Verdades sobre a VW Saveiro

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"Você quis dizer: Puteiro"
Google sobre VW Saveiro

"Você quis dizer: Gol com caçamba"
Google sobre VW Saveiro

"A mulherada é mara, em cima da Saveiro"
Roberto Sales sobre VW Saveiro

“É AP na frente e caixa de cerveja atrás!”
Típico dono de VW Saveiro

“Que merda... Minha moto não cabe aí!”
Motoqueiro desapontado por sua Honda Lead não ser comportada na caçamba de uma Saveiro

“Não queremos levar plástico para desfilar nas ruas.”
Frase real de alguém da Volkswagen sobre Fiat Strada Adventure

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Volkswagen Veleiro Saveiro é uma picape pequena baseada no conhecido Gol. Foi lançada em 1982 e se manteve em constantes retoques até chegar a nova geração em 2008. Já foi a picape mais desejada do País, título hoje nas mãos da Fiat Strada Adventure (ironicamente, um fracasso de crítica e sucesso de público!).

Nos primórdios, a Saveiro vinha com o motor 1600 do próprio Gol. Era vista como um carrinho mais divertido do que o Gol – e o segmento das picapinhas cresceu repentinamente em 1982, não parando mais. Anos depois, as picapes eram vistas como boas opções por estarem livres do “compulsório” (empréstimo do governo de 30% na compra de um carro novo, o que aumentava consideravelmente o preço das carroças) – tempos difíceis, aqueles...

Nos anos 1980, alguns insanos conseguiam colocar motores a diesel nas Saveiro (se acaba, Kamikaze!). O propulsor era retirado, claro, da já fora de linha Kombi diesel. Para ajudar, caixa de câmbio do Gol GT.

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Após um ou outro retoque, a velha Saveiro saiu de linha no final de 1997 para dar lugar à geração “bolinha”, três anos após o lançamento do Gol Geração 2. Porém, haviam defeitos congênitos, como o estepe atrás do banco do passageiro e a suspensão traseira (a mesma do velho modelo), que a tornava instável e arriava com cargas que eram facilmente levadas nas concorrentes. Isso sem falar no volante, tão mole que a 100 km/h pensava-se que iria se perder o controle!

Incrível como a Geração III (2000) mudou pouco e, ainda assim, ficou muito mais bonita e jovem. A partir de 2002, a Saveiro ganhou um apelo mais voltado ao trabalho, no lugar do espírito divertido do modelo anterior – ou vai me dizer que você já viu Saveiro bolinha com para-choques sem pintura? Neste ano o motor 1.6 ressuscitou na versão básica, enquanto as versões mais caras chegavam à fase 2 da geração 3. E finalmente a porra do estepe saiu da cabine.

O motor AP-1600 se tornou Totaufrésquis em 2003. A Saveiro entrou na "geração 4" no fim de 2005 – certamente a pior safra da picape, onde todos os defeitos tornaram-se intoleráveis, sem contar os novos: o conta-giros de carrinho de brinquedo do Fox (que só pode ser visto com lente de aumento), os amortecedores vencidos, a ausência de ABS e airbags como opcionais, sem falar no painel, que ficava úmido quando o ar era ligado!

Çaporra finalmente descansou em paz em setembro de 2009, quando chegou a quinta geração da Saveiro, baseada no Gol G5. A arquitetura era de carro moderno – havia opção de cabine estendida, e finalmente colocaram motor na posição transversal – mas nem valeu a pena mesmo, pois se tratava do problemático VHT (Você Haverá de Trocar), especialmente construído para causar dor-de-cabeça nos propriotários.

