Verdades sobre o Honda Civic

civic
Honda New New New New Civic 2020

Certamente você deve conhecer o Honda Civic. Aquele carrão idolatrado pelos donos, inquebrável e tal... Mas aqui você vai conhecer as verdades deste japonês! (Por questão de espaço, trataremos apenas das versões e gerações oferecidas no Brasil, mas dá para resumir os modelos anteriores em uma linhagem mais sem graça que o Troller atualmente *troll*).

Quinta Geração
civic lowrider (2)[2]
Na falta de um Impala ou Landau, vai um Civic mesmo...

Esta geração foi uma das mais interessantes, especialmente no que diz respeito à quantidade de carrocerias: sedan, coupé, hatch e o Del Rey Sol, um targa raro no Brasil.

93-97-Honda-Del-Sol-G35-Full-Body-Kit-Conversion-39844-B-HODE93-G35FK-02
Infiniti? Não, um Del Sol gambiarrado…

Destaque para o Variable Valve Timing and Valve Lift Eletronic Control, ou simplesmente comando VTEC, que acompanha o Civic até os dias de hoje. Apesar do bom pacote de equipamentos, o porta-malas do sedan tinha ridículos 286 litros de capacidade. E na época era mais fácil ganhar na loteria do que achar a concessionária.

Sexta Geração
0506201127005062011272
O Civic sofre muito com o Xullying no mundo inteiro

A Honda resolveu encaretar o Civic, na tentativa de brigar de frente com os sedans velhinhos cadeirantes: Corolla e Vectra. O sedan ficou até mais moderno que o anterior, mas somente esta carroceria passou a ter produção nacional – os outros modelos eram deixados de lado. Pena mesmo dava da versão LX-B, capada a ponto de não ter sequer ar-condicionado, um verdadeiro mico de mercado.

Vale lembrar que a desvalorização do Civic era de 56% ao dia – quem comprou o anterior viu a nova geração em 1996 e a produção brasileira em 1998. O Civic ganhou depois um derivado utilitário-esportivo, o Honda CR-V. Um dos ilustres donos foi o apresentador Gilberto Barros, que antes tinha um Corsinha (e, por sinal, não cabia nele).

Honda-Civic_Hatchback_1995_1600x1200_wallpaper_03
É possível encontrar raros Civic Hatch andando fora dos ferros-velhos

Sétima Geração
kc-civic23

Em 2001 o Civic recebia melhorias significativas, embora detalhes como a falta de cinto de três pontos no meio do banco de trás e a lentidão do motor (agora 1.7) perante aos rivais continuavam. As vendas começaram a cair com o lançamento do Corolla Bad Brad Pitt, em 2002. A Honda ainda gambiarrou o Civic na linha 2004, colocando frente de Accord, o que não levantou o astral, nem as vendas.

Atual Geração – O Niu Civique!
05062011283
Típica tarefa de um dono de Civic

A partir da oitava geração, o Civic voltou a ser um carro desejado por jovens. Era aquele tipo que fazia a alegria mais de quem via do que de quem tinha. O que chamava realmente a atenção era o quadro de instrumentos, “nave espacial” para alguns babacas que não conheceram os Monza e Kadett mais completos. A suspensão era esportiva, dura mesmo, na cidade. E, além do porta-calcinhas de 340 litros, o New Civic passou a beber feito uma desgraça depois que lançaram o Flex.

Com o tempo foi comprado por todo tipo de gente, e não pelos que tinham bom-gosto como antigamente. Assim foram surgindo exemplares bizarríssimos.

IMG_0743[3]
Civiquera Mano Tuningue

Em 2007 os pilokos podiam optar pelo Civic Si, o primeiro nacional que vinha com LSD de fábrica (não é à toa que todos eram dorgadássos pelo carro…). Se ele não era o mais potente fabricado no Brasil, ao menos perdia de apenas um pônei maldito para o Golf GTI! No exterior haviam as novas versões coupé e hatch, que a Honda fez o favor de nunca trazer oficialmente para cá.

Depois que o City surgiu, em 2009, as vendas do Civic rolaram o barranco. Bela ajuda ele deu... Hoje ambos os sedans da Honda tomam uma benga do Kia Cerato e do Toyota Corolla nas vendas.

