são ruins. Ver o logotipo FIAT no volante piora ainda mais a situação.

Ka CT Ford Ka CT

Preço: R$ 19.990

Ficha Técnica:

  • Motor: Zetec RoCam, 999 cm³, 4 cilindros, 8V, Flex
  • Potência: 73 cv
  • Torque: 9,4 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 16 s
  • Velocidade máxima: 160 km/h
  • Peso: 920 kg
  • Consumo urbano (A): 7,4 km/l
  • Consumo rodoviário (A): 10,6 km/l

Desempenho **** Bem esperto e ágil perto dos concorrentes, tem desempenho satisfatório no dia-a-dia que é suficiente para você não ser uma lesma do trânsito.

Estilo **** Não é inovador nem ousado com o antigo Ka, mas é bem simpático e agradável, ainda que não seja exatamente o mais lindo de todos…

Preço **** O preço é tentador e só perde pro do Effa, que nem é carro.

Direção, Suspensão e Freios ***** É um KArt. Firme e estável, ele segura bem o ímpeto do motor 1.0.

Vida a bordo **** A lataria exposta em conjunto com os plásticos simples passa sensação de simplicidade, mas essa sensação é normal na catiguria. Em compensação, o design criativo do interior junto com a carroceria de apenas duas portas passa esportividade, essa sim uma sensação rara entre esses humildes transportes.

207 Basiquè Peugeot 207 Basiquè

Preço: R$ 23.990

Ficha Técnica:

  • Motor: 999 cm³, 4 cilindros, 16V, Gasolina
  • Potência: 70 cv
  • Torque: 9,5 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 18 s
  • Velocidade máxima: 145 km/h
  • Peso: 950 kg
  • Consumo urbano (G): 9 km/l
  • Consumo rodoviário (G): 15 km/l

Desempenho ** É lerdão, mas ainda é aceitável dentro da catiguria.

Estilo *** Já tava meio velhinho quando ele era 206, mas ainda era belo e harmônico… Agora com essa gambiarra, visto de frente é bonito, mas ficou bem desproporcional visto em outros ângulos, com essa frente enorme num corpinho compacto… O sorrisão e os olhos esbugalhados formam um conjunto comédia! kkkkk!

Preço *** Não é dos mais baratinhos, mas também não é caro.

Direção, Suspensão e Freios *** Suas reações ficaram mais lentas que as do 206. O freio não nos trouxe nenhuma surpresa, o que é bom (Y).

Vida a bordo *** Apesar de o acabamento seguir os padrões da catiguria e ser todo de plástico, os plásticos dele não são tão vagabundos assim e o desenho do painel é novo. A ergonomia, em compensação, é meio tosca e a cabine é apertada.

Sandero Peladè Renault Sandero Peladè

Preço: R$ 24.990

Ficha Técnica:

  • Motor: 999 cm³, 4 cilindros, 16V, Flex
  • Potência: 77 cv
  • Torque: 10,1 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 17,5 s
  • Velocidade máxima: 152 km/h
  • Peso: 1.020 kg
  • Consumo urbano (A): 8 km/l
  • Consumo rodoviário (A): 11 km/l

Desempenho *** Apesar de ser o mais potente do comparativo com seu motor 16V Flex, ele é o maior e pesa mais de 1 tonelada. Exige atenção e trocas de marchas constantes para não se tornar uma lesma do trânsito, mas ainda é tolerável…

Estilo *** Grandão para um hatch compacto, que na verdade é quase médio, tem um estilo mais recortado, meio exótico até… Não chega a ser de gosto duvidoso ou muito polêmico, mas lindo também não é.

Preço ** Um tanto caro pra um carro tão pelado.

Direção, Suspensão e Freios **** É bem calibrado, com rodar macio e direção bem acertada.

Vida a bordo *** O acabamento é simprão de tudo e a ergonomia é ruim, com comandos mal posicionados e painel voltado pra baixo. Mas o espaço é imbatível e passa sensação de carro maior, naquela cabine dá pra enfiar uns 10 nego sem muito aperto. Se existisse uma versão perua com três fileiras de bancos, seria quase um busão!

