Verdades sobre o Chevrolet Vectra

vectra
Vectrera da Nasa – é de morrer!

"Você quis dizer: Astra"
Google sobre Vectra e Vectra GT

"É um Monza!"
Mecânico sobre a moderna linha de motores do Vectra

"Mas já voltou, doutor?"
Frentista sobre o ótimo consumo do Vectra

“Melhor carro do mundo!”
Dono de posto sobre Vectra Elite 2.4

“Se for para colocar gambiarra no mercado, eu preferiria o Monza mesmo.”
Motoboy ao saber do lançamento do “novo Vectra”

"Pago R$ 25.000"
Lojista para dono de Vectra Elite 2005, que na época custou R$ 90.000

"Vou trocar meu Monza num carrão desses!"
Pobre emergente sobre Vectra C

“Aí siiiiim”
Manolo ao ver o Vectra atual nas ruas

“‘Chevrolet Vectra’ redirects here. For the version of the car sold in Brazil since 2005, see Opel Astra. Not to be confused with Chevrolet Astro.”
Frase real da Wikipedia em inglês

“É a minha cara…”
Zé Bonitinho sobre Vectra

Até que não é tão ruim...
Você após fazer test-drive num Vectra GT no Hopi Hari

Um carro que já entrou para a história, o Chevrolet Vectra foi por muito tempo o sonho da classe média entre os anos 1990 e 2000. Já atingiu momentos de orgasmo glória; já conheceu o fundo do poço – e agora despede-se do mercado após 18 anos (um dia tinha que acabar, né...).

Primeira Geração (1993-1996)
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Os Vectra A originais estão acabando – o GSi do Luiz Fernando Wernz recebeu o certificado de aprovação do BA e da Quatro Rodas!

O Opel Vectra surgiu em 1988 na Europa, substituindo o Ascona (carro que deu origem ao Monza, que na época continuava bombando no Brasil). O novo sedan demorou bem mais para chegar ao nosso mercado, mais especificamente cinco anos depois (já com algumas modificações). A missão de substituir o Monza não deu certo (tanto que o Vectra A saiu de linha primeiro – O.o), mas ele garantiu seu espaço no mercado – e surpreendia pela aerodinâmica, pelo interior moderno e, no caso da versão GSi, pelo desempenho. Pena que o título de mais rápido do Brasil durou pouco – e foi tirado justo pelo Unolla Turbo... Até hoje, muita gente considera o GSi o melhor Vectra de todos os tempos.

Segunda Geração (1996-2005)
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O Monza estava saindo de linha (isso porque a GM teve preguiça de instalar catalisador nele – não fosse por isto, estaria firme e forte [e com cara de Agile] até hoje!), o que fez a Chevrolet investir na recém-lançada segunda geração do Vectra em 1996. Mais do que bonito, ele ditou o estilo de todos os Chevrolet da segunda metade da década de 1990. Além de ser uma versão melhorada do anterior, ganhava sofisticação e segurança, com ABS e airbags duplos (ainda hoje a Fiat e a GM brigam para saber quem o lançou primeiro nos carros nacionais). No começo teve ágio – o sucesso é comparável ao do "New" Civic em 2006. Tudo era novidade, até os problemas – ainda em 1996 teve um recall.

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Tem manolo que gosta desta roda…

Na época, o Vectra era oferecido nas versões GL (capa de Playboy, sem ar e conta-giros e com uma escandalosa roda de aço), GLBT GLS (intermediária) e CD (ainda hoje tem imbecis pensando que o nome vem porque o carro tinha CD Player – na verdade significa Comfort Diamond). O motor 2.0 podia ser 8V ou 16V, depois trocado pelo 2.2 (trocaram para render apenas dois pôneis malditos a mais...). E na mudança de 1999, mataram 10!

