Clio Xtreme Xuning enaltecendo o losango da Renault
Pense num carro popular. De qual você se lembra de cara? Gol, Palio, Uno, Ka, Celta... Mas são poucos os que diriam “Renault Clio”, o compacto que foi lançado nos anos 1990 e tomou rumos diferentes na Europa e no Brasil, sem contar que deve ser o carro com mais séries especiais do mundo.
No Brasil, o Clio só chegou em 1996, precisamente seis anos após seu lançamento na Europa… Isso porque seria inviável importar o carro da França; depois que a produção começou na Argentina, o compacto passou a ser importado para o Brasil.
Xuning do podre…
O Clio 1996 já incorporava alterações em relação ao modelo original. No Brasil, vinha apenas com o motor 1.6 de 74 cavalos do carroça aos olhos da CAOA Renault 19 (propulsor que, aliás, é semelhante ao CHT da Ford). Na época, não vinha com os air-bags que mais tarde fariam a fama da segunda geração no Brasil. Apesar da intenção de tomar mercado de Corsa, Palio e Gol, o preço tornou-se seu maior obstáculo.
Em 1999 chegou, com produção nacional, o Clio II. Apesar dos faróis sugerirem um rosto triste, caiu no gosto dos brasileiros ou não por oferecer air-bags duplos de série e motor 1.0 de 60 cv, que tornava o preço mais atraente. Também tinha o motor 1.6 do outra carroça Mégane de 90 cv.
Tudo bem que o Clio era moderno, alinhado à irmandade europeia, mas…
- A versão RL podia vir de série com airbags, mas nem calotas tinha. Aliado aos para-choques sem pintura, garantiam um aspecto fudido ao modelo mais simples, tal qual os peladassos que fizeram a fama deste blog em 2009...
- Os botões de vidros elétricos ironicamente ficavam no console central, posição que só é menos pior que no Peugeot 206. E mais, a alavanca de câmbio ficava praticamente no meio dos botões!
- O porta
picasmalas era suuuuper diminuto - A fechadura das portas do Clio era baixíssima, fazendo o dono ter que se ajoelhar para
fazer o boqueteinserir a chave - Os passageiros de trás eram bastante maltratados, por conta do teto de caimento acentuado na traseira, sem falar no curto entre-eixos - para se ter ideia, o vão entre o banco e o teto já foi considerado o pior entre os 20 carros mais vendidos
- Ainda bem que o Clio tinha airbags duplos de série, pois os freios eram tão ruins que, ao motorista e ao passageiro, só restavam esperar que eles abrissem
- Nada superava o vidro traseiro, que era bolhudo e chegava a distorcer a imagem da parte de trás!!
Em 2000 chegou o carro que herdava todos estes defeitos e ainda conseguia a façanha de ser o carro mais feio do Brasil: o Clio Sedan, projetado pelos turcos e que era uma clara gambiarra em cima do hatch. O terceiro volume não estava integrado à carroceria, sem falar que as novas lanternas (com os velhos piscas laranjas) eram horrorosas.
O primeiro sinal de que os tempos mudavam para a Renault vieram com o Clio Yahoo! (2001), um modelo 100% capado vendido apenas pela internet, que além de toda a pobreza do modelo RL, vinha sem os airbags frontais. Na época o motor 1.0 tinha ganhado 10 cv.
Bixera!!!
O Clio mudou para 2003, novamente baseado (iariairair) no modelo europeu. A frente mudou da água para o vinho e ficou bem mais simpática, mas a traseira ganhou apenas um tapinha (ui!), com parachoque e lanternas novas. Por dentro, a mesma tranqueira de sempre: o painel não seguiu a mudança do europeu.
Painel restrito à segunda fase do Clio II europeu
O Brasil perdeu o bonde das popuzudas
Em 2005, o Renault Clio ganhava uma repaginada total na Europa. Por aqui se dizia: “Oui, terremos o novo Clio”. Mas a informação de Dominique Maciet era pura lorota: o que ele chamava de novo Clio para o Brasil não passava de um make-up no velho. Çaporra chegou no final de 2005, apenas com parachoques reestilizados e um volante novo.
A partir daí, o Clio só perdeu espaço. As versões 1.6 e Sedan deram adeus, e chegaram os carros da Dacia Logan e Sandero, que pelo tamanho avantajado fizeram sucesso no Brasil. A Renault preparou um “relançamento” do Clio, reposicionando-o e oferecendo três anos de garantia, que mais recentemente o tirou da poeira, fazendo com que ele venda muito mais hoje do que quando era moderno e tinha airbags de série.
