Chevrolet Onix decepciona com zero estrela em teste do Latin NCAP

 

Atual carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix 2017 levou zero estrela nos testes de impacto do Latin NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos automóveis oferecidos na América Latina e no Caribe. Além do hatch compacto, o Kia Rio Sedan (comercializado lá fora) também recebeu pontuação baixa e foi pior que o Onix em diversos quesitos. 


O Chevrolet Onix 2017, produzido no território brasileiro, obteve zero estrela na proteção do ocupante adulto e três estrelas na proteção do ocupante infantil. De acordo com o órgão, o modelo “mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura”.


Afora isso, o carro peca por não dispor de cinto de segurança para o ocupante central do banco traseiro, além de Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. A porta traseira do Chevrolet Onix 2017 se abriu no teste, expondo as crianças a maiores riscos.

O modelo não contava ainda com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas. Com isso, o Chevrolet não passaria os requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95).


Por outro lado, o Kia Rio Sedan, fabricado na Coreia do Sul, recebeu zero estrela para a proteção do passageiro adulto e uma estrela para a proteção do ocupante criança. A versão de entrada do carro, que foi avaliada, não dispõe de airbags e freios ABS. Por outro lado, a estrutura foi considerada estável na colisão frontal e no impacto lateral.


A Kia Motors já se pronunciou sobre o resultado e anunciou que o Picanto e o Rio serão equipados com ao menos um airbag para o motorista em todas as versões na América Latina. Após a introdução do equipamento, a marca vai ceder outro exemplar do carro para teste – o Latin NCAP, porém, considera que o carro “continue a obter resultados tão ruins quanto os obtidos recentemente mediante o teste do Latin NCAP”, já que ele não deve dispor de airbags para o passageiro.


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