Relato de um leitor sobre carros em péssimo estado de conservação

"Boa tarde queridos amigos, meu nome é Henrique Garcia, tenho 17 anos, moro em Candiota–RS e há algum tempo frequento o BA. Bom, meu relato é sobre o que aconteceu comigo nesta segunda-feira, dia 13/02/2012 e espero que publiquem o meu protesto.

Nesta segunda, era o primeiro dia do segundo ano do meu curso de mecânica em usinagem, que eu faço no SENAI daqui da cidade, porém aqui na minha cidade o local onde eu moro fica a 15 km do SENAI e, por irresponsabilidade minha, perdi o ônibus que eu ia, então, resolvi ir para estrada ver se conseguia uma carona até o bairro que eu ia, pra não chegar atrasado, já que eram 12:20 e o curso começava a 13:00.

Depois de uns 5 minutos pedindo carona, eis que surge um Chevette tubarão branco, provavelmente 1974 ou algo assim, rebaixado, com calotas cromadas do Gol G5 e em péssimo estado de conservação. Quando vi, ele parou, e como “cavalo dado não se olha os dentes”, aceitei a carona, quando entrei, vi os detalhes internos pintados em verde limão com tinta caseira, o Chevette tinha buracos no assoalho que passavam
o meu pé, e o meu pé é 43, sendo que alguns buracos tinham madeira em cima, além de um som Pionner que valia mais que o Chevette, com dois falantes de 12” e duas cornetas no banco traseiro, já que segundo o dono, o porta malas não tinha assoalho! O.o

Começamos a conversar e vi que o “manolo cheveteiro” era um cara gente boa, ele disse que tinha 21 anos, tinha uma filha pequena, e não tinha carteira, mas trabalhava, tanto que estava indo para o serviço.

Quando andamos mais ou menos uns 8 Km, passamos em uma irregularidade cratera no asfalto e o Chevette de tão rebaixado, bateu no asfalto e deu aquele barulho ensurdecedor, olhamos para trás, e vimos mais da metade do escapamento no asfalto, tinha caído, voltamos e tiramos o escapameto no asfalto e colocamos barranco abaixo…

Quando pergunto quantos elos ele tirou das molas, ele disse que só tinha uma volta! Naquela altura do campeonato já estava afim de ficar por ali, com medo de morrer naquele Chevette, caso algo acontece-se, mas como não tinha escolha e estava atrasado, segui caminho. Quando andamos mais uns 3 km, eis que uma merda acontece, escutamos outro barulho fortíssimo e uma fumaceira saindo do motor, paramos na hora, fomos olhar, a LATARIA do Chevette, de tão enferrujada quebrou, e o radiador do Chevette caiu em cima da ventoinha do motor.

Em resumo, em 11 km vi o escapamento do Chevette cair no asfalto, o radiador cair em cima da ventoinha do motor e uma
fumaceira a base de vapor de água sair do cofre do motor, fora eu ter visto meus pés a uns 10 cm do asfalto, por buracos no assoalho… Eis que o dono do Chevette me pergunta se eu queria seguir caminho com ele, dizendo que faltava pouco e não dava tempo do motor fundir, e eu disse não na hora, e disse que seguiria a pé, aí ele ficou lá, disse que não ia sozinho, agradeci a carona e fui embora.

Infelizmente não tenho fotos do Chevette mas deixo aqui a minha revolta e o meu recado. Como que as autoridades deixam um carro assim trafegar nas ruas? Será que eles não vêem que um automóvel nestas condições representa o mesmo perigo de um motorista alcoolizado? Cara, a estrada que eu estava, é rota de turismo, ela leva para a Praia do Cassino, em Rio Grande–RS, ela sempre tem movimento, imagina se o escapamento cai e acerta um carro com uma familia de férias? Imaginem a tragédia.

Gente, meus pais não se negam a pagar IPVA, vários impostos, é o preço que se paga para ter um carro bom, nem eu vou me negar quando tiver o meu carro, mas que façam bom proveito do dinheiro né. Quero que nos dêem segurança nas ruas. E o pior de tudo, como uma pessoa consegue andar num carro desses? Será que ele não vê que ele mesmo corre
perigo de vida? Que coloca em risco as outras pessoas? Eu fico puto com isso, nada contra ele, ele era um cara legal, sujeito familia, mas mesmo assim, será que ele não vê isso?