Versões
  • LS: Modelo “completo” dos primeiros anos da Saveiro.
  • CL: Versão básica das gerações quadrada e bolinha.
  • GL: Modelo intermediário da quadrada e bolinha.
  • Summer: Versão mais desejada da geração quadrada, reforçava o lado esportivo da Saveiro perante suas concorrentes, as trabalhadoras Pampa e Fiorino.
  • TSi: Modelo de apelo esportivo – só apelo – da geração 2. Tinha como opcional airbag (só para o motorista, o passageiro que se dane!). Sua roda combinava muito mais com a Saveiro GIII do que com a própria TSi. Aliás, o logotipo estava espalhado na grade, na tampa da caçamba e nas laterais (até parece que era uma Saveiro GTI!).
  • Fun: Série especial com máscara dos faróis na cor do carro.
  • SuperSurf: Modelo para os surfistas de plantão, que, além do visual descolado, vinha com 10 sacos de areia da praia grátis, alem de água salgada substituindo os fluidos. Mas prancha de surfe que era bom, não tinha.
  • Honda City: Versão peladassa da G3 e G4, destinada ao trabalho, sofre na mão da peãozada.
  • Titan: Outro modelo peladasso, que existiu na "geração 4", e a VW insistia que seu apelo era mais off-road do que trabalhador.
  • Crossover: Apesar do quebra-mato, não tinha nada de crossover nisso. Era apenas uma versão com visual mais descolado. A exclusividade era o baú que ficava na caçamba, um “porta-malas” para a Saveiro. Entrou em linha em 2005, ainda baseada na geração 3, e no mesmo ano pulou para a geração 4, esta com visual mais bruto.
  • : Versão trabalhadora atual, sem nomenclatura, tem parachoques sem pintura e rodas de ferro sem calota, ao melhor estilo peladasso.
  • Trend: Versão básica atual acrescida de parachoques pintados e calotas, estas que por sinal matam o ar robusto da picape.
  • Feijão Tropeiro Trooper: O visual não é tão agressivo quando a Saveiro Cross – e não convence. O parachoque é igual ao do Gol, por exemplo. Se há novidade, está nas caixas de rodas sem pintura e na roda de ferro de design esportivo (isso mesmo!), já que roda de liga não existe nem como opcional.
  • Cross: Já imaginou a Saveiro traindo o Gol e fudendo com o CrossFox? Pronto, você já sabe como é a Saveiro Cross: a metade inferior do para-choque é quase igual à do falso aventureiro, assim como outros apliques e as rodas. Apesar do visual “vou-entrar-na-poeira-para-visitar-minha-vózinha”, felizmente a VW não tinha muito plástico no estoque, diferentemente da Peugeot e da Fiat. O Gol, para não ficar com ciúmes, adotou a mesma frente da Saveiro Cross na versão Rallye.
Donos
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Ai ai ai... Falar de donos de Saveiro sempre dá treta (isso já aconteceu muitas vezes, inclusive no Bizarrices Automotivas), mas vamos lá:
  • 491% são verdadeiros cabaços ao volante e participam de rachas
  • 389% participam de campeonatos de som
  • 299% instalam engates para ferrar os carros e as pernas dos outros (e só insistem no uso do equipamento porque nunca foram acertados por uma Dodge Ram com o acessório)
  • 272% colocam rodas de aro 17" pra cima, sendo que as preferidas são Acapulco, Passat CC e Cruz de Malta
saveiro-Tuning
  • 198% vende as molas, dando aquele aspecto socadasso (sendo que algumas soltam até faíscas). Porém, na prática esses donos arrombam toda a suspensão, pneus, rodas e parachoques
  • 171% são funkeiros que montam sonzeira "Paredaum" na caçamba
  • 157% usam a caçamba para praticar atividades ilicitas, como carregar caixas eletrônicos roubados, máquinas de caça níquel ou dorgas mesmo.
  • 126% namoram com uma piriguete, as conhecidas "GBR" (Gatinha de Baixa Renda)
Verdades
  • Pra quê comprar o baú da Saveiro Crossover? A caixa de isopor é muito mais barata e conserva a cerveja gelada.
  • A Saveiro G5 é um dos carros atuais que mais usam roda Orbital, provando que alguns carros foram feitos pros manolos, caindo nas mãos deles desde 0km!
  • Os botões do volante que ajustavam o rádio (disponíveis na segunda fase da Geração 3, a partir de 2002) eram vagabundos, mal-acabados e caíam sozinhos.
  • A Lei Seca vale para condutores de todos os veículos automotores (inclusive patinetes motorizados), exceto para a Saveiro.
  • Existem Saveiros "de firma" que já rodaram 500.000 km na mão da piãozada e mesmo assim ainda não abriu o motor!
  • Algumas Saveiro saíram com o retrovisor direito menor que o esquerdo – onda maldita que começou com o Audi A3 e contaminou Golf IV e Gol GIII.

23 comentários:

  1. DOOOOOOOOOORRRRRRRGGGGGGGAAAAAAAAAAASSSSS!!!!!!

    FIQUEI DOIDAO AO LER ISSO!

