Tetracampeão brasileiro e paulista de tuning, "astro" de capa de revistas, personagem de propagandas e participante de lançamento de produtos... Mesmo com esse currículo descrito pelo dono, o carro do consultor Paulo Della Líbera, de São Paulo, está 'encalhado'. O Peugeot 206, ano 2000, foi completamente transformado ao gosto dele: tem portas no estilo Lambo (‘tesouras’, como as da Lamborghini Diablo) e a pintura é verde e roxa, entre outros diferenciais. No entanto, não encontra compradores.
"Estou tentando vender há uns 2 anos. Talvez um pouco mais. Comecei pedindo R$ 38 mil do jeito que estava. Tentei negociá-lo via internet, eventos, amigos, revendedoras, redes sociais. Fiz de tudo um pouco", diz Líbera. Nesse tempo, ele recebeu propostas alternativas pelo carro. “A maioria era por outro veículo preparado. Também já teve gente me oferecendo terrenos em clube de campo, título de clube e coisas assim meio esquisitas”, conta.
O dono não sabe o quanto o carro vale exatamente, mas calcula que, desde 2003, quando adquiriu o veículo, já gastou mais de R$ 60 mil. Por isso descarta voltar o carro à sua originalidade para facilitar a venda. “Não compensa, pois o meu carro está em um nível em que, para retornar aos 100% de originalidade, os gastos ficariam na casa de uns R$ 6 mil, o que inviabiliza o processo.”
Além de alterar as portas, o consultor colocou rodas de 17 polegadas, modificou as lanternas, fez pintura personalizada, rebaixou a suspensão, colocou teto solar, bancos em couro e sistema multimídia. Sob o capô, o motor 1.6 teve o chip reprogramado para gerar mais potência – além de outras ‘coisinhas’ mais, diz o dono.
Para Líbera, a dificuldade de vender o veículo está ligada a um preconceito com o tuning. “A cada acidente que ocorre com carros de alta potência, com motoristas embriagados, rachas de rua e essas coisas, a visão sobre quem gosta apenas de personalizar um carro piora. A comparação entre tuning e rachador é enorme”, explica.
No entanto, o motorista assume que a documentação do veículo modificado não está em dia. “Já esteve, hoje não está mais e por isso ele está parado. Não deixei isso tudo certo, pois, a cada dia, as coisas (leis) foram ficando mais complexas”, afirma.
P*rra, nóis só porta Oakley!!1
Corsa transformado
A situação de Danilo Nunes, de 19 anos, é um pouco menos complicada. Há um mês ele tenta vender seu Chevrolet Corsa Super 1997 por R$ 14,3 mil. Como não realizou tantas alterações no ‘possante’, espera conseguir comercializar o hatch até o fim do ano– e pelo preço desejado. Nunes afirma que investiu mais de R$ 5 mil em rodas, suspensão, farol xenon, novos bancos em couro, kit milha e equipamentos de som.
O auxiliar administrativo já recebeu algumas propostas, inclusive para trocar o carro por motocicletas, mas nenhuma o agradou.
Ele tentou levar o carro a uma concessionária, mas não aceitaram sequer conversar, diz. “Falam que está modificado e que para eles também fica difícil a venda. Se eu tirasse tudo e o deixasse original, eles compravam sem problemas.”
Se ferrou, gastou uma fortuna e não consegue passar a bucha pra frente!
Por que a venda é mais difícil
O comércio de carros modificados é restrito. Relações públicas do Comunidade Tuning, o empresário Rodrigo Perini, de 28 anos, explica que a compra e a venda de carros ‘tunados’ acontecem normalmente entre entendedores e apreciadores dessa cultura. Em regiões onde a mão de obra para customização de veículos é mais escassa, como no Nordeste, as negociações são mais frequentes. "Neste locais, o indivíduo muitas vezes prefere adquirir o carro pronto, em vez de modificá-lo por conta própria", diz Perini.
