Baixinhos invocados!

Hatches Esportivos Depois de tantos carros básicos, alguns carros originalmente populares resolveram inverter a situação. Ganharam luxo, apelo e esportividade. Sob medida para quem busca fortes emoções sem largar o conforto ou ter que partir pra um carro importado muito mais caro, estes esportivos oferecem alto desempenho e melhoram até a imagem de suas versões normais, geralmente básicas.

Celta GT-X Chevrolet Celta GT-X

Preço: R$ 49.990

Ficha Técnica:

  • Motor: 1389 cm³, 4 cilindros, 8V, Flex, Turbo
  • Potência: 150 cv
  • Torque: 20,6 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 7,1 s
  • Velocidade máxima: 219 km/h
  • Peso: 970 kg
  • Consumo urbano (A): 5,6 km/l
  • Consumo rodoviário (A): 7,8 km/l

Desempenho **** É o menos rápido dos quatro nos números de 0 a 100 km/h e velocidade máxima, mas claro que não deixa de ser empolgante, afinal a diferença é pequena para os números da concorrência. O giro sobe rápido e o turbo não demora a acordar.

Estilo *** Moderninho, o carrinho é sucesso entre os universitários. Ficou muito interessante com as modificações em relação ao Celta comum. Ainda assim, não é tão tesão justamente por ser um Celta.

Preço **** Dentro da categoria, seu preço é interessante, sendo mais caro apenas que o Uno T-Jet.

Direção, Suspensão e Freios *** A suspensão ficou muito mais rígida nesta versão, fazendo o carrinho ficar pregado no chão mesmo em curvas fortes. Direção e freios também respondem com rapidez. O resultado foi um carro mais para duro do que para prazeroso, embora seja divertido.

Vida a bordo *** A cabine é apertada e o acabamento não é refinado. Mas é perdoável, ainda mais que o Celta GT-X vem muito bem equipado de série, incorporando até mimos, herdados do Vectra Elite.

Uno T-Jet Fiat Uno T-Jet

Preço: R$ 42.990

Ficha Técnica:

  • Motor: 1368 cm³, 4 cilindros, 16V, Gasolina, Turbo
  • Potência: 152 cv
  • Torque: 21,1 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 6,8 s
  • Velocidade máxima: 223 km/h
  • Peso: 900 kg
  • Consumo urbano (G): 12,6 km/l
  • Consumo rodoviário (G): 15,8 km/l

Desempenho **** O mais leve da categoria, virou uma macchina nesta versão! O turbo pede uma rotação um pouco mais alta para entrar em ação, mas quando entra, é um soco! Mesmo assim, não é o mais rápido dos 4. De quebra, ele é carro mais econômico do comparativo!

Estilo ** O maior ponto fraco do Uno. Desenhado nos anos 80, sofreu leves retoques durante todo esse tempo, mas mantém basicamente o mesmo desenho. Ele é praticamente um retrô natural, com suas linhas retas. Ganhou visual limpo e mais esportivo na versão T-Jet.

Preço ***** Até entre os esportivos, o velho Fiat continua sendo o mais barato.

Direção, Suspensão e Freios *** O conjunto poderia ser mais firme, até por questões de segurança. Sua supensão é a mais mole e suas respostas são as menos ariscas.

Vida a bordo ** Apesar do bom espaço, ele é o carro mais simples do grupo. O acabamento ainda lembra um carroça e o Uno é o que traz menos equipamentos, até porque seu projeto não oferece suporte pra instalar mais do que ele já tem.

Ka ST Ford Ka ST

Preço: R$ 50.990

Ficha Técnica:

  • Motor: 1999 cm³, 4 cilindros, 16V, Flex
  • Potência: 145 cv
  • Potência: 145 cv
  • 0 a 100 km/h: 6,5 s
  • Velocidade máxima: 225 km/h
  • Peso: 950 kg
  • Consumo urbano (A): 6,6 km/l
  • Consumo rodoviário (A): 8,3 km/l

Desempenho **** Equipado com o respeitável motor 2.0 16v Duratec, o Ka ST é o único carro aspirado do comparativo. Tem agilidade de sobra mesmo em baixas rotações e vira um puro sangue quando provocado.