Próxima Geração
Honda-Civic_HF_2012_1600x1200_wallpaper_01
Versão híbrida, com rodas "retrô"

Como todo bom VIP, já tem gente aguardando a nova geração do Civic, que deve ser lançada em fevereiro de 2012. Pena que eles não desfrutarão por muito tempo de seus carros, visto que a data da primeira revisão coincidirá com o fim do mundo...

Velozes e Idiotas
1998-honda-civic-dragon-theme
Pela mãe do guarda...

Infelizmente, um dos carros metidos no roteiro do primeiro filme “Velozes e Furiosos”, de 2001, foi o Honda Civic, no modelo coupé de quinta geração. A partir daí começaram a tunar estes modelos, inclusive no Brasil, onde são raros. Esqueceram-se de uma coisa: descontinuado há anos, não seria tão fácil manter um makinão tunado como um New Civic de médico. E assim, vários começaram a padecer de atenção, isso sem contar as versões mais novas que também caiam nas mãos dos tuneiros.

honda-civic-hatch-carrefour-mp-sueli
Os manolos querem, mas não aguentam manter...

Além disso, o Need For Speed Underground continuou a incentivar a customização do Civic. Com o tempo, outros games caíram na mesma maldição.

Dub DuBão
www_myride_com_br2010-08-11_00474 honda civic
O Civiquera "niu" agradou em cheio aos "playboys de posto"

Apesar do sucesso do Civic como tuner car, quem tinha o modelo sedan não se arriscaria em mudanças espalhafatosas demais... E assim muitos deles passaram para o estilo DUB. Perceba que quase todos os Civic de gerações anteriores estão ostentando rodas maiores e som forte...

E alguns New Civic também estão seguindo o estilo DUB. Não é difícil achar um com redondas aro 20”.

Verdades
  • O New Civic mais emocionante sem dúvida é o LX automático (comprado com isenção de impostos, para deficientes físicos). Ele tem até chip "moderador de potência", que o faz render 15 cavalos a menos, pra se enquadrar na lei da época.
  • Geralmente, os donos de New Civic e Vectra se encontram ao mesmo tempo no posto de gasolina.
  • O freio de mão do velho Civic é tão grande e alto que o Kid Bengala ficou com inveja.
  • Se na conversa de bar lhe disserem que o Civic é econômico, pergunte a profissão do dono. Ele só estará certo se for médico ou advogado…
  • Repare que os Civic coupé de Velozes e Furiosos tinham um ronco digno de AP…
  • Se você acha o painel do New Civic ridículo (é difícil, mas tem gente que acha…), “agradeça” pela Honda não ter trazido o volante de dois raios da versão norte-americana…
0509_04_2006_Honda_Civic_Si_Interior_View_Dashboard-ucc
  • Hoje é mais fácil comprar um Civic do que uma caixa de fósforos, porque tem que dar entrada na caixa e só dá para pagá-la em no máximo 10x sem juros.
  • É comum ver New Civic com aqueles borrachões pretos instalados fora da fábrica. Também né, é impossível enxergar o capô. E alguns donos tem preguiça de instalar os sensores de estacionamento na frente.
  • Para reconhecer um “novo-rico” ao volante de um New Civic, é só reparar se ele deixou a janela aberta e não ligou o ar-condicionado!
  • Com Fit, City e CR-V na linha, a Honda tinha que ter uma opção para homens… É o Accord.
  • Alguns manolos já levaram seus New Civic Si pro racha, mas sempre são humilhados por qualquer Golzinho AP.

28 comentários:

  1. Eu gosto do Niu Sivique, mas nao tenho coragem de comprar devido as manolagens...de fato é um puta carro, mas sei la.. inovou tanto que enjuou rapido.

    DUB num carro com design esportivo? nada a ver..

    Umas Enkei ou Oz combinam muito mais com o estilo do carro, mas ngm faz..

    ResponderExcluir
  2. logo aparece algum vileiro miserável encabritando um motor mais "genérico" no niu sivique...

    ResponderExcluir
  3. falto essa versao

    http://www.autoscar.com.br/upload/imagens/veiculos/HDB4189a.JPG

    ResponderExcluir
  4. é o SI ta indo no caminho do AP. Na net tem uns caras tretando ai.. uns defendendo um tal de Civic BlackBull contra os APzeiros claro...

