Inovações da Fiat

palio 2010 traseira O M4R retoma as atividades um pouco chocado com a petulância da Fiat nas propagandas celebrando sua liderança em vendas pela oitava vez. Para quem não viu, nos anúncios a Fiat lista uma série de iniciativas nas quais foi pioneira no Brasil, como ao lançar o primeiro carro a álcool, a linha Adventure, etc.

Tudo é verdade e eu respeito a Fiat, mas gostaria de acrescentar outros dados a essa lista, que eles talvez tenham esquecido:

- A primeira montadora a substituir um excelente motor 1.6 16v por um 1.8 beberrão, barulhento, antiquado;
- A primeira montadora a manter um carro por 26 anos em linha sem a menor preocupação com a segurança dos seus ocupantes (Mille);
- A primeira montadora a realizar quatro cirurgias cosméticas sobre a mesma plataforma, distorcendo completamente o carro (linha Palio);
- A primeira montadora a não oferecer ao consumidor um câmbio automático decente;
- A primeira montadora a tentar vender um sedã derivado de um compacto como um médio (Linea);
- A primeira montadora a lançar um motor totalmente novo com potência inferior à do que ele substitui (Fire 1.0 e Fiasa 1.0);
- A primeira montadora a pegar uma suspensão exemplar e amolecê-la a ponto de criar carros ruins de dirigir (linha Palio em 2001);
- A primeira montadora a lançar um motor novo num carro e, seis meses depois, aplicar um face-lift no modelo (Palio Fire 1.3 2001);
- A primeira montadora a importar em grandes volumes um modelo médio para o Brasil ao invés de produzi-lo aqui e gerar empregos (Tipo).
Isso para não falar da absoluta falta de respeito que foi a condução da marca Alfa Romeo na abertura das importações em 93.

Menos, Fiat, menos.

Texto by M4R

36 comentários:

  1. Pertinente, mas muita coisa aí não é pioneirismo da Fiat. Nem pra isso ela serve.

    ResponderExcluir
  2. A Kombi sim é que mostra a preocupação da VW com a segurança...
    Pioneirismo também é marca da VW,lançando uma Saveiro que é mistura de Montana com Strada e mesmo assim ver sua concorrente "lixo" vender sozinha mais do que as outras juntas...
    Dizem que a linhaAdventure parece um "tênis de corrida",será que os compradores acham isso? A VW deve estar se remoendo por conta da Fiat,vieram Nova Saveiro,Novo Voyage,Novo Fx,Novo Polo e nem assim conseguem passar a Fiat(se o Gol não existisse...)
    Isso é um blog para diversão ou é um anti-Fiat?

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma pequena correção, que não mudará os fatos do tópico. A abertura das importações foi em 1990, sob a batuta do Collor. Vender Alfa na estrutura Fiat foi uma grande besteira, deveriam ter feito como na Audi.

    Engraçado que quem defende a Fiat sempre ataca a VW. Outro dia um cidadão disse que Vw nos anos 70 era lixo, que a Fiat era isso e aquilo. Então eu disse para ele montar um museu de Fiat's dos anos 70 e viver disso. hahaha

    ResponderExcluir
  4. Se você for analisar bem, todos esses hatchs compactos atuais copiaram o estilo compacto do Uno de 1984 porque naquela época não tinhamos nenhum parecido com posição mais alta de dirigir. Carros como o gol e Escort da época eram bem baixos e o assento parecia que ficava quase no chão e a traseira deles eram bem inclinadas. O Gol bola(apartir de 95), o corsa de 94, apartir daí que começou a ter o padrão parecido com o uno(compacto com bom espaço interno).
    Lembrando que o mesmo cara que desenhou o Uno também que fez o Golf..

    ResponderExcluir
  5. A retirada do motor Sevel 1.6 16v(o melhor motor que a fiat fez até hoje) foi retirado por motivo de custos(eram importados), como o governo aumentou a taxa de importação a montadora resolveu fazer parceria e adotar os motores GM.
    A resistência e performance deste motor já é mais que provada: já vi vários palios 1.6 16v com mais de 300.000 rodados redondinho sem nunca ter feito o motor.

    ResponderExcluir
  6. Quanto a este carro bizarro(palio face lift 4) realmente foi a maior burrada desta montadora, totalmente desproporcional!