Lojas costumam rejeitar carros modificados. Quando aceitam conversar, afirma o empresário, a contraproposta quase em 100% dos casos é muito abaixo do valor pedido por quem quer vender. Para Perini, a falta de informação do público é um dos principais empecilhos para o comércio de carros transformados. "Muitas vezes as pessoas acham que o carro foi batido e que o proprietário não encontrou peças de reposição para fazer a funilaria", revela. "É preciso ter consciência que um veículo transformado é muitas vezes mais bem cuidado que um comum."
Cálculo do preço
A fixação do valor de venda de um carro transformado depende de quanto foi investido nas modificações, diz Perini. "Se o veículo sofreu muitas alterações e teve um alto investimento, o proprietário pega o valor de tabela do modelo e aumenta em aproximadamente 50% do que gastou nas modificações", detalha.
Quando as transformações são menores e mais discretas, além de mais fácil a venda, a determinação do preço é mais simples. "Tenho um amigo que transformou o Chevrolet Corsa 1999 em um modelo 2002 e o serviço ficou tão bem feito que ele conseguiu passar para frente rápido e no preço que queria", conta Perini, que também tem um conhecido que transformou um Volkswagen Golf mas não teve a mesma sorte.
Dicas para a compra
Ao decidir pela compra de um veículo modificado, primeiro o comprador deve averiguar a documentação. De acordo com o presidente da comissão de direito de trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, Marcelo José Araújo, é fundamental saber se as alterações foram autorizadas e vistoriadas pelo Detran -nesse caso estarão descritas no documento do veículo.
"Em caso de dúvida, leve o carro até um posto do Detran para ter certeza de que todas as modificações estão legalizadas", sugere. Rodar em veículos alterados sem a documentação necessária acarreta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Perini, do Comunidade Tuning, também aconselha fazer um levantamento do histórico do carro. Procure se informar com o proprietário do veículo desejado sobre quais modificações, quando, como e onde elas foram feitas. "Se possível, converse com pessoas ligadas ao tuning ou que façam parte de repente de um fórum ou comunidade da qual o vendedor também participe", recomenda o empresário. Outra dica é consultar um corretor de seguros. "Muitas seguradoras rejeitam esse tipo de veículo", diz o representante da OAB.
Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
ResponderExcluirTomaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! [x²]
ResponderExcluirMeu amigos tiveram sucesso na venda de seus 10 Gols 1.0 Tuning by TiTa......na epoca da modinha Tuning claro!!
É, quando o Tuning estava no auge, existia comércio maior destes carros. Só que, agora... talvez só o DUB e outras modificações leves valorizem o veículo, e com restrições.
ResponderExcluirSó quero saber por quanto o Maybach do Jay-Z vai ser vendido... e os argumentos para empurrar este carro!
Eu já sabia...
ResponderExcluirTunar um carro visando lucro futuro é algo praticamente impossível! Tiro por base as minhas negociações com bicicletas. Parece piada mas não é: já houve vezes onde acabei investindo quase o dobro do valor da bike para tentar sua revenda com um bom lucro, mas acabei "empatando" no pior dos casos (recuperando o valor da bike e dos componentes instalados, sem lucro algum)
Penso assim: se quer tunar um carro, é bom se preparar pois vai praticamente "casar" com o carro, fato!
Abs
Kiko Molinari
eu nao tenho nem um pouco de pena desses caras..
ResponderExcluiro mané do pug gastou 60 pilas p/ cagar o carro e tá dizendo q 6 pilas p/ deixa-lo original (original o escambau, colocou teto solar)é inviável...tem q se lascar msm!!!
http://www.youtube.com/watch?v=f3o6SNG2t2s
ResponderExcluirlembro que a cerca de quase 2 anos vi esse carro no ML,não só esse mas também um vermelho com branco DaQuElE JeItU.
ResponderExcluirO negocio é o seguinte, a maioria dos possíveis compradores desses carros xulingados mal tem dinheiro para comprar um 147...
ResponderExcluirNormalmente eles acabam com os carros, deixam o carro bonitinho e cheio de problemas... Quando o carro é modificado da maneira correta vende fácil, conheço uma pessoa que colocou um motor VR6 do Passat num Gol, melhorou os freio, suspensão e deixou o visual original... Vendeu facil o Gol pelo dobro do preço...