Gol CL Volkswagen Gol CL

Preço: R$ 25.990

Ficha Técnica:

  • Motor: 999 cm³, 4 cilindros, 8V, Flex
  • Potência: 76 cv
  • Torque: 10,6 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 16,9 s
  • Velocidade máxima: 144 km/h
  • Peso: 930 kg
  • Consumo urbano (A): 6,9 km/l
  • Consumo rodoviário (A): 9,7 km/l

Desempenho **** Anda junto com o Ka, sendo bastante ágil pra usar na cidade.

Estilo ***** Design acertadíssimo, é o que melhor disfarça sua pobreza, e de quebra é o carro mais moderno do comparativo.

Preço * Absurdo, a VW metendo a faca como sempre!

Direção, Suspensão e Freios ***** Equilibrado e prazeroso. Junto com o Ka, são os basicões pra quem gosta de carro e preza pelo prazer de dirigir.

Vida a bordo **** É simples mas é o mais bem montado do grupo, além de ser moderno e ter boa ergonomia. O espaço é modesto para um popular pau-pra-toda-obra. Se levar sua mãe, sua tia gorda, seu priminho mala, bagagem, o cachorro e a porra toda, o aperto é garantido. Mas em condições normais, é o mais carro entre os peladassos.

Veredicto

  1. Ford Ka - 4,2/5,0
  2. VW Gol - 3,8
  3. Renault Sandero - 3,0
  4. Peugeot 207 - 2,8
  5. Effa M80 - 2,4
  6. Fiat Palio - 2,2

Vitória surpreendente do Ka, que se manteve sempre equilibrado com notas altas. É ágil, bonito e barato. O Gol se fudeu no preço, o mais alto de todos os carros avaliados e teve se contentar em ser apenas ágil e bonito. Aliás, o preço também foi decisivo no outro extremo da tabela, onde o Effa tirou nota máxima no preço por ser o mais barato de todos e jogou o Palio para o último lugar, com suas notas sempre baixas. No meio da tabela, a disputa também foi acirrada, onde o Sandero ficou na frente do 207 por apenas 1 ponto.

10 comentários:

  1. oloko, o 207 basiquè vem com faórios de dupla parábola?? uuia vo compra um frankenstein desses pra mim eimm!! haeiuaehiuaehiueahuiae

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... "esselente" comparativu!
    muito bom mesmo, o bizarrices tem a minha visita diária, garantida!

    parabéns

    ResponderExcluir
  3. Ridículo como esse site bota a fiat lá embaixo, em quase todas as postagens. É só a fiat que leva ferro e a vw fica lá em cima, nada a ver nesses comparativos, nessa postagem o Ka só ficou na frente pra não ficar na cara que quem escreveu isso idolatra a VW.

    ResponderExcluir
  4. O que me irrita profundamente com as automotivas nacionais é a indisposição de Airbag e ABS nas versões de entrada, dita populares, nem mesmo como opcional. Já escolhi o KA como minha próxima compra, mas só encontro esses itens na versão 1.6... obviamente MAIS CARA. Agora porque estes itens estão disponíveis para a versão 1.6 e não para a 1.0... não são os mesmos carros???? É claro que a Ford usa isso para meter a faca e nos obrigar a comprar um carro mais caro.

    ResponderExcluir
  5. os carros básicos do mercado brasileiro estão quase nesse nível mesmo... e se a carga tributária fosse menos abusiva, os preços não ficariam mto longe dessa média...

    ResponderExcluir
  6. chorei de rir na parte do cachorro,
    o cara q escreveu isso é gmzero

    ResponderExcluir
  7. Obs: Frisos ainda que foscos custam caro, em média R$70 pelo jogo em um carro 4 portas. Um absurdo, essa montadoras acham que nosso dinheiro é capim, a moda é porta riscada e tinta na parede.

    ResponderExcluir
  8. Que isso, ate parece que a volkswagem e a melhor nesse comparativo sendo que a fiat domina o brasil inteiro.

    ResponderExcluir
  9. muito engraçado essa reportagem, peladè", basiqué" kkkkk, ver a logo da FIAT no volante piora tudo, ri demais, mto criativo , mas um pouco tendeciosa pro gol, se analisarem bem, o melhor conjunto da obra é o SANDERO: mais potente, maior de todos, mais barato que o gol e tem consumo melhor que o do gol, alem de ter 3 anos de garantia... ABRAÇOS CUMPADIS

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.