Bicicletas vs Veículos automotores: uma guerra desleal!

Quem anda pelas ruas do Brasil costuma ver algumas pessoas andando de bicicleta, seja por esporte ou necessidade. O fato é que, de pouco tempo pra cá, o uso da bike como meio de transporte tem aumentado bastante em praticamente todas as regiões do Brasil. Pouco antes disso, muita gente descobriu a facilidade de se ter uma moto ou um carro pagando “suaves 84 prestações”.

bikepaulista Foto Rosane D`Agostinho G1[1] Mais uma vítima por atropelamento na Av Paulista (foto de Rosane D´Agostinho/G1)

Mais carros nas ruas, mais gente tirando habilitação (e por consequência mais “cabaçagens” no transito ¬¬”) e como resultado final mais dor de cabeça pra todo mundo. Mas o problema citado é apenas o “mais leve”. Alguns motoristas mais velhos (e alguns mais novos também) acham que por estar em um carro ou veículo um pouco maior são os “pika das galáxia” do trecho, e ai daquele que tentar um diálogo: a treta é certa!

Não precisamos ir muito longe para ver que a convivência entre motoristas e ciclistas é algo muito hostil: no dia 2 de Março passado uma ciclista foi atropelada por um ônibus na Av Paulista, praticamente na mesma região onde outra ciclista morreu vítima do mesmo tipo de acidente no ano de 2009 (seria mesmo um acidente?) Neste vídeo mostra um pouco de como os motoristas de ônibus de São Paulo costumam tratar os ciclistas (o player do Vimeo não funcionou, portanto vai o link para o site)

Furia dos motoristas[1] É isso que grande parte dos motoristas falam dos ciclistas, quando não os atacam! (ilustração jornal The Boston Globe)

E falando em São Paulo, esse é um local onde andar de bike lá seria o mesmo que “pedir pra morrer”. Grande parte das ruas são mal feitas ou mal cuidadas, e quando são bem conservadas são de grande movimento e costumam ter motoristas pra lá de estressados, onde para muitos acertar um motoboy em cheio é “normal”. Imagine um ciclista então? Infelizmente quem anda de bike é taxado de “pobretão”, “pé rapado” e outros adjetivos depreciativos, quando não chamado de irresponsável devido a outras pessoas que fazem malabarismos e cabaçagens no trânsito, e assim manchando a classe ciclística.

Kiko001[1] Essa é uma das partes atingidas na minha queda de bike em Julho de 2011, onde além do braço ralei a perna esquerda e alguns danos na bike. (arquivo pessoal)

Nem mesmo nós do blog escapamos: em Julho de 2011 eu caí voltando de um treino de ciclismo de estrada devido a um trecho mal conservado na rodovia BR 101 sentido sul, na altura do bairro Ilhota em Itapema /SC Como resultado tive o braço e a perna esquerda bem ralados, um joelho inchado e um dedo cortado, sem contar os danos causados na bike. (cambio traseiro torcido e arrancado do quadro, quadro com alguns ralados e os dois aros empenados)

Já o editor chefe do blog, o BA Manager, foi atropelado quando voltava da faculdade na noite passada (mesma data da morte da ciclista na Av Paulista). Ele vinha por uma ladeira molhada e um Fiat Siena entrou na contra-mão para entrar em um condomínio (Lei de Gerson imperando ¬¬”), e por conta disso causou algumas escoriações e alguns pontos no joelho direito e em um dedo. Por sorte o mesmo motorista que fez a cagada manobra irregular prestou socorro imediato e o encaminhou a um hospital. Felizmente ele já está em casa se recuperando. Em ambos os casos, o capacete foi essencial para evitar um dano ainda maior. Pena que, mesmo com o uso do capacete, eles não puderam evitar as mortes recentes citados no começo do post.

UPDATE: veja como ficou o capacete do BA manager após a queda:

Capacete ralado[1]No destaque, a área onde o capacete teve contato com o asfalto.

Nota do Editor
Alguns dos leitores do blog já sabem da minha relação com as bikes, e muitos sabem das “tretas” que é andar ao lado de motoristas despreparados psicologicamente, fato agravado quando se está em ruas mal conservadas e/ou estreitas demais. Muita gente acha que ter um carro é sinônimo de “status, poder e liberdade”, mas isso logo cai por terra ao ver que isso tem um custo, seja ele o IPVA, preço dos combustíveis ou até mesmo o tempo perdido em um engarrafamento. E é nessas horas que os recalcados aparecem ao ver uma bike passando tranquilamente ao lado: muitos já tentaram me fechar ou falar alguma merda, mas meu instinto de sobrevivência aliado a experiência no trânsito me faz escapar dessas armadilhas.

