Tem carros que se atualizam visando a realidade brasileira, ou seja, fazendo alterações de baixo custo. São carros lançados como novos, mas que reaproveitam peças de modelos antigos, sendo reestilizados parcial ou totalmente no visual, mas mantendo componentes mecânicos bem conhecidos. Alguns chegam até a mudar de nome, enquanto outros usam plataforma de modelos antigos para criar um carro “superior”. O carro ser uma gambiarra não significa que ele seja ruim. Uns são bons carros até, mas tem outros que só se salvam com um projeto totalmente novo. Confira:
Peugeot 207 – A marca alega que um 207 igual ao europeu custaria tanto quanto um 307 aqui, então fizeram a versão nacional… Que ficou bem desproporcional.
Por baixo da gambiarra… Peugeot 206 – Apresentado no final dos anos 90, o 206 foi um modelo revolucionário na história do design automotivo. Resistiu bem ao tempo, até que fizeram o “207”…
Renault Symbol – Chegou recentemente posicionado acima do Logan, mas é bem mais apertado que este. Culpa da plataforma de Clio Sedan. O carro foi totalmente redesenhado, mas repare na silhueta… Ainda é um Clio Sedan!
Por baixo da gambiarra… Renault Clio Sedan – Design sempre foi seu ponto fraco, mas ele era um carro bem equipado, do tempo em que todos os Renault nacionais tinham airbag duplo… Tempo que ficou pra trás, principalmente depois de Logan e Sandero…
Chevrolet Celta – Um bom carrinho popular, de visual moderninho, mas muito mais mal-acabado que o modelo que lhe cedeu a plataforma…
Por baixo da gambiarra… Chevrolet Corsa 1994 – Na época, ele era bem moderno e estava alinhado com a Europa… Mas a GM insiste em requentar a plataforma do velho Corsinha e a utilizará até no Agile, maior lançamento da marca neste ano.
Fiat Palio – Já foi redesenhado tantas vezes que se tornou gambiarra. O face-lift da linha 2008 foi o mais mal-sucedido. Só mesmo um projeto totalmente novo pode salvar o Palio, que já está saturado de reestilizações.
Por baixo da gambiarra… Fiat Palio 1996 – Tinha visual equilibrado. Teto, para-brisa, formato das portas e o formato da carroceria são os mesmos do atual, mas de resto, já redesenharam tudo. E mais por baixo ainda, o Palio é uma evolução do Uno, que é do 147…
VW Gol G4 – Um projeto extremamente cansado, com uma carroceria já saturada. Felizmente, a VW sabe disso e já fez uma geração toda nova do Gol.
Por baixo da gambiarra… VW Gol 1995 – Apresentou na época uma carroceria completamente nova, que seguiu até o “G4”, mas é uma evolução da plataforma do Gol Quadrado, mesmo caso que aconteceu na Fiat com o Palio e o Uno.
Ford Ka – Apesar de parecer totalmente novo, as portas e o parabrisa são os mesmos do Ka antigo, que foi reformulado para atender melhor o gosto e as necessidades do brasileiro.
Por baixo da gambiarra… Ford Ka 1997 – Revolucionário, mas nunca caiu no gosto do povo. Trazer o novo Ka europeu ficaria caro e ainda não seria um carro bem adaptado pro Brasil, então adaptaram o antigo.
Fiat Linea – É lindo, mas não passa de um Punto sedan esticado. As portas e o parabrisa são os mesmos do hatch. A base também é bem requentada.
Por baixo da gambiarra… Fiat Punto – Isso só pra ficar no carro do qual o Linea foi derivado, o parente mais próximo… Não sendo maldoso, mas o Punto vem da Idea, que vem do Palio, que vem do Uno, que vem do 147… Veja o post que explica toda essa história.
VW Golf – A marca alemã sempre alegou que o Golf V seria muito caro aqui, aí pra manter o hatch médio atualizado fizeram essa reestilização que já foi o suficiente pra classificar o Golf nacional como gambiarra.