Muita gente é a favor do desarmamento do cidadão, mas o desarmamento tinha que valer para carros tambem, porque aquilo é uma arma. Aquilo era literalmente o carro dos Flinstones. Se a polícia tem o direito de apreender carros preparados, rebaixados, com o volume do som alto, porque não podem apreender carros velhos? É só questão de bom sends, já que eles tem que proteger o cidadão, apreender aquele carro ajuda de duas maneiras, de ele não matar ninguém na estrada, e de não matar ninguém de tétano.

Desculpem-me se falei algo forte, mas aqui é um espaço que eu sei que posso contar e compartilhar minha indiginação. Obrigado pelo espaço.

Att, Henrique Garcia

s2010017

Ele estava mais ou menos assim, já que não tenho fotos dele, só que estava com faróis, vidros, calotas cromadas do Gol G5 e socadaum no xaum…”

24 comentários:

  1. COMPRAR O CARRO É FÁCIL, QUERO VER MANTER!!!
    E não são só chevettes, opalas, monzas, fuscas, brasilias e similares que andam nas ruas iguais á ZUMBIS e ameaçando todo trânsito. Tem carros BEM MAIS NOVOS nessas condições, óbvio que muitos não aparentam por ainda ter "boa aparência" e mesmo por que tem tanto plástico que esconde muita ferrugem e gambiarras. Problemas elétricos, em freios, dispositivos que não funcionam (por puro relaxo dos donos...) enfim, muitas coisas que não se "vê", mas estão lá comprometendo a segurança. O cerne da questão é: TODO mundo quer andar/ter um carro, mas nem todo mundo PODE. Pagar os impostos, manter o carro em ordem, todo funcionando isso é BEM DIFERENTE, é OUTRO DEPARTAMENTO. Óbvio que o manolo do Chevette tinha som e alto-falantes porque hoje em dia tudo isso você compra em 12 vezes (ou mais) no cartão crédito. Mas IPVA, HABILITAÇÃO, SEGURO, REVISÕES/CONSERTOS de qualidade no carro, bem, são coisas que você precisa ter grana, ou na hipótese mais mediana, um orçamento controlado para preservar seu patrimônio, que é o carro.

    ResponderExcluir
  2. COMPRAR O CARRO É FÁCIL, QUERO VER MANTER!!! [2]

    Eu acho que aí houve não só "falta de verba" pra manter o Chevas no estado, e sim relaxamento do dono. O cara se preocupou mais com uma "sonzeira" (que é mero objeto de status), do que com a segurança do carro. Porra, acho que, com o dinheiro que ele gastou no som, já dava pra dar um tapa no assoalho e em mais algumas coisas essenciais pro carro sair rodando em segurança! Já esse lance de cortar as molas pra rebaixar o carro, é pura manolice metido à xuneiro! Em outras palavras, isso é coisa de otário.

    Quanto à "apreender carros velhos", discordo totalmente do autor do texto. Eu tenho um carro que o motor tá precisando de retífica, além do carro em geral estar precisando de funilaria e pintura e com os pneus quase carecas. Esse mês pretendo trocar os 4 por meia-vidas, incluindo o estepe que também já está com as fibras aparecendo (por relaxo do antigo dono mesmo, já que adquiri o carro em pouco tempo). E daqui uns meses, farei retificação total do motor, depois pretendo fazer funilaria e pintura completa do carro (pretendo até mudar a cor), aí sim eu vou colocar A/C, vidro elétrico, alarme com trava e por último, neon no chassi e uma sonzeira, que nem vai ser tão foda assim (não pretendo transformar meu Voyage num carro alegórico). Antes que venham com comentários metidos à "justiceiros do Brasil", a documentação do meu carro está em dia, idem minha CNH e nunca levei multa alguma, nem mesmo quando andava com o carro da minha mãe.

    Agora, sabe porque não faço isso tudo agora? Questão de $$$! Posso estar com um carro velho e parcialmente fudido, mas pelo menos penso no essencial primeiro, pra depois pensar no "banal". Se todo brasileiro pensasse assim, com certeza não teria acontecido casos como o desse post e as estatísticas, que incluem casos parecido com esse, diminuiriam brutalmente.