Está prevista mais uma maquiagem em cima dessa merda, que deverá ser apresentada em 2012. Enquanto isso, a Europa já recebe a quarta geração… Melancólico, no mínimo.
Donos
“Geeeente, que unhas horríveis!!”
Cumprimento de donos de Clio se reunindo no barzinho
Donos de Clio babam o maior testículo ovo para seus carros e geralmente pegam a mulherada, mas isso porque elas gostam mais do carro do que do dono. Assim, eles se acham até demais. E ao tomar uma bela benga de um Volkswagen (ou qualquer outra coisa) com motor AP, vão correndo contar para a mamãe! Os donos de Clio geralmente reclamam, porque a Renault não traz a nova geração do modelo. Isso porque ele não tem condições nem de bancar a gasolina de seus carros…
Versões
AVISO! Esta seção pode causar danos aos olhos, ao computador ou a ambos por ser bastante extenso.
Yahoo: O pior Clio da história. Era 1.0 (motor opcional), horrível (sem para-choques pintados ou calotas no início), não tinha nenhum item de sobrevivência, não era tão barato e ainda vinha sem airbags, eliminando qualquer chance de sobrevivência dos passageiros num acidente. Seria um bom carro pra se aplicar as técnicas de bulimia automotiva...
RL: Versão básica do primeiro Clio, a partir de 1996. Na segunda, ganhou asbonecas bolsas infláveis, mas ficou bem mais feio.
RL: Versão básica do primeiro Clio, a partir de 1996. Na segunda, ganhou as
RN: Modelo intermediário do Clio entre 1999 e 2003, incluia itens de sobrevivência (pra categoria), como parachoques pintados e calotas.
RT: Designação adotada para os primeiros modelos completos. Atraia pelo ótimo nível de equipamentos de série perante a concorrência e até hoje um desses bem cuidado é uma boa opção de compra. Mas mesmo assim, não resolvia o problema da feiura dos Clio de 1999 a 2003.
Si: Versão pseudo-esportiva homônima ao Civiquera realmente esportivo. Tudo bem que tinha 8 cv a mais que os outros 1.6, mas isso fazia milagre. Visualmente tinha rodas de Megatron e faróis duplos, item cobiçado por proprietários do Clio antigo que tentam disfarçar sua feiura.
Tech Run: Série lançada em 2002 com as rodas Megatron do Si, mas sem o diferencial do motor mais forte.
Jovem Pan: Série de 2002 com alguns diferenciais (leia-se adesivo e rádio, que só sintonizava na Jovem Pan, obviamente).
MTV: Não lembra dele? Veja o comercial abaixo…
O Boticário: O Clio mais feminino de todos os tempos, uma versão sedan 1.0 mais equipada. Na época, 60% das vendas eram para mulheres.
Authentique: Modelo básico da linha pós-2003, que incluia os airbags na lista de opcionais. Podia vir também na versão três-portas, que não existia antes deste ano. Dava para saber que modelo era pela plaquinha no porta-luvas.
Expression: Clio intermediário a partir de 2003.
Privilège: Clio completo a partir de 2003, trazia praticamente o mesmo conteúdo de um Mégane RXE da época, em "embalagem" compacta. Modelo extremamente cobiçado entre os Cliozeiros.
Alizé: Edição baseada na versão Expression, com motor 1.6.
Campus: O atual carro de universitário (aliás, este é o último remanescente da linha Clio), obviamente só com motor 1.0 16v Hi-Flex. Seus donos o defendem ferrenhamente por ser um modelo "sofisticado" simplificado, não um modelo nascido pra ser pé-rapado, como seus concorrentes.
Williams: Clio mítico dos anos 1990: tinha 145 cv e fazia de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
Trophy: Série de despedida da segunda geração na Europa. Foram apenas 500 unidades para Reino Unido e Suíça.
16S: A versão de primeira geração era reconhecível pelo capô com uma área mais alta, semelhante ao Williams. A letra S indicava soupápes, ou válvulas. Tinha motor 1.8 16v de 137 cv.
RSi: Ttinha motor 1.8 de 110 cv, uma opção esportiva mais em conta na Zooropa.Sport V6: Aí sim!!! Melhor do melhor do mundo, inigualável e nunca mais farão nada parecido. Este Clio tinha motorização central-traseira, fazia de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, tinha 255 cv e rodas aro 18". No Brasil, chegou a se disseminar um podre-kit com design similar ao Clio mais fodástico da história.
RS: Outro esportivo restrito à Europa. O para-choque podia ter seu desenho discutível, mas com 197 cv, ele não estava para brincadeiras.