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Vectra 2000, gostosa FAIL

O Vectra entrou nos anos 2000 cada vez mais cansado. E a nova geração na Europa (lançada em 2001) ficaria cara demais para o Brasil, pois tinha subido de categoria. Só de 2001 para 2002 as vendas caíram 55%. Sem ter soluções de renovação, o Vectra de segunda geração ficou em linha até 2005, com direito a uma versão Collection, que além da numeração, tinha o certificado de propriedade pelo resto da vida. Entre meados de 2002 a 2005, o Astrossauro sedan era quem cumpria o papel de sedan médio mais importante da marca, ganhando mais sofisticação na geração "Locomotiva", mas aí já é outra história, que a gente conta depois...

Chevrolet Vectra Collection 2005, Um Carro Que J‡ Nasce Cl‡ssico

Terceira Geração (2005-2011)
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O verdadeiro Vectra GLS, ou talvez GLBT

De qualquer forma, a Chevrolet não obteria êxito em fazer o Vectra europeu por aqui. Era um carro que concorria com Ford Mondeo e VW Passat. Assim, os então fãs do Astra (como eu) ficaram felizes com a “promoção” que o modelo teria, de ocupar o lugar do Vectra na sua futura geração.

Mas a GM decidiu enganar os consumidores: a terceira geração do Vectra, lançada em 2005 (muita gente comprou sem nem ao menos ver o carro), era um Astrão europeu com base mista do velho Astra e da Zafira (deve ser toda soldada...) e algumas peças da Meriva, ou seja, uma gambiarra de fábrica.

Os motores, alias, eram chegados no etanol: 2.0 8V (tecnicamente, o mesmo do Monza, com algumas modificações) e 2.4 16V, bebiam que era uma desgraça. Sem falar no câmbio de quatro marchas de carnaval, o mesmo dos carros da Opel – dos anos 1980.

Mesmo assim, o lançamento do então novo Vectra causou furor, se tornando imediatamente o carro da moda na época, assim como acontece com alguns Hyundai hoje. A versão top, Elite, chegou a ser vendida  por R$ 90.000, fazendo crer que este concorria com as versões de entrada de VW Passat, Honda Accord e Peugeot 407. Para acabar com a festa da Chevrolet, em 2006 veio o "New" Civic, este sim um produto novo tanto no design quanto na "alma".

Desde então, o Vectra nunca mais sentiu o gostinho de ser o sedan mais vendido. Nos últimos anos, os taxistas passaram a ser 90% de seu público, especialmente após o lançamento da versão Taxpression, em 2007. Os emergentes fazem a festa com os modelos seminovos.

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Em 2011 a Chevrolet anuncia o fim da trajetória do Vectra – pelo menos nesta última geração, não deixará muita saudade. A série Collection vem somente na cor verde e alguns detalhes para fazer o dono se sentir diante de um clássico (se o quesito for motor ou idade do projeto, a sensação é mesmo verdadeira).

É Vectra GT-X, FDP!
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Que bosta.

Em 2007, a Chevrolet decidiu lançar o Astra europeu no Braçil (na época, se cogitava trazer o Astra GTC e a perua Astra Caravan). Mas, enrolando outra vez os braçileiros, pôs o nome de Vectra, e ainda por cima com sobrenome GT (Grande Trouxa, mas os manolos insistem que significa Grande Turbo), sendo que ele usava o mesmo motor de Monza. Para completar, a versão top tinha um sigla que os otários enchem o peito para dizerem e repetirem: Vectra GT-X (Grande Trouxa Xtreme), que de diferencial tinha só as rodas escuras, além do seguro "esportivo".

O carro atraiu os boys de vila, que estavam orfãos do Audi A3 e detestaram o Golf 4,5. No semáforo, eles tomavam benga até das minas de Celta 1.0, que eles tanto passaram a mão. Por sinal, o carro foi um fracasso retumbante de vendas (toma!!). Qual seria o mal da GM ter chamado o “Vectra GT” de Novo Astra, e o velho Astra de "Astra Classic"?

A queda de um ícone

À medida que os Vectra usados vinham barateando, era crescente o número de gente das classes D, E, F (até Z) adquirindo estes modelos – e fazendo uso que deixaria os ex-propriotários estarrecidos.

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Putz, Novo Vectra Extreme? Quem comprou a revista certamente faleceu.