    E pra terminar, se nesta BOSTA de país, o carro usado valesse como vale nos EUA ou Europa (uma mixaria, 2k no máximo, e com o carro em boas condições. Abaixo desse preço aqui no Brasil, é de sucata), ou se ao menos as peças e custos de mão de obra fossem bem mais baratos, com certeza não teria tanto carro velho e fudido rodando por aí.

    ResponderExcluir
  3. acho q o carro da pessoa depende da situação do dono, o cara estava indo trampar, unico meio de transporte, quantos mais carros ja nao vimos nesse blog e só rindo e satirizando, eu mesmo ja mandei uma foto pra cá, nao quero ser o bom samaritano, concordo com o manolo dono do protesto, mais é o meio de transporte do ganha-pão do cara... reflita um pouco ;D

    ResponderExcluir
  4. Pois é... e é justamente esse tipo de carro que deveria ser retirado de circulação não é, e pegando o caso aqui de São Paulo as "otoridades" e "Dona Kassaba" pegam no pé dos antigos com a CONTROLAR achando que TODO carro antigo está como o carro do texto do colega, o que não é verdade, pois no caso específico daqui de São Paulo, são poucos os carros que estão nesse estado deplorável (não significa que eles não existam), pelo menos nas vezes em que saio de casa é muito difícil eu ver uma lata velha dessas ai nas ruas.

    Mas voltando ao caso da ARRECADAR, oops, digo, CONTROLAR, eles apenas se interessam em verificar se o carro não polui, resumindo, se uma lata velha dessas do texto do colega aparecer na Controlar e estiver com o motor regulado, ele vai continuar rodando sem problemas, no entanto se tiver um carro antigo em perfeitas condições de uso, mas não passar na CONTROLAR, esse ai não pode rodar nas ruas, só por ai já se tem uma demonstração de que "Dona Kassaba" aqui em São Paulo não está interessada na qualidade do arzinho de Sampa ou na segurança do trânsito. X( X( X(

    ResponderExcluir
  5. COMPRAR O CARRO É FÁCIL, QUERO VER MANTER!!! [3]

    ResponderExcluir
  6. Pelo relato do autor do texto, o carro (ou o que um dia era um carro) não tinha as mínimas condições de rodar. Para um "zumbi de 4 rodas" chegar ao ponto de ter os suportes do radiador corroídos pela ferrugem e causar aquele estrago mostra que o carro (???) estava em condições semelhantes a modelos abandonados em depósitos de polícia e ferro-velhos. (e olha que nos ferro-velhos se encontra carros muito mais inteiros que esse Chevette em questão!)

    Me dá medo só de imaginar isso !!!

    Abs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  7. Se o preço dos carros fossem menores a população conseguiria comprar coisa melhor.
    O cara do Chevette está erradíssimo de dar importância ao som do que dar importância a condições do carro. Imagina se a filhinha dele passa mal e precisa levar ela de madrugada a um pronto atendimento?
    É fácil descascar a verba em cima dos outros, mas queria ver se filhinhos de papai tivessem que manter seu carro somente trabalhando, ganhando um salário mínimo miserável, a esposa doente sem poder trabalhar e uma filhinha pequena.
    É claro que sou contra carros sem a mínima condição de rodar, só que a culpa muitas vezes não é do condutor, foi o que ele pode comprar no momento.
    E sem essa hipocrisia de não tem condição não compre, cada um tem o direito de ter o que quiser, vai lá se saber se o carro não agilizou o atendimento de algum doente quando precisou?
    Cada lado tem sua versão e merece ser ouvida.

    ResponderExcluir
  8. O que adianta metermos o pau em cara que anda com carro velho porém devagar e acharmos bonito um cara com um carro fuderoso andando a 200km/h batendo e matando? Chega de hipocrisia.

