Nissan Kicks começa a ser produzido em fábrica no Rio de Janeiro


O Nissan Kicks acaba de ter sua produção iniciada na fábrica de Resende (RJ). O crossover compacto era importado do México e agora sai da mesma linha de produção dos irmãos menores March e Versa. Para receber o utilitário-esportivo, o complexo industrial recebeu investimento de R$ 750 milhões, novos equipamentos e treinou 700 trabalhadores para montar o novo carro. 

“A produção do Nissan Kicks em Resende é o resultado da união da grande capacidade profissional dos nossos funcionários com o que há de mais moderno em termos de tecnologias e processos de produção”, afirma Hitoshi Mano, vice-presidente de manufatura da Nissan América Latina.

Entre as novidades, a planta da Nissan no Rio de Janeiro adotou mais de 150 novos equipamentos e novas áreas na linha de produção e na inspeção de qualidade. Na pintura, há dois novos processos de mascaramento para atender às especificações do Kicks, como a pintura da carroceria em dois tons.


O processo de pintura conta com o sistema “3 wet”, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida a do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, a base de água, o que diminui a perda de tinta e solventes, reduzindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs). No total, são utilizados 10 robôs e também operadores especializados em pintura.

De acordo com a marca, os funcionários foram treinados no Global Pilot Line, centro piloto das linhas de produção da Nissan, na planta de Oppama, em Yokosuka, no Japão, e também na fábrica de Aguascalientes, no México, onde o Kicks já é fabricado. A intenção da Nissan é manter o mesmo nível de qualidade do Kicks mexicano.


O Nissan Kicks nacional estreará nas concessionárias em breve, inclusive com novas versões de acabamento (mais em conta) e opção de transmissão manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.