Verdades
  • Mesmo quando a concessionária dava tanque cheio na compra de um Vectra zero-quilômetro, a gasolina acabava na terceira esquina.
  • Os donos de Vectra subdividem-se entre vovôs e boyzinhos (não tem meio-termo), e compram pensando no IPVA, seguro e desvalorização ou no número de multas que irão colecionar.
  • O Celta nada mais é do que um Vectra hatch de liso. E o Vectra GT é um Kadett de rico.
  • Diz-se que a GM do Brasil chegou a prometer o motor 2.5 V6 do Vectra europeu para agradar os ex-proprietários de Omega e Opala, mas com a gasolixo daqui, os planos foram cancelados.
  • O Tigra tem motor bem menor, mas deixa qualquer Vectra na poeira.
  • No Monza, o 2.0 rendia bem mais, mas teve a potência declarada reduzida para se livrar da tributação…
  • O computador de bordo sempre marcava entre 200 e 300°C e tinha uma imprecisão enorme quando media a velocidade (pelo menos não era visor de calculadora, mas chegava perto).
  • Provavelmente 90% dos Vectra são comprados com isenções de impostos por deficientes físicos (ou não), já que todos estacionam em vagas de cadeirantes.
  • Até hoje, a GMB nunca fez outro modelo mais potente que o antigo Vectra GSi, com seu excelente motor 2.0 16v de 150 cv, utilizado também no Calibra.
  • A roda do Vectra Elite 2006 se tornou uma campeã de manolização, com réplicas do aro 13" ao 17" de 4 furos.
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Ressureição do Vectra

37 comentários:

  1. Monza Firme e forte com cara de Agile ate hoje

    Chuck Norris aproved.

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  2. Só eu notei que o "Vectra 2000, gostosa FAIL" é um notchback?

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  3. Sim é um nochback, muito vendido na Inglaterra, que é o caso do dessa foto.
    Aliás, está lindo esse, modificações leves e de muito bom gosto!

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  4. Auto Projeções disse...

    Só eu notei que o "Vectra 2000, gostosa FAIL" é um notchback?

    11 de agosto de 2011 15:52

    eu sempre gostei mais do vectra hatch do que do sedã normal...

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  5. A GM adora fazer cagadas jurassicas como o Vectra - Monza...Celta - Corsa 92 e por ai vai..


    triste...muito triste

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  6. “Aí siiiiim”
    Manolo ao ver o Vectra atual nas ruas

    kkkkkkkkkkkkk

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    realmente o unico Vectra interessante foi o GSI

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  7. Até que fim o editor tomou consciências simancoltizantes e parou de abusar do efeito "rasura", que se deve usar com moderação pra não ficar piada forçada (Vide posts do Rafael e Kiko)

    Esse Vectra Extreme pertence (Ou pertencia, não sei) a um jogador de futebol, não me lembro o time, mas é bem conhecido, até já citei aqui uma vez dessa história

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  8. "O motor 2.0 podia ser 8V ou 16V, depois trocado pelo 2.2 (trocaram para render apenas dois pôneis malditos a mais...). E na mudança de 1999, mataram 10!"

    Se estiverem falando do 8V do Vectra B, há um erro: o 2.0 tinha 110 cv e 17,7 kgfm de torque, enquanto o 2.2 já rendia 123 cv e 19,4 kgfm. Tivemos um de cada aqui em casa, mas o 2.0 era mais econômico e andava igual ao 2.2.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. essa série (verdades) é muito boa dou muita risada e fico sabendo mais sobre os carros

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  11. Realmente muito bom, o legal que o vectra já é um carro de manolo de vila... se bem que eu queria ter um hehehehehe

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  12. meu sonho era ter um Vectra, já dirigi as 3 gerações e com certeza a segunda foi a melhor, acompanhada de perto pela primeira. Ja a terceira geração decaiu mto, infelizmente...o sonho de mtos jovens se acabando! espero q o novo modelo q venha a chevrolet vai lançar venha a substituí-lo em alto nível!!

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  13. Guilherme, subentende-se que o 2.2 substituiu o 2.0 16V, já que o 2.0 8V ainda está na ativa.