    ResponderExcluir
  7. Sobre a importação do tipo tirar empregos eu discordo, nessa época não só a Fiat fez isso mas a VW que importava o Golf alemão, a GM o Astra(reestilização do Kadett), Calibra e Vectra "A".., a Ford com o Mondeo, Taurus

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu acho que a publicadora M4R teve na realidade um pouco de dor no cotovelo. Meu... se a VW teve a segunda colocação mundial é merito dela...

    Se a Fiat teve a colocação nacional como a montadora que vende mais carros... merito dela. Isso a a entender por mais que a gente discuta que a preferencia é dos carros da Fiat (logicamente os modelos mais em conta). Mas o mais importante aqui não é eu ficar dizendo isso como se fosse algo exemplar e sim entender que precisamos exigir mais do mercado.

    Um questionamento que faço justamente a propria VW que eu não entendo até hoje pq, é de manter um interno em seus carros tão mais simples que os rivais. Entendam: Aqui não é só os materiais mas nitidamente se nota a falta de um material de qualidade usado em um modelo similar alemão. (apesar do Fox alemão ter o interno mto parecido com o brasileiro, ele tem componentes emborrachados e bancos com melhor ergonomia, o mesmo do Polo, lá desde o modelo de entrada é usado veludo, tudo bem nao precisa tudo isso, mas esteticamente poderiam dar uma requintada no modelo).

    Então eu acho o seguinte, a VW tem seus meritos mas acho que deveria melhor seus modelos. Será que se realmente tivesse um modelo mais antenado com o que tem na Europa ele seria um modelo similar ao daqui ? duvido... seria superior em todos os sentidos. E não estou falando em motorização, mto menos na funilaria e a forma de solda dos carros de lá.

    Por essas coisas eu acho que a VW é mto criticada. Um exemplo de coisa ridicula mas que não é novidade é a GM.

    Totalmente desatualizada, ainda empurra um carro com plataforma, motorização e interno totalmente ultrapassados com um grafismo novo.

    Poxa, ao inves de entender que a Fiat é boa ou não deveriamos pensar, pq não ter um motor melhor? pq não ter um carro com equipamentos que merecemos?

    A Fiat também está incluida em mtas coisas que cito aqui, como o proprio Uno que tem vendas grandes pq é barato em contrapartida é bem espartano entre outras coisas. Desculpem o desabafo.

    Abraços
    Edson

    ResponderExcluir
  9. Um blog tem que ser imparcial na minha opinião...
    Esse topico aparece no Noticias automotivas também!

    Se é lider não é por acaso!

    Abs

    ResponderExcluir
  10. O problema não é exatamente a FIAT, o consumidor é o grande culpado de aceitar tantos lixos.

    A FIAT é uma empresa como qualquer outra que sobrevive do LUCRO, se o consumidor que um motorzão torcudo, barulheto e beberrão, pq a FIAT não lhes daria isso?

    Se o consumidor quer um carro inseguro, barato, péssima ergonomia (p/ os padrões de hj), pq não vender Uno?

    A FIAT é como amante, dá mto prazer mas trás grandes problemas, especialmente financeiro :)

    Tempra, Uno turbo, alfa-romeo 155, marea, Fiat 147, Pálio 1.6 16v, Tipo Sedicivalvole... Só bica, mas são divertidos.

    O negócio é que suas concorrentes não são diferentes, vide VW com o gol que só agora veio "novo" de verdade. Kombi é um insulto, mas vende, fazer o que?

    A porsche que é a porsche detém a metade de suas vendas com um VW travestido (cayenne).

