O Nissan Kicks acaba de ter sua
produção iniciada na fábrica de Resende (RJ). O crossover compacto era
importado do México e agora sai da mesma linha de produção dos irmãos menores
March e Versa. Para receber o utilitário-esportivo, o complexo industrial
recebeu investimento de R$ 750 milhões, novos equipamentos e treinou 700
trabalhadores para montar o novo carro.
“A produção do Nissan Kicks em
Resende é o resultado da união da grande capacidade profissional dos nossos
funcionários com o que há de mais moderno em termos de tecnologias e processos
de produção”, afirma Hitoshi Mano, vice-presidente de manufatura da Nissan
América Latina.
Entre as novidades, a planta da
Nissan no Rio de Janeiro adotou mais de 150 novos equipamentos e novas áreas na
linha de produção e na inspeção de qualidade. Na pintura, há dois novos
processos de mascaramento para atender às especificações do Kicks, como a
pintura da carroceria em dois tons.
O processo de pintura conta com o
sistema “3 wet”, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida a
do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os
robôs utilizam cartuchos para a pintura, a base de água, o que diminui a perda
de tinta e solventes, reduzindo a emissão de compostos orgânicos voláteis
(COVs). No total, são utilizados 10 robôs e também operadores especializados em
pintura.
De acordo com a marca, os funcionários
foram treinados no Global Pilot Line, centro piloto das linhas de produção da
Nissan, na planta de Oppama, em Yokosuka, no Japão, e também na fábrica de
Aguascalientes, no México, onde o Kicks já é fabricado. A intenção da Nissan é
manter o mesmo nível de qualidade do Kicks mexicano.
O Nissan Kicks nacional estreará
nas concessionárias em breve, inclusive com novas versões de acabamento (mais
em conta) e opção de transmissão manual.
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