GT: Modelo de 2009 com visual esportivo e motor 1.5 dCi (sim, movido a diesel) de 106 cv ou 1.6 de 126 cv.
Gordini 200: Versão do Clio que homenageia o célebre
Verdades
- O Clio 1.0 8v (58 pôneis mancos) pode sim alcançar 120 km/h na estrada, em cima do caminhão-guincho obviamente.
- Acha o Symbol modernoso? Saiba que ele não passa de um Clio Sedan (muito) modificado, que mantém o vidro de trás bolhudo. Pode-se observar que os vidros laterais são iguais.
- O tempo médio de ajuste de injeção do Renault Clio é de dois anos.
- Atenção redobrada ao estacionar o Clio perto de uma lata de lixo – o caminhão de lixo pode levá-lo junto.
- O pai do Kamikaze teve um Clio 1.0 tão fudido que nem o freio de mão funcionava. Já o editor que vos fala fazia baladinhas (até 2007) num modelo 1.6 Privilège na cor vinho.
- Se você acha ter ruim ter um Clio hoje, imagine na metade dos anos 1990, quando o grupo CAOA e a Renault trocavam farpas entre si. Mal-atendimento para lá, carros defasados para cá… No final, a montadora francesa acabou por assumir a importação no Brasil.
- No México, ao invés do Clio Sedan, existia o Nissan Platina (mesmo carro com algumas modificações). O mote do lançamento era “provoca reações” (leia-se: vômitos, alergias e coceira).
Isso é o que todo popular tinha que ser para a Renault…
até q enfim falaram do Clio!! eu tenho um 2010 completaço (ar, direção hidraulica, vidros, travas e porta-malas elétricos com chave keyless, conta-giros, td de fabrica) e q apesar da pobreza de acabamento, com certeza é o melhor popular atualmente, ele é estável nas curvas e tem um ótimo isolamento acústico, em rodovia quase não se escuta o motor. Antes eu tinha um Celta e com certeza foi uma excelente troca! Mas, a maioria das verdades ai é verdadeira! hehehe...
ResponderExcluirDynamique é muito gostoso mesmo. Já realmente na minha lista de sonhos está V6, que não tava pra brincadeira com o Golf VR6.
ResponderExcluirO 1.0 8v era fraco e freava mal mesmo, mas era mais confortável andar rápido com ele na estrada do que com o Kadett GSi que eu tive antes.
ResponderExcluirPai do kamikaze kkkkkkkkááá
ResponderExcluir“Geeeente, que unhas horríveis!!”
ResponderExcluirCumprimento de donos de Clio se reunindo no barzinho
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
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o Williams e o 16S sao mto show, ja o Sport V6, é O SR. CLIO..sinistro d+!!!!!
"AVISO! Esta seção pode causar danos aos olhos, ao computador ou a ambos por ser bastante extenso."
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ri demais com isso...
belo post esse daí, melhor mesmo é o clio v6, não existe um clio melhor que esse...
Ta ai um carro que eu nunca vi muita graça nele. :P
ResponderExcluirO Cliozera 1.6 com 110cv conseguia fazer de 0 a 100 com pouco menos de 10 segundos, e da para baixar esse tempo só trocando os pneus e remapeando a injeção.
ResponderExcluirki coisa feia
ResponderExcluirEssa é uma das melhores sessões do blog!!!
ResponderExcluirMas eu axei que nesse post o vocabulário muito xulo acabou estragando tudo. Talvez vc pudesse rever as palavras utilizadas (como a que faz menção às partes fálicas)para que no próximo post não ocorra o mesmo deslize.
Abraço, sucesso!
24 versões OMG!!!!
ResponderExcluirQualquer carro frances antigo vendido no brasil era uma merd@.
ResponderExcluirO V6 é foda d+, curti a versão Willians que descobri que existia a pouco tempo.
Já tive o prazer (ou não) de dirigir um clio da empresa onde trbalhava, eu gostei mesmo sendo 1.0 16v, é um carro gostoso espaçoso, e muito confortável.
Maicon disse...
ResponderExcluirQualquer carro frances antigo vendido no brasil era uma merd@.
31 de agosto de 2011 21:26
discordo... eu gosto do renault 19, renault 21, renault express e daquela caminhonete peugeot 504...
Juro que não é piada.
ResponderExcluirSemana passada, estava eu na seção de usados de uma concessionária local. Fui atendido pela vendedora e disse a ela que estava procurando um carro automático. Ela me ofereceu um Clio.