É simplesmente bizarro ver uma simples pessoa acabar se transformando em um monstro assim que entra em um carro, mesmo não sendo o dela! (muitas das cagadas que presenciei, e acabo vendo até hoje ocorre com gente utilizando carros alugados) Ao girar a chave no contato, é como se outra pessoa estivesse no lugar, tipo “baixando o santo” mesmo. Isso me dá medo! No caso do BA Manager, ficou claro que mesmo tomando todos os cuidados necessários sempre haverá um espertalhão (ou um desatento) prestes a mandar a gente pro limbo, independente de estar-mos de bike ou mesmo a pé. Temo que o nosso editor chefe abandone a bike novamente, ainda mais agora que começou a gostar disso (além de fugir das “latas de sardinha” super lotadas e com tarifas mais caras a cada dia)

Muitos querem sua liberdade de locomoção, e a bike é a escolha mais acessível, mas enquanto houver motoristas assassinos e ruas mal planejadas (aliada a falta de locais específicos para bikes) esta guerra ainda irá ceifar mais vidas que apenas querem se locomover. Só espero que a classe ciclística não chegue ao ponto de portar armas e “caçar” estes motoristas. Os ciclistas não saem as ruas para caçar briga com motoristas e nem discutir na rua, eles só querem ir ao destino desejado e com segurança. Seria pedir demais?

Ciclist with machine gun[1] Será que os ciclistas começarão a andar assim para se defender?

#TENSO! O.o”

Fonte: G1, fotos Rosane D´Agostinho/G1, Kiko Molinari Originals® (arquivo pessoal) e divulgação, ilustração jornal The Boston Globe. Texto e edição Kiko Molinari Originals®

26 comentários:

  1. isso ai é um problema , o pior é o numero de ciclovias que é quase nulo , me fez lembrar de ontem quando um cara atropelou um motociclista e fugiu sem prestar socorro , uns metros dali ele capotou a Saveiro(apzeiro + treiskilimei=*erda) que não prestou mais , os caras ainda tão no hospital , a coisa foi feia

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  2. Mas os ciclistas também não facilitam para eles. Anda na contra-mão e pior, proximo ao canteiro central. Fora as ultrapassagens sem prestar atenção e os furos nos sinais. Certa vez quase atropelei um ciclista porque ele achou que a entrada da curva seria um excelente e seguro lugar para cruzar a BR sem olhar para trás.

    Não estou dizendo que é culpa apenas dos ciclistas, mas ambas as partes não fazem por merecer.

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  3. Bem lembrado Paulo Freire: por culpa de ma minoria todo motorista acha que quem anda de bike é irresponsável, o que não é verdade.

    Já cansei de ver gente me olhando de cara feia quando digo que uso a bike para me locomover, ainda mais que não possuo carro. Muita gente me fala para "me apegar a uma bíblia" (se referindo ao carnê da financeira para ter um carro ou moto), mas simplesmente ignoro pois da ultima vez que comecei a citar os benefícios de se usar a bicicleta corretamente eu fui taxado de "alienado", e antes de encerrar a conversa mandeu uma "patada": "-ok então, fique ai no sedentarismo criando pança e reclamando de dores!" Só faltou o cara me pegar pelo pescoço!!!

    Outro fator complicador é a falta de sinalização e locais específicos para bikes, e quando existem são em grande maioria mal planejados e induzindo o ciclista ao erro (aonde moro tem um exemplo bem em frente de casa)

    Abs
    Kiko Molinari

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  4. IMPUNIDADE.
    Hoje nego dirige sem habilitação, IPVA vencido, manolos em motos fazendo barbaridades, se matar alguém não pega nada, responde em liberdade, enfim, o Brasil tá falido e geral tá cagando pra fiscalização e leis.

    Quando andava de bike em 90 e pouco, tive que fazer um cursinho pra ciclista q ensinava qual lado certo do acostamento andar em rodovia, sinalização com braço e etc, mas tem cada animal andando de bicicleta, hj mesmo voltando do supermercado um ciclista cruza na minha frente da esquerda pra direita de repente, freiei encima do sujeito.