    A questão é que hj, no mundo automobilístico não é possível sobreviver apenas de emoção.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus... é criticar uma marca que todos ja vem querendo lembrar que a vw isso.. a Gm aquilo... sim é verdade... mas deixamos esses pontos para quando a vw fizer uma campanha falando que ela tem o melhor acabamento... e quando a GM falar que é a empresa mais moderna do brasil... todos os dias um esperto e um burro acordam e se encontram para fazer um negocio... gosto é muito pessoal... eu acho que se vc tem condição de ter apenas um uno, vc compra um uno e ele ti atende, porque ele e muito honesto na proposta... agora quando vc gasta 56 mil reais numa palio adventure locker dualogic achando que ta levando um crossover e não ta, achando que ta levando um carro automatico e não ta ( e o automatizado da vw é melhor segundo a imprensa especializada) vc ta levando um palio com porta malas e cheio de enfeites... essa procura pelo status que o carro tem na sociedade brasileira faz com que as pessoas paguem 10reais a mais pelo vectra gt, sendo que o astra é melhor, mais equipado e anda mais... e a fiat sabendo disso faz, como as outras, mas no caso dela exageradamente, mudanças encomendadas pelo marketing e não pela engenharia... e isso frusta muito quem gosta de carro, por isso tantas pessoas ( e me incluo também) não gostam de carros da fiat, mas não gostam dos carros ruins... ( o punto é um baita carro, sem motor mais é um baita carro) o uno como falei a pouco, é extremamente honesto, mas o problema são os carros "mentirosos" como a linha palio, o linea...

    ResponderExcluir
  12. Esse M4R é um pé no saco...algum volkista fanatico revoltado

    depende o ponto de vista, todas são otimas, e todas não prestam

    esses bairrismos enchem o saco.fanatismo pior que corintiunao doente

    querto que esse M4R vá tomra bem no meio do cú

    ResponderExcluir
  13. A Fiat não é tão ruim assim... E já vi que falar mal da FIAT aqui incomoda muita gente.

    Pior que isso só GM mesmo! Foi uma pena ela não ter falido!

    ResponderExcluir
  14. E MESMO ASSIM, COM TODOS ESSES ITENS RELACIONADOS, É A MONTADORA QUE MAIS VENDE NO BRASIL!!!
    MENOS B.A, BEM MENOS!!!

    ResponderExcluir
  15. Eis ai a origem dos xuneiros meus caros amigos eu finalmente descobri pq estragam os carros

    ResponderExcluir
  16. Pq o país não lhes oferece carros muito bons, somente medios, regulares e ruins.Só oq eles fazem é seguir o principio básico, de quem quer ser feliz (embora eu não considere isso felicidade), eles compram o carro certo? digamos q seja um gurgel, agora me digam o seguinte quando nós axamos q algo não está bom oq tentamos fazer? Nós tentamos mudar é isso q os xuneiros fazem eles TENTAM mudar os carros pra melhor (+ fracassam)e por isso acabam tendo tantas bizarrices.+ voltando ao assunto já q o pessoal só pode comprar carros baratos então q façam o seguinte: se axam q ele está ruim de algum jeito com motor fraco com com o banco duro.Simplesmente economize dinheiro e mude ou compre um carro melhor e só + nda a acrescentar.A e por último + ñ menos importante.

    EU Ñ LIGO PRA VW PRA FIAT OU PRA GM MUITO MENOS PRA FORD: Eu AXO TODAS ELAS UMA VERGONHA POIS APESAR DE FAZER CARROS Q ALGUNS PODEM SER BONS, ELES SE ATRAVEM A COBRAR PREÇOS MAIS CAROS PRA FORÇAR OS CONSUMIDORES A COMPRAR CARROS RUINS E O PIOR OS CARROS BONS NEM SÃO BONS SÃO REGULARES E CUSTAM 10X mais do Q OS CARROS BONS LÁ FORA. POR ISSO Q EU DIGO Q DESSA MONTADORAS NEMHUMA DELAS VALE NDA SE FOR PRA EU COMPRAR UM CARRO EU COMPRO UM MINI COOPER E TÁ TUDO RESOLVIDO....

    ResponderExcluir
  17. Diego, mas eles elogiaram o motor 1.6 16v da Fiat...

    ResponderExcluir
  18. quem vendeu mais a vw ou a fiat ?