    ResponderExcluir
  5. Esse ai é mais um (fortíssimo) candidato a virar carro de manolo do futuro, junto com o Ford Fusion.

    ResponderExcluir
  6. "Na falta de um Impala ou Landau, vai um Civic mesmo... "

    Nisso vcs erram. Pois o Civic que está com essa legenda, não se trata de um Lowrider e sim um estilo conhecido como EURO dentro da Cultura Lowrider/Chicana. Não é por falta de Impala, Landau, Buick nd disso! É uma outra vertente da cultura. Tem outros que rodam, porém sem a suspensão hidraulica, mas com os outros artigos da cultura como as rodas raiadas, pinturas... Enfim... E tbm é feito com outros modelos de carro....

    ResponderExcluir
  7. e parece q para instalar suspensão hidraulica como as usadas no lowrider o carro deve possuir chassis!

    ResponderExcluir
  8. O volante da versão americana do New Civic é feio demais! Pqp...

    ResponderExcluir
  9. È qe no brasil poucos tem recursos para ter um carro desse!!

    Mas um VTEC ano 1996 qe esta qase de graça aqi no brasil,com uma mexidinha nenhum carro de "pray boi" ou golzera APzão pega!!

    Só uma demostração:
    http://www.youtube.com/watch?v=QsOuLwnAdfI

    ResponderExcluir
  10. Se bem que aqui perto tem desses civic hatch(com uma puta batida na traseira,mas tem...)

    ResponderExcluir
  11. Roger disse...

    e parece q para instalar suspensão hidraulica como as usadas no lowrider o carro deve possuir chassis!

    2 de agosto de 2011 20:15

    tecnicamente não é impossível fazer a adaptação num modelo monobloco, mas um chassi tradicional ainda é mais recomendado...

    ResponderExcluir
  12. É carro de novo rico, médico, dentista e advogado. Fato!
    E aquela sigla VVTI parece um novo apelido para vagina.

    ResponderExcluir
  13. Ops, essa sigla é do Corolla. Desculpem a falha. Ah, São tão parecidos...

    ResponderExcluir
  14. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...
    Roger disse...

    e parece q para instalar suspensão hidraulica como as usadas no lowrider o carro deve possuir chassis!

    2 de agosto de 2011 20:15

    tecnicamente não é impossível fazer a adaptação num modelo monobloco, mas um chassi tradicional ainda é mais recomendado...

    até comentei isso pq vi uma reportagem com o cara q monta lowriders acho q em São Paulo, e ele falou do chassis, quem sabe eu instale um desses no meu Cliozinho??? hehehehehe...


    em falar em carro de dentista, o meu tem um New Civic, sendo q ele ja teve um da geração anterior tbm!

    ResponderExcluir
  15. Roger disse...

    até comentei isso pq vi uma reportagem com o cara q monta lowriders acho q em São Paulo, e ele falou do chassis, quem sabe eu instale um desses no meu Cliozinho??? hehehehehe...

    2 de agosto de 2011 22:53

    meu pai já teve clio... o monobloco até é bom, mas não daria conta de um sistema eletroidráulico como o de um low-rider legítimo por causa do espaço...

    ResponderExcluir
  16. eu amo o civic só q hatch,o modelo novo me perdoem ñ curti e nem o 2001
    o type r deste krro é um foguetinho sobre rodas......

    ResponderExcluir
  17. o painel do civic e bonito, mas aquelas luzes sao um pouco digamos que (abaitoladas). e todo mundo compra um ho9je em dia brevemente vai ter o mesmo destino de vectra b, qualquer mendigo vai ter um, e vai andar por ai caindo aos pedaços

    ResponderExcluir
  18. Tenso é pensar que os modelos 93~95 hatch estão sumindo/caindo nas mãos dos manolos...

    Daqui a pouco não sobra nenhum em bom estado, eu ainda quero montar um EG6 no estilo JDM... =/

    ResponderExcluir
  19. Realmente o Hatch e o coupé Velozes da 5 geração são lindos, se pudesse teria um Niu Sivique também só q mono fuel
    Infelizmente tá cheio de civiquera se arrastando rebaixado e com rodão... como comentado ninguém tuna ele com deve, ou seja como um japonez, já vi um bonito pra caralho mas não consegui tirar fotos, só lembro do aerofolho de Lancer Evo X

    ResponderExcluir
  20. Eu tive um civic 2004 e acredite! Esse foi o melhor carro que catei, tudo nele bem feito. Econômico e o motor tem boa potência, embora o peso atrapalhe um pouco, mas como to com um imóvel pra sair e uma viagem ao exterior, tive que me desfazer do bichinho, com dor no peito.