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  5. o foda é que tem mto bicicleteiro filho da puta que ao invés de simplesmente usar a porra da bicicleta com responsabilidade fazem questão de procurar confronto com motoristas, daí termina mal mesmo...
    http://cripplerooster.blogspot.com/2012/02/bicicletas-no-transito-falta.html

    o que tem de bicicleteiro pobre que realmente acaba usando a bicicleta por necessidade e de vez em quando se coloca em risco por desconhecimento (alguns até são analfabetos e por isso não conseguiriam tirar carteira de motorista), principalmente em cidades de interior, é uma coisa de doido... mas aqueles "cicloativistas" metidos a besta tem que morrer mesmo, o problema é que ao invés de pular de um prédio eles preferem se matar fazendo merda na rua pra incomodar um motorista...
    http://cripplerooster.blogspot.com/2011/06/consideracoes-sobre-os-cicloativistas-e.html

    e a arrogância dos "cicloativistas" dispensa maiores apresentações...
    http://cripplerooster.blogspot.com/2011/08/nao-e-possivel-ter-uma-unanimidade.html

    fora isso, no geral a malha viária é mal-planejada e isso acaba atrapalhando mais ainda...

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  6. Sinceramente, sou um ciclista, mas depois de ter entrado na auto escola, percebi que a maioria dos ciclistas São FDPS, pq aqui tem uma "pista" bem no acostamento da Avenida, mas a maioria anda pelo lado errado e fazendo zigue-Zague, e foi um dos motivos de levar várias chamadas do meu instrutor.

    Porem tem aquele faotr, para todo bom ciclista/ motorista vai ter o mal condutor, então é torcer e ficar atento a todo tempo ^^

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  7. Isso tudo é reflexo de um pais onde as leis não são respeitadas e a vida perdeu seu valor, cada morte só serve para aumentar a estatística do desrespeito as regras de transito, o problema não esta apenas na falta de ciclovia ex: Índia, o maior problema é desrespeito com o lado mais frágil do transito, pedestres ciclistas e motociclistas a possível solução ou melhor punição? Cadeia sem esse negocio de fiança, cai uma vez de bike em uma avenida movimentada o motorista do ônibus quando me viu no chão não reduziu fez foi acelerar demonstrando que ou eu corria ou morreria, aposentei no mesmo dia a magrela.

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  8. Não chego a ser um ciclo-ativista a ponto de ser radical em só usar bike pra tudo, mas na boa, tem muita gente q tem sim condição de ir pro trabalho/escola/faculdade de bike sim! Eu amo dirigir, mas não dispenso a bike. Faço o seguinte esquema: um dia de bike e outro de carro, quer dizer, é um método que muita gente pode fazer durante a semana. O foda é que nossas cidades são mal planejadas e desorganizadas dimais pra bicicletas, ônibus, pedestres e até pra carros! No caso de São Paulo onde congestionamentos são normais, ou se pensa AGORA num projeto de mobilidade eficiente (sei la, integração bike/onibus/metrô) ou em pouquissimo tempo a cidade vai travar de vez!
    Pra quem pedala, sabe o prazer de se passar di boa ao lado de um monte de carros parados num engarrafamento, cheio de motoristas estressados rss.

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  9. Semana passada quase atropelei um Ciclista que estava andando no meio da rua , e pior ele ainda queria tirar satisfação e dizer que ele estava certo e eu que deveria aprender a "respeitar" os outros .
    Acho que a bicicleta pode ser sim um otimo meio de transporte , desde que usada corretamente .

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  10. Uso bicicleta desde a infância e percebo o quanto ciclistas e motoristas não se dão bem, simplesmente é uma batalha para ver quem manda, fez me lembrar o caso do "GOLF PRETO"...

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  11. isso me lembra q aconteceu ano passado do Filhadaputa do golf q fez boliche nos ciclistas,ainda impune
    mas também tem mtos ciclistas folgados q se metem no caminho dos motoristas

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  12. Bom, eu acho que bicicleta é um transporte como outro qualquer. Requer pessoas habilitadas (tanto de bom senso como de capacidade pra pilotar seu meio de locomoção) e respeito as normas de segurança. Como os camaradas de cima disseram, o que acontece é que muitas vezes as pessoas acham que tem mais razão que as outras e acabam provocando acidentes, como foi citado por algum amigo aí em cima em principal os "Cicloativistas", e o pior é a mídia, que sempre defende o que acha correto, não os fatos verdadeiros.Quem não se lembra daquele homem do Golf que atropelou os ciclistas que interditaram a rua pois estavam depredando seu carro e ameaçando seu filho? A Globo não sossegou até botar o país inteiro contra o cara...

