Atual carro mais vendido do
Brasil, o Chevrolet Onix 2017 levou zero estrela nos testes de impacto do Latin
NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos automóveis oferecidos na
América Latina e no Caribe. Além do hatch compacto, o Kia Rio Sedan (comercializado
lá fora) também recebeu pontuação baixa e foi pior que o Onix em diversos
quesitos.
O Chevrolet Onix 2017, produzido no
território brasileiro, obteve zero estrela na proteção do ocupante adulto e
três estrelas na proteção do ocupante infantil. De acordo com o órgão, o modelo
“mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma
compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração
na estrutura”.
Afora isso, o carro peca por não
dispor de cinto de segurança para o ocupante central do banco traseiro, além de
Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. A porta traseira do Chevrolet Onix
2017 se abriu no teste, expondo as crianças a maiores riscos.
O modelo não contava ainda com
dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral,
apenas barras nas portas. Com isso, o Chevrolet não passaria os requerimentos
básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95).
Por outro lado, o Kia Rio Sedan,
fabricado na Coreia do Sul, recebeu zero estrela para a proteção do passageiro
adulto e uma estrela para a proteção do ocupante criança. A versão de entrada
do carro, que foi avaliada, não dispõe de airbags e freios ABS. Por outro lado,
a estrutura foi considerada estável na colisão frontal e no impacto lateral.
A Kia Motors já se pronunciou
sobre o resultado e anunciou que o Picanto e o Rio serão equipados com ao menos
um airbag para o motorista em todas as versões na América Latina. Após a introdução
do equipamento, a marca vai ceder outro exemplar do carro para teste – o Latin
NCAP, porém, considera que o carro “continue a obter resultados tão ruins
quanto os obtidos recentemente mediante o teste do Latin NCAP”, já que ele não
deve dispor de airbags para o passageiro.
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