    ResponderExcluir
  9. Olha cara, eu tenho um voyage 1992 4 portas, fabricado na argentina que até o ano passado tinha toda mêcanica original, exceto peças de manutenção como cabos, velas, mangueiras, pastilha de freio e um ou coxim, carro com 60 mil km rodados até dito ano, sempre sai de Pelotas e fui aonde eu quis, litoral de sc, norte do RS, para a serra, sempre vi carros novos parados por problemas, resumindo, tenho um carro com 20 anos, que já não pago ipva esse ano e que me leva a todo lugar com segurança, claro que não tem airbag ou abs, mas tá em melhor estado que MUITO carro com 4~5 anos de uso que já rodaram quase 100 mil km sem manutenção, sei que não falou de carro antigo, mas a maioria associa mal estado com antigo, o que não é verdade, esse ano fui a bombinhas e tinha um voyage da argentina lá, iqual ao meu, mesma cor e tudo, eu viajei 900km e o argentino no minímo 1500km, resumindo, sou a favor de não deixarem carros em mal estado rodar, desde que não haja preconceito contra carros antigos, praticamente sou parado em 50% achando que vou estar com alguma coisa irregular, puro engano, o cidadão com o carrão financiado, talvez atrasado e com mandado de busca, fárol queimado, sem luz de freio e pneu 17" careca, passa tranquilo.

    ResponderExcluir
  10. Carro velho é uma coisa, carro antigo outra bem diferente. No teu lugar nem teria entrado no carro. Se o cara não tem dinheiro para manter o carro em condições não pode ter carro...simples. Que se recolha e azar. Se ele bater em outro não vai ter dinheiro pra pagar o estrago. Já tive carro antigo, uma Variant 72 (que já vendi a mais de 10 anos) e ela sempre esteve em perfeitas condições...tanto na parte mecânica quanto na parte de lataria.

    ResponderExcluir
  11. se não há fiscalização nas cidades, principalmente no interior, os caras vão andar até desmontar tudo...

    ResponderExcluir
  12. vish , já vi esse chevete rodando por estas bandas mesmo mais ou menos em novembro , o carro ta em mau estado mesmo , como já passou um bom tempo desde que vi , já deve estar pior , o pessoal do governo tinha que fazer o mesmo que os argentinos e seus corsinhas "peladassos" a bom preço , o pessoal se sente obrigado de andar em alguma coisa dessa porque não tem mais com o que andar , também acho que deveriam apreender esses carros muito velhos , já que é um enorme risco tanto para o condutor e os passageiros quanto para as outras pessoas que estão na estrada , o pessoal da segurança rodoviária tinha que prestar atenção no que está acontecendo e tomar um providencia , isso é uma coisa da qual devemos ter cuidado

    ResponderExcluir
  13. é fácil reclamar do chevette do mano, mas ninguém parou p observar que se ele não for para o trabalho no pobre chevette, não tem transporte coletivo que preste. O que realmente aconteceu foi um mal dia do carro do rapaz... Quantos carros novos não se vê por ai com escapamento fudido? Trabalho numa locadora de veículos, aqui tem uno 2011, 2012 com escape enferrujado, (mando fotos p provar). O governo, deveria sim fiscalizar, tirar esses carros de circulação, mas deveria começar tirando de circulação filhinhos de papai que andam embriagados e matando por ai. Amigos, se transporte público funciona-se muita gente iria trabalhar nos mesmos e os engarrafamentos seriam menores nas grandes cidades.

    ResponderExcluir
  14. Galera curtem lá no meu blog as realidades do "Ford Fusion" que fiz...

    http://www.noisnotube.com/2012/02/realidades-do-ford-fusion.html

    Rafael da uma força aiiii hehe

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, tenho um passat 1975, não pago IPVA, mas o dinheiro que eu pagaria eu compro pneus novos, pastilhas de freio, etc.. uma manutencao geral no carro, o motor não é AP, é um 1.5 BR se alguem for dizer que eu tenho um AP fuderozão...kkk. Mantenho ele no estado de "quase" original, não posso colocar placa preta pois usa distribuidor eletronico , rodas nao originais e 5 marchas (esse modelo só saiu 4 marchas). Voltando ao assunto, Tem carros que eu vejo na rua muito mais novos e em estado deplorável. Fico pensando como um cara com um carro mais novo que o meu nao ter condiçoes de dar uma arrumada no motor, pneus, suspenção, coisas bem basicas para manter o carro em bom estado. Com certeza não passarei na inspeção veicular. Legal não???