    Foi a vw com o gol o palio ficou em 2 lugar com 100 mil unidades abaixo do gol

    não dou atenção para os comerciais da fiat,vw,ford etc...

    tenho um golf gti e um fiat stilo e nhenhum deu problema

    mais eu odeio o atendimento da FIAT

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. faz a mesma coisa mostrando a picaretagem da vw tb...
    eu sou anti-fiat, mas nao morro de amores pela vw... hehehe

    ResponderExcluir
  21. Maycon, a vw só tem Gol para vender??? Enquanto a VW mantem seu golzinho em primeiro, a fiat racha de vender sedan(siena) mais que voyage, Perua(weekend) mais que spacefox e pickup pequena(strada) muito mais que saveiro..Isso explica o porquê da Fiat ser a 1º em vendas

    ResponderExcluir
  22. ah..esqueci de citar o Fiat uno que ajuda a bombar as vendas tb

    ResponderExcluir
  23. É,o passado dela a condena,mas...não adianta olhar pro passado...e antes que me chamem de fieteiro,eu sou sim!

    ResponderExcluir
  24. Putz gente... deixa isso quieto.

    Enquanto o povo fica brigando as duas empresas ganham dinheiro, sem gostar de carros e dando risada do consumidor!

    Pro inferno com as duas (e as outras tb)! hahaha

    ResponderExcluir
  25. Putz gente... deixa isso quieto.

    Enquanto o povo fica brigando as duas empresas ganham dinheiro, sem gostar de carros e dando risada do consumidor!

    Pro inferno com as duas (e as outras tb)! hahaha [02]

    ResponderExcluir
  26. Putz gente... deixa isso quieto.

    Enquanto o povo fica brigando as duas empresas ganham dinheiro, sem gostar de carros e dando risada do consumidor!

    Pro inferno com as duas (e as outras tb)! hahaha [03]

    ResponderExcluir
  27. Parcialidade ridicula...


    - A primeira montadora a substituir um excelente motor 1.6 16v por um 1.8 beberrão, barulhento, antiquado;
    Questão de dinheiro. O 1.6 16V é caro de manter e de produzir, tanto que vão matar o 1.9 do linea tb. A GM vende esse motor em toda linha a anos e ninguem fala nada. A VW vende aquele lixo de motor 2.0 8V que não anda nada e tb ninguem reclama.
    - A primeira montadora a manter um carro por 26 anos em linha sem a menor preocupação com a segurança dos seus ocupantes (Mille);
    Ja falaram aqui, e a kombi é o que ? e o gol G4 é o que ?
    - A primeira montadora a realizar quatro cirurgias cosméticas sobre a mesma plataforma, distorcendo completamente o carro (linha Palio); A VW também fez 4 cirurgias cosméticas no GOL.
    - A primeira montadora a não oferecer ao consumidor um câmbio automático decente;
    A VW foi na mesma onda e também não oferece o cambio aut decente.. só nos modelos importados.
    - A primeira montadora a tentar vender um sedã derivado de um compacto como um médio (Linea);
    A GM vende o AGILE como compacto premium sendo na verdade um corsa 94 travestido (hun esse tamém.. cheio de cirurgias cosméticas. Corsa, Celta G1, Celta G2, Agile..). Além do espaço nao vejo problemas no linea e teria um tranquilamente por achar bonito. O civic por ex nao fica mto atras em espaço interno.
    - A primeira montadora a lançar um motor totalmente novo com potência inferior à do que ele substitui (Fire 1.0 e Fiasa 1.0);
    O Fire 1.0 era bem mais moderno e bem dimensionado que o Fiasa. Lembre-se que potencia nao é nada sem torque.. Nao fosse isso só teriamos motores 16V. Na cidade torque é importante, e isso o fire entrega em baixas rotações.
    - A primeira montadora a pegar uma suspensão exemplar e amolecê-la a ponto de criar carros ruins de dirigir (linha Palio em 2001);
    Pilotos de fuga que me perdoem.. mais carro 1.0 nao é carro pra fazer curvas igual ficam vendo em corridas.. é um carro pra cidade, confortável. Já vi pessoas inclusive venderem civic e fit exatamente por causa do desconforto proporcionado pela suspensão. Vai andar todo dia pra ver.
    - A primeira montadora a lançar um motor novo num carro e, seis meses depois, aplicar um face-lift no modelo (Palio Fire 1.3 2001);
    Uma coisa nao depende da outra.
    - A primeira montadora a importar em grandes volumes um modelo médio para o Brasil ao invés de produzi-lo aqui e gerar empregos (Tipo).
    Foi sim produzido aqui quando se tornou financeiramente viável.. Não se monta todo ferramental aqui sem saber a aceitação do produto. E outra, alguma montadora ta se fudendo pro pais ? Que mentezinha infantil. E a Mercedez em JF que não faz mais praticamente nada, e jogou um monte de gente na rua quando parou de produzir o classe A? tão mto preocupados mesmo.
    Isso para não falar da absoluta falta de respeito que foi a condução da marca Alfa Romeo na abertura das importações em 93.
    Disso nao tenho como falar pois nao conheço a historia da alfa no brasil.