    ResponderExcluir
  21. não tenho muita vontade de ter esse Civic novo, mas eu quero muito ter um Civic EG ou EJ coupé, o carro é muito bom, tudo nele é bom...

    quase comprei um coupé há um tempo atrás, mas ai fiquei com vontade de arrumar um importado de tração traseira e desisti do Civic...

    mas ainda sim teria um a qualquer momento

    ResponderExcluir
  22. dos modelos japoneses dessa categoria eu prefiro o corolla ou o subaru impreza, mas o civic eg hatch até é bonito, se eu encontrasse um por um preço bom tentaria adaptar o sistema de tração integral que foi opcional no civic ferio da mesma geração no japão...

    ResponderExcluir
  23. Conheco um dentista q tem um Si, vejo um futuro pra ele ao lado de varios "i's" GSi/GTi... Manolização, mas acho legal o carrinho, só a versão first national tupiniquim que acho muito sem graça com aquele farolsão... Sobre o Del Rey Sol, sem comentarios aquilo era brega demais... Como de custume vcs falando da barca Del Rey eheheh ainda compro um inteirão pra mim!!!!

    ResponderExcluir
  24. Acho este um carro muito estúpido em seu conceito atual. O Civic sempre foi um carro compacto, econômico e com um bom padrão de acabamento, e devido ao bom projeto e baixo peso, sempre comportou muito bem versões esportivas e preparação pesada.
    Antes de tudo era um carro racional. Não dispunha de muitos recursos eletrônicos nem muitos mimos, mas tudo nele era feito com materiais ótimos e de grande durabilidade, as manutenções eram rarefeitas, o seguro barato e as peças, nenhum absurdo.
    Todos estes atributos, para o nosso consumidor padrão, fazem um carro sem graça, pelo visto.
    Mas aí a Honda resolveu pegar 90% do projeto e jogar uma carcaça nova (e obesa) sobre, colocar um visual de apelo jovem, transformar num flex beberrão igual a um Vectra e a coisa passou a vender quenem água: próva irrefutável de que basta um desenho moderninho para o ignorante consumidor brasileiro adorar, mesmo que o carro tenha piorado.
    O niu civique atual tem o porte de um Accord da geração anterior, porém sem nenhuma comparação em matéria de equipamentos e qualidade, só sendo equiparável em preço. Perdeu, também, economia de combustível... Mas foda-se, afinal no Brasil Civic é carro de rico (rsrs), e não tem obrigação de beber menos que um V6.

    ResponderExcluir
  25. Pelo que vi dos da maioria dos comentários o pessoal reclama pelo simples fato de não terem dinheiro para arcar com o carro ^^", a maioria fala de consumo, de revisão de preço de peças ... quem comrpa um HONDA Civic não quer saber dessas coisas ... quer a marca, quer o status quer aquilo que todos desejam e que não podem ter com seus celtas, corsas, palios e gols ...

    O carro é o que é, bonito, confortável, seguro, confiável. Hoje já não é mais o lider da categoria pois o novo Corola tem o projeto maisa tual (embora eu nem o ache tão bonito assim), mas se a Honda não fizer nada mt errado na proxima geração com certeza ele assume o posto novamente fácil.

    ResponderExcluir
  26. jopamacedo disse..

    É carro de novo rico, médico, dentista e advogado. Fato!

    E aquela sigla VVTI parece um novo apelido para vagina.

    -------------------------------------
    E de quem trabalha em tribunal ou Receita Estadual/Federal.

    ResponderExcluir
  27. Noss como tem babaca que fala merda inclusive quem escreve a matéria.
    New Civic puta dum carrão diferente dos lixos que tem por ai .......

    tenho um desde o ano 2008 nunca deu 1 pau se quer
    e ta inteiro muito melhor que alguns carros por ai que tem data de validade

    ResponderExcluir
  28. Alguem avisa para esse Bruno que ele entrou no blog errado.. O cara não entendeu nada do espírito do BA :O kkk

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.