    ResponderExcluir
  16. É maninho isso é mais comum do que parece. Em grandes centros, nos bairros de periferia se vê cada absurdo, fora que sempre tem uns FDP que colocam essa merda ambulante em pistas e andam relativamente em alta velocidade. O foda é que brasileiro é uma merda. Um pode estar com seu carro bem cuidado, seguro, impostos, tudo em dia e certinho ai vem um FDP desse numa merda motorizada dessa e te mata, geralmente bebado e não dá nada.
    O país ta essa merd aporque a maioria só pensa em si mesmo, ta q se foda pros outros, descarta segurança e ainda fode a vida de quem realmente é produtivo. Só cuidado com as caronas hein, lembrei daquele filme: a morte pede carona.

    ResponderExcluir
  17. "Um pode estar com seu carro bem cuidado, seguro, impostos, tudo em dia e certinho ai vem um FDP desse numa merda motorizada dessa e te mata, geralmente bebado e não dá nada."

    Ou vem um fdp em um carrão com seguro, bêbado e te mata e o pior, além de matar você e sua FAMILIA sobrevive por andar em um carro seguro e você com uma merdinha nacional ou outro qualquer fabricado na america do sul, é preconceito isso, vejo gente com carro velho e caindo aos pedaços andando a 60km na estrada e mille passando a 140~150, ou carros mais potentes que acham que é um f1 que com o menor espaço já querem ultrapassar, quem causa o acidente ? todos, uns pelo excesso, e outro por deixar o transito lento.

    ResponderExcluir
  18. "FBIV10 disse...

    Pessoal, tenho um passat 1975, não pago IPVA, mas o dinheiro que eu pagaria eu compro pneus novos, pastilhas de freio, etc.. uma manutencao geral no carro, o motor não é AP, é um 1.5 BR se alguem for dizer que eu tenho um AP fuderozão...kkk. Mantenho ele no estado de "quase" original, não posso colocar placa preta pois usa distribuidor eletronico , rodas nao originais e 5 marchas (esse modelo só saiu 4 marchas). Voltando ao assunto, Tem carros que eu vejo na rua muito mais novos e em estado deplorável. Fico pensando como um cara com um carro mais novo que o meu nao ter condiçoes de dar uma arrumada no motor, pneus, suspenção, coisas bem basicas para manter o carro em bom estado. Com certeza não passarei na inspeção veicular. Legal não???"

    É mais ou menos igual ao meu caso. Não pago IPVA também, mas tem o licenciamento que se faz todo ano. Tô juntando grana pra retificar o motor, olha que ele ainda está razoavelmente bom, porém tá queimando óleo e enxarcando as velas (só quando acelera muito), mas de resto dá pra viver "sem arrumar" por mais alguns anos.

    Aliás, meu carro está "à venda", se alguém quiser, é só falar. Se eu não vender, até o final do primeiro semestre arrumo o motor.

    P.S.: Já troquei os pneus.

    ResponderExcluir
  19. É o que os colegas aqui estão falando é o que penso também, se tem carros antigos, com 20, 25 ou 30 anos de uso, mas bem conservados e em condições de rodar, esses não devem ser penalizados por causa de latas velhas que nem esse Chevette do post do colega, mas como eu disse, aqui em Sampa é foda, pois mesmo que o carro esteja em condições precárias, se ele passar na CONTROLAR, está tudo certo e ele volta a rodar, enquanto que muitos carros antigos em perfeitas condições de uso são reprovados na CONTROLAR porque não passaram nas emissões de poluentes.

    ResponderExcluir
  20. Na boa... transporte público nesse país é uma porcaria!

    Alguém já parou para pensar como muitas pessoas que trabalham em locais de acesso complicado ou até mesmo que tenham horário de saída em horários que ônibus,trens,metrô,barca e o que mais tiver de transporte ter acabado o serviço?

    Está na cara que o som do veículo já devia ser ''herança'' do antigo proprietário e que ele ainda tem esta ''jabiraca'' como meio de transporte e principalmente como forma de levar sua filha ou até mesmo algum parente em um hospital ou colégio quando necessário.
    Cada um paga o que pode, mantém como pode e ainda trata dos seus bens à sua maneira.O que não pode é acontrecer de existem pessoas que só porque estão acostumadas a andar em carro novo todo ''bacaninha'' é exculaxae o pobre do cara que deve ganhar uma ninharia de salário e só ter aquele carro em péssimo estado como meio de transporte.