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  14. Tudo que a GM vende hoje no Brasil é lixo.
    Prefiro um antigo do que os atuais ...

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  15. Vectra já é carro de manolo. Até os mano aqui da vila diz: "nois só anda de chevrolet, Kadett, Chevette, Opalera e Vectrera mano, só que quando quebra o Vectrao nois tem que se vira de Chevettera ne mano".

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  16. Ja andei mto de vectra b ,até hj se pudesse comprar um antigo que passou pelas maos do meu pai eu concerteza compraria apesar de ser carro de mano hj.

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  17. Eu cataria um CD ORIGINAL
    Aquela roda de ferro com tampa pros parafusos, pasmem é ARO 13" e equipava a versão GL

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  18. Unolla Turbo que bateu o Vectra GSI?...

    não tinha sido a Temprera Tuuuubo?

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  19. Vectra poderia ter saido de cena em grande estilo em 2005,mas infelizmente fizeram esta gambiarra esticando um astra e vendendo como um vectra.

    Vectra verdadeiro

    * 1993 (Brasil)
    + 2005 (Brasil)

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  20. Thiago Barbosa disse...

    Esse Vectra Extreme pertence (Ou pertencia, não sei) a um jogador de futebol, não me lembro o time, mas é bem conhecido, até já citei aqui uma vez dessa história

    11 de agosto de 2011 17:59


    eu lembro que tu tinha me dito que ele jogava no parmera e era baiano, mas não lembro o nome da figura...

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  21. Thiago Barbosa disse...

    Aquela roda de ferro com tampa pros parafusos, pasmem é ARO 13" e equipava a versão GL

    11 de agosto de 2011 21:38

    na boa, se não fosse pela falta do ar condicionado (e eu não iria querer fazer gambiarra com gela-saco ou swamp-cooler), eu até não veria problemas em catar um vectra GL original, mesmo com a roda aro 13 (cabem uns pneus mais baratos)... e se cromar aquelas rodas até fica interessante...

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  22. Está ai um carro que eu nunca fui muito chegado, aliás muitos vão me xingar, mas eu prefiro um Santana a um Vectra desses, GM pra mim apesar de achar esse "Novo" Celta simpático é Opala, Omegão e Kadett (de preferência um GSi conversível, pois esse sim era um carrão da GM)

    Aliás desde que a GM se aventurou a fazer Celta parece que nunca mais eles fizeram um carro decente e a coisa só piorou com a crise financeira lá nos "iztaduzunidus" que quase levou a GM pro buraco.

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  23. vectra é um carro legal, mas sei lá, eu não tenho vontade de ter um, eu teria um Calibra, mas um Vectra acho que não...

    o último vectra nacional é um lixo, tem que ser meio besta pra comprar um desses...

    e mesmo o último Vectra europeu (o modelo que não veio pro brasil), não parece ser lá essas coisas tb, o carro tem uma tendencia muito forte pra sair de frente, e o Jeremy Clarkson do Top Gear odeia esse carro tb...

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  24. o 1° usava motor diferençiado do veterano monza a 2 e a 3° usam
    sabemdo q a 3° ia nascer o astra q dividia a msm plataforma do de 2005
    e pelaram cada vez mais o krro....

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  25. O Vectra atual se chama INSIGNIA(mas só pros gringos heheh)
    Se a GM quisesse fazer frente com os civic e corollas da vida, traria o Insignia para tomar o lugar do vectra!

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  26. no meu bairro tem pelo menos uns 5 vectras da primeira geração em exelente estado de conservação . tem um gsi preto completamente original , um cd vinho , e um gls de 3 senhoras que completamente original até os emblemas do porta malas é ano 93 um dos primeiros

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  27. Olha meu GSi aí denovo, hehehe... Muito legal a série "Verdades", me divirto muito com as coisas ditas nesses posts. Só tem algumas considerações a se fazer:

    1 - O Unolla Turbo superou o VGSi em aceleração de 0-100, não em velocidade máxima, título que continuou com o VGSi até chegar o Tempra Turbo. Aí a festa do GSi acabou, hehehe...