    Enfim.. Se você não gosta da marca ótimo.. nao compre carros dela.. Mais tb nao é justo usar o meio de comunicação pra convencer de que a marca é picareta.. no fundo todas elas são.. Ou você acha que a VW tá trocando motores do GOL de boasinha ?

    ResponderExcluir
  28. E outra coisa, esse é um blog de brincadeiras.. Não adianta o dono que não sabe poha nenhuma de carro tentar bancar o foda e dar lição de moral. Vai estudar antes um poco vai.

    ResponderExcluir
  29. Não é à toa que o 147 e o Tipo aparecem parados no comercial.

    ResponderExcluir
  30. eu sei que você não gosta da fiat, e respeito isso. mas não deve tirar o mérito da volkswagen na produção da kombi, pois essa sim se mantém em produção por mais de 40 anos sem a menor preocupação com a segurança.

    ResponderExcluir
  31. "Não é à toa que o 147 e o Tipo aparecem parados no comercial."

    Assim como o Gol nos comerciais de depois que começaram a aparecer seus problemas (agora deixam o alemão falando p/ ñ dar merda).

    E o que dizer do Fusca né? Até voltou a ser fabricado em plenos anos 90. O lance do Tipo, TODAS as outras fizeram isso na abertura das importações, e até hoje ainda fazem. Fora que a GM fez pior pois importava o motor do Monza e trazia o Astra e o Vectra p/ cá só receber seus trocados.

    ResponderExcluir
  32. Não é só a Fiat que falta com o respeito com os seus consumidores, o que dizer da GM que fabrica TODOS os seus carros com o mesmo motor que equipava o Monza há 27 anos atrás só que "modernizado"??

    O que dizer da Ford que cobra um absurdo por carros que tiveram o seu design requentado diversas vezes?? (aquele "novo" Ford Ka é ridiculo), AH!!! É CLARO, sem contar que a manutenção de um Ford é uma das mais caras que tem

    O que dizer da VW que vendia o Fox decepa dedos e para sanar o problema fez uma gambiarra safada colocando uma alça de gorgurão na alavanca que decepava os dedos??, sem contar os problemas de lubrificação do motor 1.0 de Gol, Voyage e Fox. Acho que a única coisa que salva a VW é o fato de ela ter remodelado completamente o Gol fazendo um carro totalmente novo, mas ela ainda vende a Parati G4 por inacreditáveis R$ 35.000 só oferendo direção hidráulica de série.

    O que dizer da Peugeot que faz uma remodelaçãozinha SAFADA na frente do 206 e vende como o "novo" 207??

    O que dizer da Renault que vende o Renault Logan (sem comentários).

    Enfim... nós os consumidores brasileiros somos tratados como lixo pelas montadoras nacionais e tudo isso porque nós não temos a coragem de boicotar um produto quando esse é ruim, enquanto nós não fizermos isso ninguém respeitará a gente.

    ResponderExcluir
  33. Blog não tem que ser imparcial porcaria nenhuma, a não ser se você for contratado para tanto.

    Como eu sempre digo: fiatistas e petistas são os seres mais fáceis (e divertidos) de se irritar.

    Me divirto baldes com os fãs de Fiat estressadinhos que vêm defender que OUSA falar mal da sua amada marca, que deve dar a eles uns 200 reais mensais para eles a defenderem com tanto afinco. Vocês tão cobrando muito barato. Eu não defendo nenhuma marca com unhas e dentes em blogs e fóruns por menos de 10 mil por mês - nem mesmo a Aston Martin.

    ResponderExcluir
  34. Carro nacional á uma merda

    o Marea tem mais tecnologia debaixo do capô que o Linea :/

    Mas eu acho o Fire melhor que o Fiasa oO
    em doido alcançando 180 em Mille Fire

    E eu também odeio o 1.8 powertrain.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.