Quase sempre que aparece um carro xunado aqui, os leitores ficam com esperança de tal lixo sobre rodas ser recuperável. Este Maverick laranja bonitão acima… Quando Rodolfo Carvalho o adquiriu, era praticamente uma carcaça, com quase toda a carroceria desmontada e cheia de podres. Pacientemente ele refez a mecânica, a elétrica... e pintou o carro em sua garagem, para o orgulho dos amigos - e o desespero da família.
Semana passada, ele encontradou acidentalmente na internet fotos que revelaram o passado negro do carro! E aí finalmente descobriu por quê o carro tinha algumas peculiaridades, que até então eram inexplicáveis. Talvez tivesse sido melhor ficar sem saber…
Acredite, este é o mesmo carro. Nas fotos, as placas já estavam apagadas, mas Rodolfo identificou o carro por uma série de características: entre as peças que vieram com o carro, o scoop, o emblema dianteiro da Ford, o brake light e o "quadrado" gigante que dominou a traseira do automóvel. Fora isso, na lateral traseira havia muita massa, usada para cobrir as saídas de ar recortadas pelo artista.
E por fim, Rodolfo elucidou dois mistérios que ele não conseguia entender: um pequeno corte nos paralamas dianteiros, próximo à grade, e estranhos furos que o capô apresentava. Agora já sabemos: estas modificações permitiram a instalação dos faróis de Corsa e o scoop aparafusado no capô.
A restauração de qualquer carro antigo é algo caro, dificultoso e demorado - mesmo quando o automóvel está em bom estado. Imagine então, o quanto de tempo, dinheiro e suor Rodolfo não teve de sacrificar para levantar este Maverick - praticamente sozinho! E tem mais. Rodolfo já comprou um motor 302 V8 (atualmente, ele está com o quatro cilindros 2.3 original de fábrica), e está louco para instalar a usina! Ah, agora eu acredito nessa de “recuperável”!
É essas coisas que fazem a gente acreditar num mundo melhor.
ResponderExcluirfiquei feliz! por ser meio mavequeiro..kkk
ResponderExcluiro carro tava mto tenso.. o se tava
isso é bom pois existem poucos muscle cars, com a carroceria fastback no Brasil, quem dera isso não ocorrece mais vezes.
E ele quer colocar um V8 nele né...bom bom.. não sei da onde sai tanto Ford 302, pq todo carro no brasil que o pessoal quer transformar em V8, o small block é o que eles escolhem..kkkkkkk
Isso é que é gostar do carro mesmo! Pegou um monte de gambiarra completamente inexplicáveis e reconstruiu o carro assim mesmo.
ResponderExcluirDepois de ler este post, fiquei me perguntanto "quanto tempo o xunileiro andou com esta merda?"
Acredito que o xunileiro deva ter gasto uns 3 anos fazendo esta cáca, deu uma volta no quarteirão e percebeu a grande merda que tinha feito... resultado: desmontou tudo e vendeu (como todos os outros)
nem tudu nessa vida esta perdido ,parabens pela recuperaçao o cara merecia um premio todos carros xuning fdps tinham q passar por ele para fazer a cirurgia e tirar essas porcarias do mundo voltando tudo como devem ser
ResponderExcluirO maior chute nos culhão foi ver aqueles farois de corsa no maveco.. Xunileiro dos infernos!
ResponderExcluiríé sim, hein?
ResponderExcluirParábens pela iniciativa do champs.!
Parabéns, belo carro!
ResponderExcluirantigamente os "boy" gastavam mor grana para tunar seus possantes....
ResponderExcluirmais nos dia de hoje,gastammais ainda para voltar as caracteristicas originais do carro.
um exemplo é esse maverik,imagina quanto o cara num gastou para deixar ele original....
OBS:SE ESTE CARRO ESTIVESSSE EM ESTADO DE DECOMPOSICAO, A RESTAURACAO SAIRIA MAIS BARATA!!!!!
parabens pela coragem,pois sao poucos que sao homens o suficiente para consertar a burrada dos outros,abraços
ResponderExcluirwww.maverick73.com.br,é o site que tem essas fotos,e la tambem tem umas fotos "encontre o maverick",com belas mulheres.
ResponderExcluirmeus parabens, queria que 10% dos xunneiros tivesem essa sua iniativa de restaurar um bom carro, do que ficar gastando grana em porcarias.
ResponderExcluirMeus parabens, vc fez um exelente trabalho amigo, sério esse maverick tá incrível tá até me lembrando um dodge challenger r/t antigo, a restauração, ficou 10000, gostaria q existissem mais pessoas como vc. Q tem poder e bom coração para devolver a vida ao belo carro q foi cruelmente trucidado pelo xuning.Vc ainda conseguiu deixa-lo um pouco tuning, tomará q o v8 seja instalado logo.