    Defendo os antigos porque sou membro do Gurgel Clube/RJ e Gurgel Guerreiro(Fórum Nacional), mas as vezes temos que parar e perceber que existe um abismo social e econômico criado pelo próprio governo quando impõe essas prestações absurdas,que o cidadão tem que andar até o carro virar os flintstones com um poracria de ferro a poder manter um carro 1.0 com prestação.

    No dia em que banco mandar mais que o governo essas ''latas velhas'' que rodam pelo interior do Brasil vão diminuir ou acabar,isso é fato!.

    ResponderExcluir
  21. Rafael Barcellos disse...
    Na boa... transporte público nesse país é uma porcaria!

    Alguém já parou para pensar como muitas pessoas que trabalham em locais de acesso complicado ou até mesmo que tenham horário de saída em horários que ônibus,trens,metrô,barca e o que mais tiver de transporte ter acabado o serviço?

    Está na cara que o som do veículo já devia ser ''herança'' do antigo proprietário e que ele ainda tem esta ''jabiraca'' como meio de transporte e principalmente como forma de levar sua filha ou até mesmo algum parente em um hospital ou colégio quando necessário.
    Cada um paga o que pode, mantém como pode e ainda trata dos seus bens à sua maneira.O que não pode é acontrecer de existem pessoas que só porque estão acostumadas a andar em carro novo todo ''bacaninha'' é exculaxae o pobre do cara que deve ganhar uma ninharia de salário e só ter aquele carro em péssimo estado como meio de transporte.

    Defendo os antigos porque sou membro do Gurgel Clube/RJ e Gurgel Guerreiro(Fórum Nacional), mas as vezes temos que parar e perceber que existe um abismo social e econômico criado pelo próprio governo quando impõe essas prestações absurdas,que o cidadão tem que andar até o carro virar os flintstones com um poracria de ferro a poder manter um carro 1.0 com prestação.

    No dia em que banco mandar mais que o governo essas ''latas velhas'' que rodam pelo interior do Brasil vão diminuir ou acabar,isso é fato!.



    Colega, eu também gosto muito de carros antigos, sou um grande fã de Fuscas e o que posso dizer é que hoje qualquer um pode comprar um carro zero financiado em prestações a perder de vista, pode até parecer que meu comentário está fora da realidade, porém basta dar uma volta pelas ruas brasileiras que você verá que carros com mais de 25 anos de uso nas ruas são poucos e quando me refiro a "latas velhas" não estou falando dos carros antigos e sim dos carros velhos (pois afinal entre carro antigo e carro velho tem uma diferença muuuuuuuito grande) que já não tem mais a mínima condição de rodar nas ruas como esse Chevette que o colega citou aqui no tópico, esses sim tem que ser tirados de circulação.

    ResponderExcluir
  22. Isso é meio que um retrato da sociedade brasileira atual. A renda aumentou, mas o povão não prioriza o que é mais importante e gasta com bobeiras ou coisas supérfluas. Tem até uma foto na época da reintegração do pinheirinho de um cara deixando sua casa, carregando uma TV lcd. Tudo consequência da má educação...

    ResponderExcluir
  23. O que eu acho é o seguinte, realmente tem alguns manolos que compram carros antigos e só ligam pra comprar um som e rebaixar o carro, mas também tem gente realmente pobre que tem um carrinho caindo os pedaços pra poder manter o sustento da família e por isso nem sobra para a própria manutenção do carro, eu particularmente não sou a favor de a polícia sair apreendendo carro antigo pra tudo que é lado, pois eu acho que iria prejudicar algumas pessoas que realmente necessitam do carro.

    ResponderExcluir
  24. Não é pelo fato de um carro ser velho que não presta. Eu tinha uma Caravan 89 e agora um Monza 94, porém, ambos em ótimo estado de conservação. Sempre faço revisões necessárias, ando com bons pneus, faço manutenção preventiva, ando igual notícia ruim pra cima e pra baixo e nunca tive nenhum problema. num é pelo fato de pagar IPVA, impostos e o escambau que seus carros são os melhores do mundo. Agora, acho que num era nem procê reclamar, afinal, o cara tava na dele...quem perdeu o ônibus, e ainda deixou bem claro, por irresponsabilidade, foi vc...O cara, dentro da humildade e simplicidade dele, quis te fazer um favor, e agora vc descendo a lenha no cara, fosse a pé mesmo meu...Ou compra uma dessas bicicletinhas motorizadas

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.