Por baixo da gambiarra… VW Golf 1998 – Bonito e harmônico, mas já ficou antigo a alguns anos atrás… A solução encontrada pela VWB foi uma polêmica reestilização no Golf IV…
Chevrolet Vectra – A GM precisava de um sedan médio moderno, mas o Vectra europeu era careta e ficaria caro. A solução foi pegar o Astra europeu, desenhar uma traseira de sedan nele e batizar de Vectra mesmo. Mas é um bom carro.
Por baixo da gambiarra…Chevrolet Astra – A cara do Vectra nacional é do Astra europeu, mas a base é desse Astra aí… De 1998… Que também é um bom carro, mas tá bem cansado.
Mercedes-Benz CLC – Ficou indignado de ver esse carro aqui? Pois saiba que o cupê montado em Juiz de Fora (MG) é sim uma gambiarra. A frente é igual ao do atual Classe C (W204). Mas olhe para a lateral… Cadê os vincos muscolosos do Classe C lançado em 2007? Não tem, pois o CLC é baseado na geração anterior do Classe C (W 203), de 2000.
Por baixo da gambiarra… Mercedes-Benz Sports Coupé – Lembra desse carro? Ele chegou a ser importado pra cá no começo da década… E agora volta montado no Brasil com cara nova…
Curto muito esse Blog, mas essa máteria acho que nem todos os carros são gambiarras, como por exemplo:
ResponderExcluirCelta, Palio, Vectra e o Linea principalmente ! rs
O Linea:
Desing Ótimo, pois parece um carro atual e moderno sem parecer um disco voador ou nave espacial.
O motor Foi testado por mais de 1,5 Milhões de Quilometros.
Fora o Tjet que é mais bonito e anda muito... 0-100 em 8,5 segundos e faz 12Km/L na Cidade.
Fora que não tem aquela fechadura feia no porta malas, e tem Blue&meTM, GPS, sensor de chuva,
3 anos de garantia, sensor crepuscular, Roda 17", Som Hi-Fi com sub entre outras coisas...
E nem é uma "Banheira" e nem um "Sedanzinho"
Espaço legal fora para manobrar e ter agilidade no transito e dentro tem muito conforto.
Realmente, Gol bola/G4 e o Celta foram uma gambiarra, mesmo. Sou muito mais os modelos antigos!
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ResponderExcluirAcho que o Symbol é a maior gambiarra da lista. Pior até do que o caso do 207 e do Golf.
ResponderExcluirPegaram o Clio Sedan, remodelaram e lançaram como um carro diferente. Mas continua feio como antes!
O 207 ao menos chegou como "evolução" do 206. Mas ainda assim é uma gambiarra.
O Golf é outro medonho. Estragaram um dos carros mais bonitos de todos os tempos. Talvez se tivesse usado a frente e a traseira do Golf V europeu a coisa não ficasse tão ruim...
O Palio já deu o que tinha que dar. Esse novo modelo alem de ultrapassado é o mais feio de todos.
Faltou falar do Uno Mille nessa postagem...
ResponderExcluirsó uma correção, o Ka, por mais que reaproveite algumas peças do modelo antigo, na verdade é uma releitura do "Fiesta Tristonho", do qual herdou a plataforma.
ResponderExcluirUno Mille? Mas esse ainda não virou ganbiarra. Mudou tão pouco desde a primeira versão...
ResponderExcluirMas eu acho que em breve ele vai ser reestilizado e virar uma gambiarra sinistra.
o celta não usa plataforma do corsa, olhando por baixo é um carro totalmente diferente as medidas podem ser parecidas mas definitivamente não é a mesma estrutura !
ResponderExcluirDouglas, até o parabrisas do celta é o mesmo do corsinha 94...
ResponderExcluirEsse Mercedes CLC... oh @#$%¨!
ResponderExcluirMais um da série: "Coisas que só acontecem no Brasil."
todos os hatchs brasileiros são gambiarrentos de paiosos (sem graça) que são!! a tormenta da minha vida de procura por um carro estiloso/interessante: pq as montadoras ñ fazem coupés como o punto coupé aqui do BA ao invés (ou pelo menos, paralelamente) a esses hatchs cansados??
ResponderExcluirSymbol é gambiarra mas ficou muito melhor.
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