    2 - O ABS já estava presente na primeira geração, inclusive, era de série tanto no GSI quanto no CD.

    3 - Não há meio termo entre os tipos de dono de Vectra? Tiozão eu não sou, nem boyzinho. Acho que sou um "Forever Alone" no que diz respeito ao perfil de donos de Vectra, huauhauha!!

    Abraço galera!

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  28. Entao o cara é Tiozao ou boy pra ter um vectra agora, ta me zuando ne hahaha
    abraço

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  29. E pensar que eu caí nas garras da GM e adquiri um belíssimo exemplar de Monza Hatch GT-X... Hoje ele vale menos do que o X!
    Também nunca achei nada de muito especial no GSi, pra mim é mais tiozão do que o GT-X.

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  30. Vectra GT da até pena de quem compra e acha que está em um esportivo, com o gol G3 original que o meu pai tinha 2004 1.0 8V eu dei 2 ralos no mesmo manolo em um Vectra GT, foram duas saídas e dois ralos.

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  31. "Guilherme, subentende-se que o 2.2 substituiu o 2.0 16V, já que o 2.0 8V ainda está na ativa."

    Julio Max, o 2.2 substituiu o 2.0 8V até 2003, se eu não me engano, até a GM voltar a usar o segundo até 2005.

    Lucas, obviamente que o manolo do Vectra GT não quis correr contra o seu Gol G3. Não viaja.

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  32. "Julio Max, o 2.2 substituiu o 2.0 8V até 2003, se eu não me engano, até a GM voltar a usar o segundo até 2005."

    Até 2005 na segunda geração. Depois o 2.0 8V virou Flexpower para a "terceira geração".

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  33. O CSS manja muito mesmo... Compra um Astra GT-X e "nunca achou graça" no GSi... Acho que ele nunca achou graça dos ralos que já tomou no seu "Astra novo" dos Vectras GSi "velhos", que HUMILHAM qualquer outra versão do Vectra no que diz respeito ao desempenho. De tiozão é mesmo, o legal é isso. Playboy achar que o carro é manco pq tem visual "manso" e não conseguir ver nada além da poeira que ele vai deixar na sua frente...

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  34. O Vectra 2ª geração nasceu em 1992 na europa, pela Opel (a GM da europa) naquele momento o vectra tinha 4 anos de lançado e ja era tempo de pensar em uma geração para dar continuidade à belezura que era o Vectra A.
    A idéia era fazer um sucessor que tivesse um design mais sofisticado e que fizesse torcer o pescoço de quem o olhasse passar pelas ruas e avenidas, e claro tendo um bom desenpenho e conforto. E conseguiram!!! O desenho que nós conhecemos do Vectra B foi concebido provavelmente em 1993 ou 1994.
    Testes em túnel de vento foram feitos para melhorar ainda mais a aerodinâmica. Coisa feita em poucos carros náquela década.
    Em 1995 foi lançado na europa pela Opel e causou um belo impacto . Poucos meses depois, (já que a Gm tinha um grande emparelhamento com a Opel trazia de lá carros em pouco tempo) Aqui em abril de 1996 não foi diferente: foi carro de desejo de muitos em pouco tempo, e em 1998 foi considerado o carro do ano no Brasil.
    Em 97,98,99 foi um dos carros mais vendidos de sua categoria. Massssss com a chegada das novas gerações do civic e Corolla, o vectra perdeu muito espaço.
    Já na década de 2000', no ano de 2000 foi feita uma reestilização, com novos farois, parachoques, mas foi tarde... em 2005, foi lançada a linha collection dando despedida ao Brasil da geração B. tendo como os últimos Vectras B sendo ano/modelo 2005/2006.
    Um belo carro, foi sonho de consumo de muitos, mas ´já é um carro fora de moda, mas continua muito belo!!! principalmente os vectra 2ª ger. dos anos 2000'!!! APAVORA!!!

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  35. quando o vectra b começou a ser elaborado na europa em 92, o vectra A ainda não tinha ainda sido lançado no Brasil

    Não esquecendo que o Vectra A que foi lançado aki no Brasil em 1993 foi também considerado o carro do ano em 94.

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