ResponderExcluirAgora eu acredito que o mundo ainda tem salvação.
ResponderExcluirParabéns pela máquina!!!
Fiquei emocionado com esse carro... hahahaha O cara está de parabéns pelo serviço, tiro o chapéu
ResponderExcluirIsso me deixa muito feliz, pegar um carro clássico xunado e recuperar, conheço algumas pessoas que recuperam algumas dessas máquinas e realmente, ele está de parabéns.
ResponderExcluirEle deveria pegar os carros do Lata Velha
ResponderExcluirTendo em vista o estado deplorável que estava esse Maveko, o carro ficou maravilhoso, mas não é um V8 legítimo, uma vez que segundo o post o motor original dele era o 4 cilindros, então ele deveria recupera-lo como um quatro cilindros e não como um V8 que ele não é.
ResponderExcluirEu prefiro ele como v8, do q como 4 cilindros
ResponderExcluirPardo disse...
ResponderExcluirTendo em vista o estado deplorável que estava esse Maveko, o carro ficou maravilhoso, mas não é um V8 legítimo, uma vez que segundo o post o motor original dele era o 4 cilindros, então ele deveria recupera-lo como um quatro cilindros e não como um V8 que ele não é.
Aliás, desconfio seriamente que o Maverick 4cil. é mais raro do que o Maverick V8!
Parabéns pela recuperação não são todos que tem esse coragem de desfazer a cagada dos outros e tem deixar do jeito que saiu da fabrica, e com relação ao motor v8, as outras motorizações do Maverick estao se extiguindo e entrnaod o v8 no lugar.
ResponderExcluirSe o preço da gasolina no Brasil não fosse um tapa na cara, Maverick 4 cilindros nunca teria saído do papel. E o Hurricane 6 cil. merece extinção, enjambre do demo que é.
ResponderExcluirSinceramente, excelente o trabalho, primeiro por recuperar algo que muitos julgariam impossível de restaurar, segundo por ser serviço de mão própria e terceiro pela qualidade final do trabalho, que ficou excelente.
E respondendo a um comentário lá em cima, picaram muito LTD/Landau para ter tanto bloco de 302 no mercado. Nesse caso do Maverick ainda vá lá, mas tem muita gente que, para construir uma carniça de um Hot, recorta um clássico como o Landau para retirar motor e caixa. Lamentável.
ResponderExcluirPS: Existem blocos retificados de 302 que podem ser trazidos lá de cima sem grande dificuldade.
Se o cara tem a chance de ressuscitar um classico, nada melhor do que faze-lo em grande estilo...
ResponderExcluirMaveco 4 cilindros é igual a menina desbundada.
Uma letrinha no chassis caguetando que ele era 4 cil, invés de um sangue puro V8 não vai fazer muita diferença...
O 4 cilindros é mais raro que o v8 Ford por um fata,o 4 cil só saiu nos Maverick e nas Rural,o 8,saiu em diversar caminhonetes,no Galaxie,no Landau,iclusive a alcool,e no Maverick (Nos GT era de serie,nos Luxo e GranLuxo eram opcionais).
ResponderExcluirO 4 cilindros é mais raro que o v8 Ford por um fato,o 4 cil só saiu nos Maverick e nas Rural,o 8,saiu em diversar caminhonetes,no Galaxie,no Landau,iclusive a alcool,e no Maverick (Nos GT era de serie,nos Luxo e GranLuxo eram opcionais).
ResponderExcluirÉ essas coisas que fazem a gente acreditar num mundo melhor (2).
ResponderExcluirEdwilson Tech disse...
ResponderExcluirO 4 cilindros é mais raro que o v8 Ford por um fato,o 4 cil só saiu nos Maverick e nas Rural,o 8,saiu em diversar caminhonetes,no Galaxie,no Landau,iclusive a alcool,e no Maverick (Nos GT era de serie,nos Luxo e GranLuxo eram opcionais).
12 de outubro de 2010 19:13
a f100 tb chegou a sair com o motor 2.3 de 4 cilindros... tem uma dessas no meu bairro...
O maior chute nos culhão foi ver aqueles farois de corsa no maveco.. [2]
ResponderExcluirParabéns, Rodolfo! O Brasil precisa de caras como você, espírito anti-xunning!
Cara, fico muito feliz por ver mais um antigo "des-xunado"!
ResponderExcluirA Ford se lascou com esse 6 cil. Willys, pois por uma questão de logística não era possível ter o motor 2.3 aqui na época do lançamento do Maverick (1973). Uma pena, aliás, se a Ford tivesse trazido o Taunus (não é Taurus) ao invés do Maverick, a briga dele com o Opala seria muito mais acirrada.
oh...esse cara eh fodaum ein.....meus parabens....eu tbm naum acreditava nesses papo de recuperação de xuning...mais agora tah ai a prova q o impossivel eh possivel....XD
ResponderExcluir