Estilo **** Bem diferenciado, o estilo moderno do Ka ganhou um belo visual agressivo na versão ST. Cores fortes aumentam ainda mais o apelo.

Preço *** Não é uma pechincha, mas oferece um excelente custo x diversão.

Direção, Suspensão e Freios ***** Se até mesmo as versões básicas já lembram um Kart, o que dizer do ST? Ele é dono de um excelente acerto, com suspensão firme e comportameno arisco, bastante provocante, que exige até certa experiência em pilotagem para ser levado ao limite. Apesar desta esportividade toda, ele não é desconfortável. O Ka ST oferece altas doses de diversão e prazer ao dirigir!

Vida a bordo ***** O design da cabine é diferente e criativo, e o carrinho vem tão completo de série quanto um Fusion SEL! O ambiente inspira bastante esportividade, com sua carroceria duas portas diferenciada.

Gol GTI Volkswagen Gol GTI

Preço: R$ 59.990

Ficha Técnica:

  • Motor: 1390 cm³, 4 cilindros, 16V, Flex, Turbo, FSI
  • Potência: 170 cv
  • Torque: 24,4 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 6,1 s
  • Velocidade máxima: 233 km/h
  • Peso: 1.000 kg
  • Consumo urbano (A): 7,5 km/l
  • Consumo rodoviário (A): 9,5 km/l

Desempenho ***** De longe, é o mais potente do comparativo. Seu motor 1.4 FSI Turbo é o mais avançado da categoria, e apesar de pequeno, rende ótimos números de desempenho e consumo aceitável. O carro anda muito mesmo, chega a dar pau no próprio recentemente finado Golf GTI!

Estilo ***** Tem o estilo mais bem acertado da categoria mesmo nas versões comuns, e com a versão GTI, ficou com um visual muito tesão!

Preço * A VW tem tradição em oferecer seus carros por preços altos. O GTI cobra pela potência que traz a mais em relação aos concorrentes. Mas se puder pagar, vale a pena, o carro oferece muita diversão!

Direção, Suspensão e Freios ***** O GTI foi acertado sob medida para oferecer o máximo prazer ao dirigir. Passa a sensação de um esportivo superior, porém o Ka ainda está mais próximo de um estilo de pilotagem mais puro e arisco, que um verdadeiro espotivo deve ter. Mas o GTI também agrada muito.

Vida a bordo **** É completo e bem acabado, mas a cabine mesmo sendo a mais moderna, não tem design muito criativo e não inspira tanta esportividade, por ser um carro quatro portas.

Veredicto

  1. Ford Ka ST – 4,2
  2. VW Gol GTI – 4,0
  3. Chevrolet Celta GT-X – 3,4
  4. Fiat Uno T-Jet – 3,2

O Ka ST oferece a pilotagem mais pura sem cobrar uma facada. O Gol GTI tem a maior potência e é o mais rápido, com sua mecânica mais sofisticada, mas cobra caro por isso. O Celta GT-X é rápido e bem equipado, mas é inferior aos concorrentes da Ford e VW. O Uno, por sua vez, é leve, ágil e barato, mas é o que menos traz prazer ao dirigir, além de ser o mais simples e feio.

6 comentários:

  1. não achei justa a nota de "vida a bordo" para o Ford Ka, ele ainda é um carro apertado, e o preço do gol, não é tão alto assim, pensando que existem pessoas que pagam isso em falsos GT's, e ele tem muito mais modernidade que todos os outros carros do comparativo, o melhor motor, o melhor design... ei ai fordistaa!!hahahahah

    ResponderExcluir
  2. odeio vc esculachar os FIAT!

    ResponderExcluir
  3. ridiculo o seu otario

    ResponderExcluir
  4. O fato do gol gti ser 4 portas não influenciada nada no conceito esportivo, um exemplo é o porsche panamera.
    E as verdadeiras fotos do ford ks st
    são bem diferentes dessas ai. Olha as fotos divulgadas pelas ford.
    Enquanto ao Gol, cadê os caras que são contra motores AP???
    Pra mim o GOL é o melhor pois o ka só tem novos parachoques e acabamentos no interior ( nas fotos da ford).

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de mandar as fotos do ka. Ta ai a url:
    http://carplace.virgula.uol.com.br/ford-ka-st-veja-fotos-da-versao-com-visual-esportivo-do-compacto/

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.