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  13. SINCERAMENTE, acho corretissimo andar de bike nos grandes centros, mas vamos combinar, porque andar na AVENIDA PAULISTA?! PORRA BROTHER, anda pelas ruas paralelas..ou mesmo com cuidado pela calçada, afinal, nao esta correndo...é foda, nego de bike no transito nao tem como dar certo

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  14. Bando de filhos da puta esses motoristas de ônibus, deviam queimar os ônibus com eles dentro!

    Apesar que não são só eles que são assim. Esses dias estava andando com meu pai de bicicleta, num bairro considerado até tranquilo. Ele estava do lado direito e eu estava no esquerdo, ambos na margem da rua, dando espaço pra quem estivesse atrás de mim, que pudesse passar. Aí estava indo mais pro canto, pois percebi que tinha um carro atrás de mim, um Ecosport (ano 2008 pra frente). Tinha uma caixa de entulho, passando ela, fui mais pro canto. Só que o cara do Ecosport, ao passar a gente, deu uma buzinada em tom provocativo, sem necessidade de fazer isso. Aí vi meu pai e o cara do carro trocando gestos (tipo abanando com as mãos). Aí eu falei "isso foi pro meu pai e talvez pra mim". Fui atrás do cara do Ecosport, quando o alcancei, ele desceu e meu pai já foi logo questionando da buzina. O cara desbaratinou dizendo que fez isso apenas pra "nos avisar". Aí trocamos mais algumas palavras e cada um seguiu seu caminho.

    Se isso acontece com quem é ciclista, imagina com quem não é (como eu e meu pai). Até minha mãe quase foi atropelada por um carro que infelizmente nem ela e nem quem tava perto conseguiram identificar. A sorte é que só entortou o pedal e ela torceu um pouco o pé e ralou o braço na queda.

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  15. Só pra constar: Li alguns comentários aqui e percebi que as opiniões estão bem divididas. Eu nunca tive problemas com ciclistas no trânsito, nem o meu pai. A única coisa que já aconteceu com ele, foi quando meu pai estava passando o sinal (amarelo) de carro e de repente, um ciclista bateu na lateral do Corcel (carro da época dele, e eu era pivete ainda). Claro que, mesmo o ciclista estando errado, depois de algumas discussões, meu pai colocou a bike no porta-malas e o levou no hospital mais próximo.

    Então acho que é questão de convivência e respeito, não faz muito tempo que tenho minha carta e que dirijo. Espero nunca ter problemas com os ciclistas, e olha que sou encrenqueiro pra caralho no trânsito (isso quando não estou errado).

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  16. ok, já que estão todos deixando suas opiniões... (lí só metade rsrs) eu n vejo carros, n vejo motos, n vejo bikes, nem pedestres... prefiro ver todos como seres humanos, uns que podem ir mais rápido... outros mais devagar... uns ocupam mais espaço... outros menos...n sei pq as regras são diferentes... somos todos iguais... nascemos, vivemos, morremos... a vida é muito curta pra essas divergências preconceituosas... só sei de uma coisa, uso carro, uso bike, caminho as vezes, uso busão, e acho incrível como o ser humano é ruim! custa mais 5 minutos de atraso no serviço que uma vida??? eu ando de bike em locais de transito caótico, quando vejo que posso acompanhar a velocidade dos outros eu vou embora, uso as faixas, muitos me chingam pois não aceitam andar atras de uma bike, mesmo sabendo que a bike n pode andar mais rápido "por causa do carro da frente"!!! quando o transito flui e não posso mais acompanhar, eu n fico atrapalhando, saio pro canto o masi breve possível, sinalizando e confirmando com contato visual, dixando bem claro "vou atravessar na sua frente ok? to indo ali pro cantinho" mas a carrocracia ainda impera no nosso país, e vai continuar, alguns dizem q alguns deve ser feito (não será), só sei que Deus me proteje sempre que saio de casa, e então eu vou... só isso... e vai continuar sendo assim!!
    peço a todos que forem humanos aqui: mais atenção!!!

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  17. Eu já andei muito de bike na minha vida, moro aqui em São Paulo. E eu era um ciclista folgado pra C***, já fechei, muito motorista, motoboy, motorista de ônibus, pedestre sofria na minha mão, isso na minha adolescência. Hoje estou com 22 anos, tenho carro há quase 3, e amadureci pra caramba, ainda uso a bike, e quem vive aqui na cidade sabe como é, quase ninguém respeita o espaço alheio. Se você fechar alguém por desatenção, fizer qualquer erro, "nego" acha que está no direito de te ofender, te fechar, arrumar encrenca por besteira. O povo pensa que a bosta de um veículo(Carro, Moto, Bike)vai te deixar mais homem, não sabe oque você tem pra se defender, e quem você é.
    Nós temos que pensar mais, e ter consciência que também erramos. Quem aqui nunca fechou ninguém? A gente também erra.

