Depois de tantos carros básicos, alguns carros originalmente populares resolveram inverter a situação. Ganharam luxo, apelo e esportividade. Sob medida para quem busca fortes emoções sem largar o conforto ou ter que partir pra um carro importado muito mais caro, estes esportivos oferecem alto desempenho e melhoram até a imagem de suas versões normais, geralmente básicas.
Preço: R$ 49.990
Ficha Técnica:
- Motor: 1389 cm³, 4 cilindros, 8V, Flex, Turbo
- Potência: 150 cv
- Torque: 20,6 kgfm
- 0 a 100 km/h: 7,1 s
- Velocidade máxima: 219 km/h
- Peso: 970 kg
- Consumo urbano (A): 5,6 km/l
- Consumo rodoviário (A): 7,8 km/l
Desempenho **** É o menos rápido dos quatro nos números de 0 a 100 km/h e velocidade máxima, mas claro que não deixa de ser empolgante, afinal a diferença é pequena para os números da concorrência. O giro sobe rápido e o turbo não demora a acordar.
Estilo *** Moderninho, o carrinho é sucesso entre os universitários. Ficou muito interessante com as modificações em relação ao Celta comum. Ainda assim, não é tão tesão justamente por ser um Celta.
Preço **** Dentro da categoria, seu preço é interessante, sendo mais caro apenas que o Uno T-Jet.
Direção, Suspensão e Freios *** A suspensão ficou muito mais rígida nesta versão, fazendo o carrinho ficar pregado no chão mesmo em curvas fortes. Direção e freios também respondem com rapidez. O resultado foi um carro mais para duro do que para prazeroso, embora seja divertido.
Vida a bordo *** A cabine é apertada e o acabamento não é refinado. Mas é perdoável, ainda mais que o Celta GT-X vem muito bem equipado de série, incorporando até mimos, herdados do Vectra Elite.
Preço: R$ 42.990
Ficha Técnica:
- Motor: 1368 cm³, 4 cilindros, 16V, Gasolina, Turbo
- Potência: 152 cv
- Torque: 21,1 kgfm
- 0 a 100 km/h: 6,8 s
- Velocidade máxima: 223 km/h
- Peso: 900 kg
- Consumo urbano (G): 12,6 km/l
- Consumo rodoviário (G): 15,8 km/l
Desempenho **** O mais leve da categoria, virou uma macchina nesta versão! O turbo pede uma rotação um pouco mais alta para entrar em ação, mas quando entra, é um soco! Mesmo assim, não é o mais rápido dos 4. De quebra, ele é carro mais econômico do comparativo!
Estilo ** O maior ponto fraco do Uno. Desenhado nos anos 80, sofreu leves retoques durante todo esse tempo, mas mantém basicamente o mesmo desenho. Ele é praticamente um retrô natural, com suas linhas retas. Ganhou visual limpo e mais esportivo na versão T-Jet.
Preço ***** Até entre os esportivos, o velho Fiat continua sendo o mais barato.
Direção, Suspensão e Freios *** O conjunto poderia ser mais firme, até por questões de segurança. Sua supensão é a mais mole e suas respostas são as menos ariscas.
Vida a bordo ** Apesar do bom espaço, ele é o carro mais simples do grupo. O acabamento ainda lembra um carroça e o Uno é o que traz menos equipamentos, até porque seu projeto não oferece suporte pra instalar mais do que ele já tem.
Preço: R$ 50.990
Ficha Técnica:
- Motor: 1999 cm³, 4 cilindros, 16V, Flex
- Potência: 145 cv
- Potência: 145 cv
- 0 a 100 km/h: 6,5 s
- Velocidade máxima: 225 km/h
- Peso: 950 kg
- Consumo urbano (A): 6,6 km/l
- Consumo rodoviário (A): 8,3 km/l
Desempenho **** Equipado com o respeitável motor 2.0 16v Duratec, o Ka ST é o único carro aspirado do comparativo. Tem agilidade de sobra mesmo em baixas rotações e vira um puro sangue quando provocado.
Estilo **** Bem diferenciado, o estilo moderno do Ka ganhou um belo visual agressivo na versão ST. Cores fortes aumentam ainda mais o apelo.