Esperem qualquer coisa de mim, menos pena de um cara desses. Não sou um purista, mas tudo tem limite. Esses doidos acabam com o carro, se arrependem e depois querem recuperar o dinheiro gasto!? Agora que se casem com esses monstros que eles criaram.
ResponderExcluirIsso é como saltar de paraquedas ;;; É ASSUMIR O RISCO ... portanto ... tunou ... se ferrou. ( até rimou !! kkkk )
ResponderExcluirSE FUDEU!!!, quem não escuta "cuidado", escuta "coitado".
ResponderExcluirmodificação e gosto de cada um porem se vai modificar pelo menos na minha opiniao tem q ser para vida toda !!!!!!!!! e um carro q vc mexe e naum vende mais !!
ResponderExcluirhahahahhaha
ResponderExcluiragora carregue a sua cruz!
colocar o valor de um bom e completo carro zero num peugeot 206 de gosto duvidoso é bem pouco inteligente!!!
agora "guenta fiote"
Eu também não tenho "pena"!
ResponderExcluirAliás, me parece que quanto mais dinheiro os caras têm, mais mau gosto. Já trabalhei em loja de carro e era impressionante como aparecia todo o tipo de merda para vender ou trocar.
Dá impressão que os manolos se arrependem da cagada que fizeram e querem passar para a frente...
tem msm mto preconceito contra os rachadores, serem confundidos com xunileiros que deixam o carro mais parecido com uma árvore de natal... um xunileiro ser confundido com um rachador que pelo menos tenha um motor decente sob o capô deveria ser considerado uma honra, isso sim...
ResponderExcluirta Casado com essa arvore de natal ai
ResponderExcluirbem feito,estraga o krro e dá nisso....
ResponderExcluirdepois criticam quem deixa o carro original...
ResponderExcluirAno passado eu vi o vídeo do progresso de Xuning desse 206.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=3n1NoZmHaBU
Foi feito pela mesma "ofisina" que montou aquela Ranger vermelha com faróis de Viper. Fizeram uma postagem dela aqui no Blog se não me engano..
Ele deve querer sugestões de onde guardar os trofeús conquistados.
ResponderExcluirÉ como um cara que tatuou o corpo todo e depois vira um evangélico bitolado...
ResponderExcluirFica com culpa e arrependimento pedindo pra voltar no tempo
se vai gastar 6 mil pra deixar original ta de boa...depois ele vende as lanternas, rodas, aerofolio etc...recupera uma parte..
ResponderExcluiranimalzinho
O povo tem que entender que isso não valoriza o carro, carro é bem de consumo e não investimento.
ResponderExcluirComo o ACR disse, num é como uma casa, que reformou, aumenta andar ou cômodo, o valor aumenta.
ResponderExcluirTodo castigo pra corinthiano é pouco.
Thiago Barbosa disse...
ResponderExcluirTodo castigo pra corinthiano é pouco.
14 de agosto de 2011 22:34
nada a ver mano, nem todo xunileiro é corinthiano...
Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! [x³]
ResponderExcluirTunar carro é como tatuar nome da namorada com quem está junto há 1 mês
ResponderExcluirVAI DAR MERDA!
O corintiano não aceitou o título de clube em troca do carro porque era a Libertadores.
ResponderExcluir^^^^^huhauhauhauhaua... mas na real, SIFU malandrão.. só convida a gente para a festa de bodas de prata depois hehehe
ResponderExcluirTá reclamando do que?
ResponderExcluirNão modificou o carro ao seu próprio gosto ("Tunou")?
Se fosse o gosto da maioria das pessoas, pra "ter mercado", não acha que as montadoras mesmo fariam essas caga..s aí?
Se modificou poas seu gosto, fica com esse troço aí, na sua propria garagem... Olha que a gente ainda é obrigado a compartilhar espaço com essas "naves" aí!!!
Esse literalmente tunou no cú!
ResponderExcluirNem fodendo, o cara gasta 3x mais do valor do carro e quer axar outro doente como ele}?
Xunou, fudeu.
Como é que um auxiliar administrativo vai ter salário pra comprar um carro??? Nem se for um carrinho de pedreiro!!!
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