Quando respondi na bucha que não existe Clio automático, ela ficou indignada:
- Como, não? Está aqui na minha lista, "Clio Aut. ano sei-lá-o-quê..."
Insisti. Ela foi confirmar com outro vendedor e aprendeu que o Aut. era de "Authentique".
Uma lenda diz que a Renault do Brasil trouxe um Clio Sport V6 para testes e, após algum tempo parado e ocupando espaço na fábrica, mandaram o coitado para a prensa.
ResponderExcluirPelo que percebi tem muito de pesquisa nesse post, conhecer tantas versões demanda dedicação, parabéns.
ResponderExcluirQuanto ao Clio, acrescento que carro francês, velho então, deprecia muito no mercado, mas pegando um em bom estado é um bom negócio. Tem conforto e mimos que os "populares" não tem
Eu vim conhecer um Clio agora, pois não queria nenhuma carroça das quatro grandes, ainda mais 1.0. Foi um achado o RT 1.6 16V
ResponderExcluirTô satisfeito com o carro, porta malas não é um dos pontos fortes (Caso do hatch). Eu quero que fiat, ford, vw e gm se fodam com seus lixos depenados. Depois que bati o carro do meu pai e vi o airbag estourar, vi a importância dele.
e eu quase comprei um clio rt pra mim,sorte q levei em meu mecanico e ele disse"compra um fusca q é bem melhor" kkkkkkkkk.
ResponderExcluiro clio que o meu pai teve de vez em quando vazava óleo pelo cabeçote, mas aí eu já nem acho que seja culpa da renault... antes do meu pai pegar esse clio já tinha passado pelas mãos daquele gordo ladrão que deu pt num audi a6 de tanto ir em lugar que a vagabunda da mulher dele não ia de ecosport, que pelo menos tinha mais vão livre...
ResponderExcluirGuilherme Silva disse...
ResponderExcluirUma lenda diz que a Renault do Brasil trouxe um Clio Sport V6 para testes e, após algum tempo parado e ocupando espaço na fábrica, mandaram o coitado para a prensa.
31 de agosto de 2011 22:41
mentira das mais absurdas dizer que foi prensado por ficar ocupando espaço, se tiverem mesmo importado como veículo de teste aí sim faria sentido essa história de destruir... a ford já fez isso com umas f350 nacionais com motor cummins de 6 cilindros que foram testadas na austrália na época em que mudou a legislação de emissões...
os franceses e suas máquinas,pessoas q falam com biquinho,no inicio o clio era completinho mas o povão ñ gostava e depenaram o krro por completo,a renault ñ traz o clio atual zoropeu pq aki virou dacia do brasil ex:logan,sandero e duster....
ResponderExcluirtucomg disse...
ResponderExcluire eu quase comprei um clio rt pra mim,sorte q levei em meu mecanico e ele disse"compra um fusca q é bem melhor" kkkkkkkkk.
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E tuh foi na cabeça dele? Nem procurasse outros mecânicos o oficina especializada em marca Francesa?
Está excelente essa série "verdades". Quanto ao Clio, faltou a série sedan Plug (que tinha calotas parecidas com pratos plásticos de churrasco, mas como recompensa, vinha com um equipamento portátil de DVD.
ResponderExcluirE mil vezes o design de um Clio Sedan do que de um Symbol, sem dúvida a Renault errou feio nessa mudança.
O carro com mais séries especiais da história sem dúvida foi o Gol, não só pelo tempo de produção, mas pela variedade de nomes - na "geração 3", para cada denominação, mudava apenas o desenho das calotas.
Opa, esqueceu da versão Tech Run, a que era um Clio com aparência externa de Si, tecido dos bancos de RL e motor 1.0
ResponderExcluirThiago, lê direitinho que tem o Tech Run, logo depois do Si!
ResponderExcluirEsqueci do Clio Air e do Sedan Egeus, droga.
Nussaaa, encontraram aquela propaganda do Clio MTV que eu tava procurando fazia um bom tempo !!!!
ResponderExcluirAbs
Kiko Molinari
É pq vc num viram a do clio Jovem Pan, usaram a do MTV, preguiça de montar comercial
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=8WLaHBqLNGs
a unica coisa que posso dizer é que este gajo que escreveu isso tudo deve ser um grande idiota, posso dizer que comprei um clio de 92 e nao estou nara arrependido, gosto da maneira que o carro é e ate ja o equipei a rally, e posso dizer que é um carro muito seguro e que vale a pena a nivel dos problemas de travoes que ele fala em cima é complectamente uma mentira porque nunca tive problema na travagem entre muitos outros problemas que ele refere que discordo complectamente
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