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  18. Concordo com tudo que foi dito, mas não ahcam que, por exemplo, essas ciclofaixas são uma gambiarra viária? Não há como fazer uma ciclovia decente sem pegar uma parte da calçada, além de separá-la da via dos carros. São veículos muito diferentes. Não vejo possibiidade deles trafegarem um do lado do outro. Às vezes nem é falta de atenção ou respeito pois, um simples toque de um metal de 1 ton já suficiente pra desiquilibrar o ciclista, ainda mais que a CET vem estreitando faixas de rolamento para criar mais.

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  19. eu não tenho preconceito quanto ao uso de bicicletas, só me incomodam os tais "cicloativistas" fazendo merda e se achando os donos da verdade...

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  20. Adoraria poder andar de bike, mas como gaucho conciente não me aventuro, o povo daqui é muito mal educado no transito e alguns ciclistas também... entao quando não uso onibus (tipo ir ao trabalho, ou alguma coisa no centro de porto alegre) só uso meu carro ja que moro em Gravatai RM de Porto Alegre... Aqui se pra carro ja tem que ter coragem imagina de bike!

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  21. Num país onde a impunidade. falta de educação e desigualdade imperam, é impossível sonharmos com um trânsito ou mesmo uma qualidade de vida (tranportes e tals) decentes.
    A questão é ética e bem mais profunda do que carros x bikes.
    É uma questão cultural... cada um se importa mais consigo mesmo e que se foda o outro, gerlamente na guerra do trãnsito, o tamanho do veículo corresponde ao tamanho da coragem e da folga do individuo que o guia... sendo assim, sobrevive quem é mais atento e esperto.
    Sinceramente, temos que repensar o modo como vivemos, seja motorista, motociclista, pedestre, ciclista, skater etc.
    Abraços

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  22. A maioria daqueles "ciclistas" que eixigem respeito, que vão p/ TV atrás dos seus direitos,que são as "vítimas" do trânsito caótico, são os mesmos trouxas que furam o sinal, que andam na calçada, que atravessam na frente dos carros na hora que bem entendem, que deitam no meio da Av. Paulista para protestar, etc, etc...

    Nada contra os que usam a bicicleta com consciência que têm direitos e deveres (a maioria acha que só tem direitos), esses sim merecem todo respeito...os outros me enojam e certas horas têm o que merecem.

    Mesmo os espertos quando morrem são 'sempre gente boa', não existe morto otário..com motoboys é a mesma coisa, são os coitadinhos..incrível!

    Repetindo, NADA CONTRA QUEM USA A BICICLETA COM RESPONSABILIDADE.

    PS: Me enojam da mesma forma os motoristas e motoqueiros de merda que lotam as ruas e estradas. Viajo demais, e vejo muita merda, não só de ciclistas.

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  23. A maioria daqueles "ciclistas" que eixigem respeito, que vão p/ TV atrás dos seus direitos,que são as "vítimas" do trânsito caótico, são os mesmos trouxas que furam o sinal, que andam na calçada, que atravessam na frente dos carros na hora que bem entendem, que deitam no meio da Av. Paulista para protestar, etc, etc...
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    esses filhos da puta desses "cicloativistas" estão no mesmo patamar dos veados da parada gay, querem mandar demais...

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  24. Meu caro, boa recuperação para você, torço para que você consiga se recuperar logo.

    Você tem razão quanto a atitude de alguns motoristas irresponsáveis, mas também não podemos nos esquecer dos ciclistas que não respeitam o transito, que não andam na ciclovia quando ela está disponivel, que não observam o transito antes de atravessar uma rua, fora os que insistem em simplesmente não observar o que acontece a sua volta.

    Infelizmente esta guerra ceifa muitas vidas, se não por acidente, por meio de brigas bestas.

    Quem sabe um dia sejamos mais civilizados.

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  25. a globo sempre é contra o kra vai ver ele queria q os ciclistas saissem da sua frente e eles ñ sairam,e deu nisso.....passados 1 ano

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  26. O problema é que na Av. Paulista não tem ciclovias e mesmo assim eles andam no meio dos carros, ai acontece isso que está no video quando eles encontram alguém mais ignorante.

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