Lembram daquela moça que gravou um vídeo relatando uma série de defeitos apresentados pelo seu Renault Mégane comprado 0km? Pois bem, mais um caso de instatisfação vem à tona: André Luis Correia dos Santos comprou em novembro de 2007 um Ford Focus, também 0km, que antes foi utilizado como carro de showroom.
Segundo o dono, já foram trocados semieixo dianteiro, assento do banco do motorista, kit de amortecedor e mola dianteiros (duas vezes), cilindro de embreagem (duas vezes de R$ 450,00), haste da barra estabilizadora, caixa de ventilação do condicionador de ar (valor de R$ 2.500,00), etc. Tudo coberto pela Ford. Até que no dia 05/04/2011 o proprietário observou pane no ar condicionado. Segue a descrição do que aconteceu, declarações presentes no site http://www.meufocusquebra.com/.
"Após testes e verificações na rede autorizada, foi constatado que o compressor está trabalhando da forma errada (jogando ar pela entrada e pela saída), além de ter contaminado todo o sistema de ventilação com limalha (provavelmente de ferro), sendo necessária praticamente a troca de todo o sistema de ar condicionado do carro. Valor do serviço em rede autorizada: R$9.575,00.
A FORD, inicialmente, afirmou que não poderia custear o orçamento porque o carro estava com 41 meses de uso e 33.741 quilômetros rodados. Após ampla divulgação, principalmente na internet (redes sociais e o site), a FORD resolveu mudar de ideia e deslocar um engenheiro até a concessionária para ratificar o diagnóstico do chefe de oficina.
Os vídeos no Youtube são bastante visualizados, assim como o site foi bastante acessado. São muitos pageviews e um tempo médio de permanência no site de mais de quatro minutos. Pasmem, tem até gente acessando de Michigan-USA, ficando mais de 17 minutos no site e visitando mais de 200 páginas… Seria alguém da FORD USA? Será? Gostaria de agradecer a colaboração de todos os internautas nesta batalha. As palavras de apoio foram fundamentais para prosseguir com a luta.
O vício do condicionador de ar foi resolvido, com sequelas, é verdade (tampa do air bag, presilhas do forro do pára-lamas e painel do rádio), mas a grande questão de tudo isto é: será que foi o último vício? Se outro ocorrer, qual será a postura da FORD DO BRASIL? Pelo 0800 da FORD já escutei novamente que o carro está fora da garantia, que a quilometragem é “alta” (35 mil km) e que não poderá ser custeado mais nada (escutei isto no sábado 04/06/2011). Fiz uma proposta formal à FORD DO BRASIL através do 0800 (Sra. Priscila Marim) e ao setor de qualidade (Sra. Geise) para uma troca diferenciada do meu FORD FOCUS por outro! Até agora recebi um não… O que eu preciso? Paz. O que eu quero?
Outro carro ou meu dinheiro de volta devidamente corrigido. Minha esperança acabou com este problema do ar condicionado. Pelo jeito encerrou-se uma batalha mas a GUERRA CONTINUA! Dei entrada no processo judicial em 18/07/2011. Agora é aguardar que a justiça prevaleça e todo o transtorno que passei não seja tratado como “mero dissabor do quotidiano”. Estou pronto e bem “armado”! "
Fonte: Car Point News
nossa, logo um ford...
ResponderExcluirse fosse um GM ou um Fiat até tudo bem...
ninguém compre um Focus com a placa IOG-6920 hein
ResponderExcluirSAHUASUHUHAUHHUAS
é chapa quente, a zica ta brava
ResponderExcluirCertas coisas são bizarras. Conheço vários donos de Focus, temos um em casa, e sempre experimentei e ouvi que se trata de um carro muito sólido e que dificilmente apresenta problemas. Fico imaginando o que acontece com certas unidades onde quase tudo dá errado.
ResponderExcluirOlha,é sempre bom se inteirar primeiro antes de julgar: trabalho atendendo clientes assim, só que na construção civil: se contasse o que esse povo faz com o apartamento e depois pede "assistência na garantia" dava uns 2 livros....
ResponderExcluirah normal... sempre temu unidade ou outra que sai zicada mesmo...
ResponderExcluirEu acho engraçado, na época em que nossos carros eram "carroças", nunca que se escutava falar que um carro deu defeito, agora que a indústria nacional está "desenvolvida", vira e mexe nós temos algum carro que dá defeito em tudo quanto é peça.
ResponderExcluirIsso nos leva a pensar quais são as verdadeiras "carroças".
aki no sul a placa é IA Até JF
ResponderExcluiresse focus é lindo,mas esse da foto é o antigo da 1° geração 1999-2008
rafael, é da primeira geração, mas é após o facelift....acredito que esse focus seja os ultimos 1.6 que fizeram, quando JA PRODUZIAM o modelo novo...
ResponderExcluirtalvez por isso, a falta de cuidado..
eu tive um 2006/07 1.6 tambem....o carro era muito bom, o ar condicionado ( prob em questao) era muito bom...
só achava os freios ineficientes pq eram derivados do fiesta, que eh BEM mais leve e ele tinha roda 14 pq era o GL...o GLX vem com 15..o q muda beeeeem em frenagem e estabiliade..
eu ja tinha visto alguns focus da 1a geração dando problema, mas geralmente limitado ao desgaste prematuro das sedes de válvulas e trincas no cabeçote...
ResponderExcluirWalther,
ResponderExcluirRealmente também acreditava nesta lenda sobre a FORD …
O fato de você ter “levantado” a placa do veículo é um sinal de que você leu o site e observou os documentos. Quanto a venda, o mesmo não está “a venda” em razão do processo judicial.
Charles,
Comprei o FOCUS justamente por acreditar em tudo isto e pelo seu retrospecto diante dos concorrentes na época.
Celso,
Realmente é fundamental ficar ciente de todo o caso... Não faço parte deste grupo dos “clientes assim” ...A grande prova é que a FORD até hoje, mesmo contra vontade e após muita pressão, efetuou todos os reparos sem custos. Outra grande prova é que sou amigo do mecânico e mantenho uma relação muito boa com o pessoal da atual css, coisa que não aconteceria caso eu fosse do grupo dos “clientes assim”.
Eduardo,
Pode até ser normal uma ou outra unidade sair de fábrica com problemas crônicos, o que não é normal é o cliente receber uma negativa de reparo por parte da montadora.
Pardo,
Esta sensação também me acompanha. Uns dizem que o controle de qualidade das empresas aumentou e daí os problemas ficam mais visíveis. Outros dizem que os consumidores estão mais exigentes. Eu acho que a produção aumentou muito mais do que os processos de controle de qualidade. A maioria dos consumidores que pudessem enfrentar um problema idêntico ao meu já teria passado o carro para a frente, mascarando as estatísticas reais.
Sobre isto dá uma lida no artigo que escrevi para o Notícias Automotivas:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/a-qualidade-dos-carros-vendidos-no-brasil/
Rafael e Walther,
O meu FOCUS tem a placa do Sul porque residia aí quando o comprei. O carro foi fabricado em 2007 e o modelo é 2008, quando ainda não existia o novo focus. Ou seja, a questão do cuidado não se sustenta, até porque o meu é modelo 2.0 GLX a gasolina, que saiu de linha quando entrou o novo focus.
Sem mais para o momento.
MEU FOCUS QUEBRA.