    HAHAHAHAHAHAHA

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  2. HAUHAHAHUAHUAHUAHAHUAHUAHHA

    miiitiiico!!!11

    agr nessa parte: 272% colocam rodas de aro 17" pra cima, sendo que as preferidas são Acapulco, Passat CC e Cruz de Malta.

    as Acapulco ( Orbital ) estão em 80% das saveiros.

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  3. Assim como qualquer outro carro vendido no brasil, a saveiro tem seus defeitos, porem é um excelente carro. ao menos vc tem desculpa pra não fica levando amigo "serrote" com você.

    e cada um faz a xunagem que bem entende. mais pra que é necessário ela é guerreira...

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  4. Antes que alguém diga "Faltou a Saveiro Titan", eu explico: ela é tão ridícula que nem me dei ao trabalho de citá-la, rs.

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  5. Mas essa onda de retrovisor direito menor que o esquerdo também atinge os Gol G4, pois o que a minha mãe tinha também era assim.


    Mas isso é fato: as Saveiros ate a G4 ariiavam a suspensão com qualquer carga a mais na caçamba.

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  6. Show!!!

    MAs além da titan, axo que a faltou a saveiro summer, akela quadrada que vinha com um adesivo contornando a coluna e a caçamba na lateral!

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  7. "299% instalam engates para ferrar os carros e as pernas dos outros (e só insistem no uso do equipamento porque nunca foram acertados por uma Dodge Ram com o acessório)"

    é, já fui vítima de um kabaço desses...

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  8. putz, a Saveiro q eu uso diariamente é da empresa, ja passou dos 405.000 KM e nunca abriu motor...

    APzaum 1.6 guerreiraço!! grande merda, o Mille Fire q eu uso de vez em qdo (da empresa tbm) anda mais e é mto mais silencioso.

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  9. Gosto mais da Pampa, mas a Saveiro é uma boa caminhoneta. Durável ela é, pelo menos. Mas que os manolos curtem pra rebaixar, fazer racha e meter caixa de som, isso é verdade!

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  10. a G5 é bem mais bonita que a Strada, masss n tem motor pra escolher, é uma porra mesmo, mesmo sendo APs, antes vc podia comprar sua charanga com o AP de seu gosto!
    a strada tem até o 1.8 Etroço, que deve render ai uns bons póneis...132 eu acho, se eu nao usei nada ainda hoje...

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  11. Faltou a Saveiro que possuo, a Saveiro Sunset que vem com motor do Gol GTS 1.8/S e carburador 2E. Não troco ela por nada. Ela é toda original Vinho e linda, sem Orbital.

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  12. existe sim saveiro bola com parachoques pretos!aqui na minha cidade tem uma branca com parachoques pretos!é ridicula kkk

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  13. 272% colocam rodas de aro 17" pra cima, sendo que as preferidas são Acapulco, Passat CC e Cruz de Malta, 272ºHEHEHE SO EU ENTENDI A PIADA...

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  14. ainda tem nêgo enjambrando só o cabeçote de motores a diesel no bloco de alguns ap... provavelmente se tentar no vht é capaz de explodir o bloco...

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  15. Faltou a Saveiro que possuo, a Saveiro Sunset que vem com motor do Gol GTS 1.8/S e carburador 2E. Não troco ela por nada. Ela é toda original Vinho e linda, sem Orbital.

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    Era exatamente a esta que me referi ali encima!!!

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  16. Boa!
    Faltou um defeito que acontece quando se usa motores 1.8 e 2.0, o túnel começa a rachar, isso mesmo, meu primo já teve esses problemas com 3 Saveiros!

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  17. Nunca vi Saveiro trabalhando! Só desfilando, porque "socado não anda, desfila" (não na minha frente).
    E pô, cadê as verdades sobre o Santana?

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  18. Um dia no Brazil quem sabe farão pick ups derivadas de carros de passeio no estilo das UTE da Australia, ai sim... AI SIM!

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  19. Toda geração dos quadrados da VW Racham, não só 1.8 e 2.0

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  20. alemão, já vi gol bola e G3 trincado tb... então eu acho que todo VW com motor longitudinal trinca

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  21. Hummm.. pode ser viu Eduardo, dos quadrados tinha ctz que quebra pq do meu primo quebrou, agora os bolinhas não sabia.
    Ai ó, vivendo e aprendendo :P

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  22. kkkkkkkkkkkkkkkkkk ri litros, estava aguardando o povo saveriero aparecer aki no BA... jaá aparece os Trolls reclamendo e chingando.
    A Saveiro é uma pickup legazinha, só que os manolos usam da forma errada...

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