Preço *** Não é uma pechincha, mas oferece um excelente custo x diversão.
Direção, Suspensão e Freios ***** Se até mesmo as versões básicas já lembram um Kart, o que dizer do ST? Ele é dono de um excelente acerto, com suspensão firme e comportameno arisco, bastante provocante, que exige até certa experiência em pilotagem para ser levado ao limite. Apesar desta esportividade toda, ele não é desconfortável. O Ka ST oferece altas doses de diversão e prazer ao dirigir!
Vida a bordo ***** O design da cabine é diferente e criativo, e o carrinho vem tão completo de série quanto um Fusion SEL! O ambiente inspira bastante esportividade, com sua carroceria duas portas diferenciada.
Preço: R$ 59.990
Ficha Técnica:
- Motor: 1390 cm³, 4 cilindros, 16V, Flex, Turbo, FSI
- Potência: 170 cv
- Torque: 24,4 kgfm
- 0 a 100 km/h: 6,1 s
- Velocidade máxima: 233 km/h
- Peso: 1.000 kg
- Consumo urbano (A): 7,5 km/l
- Consumo rodoviário (A): 9,5 km/l
Desempenho ***** De longe, é o mais potente do comparativo. Seu motor 1.4 FSI Turbo é o mais avançado da categoria, e apesar de pequeno, rende ótimos números de desempenho e consumo aceitável. O carro anda muito mesmo, chega a dar pau no próprio recentemente finado Golf GTI!
Estilo ***** Tem o estilo mais bem acertado da categoria mesmo nas versões comuns, e com a versão GTI, ficou com um visual muito tesão!
Preço * A VW tem tradição em oferecer seus carros por preços altos. O GTI cobra pela potência que traz a mais em relação aos concorrentes. Mas se puder pagar, vale a pena, o carro oferece muita diversão!
Direção, Suspensão e Freios ***** O GTI foi acertado sob medida para oferecer o máximo prazer ao dirigir. Passa a sensação de um esportivo superior, porém o Ka ainda está mais próximo de um estilo de pilotagem mais puro e arisco, que um verdadeiro espotivo deve ter. Mas o GTI também agrada muito.
Vida a bordo **** É completo e bem acabado, mas a cabine mesmo sendo a mais moderna, não tem design muito criativo e não inspira tanta esportividade, por ser um carro quatro portas.
Veredicto
- Ford Ka ST – 4,2
- VW Gol GTI – 4,0
- Chevrolet Celta GT-X – 3,4
- Fiat Uno T-Jet – 3,2
O Ka ST oferece a pilotagem mais pura sem cobrar uma facada. O Gol GTI tem a maior potência e é o mais rápido, com sua mecânica mais sofisticada, mas cobra caro por isso. O Celta GT-X é rápido e bem equipado, mas é inferior aos concorrentes da Ford e VW. O Uno, por sua vez, é leve, ágil e barato, mas é o que menos traz prazer ao dirigir, além de ser o mais simples e feio.
não achei justa a nota de "vida a bordo" para o Ford Ka, ele ainda é um carro apertado, e o preço do gol, não é tão alto assim, pensando que existem pessoas que pagam isso em falsos GT's, e ele tem muito mais modernidade que todos os outros carros do comparativo, o melhor motor, o melhor design... ei ai fordistaa!!hahahahah
ResponderExcluirodeio vc esculachar os FIAT!
ResponderExcluirridiculo o seu otario
ResponderExcluirisso é tudo falso seu mané!!!!
ResponderExcluirO fato do gol gti ser 4 portas não influenciada nada no conceito esportivo, um exemplo é o porsche panamera.
ResponderExcluirE as verdadeiras fotos do ford ks st
são bem diferentes dessas ai. Olha as fotos divulgadas pelas ford.
Enquanto ao Gol, cadê os caras que são contra motores AP???
Pra mim o GOL é o melhor pois o ka só tem novos parachoques e acabamentos no interior ( nas fotos da ford).
Esqueci de mandar as fotos do ka. Ta ai a url:
ResponderExcluirhttp://carplace.virgula.uol.com.br/ford-ka-st-veja-fotos-da-versao-com-visual-esportivo-do-compacto/